BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
[EFCB - Variante do Parateí] Estação Itapeti
Moderador: Caco
-
Autor do tópico - MODERADOR - MEMÓRIA FERROVIÁRIA
- Mensagens: 411
- Registrado em: 09 Jun 2008, 22:01
- Localização: Mogi das Cruzes/SP
[EFCB - Variante do Parateí] Estação Itapeti
Estação Itapeti
Hoje de manhã (12 de setembro de 2009) fui conhecer a Estação Itapeti, na Variante do Parateí da Estrada de Ferro Central do Brasil, atualmente sob concessão da MRS Logística.
A estação localiza-se no bairro do Itapeti, na região norte de Mogi das Cruzes, há cerca de 20 quilômetros do centro da cidade. Situa-se perto da Rodovia Ayrton Senna, mas o acesso se dá por estradas vicinais.
A situação do prédio é deprimente, pois deve estar abandonada há anos, como podem notar pelas fotos.
Segundo o site http://www.estacoesferroviarias.com.br, a Estação Itapeti foi inaugurada em 19 de agosto de 1952, juntamente com a Variante do Parateí, que encurtou a distância entre São Paulo e São José dos Campos em 11 quilômetros em relação ao Ramal de São Paulo, que passa pelo centro de Mogi das Cruzes. Servia como parada dos trens de passageiros que ligavam Manoel Feio à São José dos Campos até 1978, quando o serviço foi desativado. Até 1998 passava por ali o luxuoso Trem de Prata (o último a operar Rio-São Paulo), mas não parava na estação.
01. Estação Itapeti.
02. Estação e passagem de nível com a Serra do Itapeti ao fundo.
03. Pátio de manobras próximo à estação.
04. Aparelho de Mudança de Via no pátio próximo à estação.
05. Ruínas.
06. Itapeti, além de ser o nome do bairro, é o nome da serra que corta o município de Mogi das Cruzes.
07. Plataforma.
08. Será que é tão difícil pra MRS cuidar desse patrimônio?
09. Distância KM 431+908. Essa metragem, distância do Rio de Janeiro, não é mais utilizada. Agora ela é medida a partir de São Paulo.
10. “Selva” no interior da estação.
11. A linha vista da plataforma.
12. Ao fundo está a Serra do Itapeti.
13. Rodovia Ayrton Senna (SP-70) vista da estação.
Obrigado pela visita e espero que tenham gostado.
Comentem.
Hoje de manhã (12 de setembro de 2009) fui conhecer a Estação Itapeti, na Variante do Parateí da Estrada de Ferro Central do Brasil, atualmente sob concessão da MRS Logística.
A estação localiza-se no bairro do Itapeti, na região norte de Mogi das Cruzes, há cerca de 20 quilômetros do centro da cidade. Situa-se perto da Rodovia Ayrton Senna, mas o acesso se dá por estradas vicinais.
A situação do prédio é deprimente, pois deve estar abandonada há anos, como podem notar pelas fotos.
Segundo o site http://www.estacoesferroviarias.com.br, a Estação Itapeti foi inaugurada em 19 de agosto de 1952, juntamente com a Variante do Parateí, que encurtou a distância entre São Paulo e São José dos Campos em 11 quilômetros em relação ao Ramal de São Paulo, que passa pelo centro de Mogi das Cruzes. Servia como parada dos trens de passageiros que ligavam Manoel Feio à São José dos Campos até 1978, quando o serviço foi desativado. Até 1998 passava por ali o luxuoso Trem de Prata (o último a operar Rio-São Paulo), mas não parava na estação.
01. Estação Itapeti.
02. Estação e passagem de nível com a Serra do Itapeti ao fundo.
03. Pátio de manobras próximo à estação.
04. Aparelho de Mudança de Via no pátio próximo à estação.
05. Ruínas.
06. Itapeti, além de ser o nome do bairro, é o nome da serra que corta o município de Mogi das Cruzes.
07. Plataforma.
08. Será que é tão difícil pra MRS cuidar desse patrimônio?
09. Distância KM 431+908. Essa metragem, distância do Rio de Janeiro, não é mais utilizada. Agora ela é medida a partir de São Paulo.
10. “Selva” no interior da estação.
11. A linha vista da plataforma.
12. Ao fundo está a Serra do Itapeti.
13. Rodovia Ayrton Senna (SP-70) vista da estação.
Obrigado pela visita e espero que tenham gostado.
Comentem.
-
- COORDENADOR
- Mensagens: 2508
- Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
- Localização: Rio de Janeiro/RJ
Re: [EFCB - Variante do Parateí] Estação Itapeti
Ah, que tristeza ver a estação assim, em ruinas.
Estranho é que muitas vezes ao redor das estações costuma ter algum desenvolvimento, em especial estações da EFCB, que promovia a integração nacional.
