Essas locos são especiais para rodar na cremalheira da EFSJ, e têm uma particularidade: são as únicas elétricas para carga que ainda restam no Brasil.
Rodam sempre em duplas, à frente do comboio na descida, ou atrás dele, na subida.
Os comboios têm seu peso limitado a 500 ton quando operam na cremalheira.
Fiz um vídeo de manobra delas hoje em Paranapiacaba, será linkado aqui assim que for processado.
Edit:
Alguns dados das crianças, copiados do site da MRS:
Assistindo aos videos que o Haiser postou aqui, eu fiquei me perguntando: Será que o maquinista usa algum tipo de protetor auricular? Pois o barulho dessas locomotivas é ensurdecedor até pra gente que fica em cima da passarela.
Ao que consta, os maquinistas usam protetores. E já vi isso nos Budds da L1, também. Vi uma vez um panfleto de um sindicato reclamando disso. O ruído muito alto é característico delas.
Da janela, chamou-me a atenção o trem nas curvas e à frente uma grande locomotiva, bifrontal, vermelha, barulhenta... meu pai, ainda que com conhecimentos limitados sobre trens, dizia: "olha lá a locomotiva elétrica!" Era uma GE 2-C+C-2. Pois hoje, por associativismo, lembro-me que já ganhávamos a nossa famosa Serra do Mar. Corríamos bem para Japeri. http://64.233.163.132/search?q=cache:zl ... clnk&gl=br
O trilho dentado colocado no centro da via e uma roda também dentada fazem a tração da locomotiva
A Stadler suiça esta negociando o fornecimento de sete locomotivas de cremalheira para a MRS Logística. As máquinas devem ser entregues em quatro anos e custarão cerca de US$ 6 milhões cada. Elas substituirão gradativamente as que circulam na Serra do Mar, ligando o planalto ao porto de Santos (SP).
A Stadler não confirmou o contrato, mas declarou estar conversando com a MRS sobre o fornecimento.
O anúncio da troca das locomotivas foi feito pelo presidente da concessionária, Eduardo Parente, durante a apresentação do Estudo de Acessibilidade ao Porto de Santos, no início de fevereiro.
Com as novas máquinas, a MRS pretende aumentar suas operações nos próximos quatro anos, passando das atuais 8 milhões de toneladas por ano (subida e descida) para 25 a 28 milhões de toneladas por ano.
A concessionária conta com 11 locomotivas fabricadas pela Hitachi na década de 70, que funcionam em duplas.
A cremalheira é um sistema onde a tração da locomotiva é feita através de uma roda dentada colocada sob a locomotiva. Esta roda incide sobre um terceiro trilho, também dentado, colocado no centro da via.
A via da Serra do Mar é a mais inclinada do mundo destinada à carga, com rampa de 10% e extensão de 8 km.
E também um gargalo devido à capacidade limitada. O minério de ferro transportado para a Usiminas (antiga Cosipa), em Cubatão, representa a maior parte do volume transportado.
Para eliminar o gargalo, a MRS fez um estudo para a construção do Transportador de Correia de Longa Distância (TCLD), uma esteira que teria capacidade para transportar 1.650 toneladas por hora de minério, contra as 960 toneladas/hora que o sistema da cremalheira pode carregar. A esteira seria usada para o transporte de minério e a cremalheira seria liberada para transportar contêineres e outras cargas. Mas o projeto foi suspenso devido ao alto custo.
A cremalheira foi tema da reportagem de capa da Revista Ferroviária em agosto de 2007.
A Stadler é o principal fornecedor mundial de locomotivas de cremalheira, muito utilizadas nos Alpes para acesso a estações de esqui. A companhia tem unidades na Suiça, Alemanha, Polônia, Hungria e Argélia, com cerca de 2.400 funcionários.
se não quiserem por que não as dão para a CPTM,elas poderiam tracionar trens de passageiros para sorocaba ou santos ou servirem como trens de manuntenção.
Elas são específicas para tracionar trens na cremalheira, ou seja: potentes (e muito barulhentas) e pouco velozes, provavelmente. Então, não daria muito certo utilizá-las para trens de passageiros; talvez como locos de serviço - rebocadoras etc.
VHarlamov escreveu:Elas são específicas para tracionar trens na cremalheira, ou seja: potentes (e muito barulhentas) e pouco velozes, provavelmente. Então, não daria muito certo utilizá-las para trens de passageiros; talvez como locos de serviço - rebocadoras etc.
se não me engano algumas locomotivas da MRS faziam muito barulho e colocaram ''orelhas'' para diminuir o barulho poderiam fazer isso nessa elétricas.