Página 1 de 2

Fotos da extinta FLUMITRENS

Enviado: 06 Jun 2008, 09:22
por cataclism2
Tópico original de Vinícius
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::


Fotos da extinta FLUMITRENS, Companhia Fluminense de Trens Urbanos, substituta da CBTU na gerência dos trens urbanos fluminenses:

1. Uma RS-3 da FLUMITRENS no Engenho de Dentro, em junho de 1995. A pintura é uma homenagem à E.F. Central do Brasil. No local se encontra hoje o Engenhão.

Imagem

2. Central do Brasil.

Imagem

3. Várias composições na imensa estação de Deodoro.

Imagem

4. RS-3 da Flumitrens no Engenho de Dentro, desta vez com a pintura definitiva da empresa.

Imagem

5. Composição com as cores da CBTU na estação de Itaboraí. Início dos anos 90.

Imagem

6. Mais uma em Itaboraí.

Imagem

7. As belas cores da FLUMITRENS.

Imagem

8. Visão clássica.

Imagem

9. Central?

Imagem

10. Composição sucateada nas Oficinas de São Diogo.

Imagem

11. Um close num pantógrafo. Deodoro em novembro de 1994.

Imagem

12. A U12B 2305 em Guapimirim.

Imagem

Hoje, a maioria dos seus ramais são administrados pela SuperVia e os que não foram concedidos à iniciativa privada estão sob administração da CENTRAL, empresa criada em 2001 para substituí-la.

E a medida que eu for achando fotos novas eu coloco aqui.

Fontes:

http://www.flickr.com/photos/pedrop1/co ... 341456894/
http://www.transportes.gov.br/bit/ferro ... -feflu.htm
http://www.pell.portland.or.us/~efbrazi ... trens.html
http://veja.abril.com.br/220798/p_102.html

Enviado: 06 Jun 2008, 09:24
por cataclism2
[D.S.R] David SR escreveu:Adorei as fotos Vinicius, só tinha visto 10% delas, a que eu mais gostei também foi a foto 2, o Trem da foto é um S-8000.

O Série 1000 saiu muito bem na foto 8, parece novo, na época tinha voltado a pouco tempo da reforma que o fez deixar de ser o Metropolitan 200, reforma apelidada por mim de renascimento. lol:

A foto 8 com o S-9000 e o Maracanã ao fundo, linda.

Foto 9 com 2 Trens, um S-500 a esquerda e a direita um S-1000, a estação que essa plataforma pertence é realmente um mistério, não consigo identificar. :roll:
:
A foto 10 parece ser em Engenho de Dentro, os prédios ao fundo me dizem isto. Um S-400 fase 1 original :?:

Foto 11 é de um pantógrafo de um Série 700
Rafael SV escreveu:A Foto 8 é de um 9000 sim. E somente os trens que foram reformados na época receberam a pintura da Flumitrens, no caso os 1000, 8000 e 9000. Os 1000 (Antiga Série 200), foram modernizados em 1992, mas na época da Flumitrens eles sofreram uma revisão geral, não chegou a ser uma reforma, aí colocaram a pintura neles. E realmente, a foto do 400 é em São Diogo mesmo... hehehe

Vinícius, aí vai algumas informações destas três séries que foram modernizadas na época da Flumitrens.

Série 200 (Atual 1000) Fabricados em 1954 pela Metropolitan Vickers na Inglaterra, eles foram encomendados em caráter de urgência pela EFCB, devido a crise que ela se encontrava após a Segunda Guerra Mundial, devido a falta de sobressalentes para a Série 100. Entraram em operação em 1957 e foram apelidados de "Marta Rocha" por possuírem uma porta a mais de cada lado (quatro), e por esta ter perdido o concurso de Miss Universo por 1cm. Após um grave acidente, foi descoberto que esses Tue's vieram com um defeito de fabricação, e em caso de um acidente mais grave, os carros entrariam um dentro dos outros, ferindo gravemente e matando passageiros.
Então na década de 80 houve a modernização de algumas unidades pela RFFSA, mas Muitos deles ficaram parados por muito tempo. Mas em 1992 a CBTU mandou algumas unidades para reforma em dois lotes, um feito pela Mafersa e outra pela Cobrasma sendo reintroduzidas no sistema em 1993 rebatizadas de Série 1000. Em 1998, essas unidades sofreram uma revisão geral, e então foram pintadas com as cores da Flumitrens. Em 2001 a SuperVia mandou as outras unidades restantes que estavam paradas, para a reforma, que foi feita pela T’Trans. Hoje, não existe mais nenhuma Série 200 em operação, todas foram modernizadas e rebatizadas de Série 1000.