Mas ao redor desse lugar não tem nada
O dístico está perfeitamente legível. Muito legal.
Caco, escolha a sua foto preferida pra eu fazer a thumb
Estranho é que muitas vezes ao redor das estações costuma ter algum desenvolvimento, em especial estações da EFCB, que promovia a integração nacional.
Mas ao redor desse lugar não tem nada
O dístico está perfeitamente legível. Muito legal.
Caco, escolha a sua foto preferida pra eu fazer a thumb
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.
-
Autor do tópico - MODERADOR - MEMÓRIA FERROVIÁRIA
- Mensagens: 411
- Registrado em: 09 Jun 2008, 22:01
- Localização: Mogi das Cruzes/SP
Re: [EFCB - Variante do Parateí] Estação Itapeti
escolho a foto nº 5, Renan.
-
- MODERADOR GLOBAL
- Mensagens: 2520
- Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
- Localização: São Bernardo do Campo
Re: [EFCB - Variante do Parateí] Estação Itapeti
Pôxa... que situação triste...
Caramba, dá pra vê-la da rodovia também, não? Eu sempre passo por aí a trabalho, indo a São José dos Campos...
Obrigado, Caco.
Mais uma da Central no caminho do TGVBR!
Caramba, dá pra vê-la da rodovia também, não? Eu sempre passo por aí a trabalho, indo a São José dos Campos...
Obrigado, Caco.
Mais uma da Central no caminho do TGVBR!
-
Autor do tópico - MODERADOR - MEMÓRIA FERROVIÁRIA
- Mensagens: 411
- Registrado em: 09 Jun 2008, 22:01
- Localização: Mogi das Cruzes/SP
Re: [EFCB - Variante do Parateí] Estação Itapeti
Acho que dá pra ver ela sim, Vicente.Vicente A.O.Junior escreveu:Pôxa... que situação triste...
Caramba, dá pra vê-la da rodovia também, não? Eu sempre passo por aí a trabalho, indo a São José dos Campos...
Obrigado, Caco.
Mais uma da Central no caminho do TGVBR!
Depois do pedágio de Guararema (sentido Capital) ela está ao lado do primeiro viaduto, à esquerda.
Re: [EFCB - Variante do Parateí] Estação Itapeti
Se o trem dos Romeiros usar a Variante vai ser um festival de fotos e vídeos........Valeu Caco, desbravador, mais uma estação eternizada aqui graças a você!
-
- MEMBRO FREQUENTE
- Mensagens: 218
- Registrado em: 17 Set 2008, 20:34
- Localização: Itapevi / Mogi das Cruzes - SP
Re: [EFCB - Variante do Parateí] Estação Itapeti
Belo trabalho, Caco...
Pena ver a estação assim, em ruínas...
Pena ver a estação assim, em ruínas...
Agradecemos aos 4800 pelos serviços prestados nos últimos 50 anos. Saudades...
-
- MEMBRO FREQUENTE
- Mensagens: 205
- Registrado em: 06 Jun 2008, 23:31
- Localização: Barueri \o/
Re: [EFCB - Variante do Parateí] Estação Itapeti
Estive nesta estaçao no sabado, a situaçao nao mudou, praticamente...
1-
Tenho mais imagens da regiao, mas devo estar postando em um outro topico
Abraços
1-
Tenho mais imagens da regiao, mas devo estar postando em um outro topico
Abraços
Meus Vídeos de trens no Youtube:
http://br.youtube.com/user/Fepasa
http://br.youtube.com/user/Fepasa
-
Autor do tópico - MODERADOR - MEMÓRIA FERROVIÁRIA
- Mensagens: 411
- Registrado em: 09 Jun 2008, 22:01
- Localização: Mogi das Cruzes/SP
Re: [EFCB - Variante do Parateí] Estação Itapeti
valeu pela contribuição. A região norte de Mogi das Cruzes é recheda de surpresas como essas.
Incrível que o guarda-chuvas continua lá, na mesma posição.
Incrível que o guarda-chuvas continua lá, na mesma posição.
-
Autor do tópico - MODERADOR - MEMÓRIA FERROVIÁRIA
- Mensagens: 411
- Registrado em: 09 Jun 2008, 22:01
- Localização: Mogi das Cruzes/SP
Re: [EFCB - Variante do Parateí] Estação Itapeti
É que a Variante do Parateí foi utilizada para desafogar a Linha Tronco do Ramal de São Paulo da EFCB, que passa pelo área central de Mogi das Cruzes, Guararema e Jacareí. A variante era (é) utilizada por composições cargueiras, sendo que poucas composições de passageiros serviram ao local, o que impossibilitou a urbanização do entorno.Renanfsouza escreveu:Estranho é que muitas vezes ao redor das estações costuma ter algum desenvolvimento, em especial estações da EFCB, que promovia a integração nacional.
Mas ao redor desse lugar não tem nada
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante