Para completar a thread sobre as 2550, aqui vai um conjunto de dados mais tecnicos.
Configuração:
Bo-Bo
Construtores:
Partes mecânicas: (50 Hz Groupment) Sorefame/Henschel
Equipamento tracção electrica: Alsthom/Siemens/Jeumont-Schneider
Transmissão: Alsthom
Freios: Jordain-Monneret
Sistema de Homem Morto: Oerlikon
Registrador de velocidade: Hasler
Dimensões:
Altura (com o pantógrafo recolhido): 4450 mm
Largura: 3003 mm
Comprimento entre topes: 15380 mm
Comprimento entre centros dos bogies: 7500 mm
Comprimento dos bogies: 3200 mm
Diametro das rodas (novas): 1300 mm
Performance:
Velocidade Maxima: 120 km/h
Esforço de tracção máximo no arranque: 18900 kg com facto de adesão: (u) 0.27
Esforço de tracção unihorário: 13100 kg a 58 km/h
Esforço de tracção no regime contínuo: 12150 kg a 60 km/h
Esforço de tracção à velocidade maxima: 4500 kg
Potencia nominal nas rodas: 2790 HP (2053 kW)
Pesos:
Tara: 68.1 T
Peso em ordem de marcha: 70.52 T
Peso aderente: 70.52 T
Peso máximo por eixo: 17.63 T
Transformador: 7.8 T
Motores de tracção: 4 x 3.2 T
Bogies completos: 2 x 16 T
Equipamento de Tracção Electrica:
Transformador: Alsthom, 4365 kVA (25 kV)
Reostato: Brown-Boveri, 32 pontos
Rectificador de Silicio (construtor): Jeumont-Schneider
Rectificador de Silicio (configuração): Diodos em push-pull
Rectificador de Silicio (Currente Máxima de Arranque): 3000 A
Transmissão:
Motores de tracção (construtor): Alsthom
Motores de tracção (tipo): TAO-645 A1
Motores de tracção (potência unihoraria): 4 x 557 kW
Motores de tracção (regime continuo): 4 x 529 kW
Motores de tracção (outras caracteristicas): totalmente suspendidos com ventilação forçada
Relação: 78:21
Restará talvez dizer que estas locomotivas sempre tiveram um grande número de seguidores entre os entusiastas portugueses e não só, estando normalmente presentes nas revistas internacionais. Carinhosamente, ao longo do tempo foram sendo alcunhadas de, “caixas de seringas”, “bailarinas”, “curto-circuitos” e “avozinhas”.
Eram tambem conhecidas pelos vigorosos movimentos laterais da caixa quando em circulação em velocidade, talvez fruto de um centro de gravidade algo elevado e de uma caixa autoportante bastante leve para o conjunto.
A verdade é que essas características nunca as impediram de serem durante muitos anos as titulares de todas as circulações mais rápidas na rede da CP. Recordo-me bem de algumas marcha memoráveis com o Sud-Express ou os Rápidos entre Lisboa e o Porto.
Deixam saudades. Esperemos que rápidamente a 2551 esteja disponivel para circulações especiais.
Num dia de nevoeiro, nos anos 70, a 2554 com o Sud Express (Lisboa – Paris) aguarda o sinal de partida da linha 5 da estação de Lisboa Sta. Apolónia. Já a mudança se aproximava rápidamente. Na linha 4 uma das primeiras 2600 que viriam a assumir o papel de destaque que anteriormente fora exclusivo das 2550.
A 2560+2568 com um comboio especial de estusiastas ingleses do PTG (Portuguese Traction Group). Este foi provavelmente o ultimo comboio de passageiros que a serie rebocou.
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Abraços
rp