Série 800 (Atual 8000) Foram fabricados do Brasil em 1980, pela Santa Matilde, Villares e General Eletric. Entram em operação em 1980 dando continuidade ao plano de renovação da frota feito pela RFFSA (Plano de renovação da frota que começou em 1977 com a compra de trens da Série 500, continuou com a compra de trens das Séries 700 e 800 e foi concluído com a compra dos trens da Série 900). Em 1997 todas essas unidades passaram por uma reforma geral sendo rebatizadas de Série 8000. Circulam somente na Ramal de Deodoro e Linhas Especiais de Bangu e Campo Grande, devido a um problema que os trens dessa série tem nos truques, que são rígidos demais.

Série 9000- A Série 9000 é simplesmente a Série 900 de máscara frontal trocada. Algumas unidades passaram por uma reforma geral em 1998 executada pela ADTranz passando a possuir 8 carros ao invés dos 4 originais, sendo rebatizadas de Série 9000. Nos Série 9000 foi trocada a máscara frontal, e receberam a pintura da SuperVia. Mas nos anos seguintes, a SuperVia enviou mais algumas unidades da Série 900 para reforma geral, mas como não foi trocada a máscara frontal, apesar de modernizados, continuaram sendo 900.

Espero ter esclarecido um pouco das dúvidas do pessoal aê!
Abraços a todos!

Enviado: 06 Jun 2008, 09:25
por cataclism2
HGPFILHO escreveu:alguns achados


Em 1984, houve cisão da RFFSA, que transferiu a gestão dos serviços de trens urbanos de passageiros para a Companhia Brasileira de Trens Urbanos- CBTU. Uma década depois, em 22 de Dezembro de 1994, foi criada a FLUMITRENS e os serviços urbanos de passageiros foram estadualizados. Em 1998, a maior parte desses serviços foi entregue à gestão privada e a FLUMITRENS absorveu missões e atividades de estado.

Em Maio de 2001 , foi criada a CENTRAL , Cia Estadual de Engenharia de Transportes e Logística, pela cisão empresarial da FLUMITRENS, ora em liquidação, da qual absorveu as funções de Transporte ferroviário, ficando também por decisão posterior como responsável pelo Sistema de Bondes de Santa Teresa

Logo:

Imagem



Mapinha antigo:

Imagem

Enviado: 06 Jun 2008, 09:26
por cataclism2
Rafael SV escreveu:Agora tenho certeza, a foto do 400 sucateado é mesmo em Alfredo Maia, primeiro porque ela é a única estação que tem esse raio de curva, depois observando fotos antigas dela, deu pra identificar aquele galpão no fundo. E aquela cúpula azul, observando no Google Earth, fica bem atrás dela.
Vinicius escreveu:Mais fotos:

"Lado Negro" da FLUMITRENS:

13.

Imagem

14.

Imagem

15.

Imagem

16. "Plataforma do Inferno".

Imagem

A "Plataforma do Inferno" é a atual estação Jacarezinho.

Enviado: 10 Jun 2008, 21:44
por Rafael SV
Nossa, impressionante o estado do Série 400, tanto por fora como por dentro. Não sabia que eles eram assim antes da reforma. Foi por isso então que os primeiros trens que a SuperVia mandou pra reforma foram eles. E a estação de Vieira Fazenda? Irreconhecível, por isso que se chamava plataforma do inferno. Parabéns a SuperVia pelo excelente trabalho de revitalização desta estação.

Enviado: 10 Jun 2008, 21:58
por Vinicius
Cataclism2, obrigado por salvar o meu tópico. Eu pensei que o tinha perdido.

Enviado: 11 Jun 2008, 08:54
por cataclism2
Vinicius escreveu:Cataclism2, obrigado por salvar o meu tópico. Eu pensei que o tinha perdido.
Tranqüilo, guri! A idéia era essa, antes que o pior acontecesse (e aconteceu :x ). E isso que eu peguei a menor parte.

O pessoal trouxe muito mais coisa pra cá então, qualquer erro nas citações ou autores originais, basta avisarem. As contribuições de vocÊs jamais são esquecidas :mrgreen:

Enviado: 03 Fev 2009, 19:40
por TêAgá
Olha, eu adorava o nome "Flumitrens", pra mim, soava bem melhor, tinha muito mais identidade do que o nome "SuperVia"

Enviado: 03 Fev 2009, 20:10
por L Fernandes
A famosa Fumetrens, conhecida por sua não-manutenção nos trens!
Fiquei surpreso quando o carioca disse que ela não fazia manutenção nos trens, avariava era baixado!

Enviado: 03 Fev 2009, 21:36
por Correia431M
Vinicius escreveu:Mais fotos:

"Lado Negro" da FLUMITRENS:

13.

Imagem

14.

Imagem


Meu Jesus Cristo amado !!! Isso aí andava?

Enviado: 03 Fev 2009, 21:45
por Lopes
Meu Jesus Cristo amado !!! Isso aí andava? [2] :O o0 =o
Na verdade, como?

Mas as cores da Flumitrens eram mais bonitas que as da Supervia, com aquele "verde rio podre"...

Ao pegarmos trem sem reforma em SP, é só lembrarmos que já existiu a Flumitrens.

Enviado: 03 Fev 2009, 21:54
por TêAgá
Quando voltamos de Mogi das Cruzes, na apresentação do VLT, falei pro pessoal que em 95 (primeira vez que fui ao RJ) estava passando por uma avenida em que a linha da Leopoldina passa por cima através de um viaduto, e passou um trem, que parecia a composição do apocalipse. Era algo bem parecido com essa foto, só que cada carro tinha uma cor, ou tinha cor de ferrugem.

Re: Fotos da extinta FLUMITRENS

Enviado: 12 Set 2010, 01:34
por André Vasconcellos
Mapa esquemático de estações da Flumitrens,que vinha em alguns TUEs da empresa:

Imagem

Créditos: Antônio Vinícius , via Orkut.

Re: Fotos da extinta FLUMITRENS

Enviado: 13 Set 2010, 16:27
por Brunoraraujo
Interessante que só entrou a parte eletrificada no mapa...
Saracuruna e os ramais de Guapi e Inhomorim sumiu. Será se quando chegarmos no ano 2000 teremos? :lol:
:Y:


Brincadeiras a parte, gosto desses mapas por informar a numeração as estações...

Re: Fotos da extinta FLUMITRENS

Enviado: 13 Set 2010, 23:15
por André Vasconcellos
^^ Vale lembrar também que nem Itaguaí entrou (reparem no símbolo de transferência em Santa Cruz)...

Re: Fotos da extinta FLUMITRENS

Enviado: 18 Set 2010, 18:31
por Brunoraraujo
^^ Itaguai chegou a existir na Flumitrens? Reparei agora o desvio para São Mateus... Procuro por uma reportagem sobre o chamado Trem-ônibus que ia até Costa Barros e tinham roletas altas nas portas, queria saber até quando foi a reativação desse trecho já que eu não encontrei um tópico sobre STU-RJ, mas ocorreu entre 87 a 90.

Bom, pra colaborar com este tópico, tem alguns videos que me emocionou logo na primeira visualização. Trata-se de imagens de 1997 antes das oficinas do Eng. Dentro serem desativadas e mostra algumas Alcos em funcionamento numa visita técnica. Imaginar que esta já foi a maior oficina de trens da América Latina...
http://www.youtube.com/watch?v=NIeUxi7c_Nc[/youtube]
http://www.youtube.com/watch?v=l3l6TMlcMh4[/youtube]
http://www.youtube.com/watch?v=fnUXeYmKjBY[/youtube]
(Se não funcionar, http://www.youtube.com/watch?v=NIeUxi7c_Nc, http://www.youtube.com/watch?v=l3l6TMlcMh4, http://www.youtube.com/watch?v=fnUXeYmKjBY)
Para quem já foi ou conviveu com a situação de parar o trânsito é pura nostalgia. No meu caso, minha pediatra era no prédio ao lado. Ali funcionava uma unidade da Plansfer, quando pequeno via estas manobras na porta do consutório que ficava dentro do complexo. Ouvir esta imponente buzina é a melhor parte de todas as recordações que tive... <O>

Re: Fotos da extinta FLUMITRENS

Enviado: 18 Set 2010, 19:09
por André Vasconcellos
Eu acho que tenha uma vaga lembrança dessa situação, eu era bem pequeno.

Só me lembro que era noite e o carro do meu pai parou,só me lembro de ver a composição passando pela passagem de nível,na qual a disposição era bem assim,em diagonal. tnk

Re: Fotos da extinta FLUMITRENS

Enviado: 02 Out 2010, 15:17
por DadoDJ
Maravilhosos vídeos !

Valeu !

app

Re: Fotos da extinta FLUMITRENS

Enviado: 02 Out 2010, 18:21
por Correia431M
Repostando os videos, para uma melhor visualização:

ALCO RS-3 Flumitrens


ALCO RS-1


ALCO RS-3 RFFSA

Re: Fotos da extinta FLUMITRENS

Enviado: 29 Jun 2011, 13:03
por gtavynho
Estranho... A Flumitrens foi criada em 1994, certo? No entanto, o Ramal São Matheus foi desativado em 1993, esquisito ele constar no mapa. tnk

Certamente a Flumitrens foi a empresa de Trens Urbanos mais irresponsável que existiu no Brasil. <_<