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[MRS] Hitachi (cremalheira - Paranapiacaba - Santos)

Enviado: 08 Fev 2010, 00:24
por Vicente
Essas locos são especiais para rodar na cremalheira da EFSJ, e têm uma particularidade: são as únicas elétricas para carga que ainda restam no Brasil.
Rodam sempre em duplas, à frente do comboio na descida, ou atrás dele, na subida.
Os comboios têm seu peso limitado a 500 ton quando operam na cremalheira.
Fiz um vídeo de manobra delas hoje em Paranapiacaba, será linkado aqui assim que for processado. okk

Edit:

Alguns dados das crianças, copiados do site da MRS:

Utilização: Carga
HP Tração: 3.780
Peso (ton): 106
Altura (cm): 413
Largura (cm): 300
Comprimento(m) 16,7

Vídeo:

Re: [MRS] Hitachi (cremalheira - Paranapiacaba - Santos)

Enviado: 08 Fev 2010, 10:21
por Vineeh
1-Puxando vagões prancha, ela estava descendo:
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2-Reparem o tamanho da composição, mas não passa das 500 ton.
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3-Começando a descer com 4 vagões:
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4-Agora de outro ângulo:
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Re: [MRS] Hitachi (cremalheira - Paranapiacaba - Santos)

Enviado: 08 Fev 2010, 12:45
por Haiser
1 - Foto MRS Hitachi Elétrica 9039-8 / 9040-1 (Duplex) (Cremalheira)

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2 -



3 -



4 - À noite!

Re: [MRS] Hitachi (cremalheira - Paranapiacaba - Santos)

Enviado: 09 Fev 2010, 22:50
por Caco
Quantas unidades da MRS possui?

Re: [MRS] Hitachi (cremalheira - Paranapiacaba - Santos)

Enviado: 09 Fev 2010, 23:57
por Haiser
Caco escreveu:Quantas unidades da MRS possui?

Ela opera com 4 duplas = 8 unidades.



A frota total é de 13 unidades, segundo eu pesquisei..... Desses 13 , 9 são operacionais e pelo que ouvi falar 1 delas está sendo recuperada na Lapa .

Corrijam se eu estiver errado

Re: [MRS] Hitachi (cremalheira - Paranapiacaba - Santos)

Enviado: 16 Fev 2010, 19:01
por AGV
E a MRS trocará em breve estas máquinas.

Quem sabe, não poderiam rodar no Expresso Lazer ou tracionando composições avariadas pela CPTM? tnk

Re: [MRS] Hitachi (cremalheira - Paranapiacaba - Santos)

Enviado: 16 Fev 2010, 20:00
por Vicente
No lazer? Não sei. Elas são muito barulhentas.

Re: [MRS] Hitachi (cremalheira - Paranapiacaba - Santos)

Enviado: 16 Fev 2010, 21:58
por Correia431M
Assistindo aos videos que o Haiser postou aqui, eu fiquei me perguntando: Será que o maquinista usa algum tipo de protetor auricular? Pois o barulho dessas locomotivas é ensurdecedor até pra gente que fica em cima da passarela.

Re: [MRS] Hitachi (cremalheira - Paranapiacaba - Santos)

Enviado: 16 Fev 2010, 22:27
por AGV
Vicente escreveu:No lazer? Não sei. Elas são muito barulhentas.

Elétricas barulhentas???? tnk

Só se houver algo errado com as mesmas? <_< <_<

Re: [MRS] Hitachi (cremalheira - Paranapiacaba - Santos)

Enviado: 16 Fev 2010, 22:45
por Eduardo GJF
Ô loco, dá pra ouvir a kms de distância, pelamor!

Re: [MRS] Hitachi (cremalheira - Paranapiacaba - Santos)

Enviado: 16 Fev 2010, 23:11
por Landrail
locomotivas elétricas são bem barulhentas, tanto que a V-8 quando circulava no Rio tinha o apelido de "escandalosa".

Re: [MRS] Hitachi (cremalheira - Paranapiacaba - Santos)

Enviado: 16 Fev 2010, 23:16
por Vicente
Ao que consta, os maquinistas usam protetores. E já vi isso nos Budds da L1, também. Vi uma vez um panfleto de um sindicato reclamando disso. O ruído muito alto é característico delas.

Re: [MRS] Hitachi (cremalheira - Paranapiacaba - Santos)

Enviado: 16 Fev 2010, 23:46
por Landrail
Da janela, chamou-me a atenção o trem nas curvas e à frente uma grande locomotiva, bifrontal, vermelha, barulhenta... meu pai, ainda que com conhecimentos limitados sobre trens, dizia: "olha lá a locomotiva elétrica!" Era uma GE 2-C+C-2. Pois hoje, por associativismo, lembro-me que já ganhávamos a nossa famosa Serra do Mar. Corríamos bem para Japeri.
http://64.233.163.132/search?q=cache:zl ... clnk&gl=br

Re: [MRS] Hitachi (cremalheira - Paranapiacaba - Santos)

Enviado: 17 Fev 2010, 18:39
por AGV
Depende da construção das máquinas. Por isto estranhei esta informação do ruido. tnk

Re: [MRS] Hitachi (cremalheira - Paranapiacaba - Santos)

Enviado: 17 Fev 2010, 20:44
por Vicente
Creio que seja dos ventiladores do banco de resistências. Cara, o barulho é forte. Mesmo!

Re: [MRS] Hitachi (cremalheira - Paranapiacaba - Santos)

Enviado: 24 Fev 2010, 20:23
por Landrail
MRS negocia 7 locomotivas com a Stadler

24/02/2010


O trilho dentado colocado no centro da via e uma roda também dentada fazem a tração da locomotiva

A Stadler suiça esta negociando o fornecimento de sete locomotivas de cremalheira para a MRS Logística. As máquinas devem ser entregues em quatro anos e custarão cerca de US$ 6 milhões cada. Elas substituirão gradativamente as que circulam na Serra do Mar, ligando o planalto ao porto de Santos (SP).

A Stadler não confirmou o contrato, mas declarou estar conversando com a MRS sobre o fornecimento.

O anúncio da troca das locomotivas foi feito pelo presidente da concessionária, Eduardo Parente, durante a apresentação do Estudo de Acessibilidade ao Porto de Santos, no início de fevereiro.

Com as novas máquinas, a MRS pretende aumentar suas operações nos próximos quatro anos, passando das atuais 8 milhões de toneladas por ano (subida e descida) para 25 a 28 milhões de toneladas por ano.

A concessionária conta com 11 locomotivas fabricadas pela Hitachi na década de 70, que funcionam em duplas.

A cremalheira é um sistema onde a tração da locomotiva é feita através de uma roda dentada colocada sob a locomotiva. Esta roda incide sobre um terceiro trilho, também dentado, colocado no centro da via.

A via da Serra do Mar é a mais inclinada do mundo destinada à carga, com rampa de 10% e extensão de 8 km.

E também um gargalo devido à capacidade limitada. O minério de ferro transportado para a Usiminas (antiga Cosipa), em Cubatão, representa a maior parte do volume transportado.

Para eliminar o gargalo, a MRS fez um estudo para a construção do Transportador de Correia de Longa Distância (TCLD), uma esteira que teria capacidade para transportar 1.650 toneladas por hora de minério, contra as 960 toneladas/hora que o sistema da cremalheira pode carregar. A esteira seria usada para o transporte de minério e a cremalheira seria liberada para transportar contêineres e outras cargas. Mas o projeto foi suspenso devido ao alto custo.

A cremalheira foi tema da reportagem de capa da Revista Ferroviária em agosto de 2007.

A Stadler é o principal fornecedor mundial de locomotivas de cremalheira, muito utilizadas nos Alpes para acesso a estações de esqui. A companhia tem unidades na Suiça, Alemanha, Polônia, Hungria e Argélia, com cerca de 2.400 funcionários.

Fonte: http://www.revistaferroviaria.com.br/in ... teria=9861

Re: [MRS] Hitachi (cremalheira - Paranapiacaba - Santos)

Enviado: 24 Fev 2010, 21:21
por Vicente
^^
O mistério: como será a tração? Elétrica ou Diesel?
:UH:

Site do fabricante:
http://www.stadlerrail.com

Re: [MRS] Hitachi (cremalheira - Paranapiacaba - Santos)

Enviado: 25 Mai 2010, 21:09
por Isaias
se não quiserem por que não as dão para a CPTM,elas poderiam tracionar trens de passageiros para sorocaba ou santos ou servirem como trens de manuntenção.

Re: [MRS] Hitachi (cremalheira - Paranapiacaba - Santos)

Enviado: 25 Mai 2010, 21:22
por VHarlamov
Elas são específicas para tracionar trens na cremalheira, ou seja: potentes (e muito barulhentas) e pouco velozes, provavelmente. Então, não daria muito certo utilizá-las para trens de passageiros; talvez como locos de serviço - rebocadoras etc.

Re: [MRS] Hitachi (cremalheira - Paranapiacaba - Santos)

Enviado: 25 Mai 2010, 21:27
por Isaias
VHarlamov escreveu:Elas são específicas para tracionar trens na cremalheira, ou seja: potentes (e muito barulhentas) e pouco velozes, provavelmente. Então, não daria muito certo utilizá-las para trens de passageiros; talvez como locos de serviço - rebocadoras etc.
se não me engano algumas locomotivas da MRS faziam muito barulho e colocaram ''orelhas'' para diminuir o barulho poderiam fazer isso nessa elétricas.