TAV: pr�-edital em 18 de dezembro
04/12/2009
O diretor geral da ANTT, Bernardo Figueiredo, disse hoje, dia 2, em S�o Paulo, que na semana que vem o Minist�rio dos Transportes e a Ag�ncia estar�o encaminhando para o Tribunal de Contas da Uni�o o texto do edital de licita��o do TAV, e que, dependendo da resposta do TCU, o edital estaria publicado em fevereiro de 2010, com abril/maio como data para a entrega das propostas. �Maio � nosso prazo fatal�, disse Bernardo. No dia 18 de dezembro, o texto do edital dever� estar no site www.tavbrasil.gov.br, para consulta p�blica.
Bernardo falou durante a comemora��o dos 75 anos do Simefre � Sindicato Interestadual das Ind�strias de Materiais e Equipamentos Ferrovi�rios e Rodovi�rios. O sindicato representa os segmentos ferrovi�rio, de carrocerias de caminh�es, de �nibus, de bicicletas e de motocicletas, e � presidido desde 1998 pelo vice presidente corporativo da Marcopolo, Jos� Antonio Martins. No almo�o, Martins brincou com a multiplicidade de representa��es conflitantes dentro do Sindicato -- �o trem e o caminh�o se detestam, o �nibus odeia a bicicleta� � mas saudou a recupera��o das vendas prometida para 2010: �No final a gente de entende�.
Revis�o dos contratos
Bernardo Figueiredo voltou a criticar o modelo de concessionamento das ferrovias, estabelecido h� 12 anos atr�s, dizendo que hoje todos o consideram inadequado: concession�rios, usu�rios, governo e Ag�ncia.
�Os contratos n�o colocam bem a quest�o do investimento nem dizem quem � o respons�vel pela moderniza��o da malha�.
Em consequ�ncia, a malha existente continua mal sinalizada e interrompida por travessias de cidades e invas�es:
�A cada 1,5 km da malha brasileira existe uma passagem em n�vel, e 80 % delas n�o � sinalizada�.
Informou que em negocia��o com os concession�rios e com o DNIT, a Ag�ncia fixou o prazo de abril do ano que vem para que seja dirimido o compartilhamento de responsabilidades entre o investimento p�blico e privado para a moderniza��o da malha�.
O diretor da ANTT voltou a tocar tamb�m na quest�o sens�vel da competitividade das ferrovias:
�As concession�rias fixam suas tarifas em fun��o do que cobra o transportador rodovi�rio, e com isso o ganho de produtividade n�o � apropriado pelo produtor. Ora, quando o governo constr�i, ou quando construiu as estradas de ferro, a expectativa era que isso reduzisse a tarifa do transporte, j� que a ferrovia tem, nas circunst�ncias adequadas, tem custos menores do que a rodovia�.
A solu��o que a ANTT est� estudando, junto com o Minist�rio dos Transportes (ver entrevista com Paulo S�rgio Passos na RF 11/09), � adotar a solu��o europ�ia e separar a gest�o da via permanente da sua opera��o, nos trechos a serem constru�dos. Isso permitiria, segundo Bernardo, �ampliar o n�mero de fornecedores de servi�os de transporte ferrovi�rio� e aumentar a competitividade.
Sobre o TAV, Bernardo Figueiredo disse que se mantem o interesse dos v�rios fabricantes que at� agora se apresentaram e que �todos tem chance�. At� agora apresentaram-se, do ocidente, franceses, alem�es, espanh�is e italiano; e do Oriente, japoneses, coreanos e chineses. Ele disse estar certo do sucesso do empreendimento e que �o governo far� tudo para tornar o neg�cio vi�vel para a iniciativa privada�. Anunciou por exemplo que, caso n�o se cumpra a expectativa de demanda, o prazo de amortiza��o do financiamento do BNDES/Tesouro �pode ser ampliado por mais 10 anos�, ou seja, para 40 anos.
---
Fonte: Newsletter da Revista Ferroviária
BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
[Notícia] TAV: pré-edital em 18 de dezembro
-
Autor do tópico - COORDENADOR
- Mensagens: 2508
- Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
- Localização: Rio de Janeiro/RJ
[Notícia] TAV: pré-edital em 18 de dezembro
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.
Re: [Notícia] TAV: pré-edital em 18 de dezembro
Governo federal adia previsão de leilão do trem-bala SP-Rio para maio de 2010
SOFIA FERNANDES
colaboração para a Folha Online, em Brasília
O governo adiou a previsão para o leilão do trem de alta velocidade, e marca para maio de 2010 a realização do certame. De acordo com o último balanço do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), o leilão deveria acontecer no primeiro trimestre do próximo ano.
O Ministério dos Transportes quer entregar até o fim da semana os estudos econômicos e técnicos para o TCU (Tribunal de Contas da União), afirmou hoje o secretário executivo do Ministério dos Transportes, Paulo Sérgio Passos. Com isso, as audiências públicas devem acontecer de 11 a 18 de janeiro, e então o edital final do leilão deve ser divulgado. Já a minuta do edital deverá ficar pronto em 18 de dezembro.
O secretário esteve na manhã desta segunda-feira reunido com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ao retornar ao ministério, trazia consigo uma planilha com cronogramas e plano de investimento. Agora, o total de investimentos previsto para a obra é de R$34,6 bilhões (no último balanço do PAC, a previsão era de R$32,8 bilhões).
O Tesouro brasileiro, por meio do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), vai entrar com 60% do financiamento, o que equivale a R$20,9 bilhões. Esse financiamento terá prazo de 30 anos, com carência de cinco anos e meio.
Critérios
Os critérios do leilão também foram definidos. Serão dois: ganhará quem demandar menos financiamento público e quem oferecer menor tarifa, o primeiro critério tendo 70% de peso.
Haverá pré-requisitos para a participar da licitação, baseados em critérios técnicos como deter tecnologia, ter experiência em operação e gerenciamento de construção de transporte de alta velocidade, entre outros.
De acordo com o secretário, sete países já demonstraram interesse em participar da licitação: Japão, Coreia do Sul, Alemanha, França, Espanha, Itália e China.
O consórcio vencedor irá criar uma SPE (Sociedade de Propósito Específico), na qual o governo brasileiro terá 30% de participação, por meio de uma empresa pública que será criada para acompanhar as obras e absorver tecnologia.
Trem-bala
O trem de alta velocidade ligará as cidades de Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas. Terá estações também nas cidades de Barra Mansa, Volta Redonda --ambas no Estado fluminense-, e São José dos Campos (SP). O governo estuda incluir um entreposto na cidade de Aparecida (SP), para atender ao turismo religioso da cidade.
Passos descarta a chance de que o trem esteja pronto para a Copa de 2014, mas disse, com ressalvas, que há chance de que algum trecho fique pronto nesse prazo. "Não dá para fazer antecipações. Os licitantes dirão o tempo, vai depender do plano de trabalho".
O secretário também descartou que o governo compartilhe o risco de demanda com os empresários. "Risco de demanda não é possível assumir, tendo em vista o volume de financiamento que já estamos fazendo", afirmou.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/coti ... 2951.shtml
SOFIA FERNANDES
colaboração para a Folha Online, em Brasília
O governo adiou a previsão para o leilão do trem de alta velocidade, e marca para maio de 2010 a realização do certame. De acordo com o último balanço do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), o leilão deveria acontecer no primeiro trimestre do próximo ano.
O Ministério dos Transportes quer entregar até o fim da semana os estudos econômicos e técnicos para o TCU (Tribunal de Contas da União), afirmou hoje o secretário executivo do Ministério dos Transportes, Paulo Sérgio Passos. Com isso, as audiências públicas devem acontecer de 11 a 18 de janeiro, e então o edital final do leilão deve ser divulgado. Já a minuta do edital deverá ficar pronto em 18 de dezembro.
O secretário esteve na manhã desta segunda-feira reunido com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ao retornar ao ministério, trazia consigo uma planilha com cronogramas e plano de investimento. Agora, o total de investimentos previsto para a obra é de R$34,6 bilhões (no último balanço do PAC, a previsão era de R$32,8 bilhões).
O Tesouro brasileiro, por meio do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), vai entrar com 60% do financiamento, o que equivale a R$20,9 bilhões. Esse financiamento terá prazo de 30 anos, com carência de cinco anos e meio.
Critérios
Os critérios do leilão também foram definidos. Serão dois: ganhará quem demandar menos financiamento público e quem oferecer menor tarifa, o primeiro critério tendo 70% de peso.
Haverá pré-requisitos para a participar da licitação, baseados em critérios técnicos como deter tecnologia, ter experiência em operação e gerenciamento de construção de transporte de alta velocidade, entre outros.
De acordo com o secretário, sete países já demonstraram interesse em participar da licitação: Japão, Coreia do Sul, Alemanha, França, Espanha, Itália e China.
O consórcio vencedor irá criar uma SPE (Sociedade de Propósito Específico), na qual o governo brasileiro terá 30% de participação, por meio de uma empresa pública que será criada para acompanhar as obras e absorver tecnologia.
Trem-bala
O trem de alta velocidade ligará as cidades de Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas. Terá estações também nas cidades de Barra Mansa, Volta Redonda --ambas no Estado fluminense-, e São José dos Campos (SP). O governo estuda incluir um entreposto na cidade de Aparecida (SP), para atender ao turismo religioso da cidade.
Passos descarta a chance de que o trem esteja pronto para a Copa de 2014, mas disse, com ressalvas, que há chance de que algum trecho fique pronto nesse prazo. "Não dá para fazer antecipações. Os licitantes dirão o tempo, vai depender do plano de trabalho".
O secretário também descartou que o governo compartilhe o risco de demanda com os empresários. "Risco de demanda não é possível assumir, tendo em vista o volume de financiamento que já estamos fazendo", afirmou.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/coti ... 2951.shtml
Re: [Notícia] TAV: pré-edital em 18 de dezembro
Quando chegar em Maio de 2010 vão dizer, governo adia para Agosto de 2010 e depois adia pra Dezembro de 2010, depois pra Abril de 2012, depois pra 2013, 2014....
Acho que nem meus tataranetos verão esse projeto!
Acho que nem meus tataranetos verão esse projeto!
Visite: Construction Family
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante