BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
Fotos da extinta FLUMITRENS
Moderador: Caco
-
Autor do tópico - MODERADOR - CARGAS
- Mensagens: 905
- Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
- Localização: Caxias do Sul - RS
Fotos da extinta FLUMITRENS
Tópico original de Vinícius
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Fotos da extinta FLUMITRENS, Companhia Fluminense de Trens Urbanos, substituta da CBTU na gerência dos trens urbanos fluminenses:
1. Uma RS-3 da FLUMITRENS no Engenho de Dentro, em junho de 1995. A pintura é uma homenagem à E.F. Central do Brasil. No local se encontra hoje o Engenhão.
2. Central do Brasil.
3. Várias composições na imensa estação de Deodoro.
4. RS-3 da Flumitrens no Engenho de Dentro, desta vez com a pintura definitiva da empresa.
5. Composição com as cores da CBTU na estação de Itaboraí. Início dos anos 90.
6. Mais uma em Itaboraí.
7. As belas cores da FLUMITRENS.
8. Visão clássica.
9. Central?
10. Composição sucateada nas Oficinas de São Diogo.
11. Um close num pantógrafo. Deodoro em novembro de 1994.
12. A U12B 2305 em Guapimirim.
Hoje, a maioria dos seus ramais são administrados pela SuperVia e os que não foram concedidos à iniciativa privada estão sob administração da CENTRAL, empresa criada em 2001 para substituí-la.
E a medida que eu for achando fotos novas eu coloco aqui.
Fontes:
http://www.flickr.com/photos/pedrop1/co ... 341456894/
http://www.transportes.gov.br/bit/ferro ... -feflu.htm
http://www.pell.portland.or.us/~efbrazi ... trens.html
http://veja.abril.com.br/220798/p_102.html
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Fotos da extinta FLUMITRENS, Companhia Fluminense de Trens Urbanos, substituta da CBTU na gerência dos trens urbanos fluminenses:
1. Uma RS-3 da FLUMITRENS no Engenho de Dentro, em junho de 1995. A pintura é uma homenagem à E.F. Central do Brasil. No local se encontra hoje o Engenhão.
2. Central do Brasil.
3. Várias composições na imensa estação de Deodoro.
4. RS-3 da Flumitrens no Engenho de Dentro, desta vez com a pintura definitiva da empresa.
5. Composição com as cores da CBTU na estação de Itaboraí. Início dos anos 90.
6. Mais uma em Itaboraí.
7. As belas cores da FLUMITRENS.
8. Visão clássica.
9. Central?
10. Composição sucateada nas Oficinas de São Diogo.
11. Um close num pantógrafo. Deodoro em novembro de 1994.
12. A U12B 2305 em Guapimirim.
Hoje, a maioria dos seus ramais são administrados pela SuperVia e os que não foram concedidos à iniciativa privada estão sob administração da CENTRAL, empresa criada em 2001 para substituí-la.
E a medida que eu for achando fotos novas eu coloco aqui.
Fontes:
http://www.flickr.com/photos/pedrop1/co ... 341456894/
http://www.transportes.gov.br/bit/ferro ... -feflu.htm
http://www.pell.portland.or.us/~efbrazi ... trens.html
http://veja.abril.com.br/220798/p_102.html
-
Autor do tópico - MODERADOR - CARGAS
- Mensagens: 905
- Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
- Localização: Caxias do Sul - RS
[D.S.R] David SR escreveu:Adorei as fotos Vinicius, só tinha visto 10% delas, a que eu mais gostei também foi a foto 2, o Trem da foto é um S-8000.
O Série 1000 saiu muito bem na foto 8, parece novo, na época tinha voltado a pouco tempo da reforma que o fez deixar de ser o Metropolitan 200, reforma apelidada por mim de renascimento. lol:
A foto 8 com o S-9000 e o Maracanã ao fundo, linda.
Foto 9 com 2 Trens, um S-500 a esquerda e a direita um S-1000, a estação que essa plataforma pertence é realmente um mistério, não consigo identificar. :roll:
:
A foto 10 parece ser em Engenho de Dentro, os prédios ao fundo me dizem isto. Um S-400 fase 1 original :?:
Foto 11 é de um pantógrafo de um Série 700
Rafael SV escreveu:A Foto 8 é de um 9000 sim. E somente os trens que foram reformados na época receberam a pintura da Flumitrens, no caso os 1000, 8000 e 9000. Os 1000 (Antiga Série 200), foram modernizados em 1992, mas na época da Flumitrens eles sofreram uma revisão geral, não chegou a ser uma reforma, aí colocaram a pintura neles. E realmente, a foto do 400 é em São Diogo mesmo... hehehe
Vinícius, aí vai algumas informações destas três séries que foram modernizadas na época da Flumitrens.
Série 200 (Atual 1000) Fabricados em 1954 pela Metropolitan Vickers na Inglaterra, eles foram encomendados em caráter de urgência pela EFCB, devido a crise que ela se encontrava após a Segunda Guerra Mundial, devido a falta de sobressalentes para a Série 100. Entraram em operação em 1957 e foram apelidados de "Marta Rocha" por possuírem uma porta a mais de cada lado (quatro), e por esta ter perdido o concurso de Miss Universo por 1cm. Após um grave acidente, foi descoberto que esses Tue's vieram com um defeito de fabricação, e em caso de um acidente mais grave, os carros entrariam um dentro dos outros, ferindo gravemente e matando passageiros.
Então na década de 80 houve a modernização de algumas unidades pela RFFSA, mas Muitos deles ficaram parados por muito tempo. Mas em 1992 a CBTU mandou algumas unidades para reforma em dois lotes, um feito pela Mafersa e outra pela Cobrasma sendo reintroduzidas no sistema em 1993 rebatizadas de Série 1000. Em 1998, essas unidades sofreram uma revisão geral, e então foram pintadas com as cores da Flumitrens. Em 2001 a SuperVia mandou as outras unidades restantes que estavam paradas, para a reforma, que foi feita pela T’Trans. Hoje, não existe mais nenhuma Série 200 em operação, todas foram modernizadas e rebatizadas de Série 1000.
Série 800 (Atual 8000) Foram fabricados do Brasil em 1980, pela Santa Matilde, Villares e General Eletric. Entram em operação em 1980 dando continuidade ao plano de renovação da frota feito pela RFFSA (Plano de renovação da frota que começou em 1977 com a compra de trens da Série 500, continuou com a compra de trens das Séries 700 e 800 e foi concluído com a compra dos trens da Série 900). Em 1997 todas essas unidades passaram por uma reforma geral sendo rebatizadas de Série 8000. Circulam somente na Ramal de Deodoro e Linhas Especiais de Bangu e Campo Grande, devido a um problema que os trens dessa série tem nos truques, que são rígidos demais.
Série 9000- A Série 9000 é simplesmente a Série 900 de máscara frontal trocada. Algumas unidades passaram por uma reforma geral em 1998 executada pela ADTranz passando a possuir 8 carros ao invés dos 4 originais, sendo rebatizadas de Série 9000. Nos Série 9000 foi trocada a máscara frontal, e receberam a pintura da SuperVia. Mas nos anos seguintes, a SuperVia enviou mais algumas unidades da Série 900 para reforma geral, mas como não foi trocada a máscara frontal, apesar de modernizados, continuaram sendo 900.
Espero ter esclarecido um pouco das dúvidas do pessoal aê!
Abraços a todos!
-
Autor do tópico - MODERADOR - CARGAS
- Mensagens: 905
- Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
- Localização: Caxias do Sul - RS
HGPFILHO escreveu:alguns achados
Em 1984, houve cisão da RFFSA, que transferiu a gestão dos serviços de trens urbanos de passageiros para a Companhia Brasileira de Trens Urbanos- CBTU. Uma década depois, em 22 de Dezembro de 1994, foi criada a FLUMITRENS e os serviços urbanos de passageiros foram estadualizados. Em 1998, a maior parte desses serviços foi entregue à gestão privada e a FLUMITRENS absorveu missões e atividades de estado.
Em Maio de 2001 , foi criada a CENTRAL , Cia Estadual de Engenharia de Transportes e Logística, pela cisão empresarial da FLUMITRENS, ora em liquidação, da qual absorveu as funções de Transporte ferroviário, ficando também por decisão posterior como responsável pelo Sistema de Bondes de Santa Teresa
Logo:
Mapinha antigo:
-
Autor do tópico - MODERADOR - CARGAS
- Mensagens: 905
- Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
- Localização: Caxias do Sul - RS
Rafael SV escreveu:Agora tenho certeza, a foto do 400 sucateado é mesmo em Alfredo Maia, primeiro porque ela é a única estação que tem esse raio de curva, depois observando fotos antigas dela, deu pra identificar aquele galpão no fundo. E aquela cúpula azul, observando no Google Earth, fica bem atrás dela.
Vinicius escreveu:Mais fotos:
"Lado Negro" da FLUMITRENS:
13.
14.
15.
16. "Plataforma do Inferno".
A "Plataforma do Inferno" é a atual estação Jacarezinho.
Nossa, impressionante o estado do Série 400, tanto por fora como por dentro. Não sabia que eles eram assim antes da reforma. Foi por isso então que os primeiros trens que a SuperVia mandou pra reforma foram eles. E a estação de Vieira Fazenda? Irreconhecível, por isso que se chamava plataforma do inferno. Parabéns a SuperVia pelo excelente trabalho de revitalização desta estação.
-
Autor do tópico - MODERADOR - CARGAS
- Mensagens: 905
- Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
- Localização: Caxias do Sul - RS
Tranqüilo, guri! A idéia era essa, antes que o pior acontecesse (e aconteceu :x ). E isso que eu peguei a menor parte.Vinicius escreveu:Cataclism2, obrigado por salvar o meu tópico. Eu pensei que o tinha perdido.
O pessoal trouxe muito mais coisa pra cá então, qualquer erro nas citações ou autores originais, basta avisarem. As contribuições de vocÊs jamais são esquecidas
-
- MEMBRO PLENO 2.0
- Mensagens: 594
- Registrado em: 08 Jun 2008, 11:03
- Localização: São Paulo - SP
-
- MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
- Mensagens: 1059
- Registrado em: 14 Set 2008, 01:10
- Localização: Vila Matilde - Linha 3 Vermelha
- Contato:
Vinicius escreveu:Mais fotos:
"Lado Negro" da FLUMITRENS:
13.
14.
Meu Jesus Cristo amado !!! Isso aí andava?
Editado pela última vez por Correia431M em 03 Fev 2009, 21:59, em um total de 1 vez.
***Dom Moreira 1178***
Instagram: @dommoreira1178
Twitter: @DomMoreira1178
Instagram: @dommoreira1178
Twitter: @DomMoreira1178
-
- Novato
- Mensagens: 21
- Registrado em: 06 Dez 2008, 14:18
- Localização: São Bernardo do Campo - SP
- Contato:
Quando voltamos de Mogi das Cruzes, na apresentação do VLT, falei pro pessoal que em 95 (primeira vez que fui ao RJ) estava passando por uma avenida em que a linha da Leopoldina passa por cima através de um viaduto, e passou um trem, que parecia a composição do apocalipse. Era algo bem parecido com essa foto, só que cada carro tinha uma cor, ou tinha cor de ferrugem.
-
- MODERADOR RJ
- Mensagens: 2057
- Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
- Localização: Rio de Janeiro,RJ.
Re: Fotos da extinta FLUMITRENS
Mapa esquemático de estações da Flumitrens,que vinha em alguns TUEs da empresa:
Créditos: Antônio Vinícius , via Orkut.
Créditos: Antônio Vinícius , via Orkut.
O amor nos conecta...
Droga, estou offline!
Droga, estou offline!
-
- MEMBRO FREQUENTE
- Mensagens: 183
- Registrado em: 06 Fev 2009, 02:46
- Localização: Rio de Janeiro, RJ
- Contato:
Re: Fotos da extinta FLUMITRENS
Interessante que só entrou a parte eletrificada no mapa...
Saracuruna e os ramais de Guapi e Inhomorim sumiu. Será se quando chegarmos no ano 2000 teremos?
Brincadeiras a parte, gosto desses mapas por informar a numeração as estações...
Saracuruna e os ramais de Guapi e Inhomorim sumiu. Será se quando chegarmos no ano 2000 teremos?
Brincadeiras a parte, gosto desses mapas por informar a numeração as estações...
Abraços,
Bruno
Bruno
-
- MODERADOR RJ
- Mensagens: 2057
- Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
- Localização: Rio de Janeiro,RJ.
Re: Fotos da extinta FLUMITRENS
Vale lembrar também que nem Itaguaí entrou (reparem no símbolo de transferência em Santa Cruz)...
O amor nos conecta...
Droga, estou offline!
Droga, estou offline!
-
- MEMBRO FREQUENTE
- Mensagens: 183
- Registrado em: 06 Fev 2009, 02:46
- Localização: Rio de Janeiro, RJ
- Contato:
Re: Fotos da extinta FLUMITRENS
Itaguai chegou a existir na Flumitrens? Reparei agora o desvio para São Mateus... Procuro por uma reportagem sobre o chamado Trem-ônibus que ia até Costa Barros e tinham roletas altas nas portas, queria saber até quando foi a reativação desse trecho já que eu não encontrei um tópico sobre STU-RJ, mas ocorreu entre 87 a 90.
Bom, pra colaborar com este tópico, tem alguns videos que me emocionou logo na primeira visualização. Trata-se de imagens de 1997 antes das oficinas do Eng. Dentro serem desativadas e mostra algumas Alcos em funcionamento numa visita técnica. Imaginar que esta já foi a maior oficina de trens da América Latina...
http://www.youtube.com/watch?v=NIeUxi7c_Nc[/youtube]
http://www.youtube.com/watch?v=l3l6TMlcMh4[/youtube]
http://www.youtube.com/watch?v=fnUXeYmKjBY[/youtube]
(Se não funcionar, http://www.youtube.com/watch?v=NIeUxi7c_Nc, http://www.youtube.com/watch?v=l3l6TMlcMh4, http://www.youtube.com/watch?v=fnUXeYmKjBY)
Para quem já foi ou conviveu com a situação de parar o trânsito é pura nostalgia. No meu caso, minha pediatra era no prédio ao lado. Ali funcionava uma unidade da Plansfer, quando pequeno via estas manobras na porta do consutório que ficava dentro do complexo. Ouvir esta imponente buzina é a melhor parte de todas as recordações que tive...
Bom, pra colaborar com este tópico, tem alguns videos que me emocionou logo na primeira visualização. Trata-se de imagens de 1997 antes das oficinas do Eng. Dentro serem desativadas e mostra algumas Alcos em funcionamento numa visita técnica. Imaginar que esta já foi a maior oficina de trens da América Latina...
http://www.youtube.com/watch?v=NIeUxi7c_Nc[/youtube]
http://www.youtube.com/watch?v=l3l6TMlcMh4[/youtube]
http://www.youtube.com/watch?v=fnUXeYmKjBY[/youtube]
(Se não funcionar, http://www.youtube.com/watch?v=NIeUxi7c_Nc, http://www.youtube.com/watch?v=l3l6TMlcMh4, http://www.youtube.com/watch?v=fnUXeYmKjBY)
Para quem já foi ou conviveu com a situação de parar o trânsito é pura nostalgia. No meu caso, minha pediatra era no prédio ao lado. Ali funcionava uma unidade da Plansfer, quando pequeno via estas manobras na porta do consutório que ficava dentro do complexo. Ouvir esta imponente buzina é a melhor parte de todas as recordações que tive...
Abraços,
Bruno
Bruno
-
- MODERADOR RJ
- Mensagens: 2057
- Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
- Localização: Rio de Janeiro,RJ.
Re: Fotos da extinta FLUMITRENS
Eu acho que tenha uma vaga lembrança dessa situação, eu era bem pequeno.
Só me lembro que era noite e o carro do meu pai parou,só me lembro de ver a composição passando pela passagem de nível,na qual a disposição era bem assim,em diagonal.
Só me lembro que era noite e o carro do meu pai parou,só me lembro de ver a composição passando pela passagem de nível,na qual a disposição era bem assim,em diagonal.
O amor nos conecta...
Droga, estou offline!
Droga, estou offline!
-
- MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
- Mensagens: 1018
- Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: Fotos da extinta FLUMITRENS
Maravilhosos vídeos !
Valeu !
app
Valeu !
app
-
- MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
- Mensagens: 1059
- Registrado em: 14 Set 2008, 01:10
- Localização: Vila Matilde - Linha 3 Vermelha
- Contato:
Re: Fotos da extinta FLUMITRENS
Repostando os videos, para uma melhor visualização:
ALCO RS-3 Flumitrens
ALCO RS-1
ALCO RS-3 RFFSA
ALCO RS-3 Flumitrens
ALCO RS-1
ALCO RS-3 RFFSA
***Dom Moreira 1178***
Instagram: @dommoreira1178
Twitter: @DomMoreira1178
Instagram: @dommoreira1178
Twitter: @DomMoreira1178
-
- MEMBRO JR
- Mensagens: 46
- Registrado em: 11 Set 2009, 15:07
- Localização: São João de Meriti-RJ
Re: Fotos da extinta FLUMITRENS
Estranho... A Flumitrens foi criada em 1994, certo? No entanto, o Ramal São Matheus foi desativado em 1993, esquisito ele constar no mapa.
Certamente a Flumitrens foi a empresa de Trens Urbanos mais irresponsável que existiu no Brasil.
Certamente a Flumitrens foi a empresa de Trens Urbanos mais irresponsável que existiu no Brasil.
Gustavo de Azevedo
Viva, Ramal de Belford Roxo!!!
A composição aguarda sinalização.
Viva, Ramal de Belford Roxo!!!
A composição aguarda sinalização.
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante