Plano de transportes urbanos do Rio de Janeiro em pauta
03/09/2009 - 17h11
Projetos para o sistema de transportes do estado do Rio de Janeiro e mobilidade urbana foi o tema da palestra do secretário estadual de Transportes Julio Lopes, realizada nesta quarta-feira (02.09.09), na sede da Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos do Estado do Rio de Janeiro, a SEAERJ. Engenheiros e arquitetos associados puderam entender melhor as ações da Secretaria, que fazem parte do Plano Diretor de Transportes Urbanos, e os avanços do governo Sérgio Cabral na questão do transporte no estado.
O secretário iniciou sua exposição falando da expectativa da atual gestão do governo que é mudar o paradigma do transporte no Rio de Janeiro. O sistema ferroviário, por exemplo, vai dar um grande salto com o processo de recuperação dos ramais ferroviários que está sendo promovido pelo estado. Os trens vão ganhar, a partir de 2010, mais 30 composições com a compra realizada na China no primeiro semestre desse ano. Com as novas composições, subirá para 68 o número de trens modernizados nos ramais administrados pela concessionária Supervia. Os novos carros terão capacidade para até 1200 passageiros.
Com relação ao metrô, Julio Lopes enfatizou que esta é a primeira vez em trinta anos que o estado assume o compromisso de inaugurar uma estação com hora e data marcada. Como é o caso da estação General Osório. A nova estação será inaugurada simultaneamente com a linha 1A do metrô, dia 17 de dezembro de 2009. A cerimônia terá a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Estima-se que 80 mil passageiros passem pela estação General Osório diariamente. Já a linha 1ª do metrô vai facilitar a mobilidade dos 250 mil usuários da Linha 2, além de reduzir em 13 minutos a viagem dos passageiros.
- Pela primeira vez o estado cumpre o cronograma de obra metroviária de tamanha magnitude. Com as novas linhas, vamos acrescer 3,5 quilômetros à malha. Com a operação da nova estação General Osório, estimamos extinguir cerca de 1000 viagens de ônibus naquela região, o que trará enormes benefícios à mobilidade das pessoas que embarcam e desembarcam naquela área -, comemora o secretário.
Ainda sobre ações da Secretaria, Julio Lopes dedicou tempo especial para falar do Bilhete Único, projeto que está prestes a entrar em fase de testes na região metropolitana do Rio. O Secretário comentou que a implantação do Bilhete Único depende, necessariamente, da participação da prefeitura do Rio. Isto porque o município responde por 70% do volume de transporte público da Região Metropolitana. Segundo o secretário, o Rio será pioneiro na implantação do sistema tarifário, que prevê desconto de 40% no segundo embarque, na região metropolitana. São Paulo, de fato, foi a primeira cidade a implantar o Bilhete nico, mas não na Região Metropolitana, como pretende fazer o Rio.
A construção de uma linha ferroviária para ligar Comperj e Porto do Açú, que serão as duas maiores âncoras de carga do estado, também foi tema levantado por Julio Lopes. Segundo ele, a estrutura que está sendo viabilizada no Porto do Açu, por exemplo, vai revolucionar o Norte e Nordeste do Estado, pois diversas siderúrgicas, empresas cimenteiras nacionais e internacionais vão se transferir para lá. O público formado por engenheiros e arquitetos estava bastante envolvido com os temas discorridos pelo secretário durante a palestra. Tanto que participaram efetivamente do debate fazendo questionamentos e sugerindo alternativas ao secretário, que se mostrou receptivo a todas as intervenções.
---
Fonte: Site da SETRANS/RJ
BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
Plano de transportes urbanos do Rio de Janeiro em pauta
Moderador: Guilherme Pinho
-
Autor do tópico - COORDENADOR
- Mensagens: 2508
- Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
- Localização: Rio de Janeiro/RJ
Plano de transportes urbanos do Rio de Janeiro em pauta
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante