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[MRS] Hitachi (cremalheira - Paranapiacaba - Santos)
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Autor do tópico - MODERADOR GLOBAL
- Mensagens: 2520
- Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
- Localização: São Bernardo do Campo
[MRS] Hitachi (cremalheira - Paranapiacaba - Santos)
Essas locos são especiais para rodar na cremalheira da EFSJ, e têm uma particularidade: são as únicas elétricas para carga que ainda restam no Brasil.
Rodam sempre em duplas, à frente do comboio na descida, ou atrás dele, na subida.
Os comboios têm seu peso limitado a 500 ton quando operam na cremalheira.
Fiz um vídeo de manobra delas hoje em Paranapiacaba, será linkado aqui assim que for processado.
Edit:
Alguns dados das crianças, copiados do site da MRS:
Utilização: Carga
HP Tração: 3.780
Peso (ton): 106
Altura (cm): 413
Largura (cm): 300
Comprimento(m) 16,7
Vídeo:
Rodam sempre em duplas, à frente do comboio na descida, ou atrás dele, na subida.
Os comboios têm seu peso limitado a 500 ton quando operam na cremalheira.
Fiz um vídeo de manobra delas hoje em Paranapiacaba, será linkado aqui assim que for processado.
Edit:
Alguns dados das crianças, copiados do site da MRS:
Utilização: Carga
HP Tração: 3.780
Peso (ton): 106
Altura (cm): 413
Largura (cm): 300
Comprimento(m) 16,7
Vídeo:
Re: [MRS] Hitachi (cremalheira - Paranapiacaba - Santos)
1-Puxando vagões prancha, ela estava descendo:
2-Reparem o tamanho da composição, mas não passa das 500 ton.
3-Começando a descer com 4 vagões:
4-Agora de outro ângulo:
2-Reparem o tamanho da composição, mas não passa das 500 ton.
3-Começando a descer com 4 vagões:
4-Agora de outro ângulo:
"A circulação de trens está normalizada. Agradecemos a sua compreensão."
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- MEMBRO SENIOR
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- Registrado em: 24 Jun 2008, 01:18
- Localização: São Paulo SP
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Re: [MRS] Hitachi (cremalheira - Paranapiacaba - Santos)
1 - Foto MRS Hitachi Elétrica 9039-8 / 9040-1 (Duplex) (Cremalheira)
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4 - À noite!
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4 - À noite!
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- MODERADOR - MEMÓRIA FERROVIÁRIA
- Mensagens: 411
- Registrado em: 09 Jun 2008, 22:01
- Localização: Mogi das Cruzes/SP
Re: [MRS] Hitachi (cremalheira - Paranapiacaba - Santos)
Quantas unidades da MRS possui?
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- MEMBRO SENIOR
- Mensagens: 1347
- Registrado em: 24 Jun 2008, 01:18
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Re: [MRS] Hitachi (cremalheira - Paranapiacaba - Santos)
Caco escreveu:Quantas unidades da MRS possui?
Ela opera com 4 duplas = 8 unidades.
A frota total é de 13 unidades, segundo eu pesquisei..... Desses 13 , 9 são operacionais e pelo que ouvi falar 1 delas está sendo recuperada na Lapa .
Corrijam se eu estiver errado
Re: [MRS] Hitachi (cremalheira - Paranapiacaba - Santos)
E a MRS trocará em breve estas máquinas.
Quem sabe, não poderiam rodar no Expresso Lazer ou tracionando composições avariadas pela CPTM?
Quem sabe, não poderiam rodar no Expresso Lazer ou tracionando composições avariadas pela CPTM?
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Autor do tópico - MODERADOR GLOBAL
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Re: [MRS] Hitachi (cremalheira - Paranapiacaba - Santos)
No lazer? Não sei. Elas são muito barulhentas.
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- MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
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Re: [MRS] Hitachi (cremalheira - Paranapiacaba - Santos)
Assistindo aos videos que o Haiser postou aqui, eu fiquei me perguntando: Será que o maquinista usa algum tipo de protetor auricular? Pois o barulho dessas locomotivas é ensurdecedor até pra gente que fica em cima da passarela.
***Dom Moreira 1178***
Instagram: @dommoreira1178
Twitter: @DomMoreira1178
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Re: [MRS] Hitachi (cremalheira - Paranapiacaba - Santos)
Vicente escreveu:No lazer? Não sei. Elas são muito barulhentas.
Elétricas barulhentas????
Só se houver algo errado com as mesmas?
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- MEMBRO PLENO 2.0
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- Registrado em: 22 Jan 2009, 18:58
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Re: [MRS] Hitachi (cremalheira - Paranapiacaba - Santos)
Ô loco, dá pra ouvir a kms de distância, pelamor!
Como engenheiro, grande poeta.
Re: [MRS] Hitachi (cremalheira - Paranapiacaba - Santos)
locomotivas elétricas são bem barulhentas, tanto que a V-8 quando circulava no Rio tinha o apelido de "escandalosa".
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg
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Autor do tópico - MODERADOR GLOBAL
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Re: [MRS] Hitachi (cremalheira - Paranapiacaba - Santos)
Ao que consta, os maquinistas usam protetores. E já vi isso nos Budds da L1, também. Vi uma vez um panfleto de um sindicato reclamando disso. O ruído muito alto é característico delas.
Re: [MRS] Hitachi (cremalheira - Paranapiacaba - Santos)
Da janela, chamou-me a atenção o trem nas curvas e à frente uma grande locomotiva, bifrontal, vermelha, barulhenta... meu pai, ainda que com conhecimentos limitados sobre trens, dizia: "olha lá a locomotiva elétrica!" Era uma GE 2-C+C-2. Pois hoje, por associativismo, lembro-me que já ganhávamos a nossa famosa Serra do Mar. Corríamos bem para Japeri.
http://64.233.163.132/search?q=cache:zl ... clnk&gl=br
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Re: [MRS] Hitachi (cremalheira - Paranapiacaba - Santos)
Depende da construção das máquinas. Por isto estranhei esta informação do ruido.
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Autor do tópico - MODERADOR GLOBAL
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Re: [MRS] Hitachi (cremalheira - Paranapiacaba - Santos)
Creio que seja dos ventiladores do banco de resistências. Cara, o barulho é forte. Mesmo!
Re: [MRS] Hitachi (cremalheira - Paranapiacaba - Santos)
MRS negocia 7 locomotivas com a Stadler
24/02/2010
O trilho dentado colocado no centro da via e uma roda também dentada fazem a tração da locomotiva
A Stadler suiça esta negociando o fornecimento de sete locomotivas de cremalheira para a MRS Logística. As máquinas devem ser entregues em quatro anos e custarão cerca de US$ 6 milhões cada. Elas substituirão gradativamente as que circulam na Serra do Mar, ligando o planalto ao porto de Santos (SP).
A Stadler não confirmou o contrato, mas declarou estar conversando com a MRS sobre o fornecimento.
O anúncio da troca das locomotivas foi feito pelo presidente da concessionária, Eduardo Parente, durante a apresentação do Estudo de Acessibilidade ao Porto de Santos, no início de fevereiro.
Com as novas máquinas, a MRS pretende aumentar suas operações nos próximos quatro anos, passando das atuais 8 milhões de toneladas por ano (subida e descida) para 25 a 28 milhões de toneladas por ano.
A concessionária conta com 11 locomotivas fabricadas pela Hitachi na década de 70, que funcionam em duplas.
A cremalheira é um sistema onde a tração da locomotiva é feita através de uma roda dentada colocada sob a locomotiva. Esta roda incide sobre um terceiro trilho, também dentado, colocado no centro da via.
A via da Serra do Mar é a mais inclinada do mundo destinada à carga, com rampa de 10% e extensão de 8 km.
E também um gargalo devido à capacidade limitada. O minério de ferro transportado para a Usiminas (antiga Cosipa), em Cubatão, representa a maior parte do volume transportado.
Para eliminar o gargalo, a MRS fez um estudo para a construção do Transportador de Correia de Longa Distância (TCLD), uma esteira que teria capacidade para transportar 1.650 toneladas por hora de minério, contra as 960 toneladas/hora que o sistema da cremalheira pode carregar. A esteira seria usada para o transporte de minério e a cremalheira seria liberada para transportar contêineres e outras cargas. Mas o projeto foi suspenso devido ao alto custo.
A cremalheira foi tema da reportagem de capa da Revista Ferroviária em agosto de 2007.
A Stadler é o principal fornecedor mundial de locomotivas de cremalheira, muito utilizadas nos Alpes para acesso a estações de esqui. A companhia tem unidades na Suiça, Alemanha, Polônia, Hungria e Argélia, com cerca de 2.400 funcionários.
Fonte: http://www.revistaferroviaria.com.br/in ... teria=9861
24/02/2010
O trilho dentado colocado no centro da via e uma roda também dentada fazem a tração da locomotiva
A Stadler suiça esta negociando o fornecimento de sete locomotivas de cremalheira para a MRS Logística. As máquinas devem ser entregues em quatro anos e custarão cerca de US$ 6 milhões cada. Elas substituirão gradativamente as que circulam na Serra do Mar, ligando o planalto ao porto de Santos (SP).
A Stadler não confirmou o contrato, mas declarou estar conversando com a MRS sobre o fornecimento.
O anúncio da troca das locomotivas foi feito pelo presidente da concessionária, Eduardo Parente, durante a apresentação do Estudo de Acessibilidade ao Porto de Santos, no início de fevereiro.
Com as novas máquinas, a MRS pretende aumentar suas operações nos próximos quatro anos, passando das atuais 8 milhões de toneladas por ano (subida e descida) para 25 a 28 milhões de toneladas por ano.
A concessionária conta com 11 locomotivas fabricadas pela Hitachi na década de 70, que funcionam em duplas.
A cremalheira é um sistema onde a tração da locomotiva é feita através de uma roda dentada colocada sob a locomotiva. Esta roda incide sobre um terceiro trilho, também dentado, colocado no centro da via.
A via da Serra do Mar é a mais inclinada do mundo destinada à carga, com rampa de 10% e extensão de 8 km.
E também um gargalo devido à capacidade limitada. O minério de ferro transportado para a Usiminas (antiga Cosipa), em Cubatão, representa a maior parte do volume transportado.
Para eliminar o gargalo, a MRS fez um estudo para a construção do Transportador de Correia de Longa Distância (TCLD), uma esteira que teria capacidade para transportar 1.650 toneladas por hora de minério, contra as 960 toneladas/hora que o sistema da cremalheira pode carregar. A esteira seria usada para o transporte de minério e a cremalheira seria liberada para transportar contêineres e outras cargas. Mas o projeto foi suspenso devido ao alto custo.
A cremalheira foi tema da reportagem de capa da Revista Ferroviária em agosto de 2007.
A Stadler é o principal fornecedor mundial de locomotivas de cremalheira, muito utilizadas nos Alpes para acesso a estações de esqui. A companhia tem unidades na Suiça, Alemanha, Polônia, Hungria e Argélia, com cerca de 2.400 funcionários.
Fonte: http://www.revistaferroviaria.com.br/in ... teria=9861
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Re: [MRS] Hitachi (cremalheira - Paranapiacaba - Santos)
se não quiserem por que não as dão para a CPTM,elas poderiam tracionar trens de passageiros para sorocaba ou santos ou servirem como trens de manuntenção.
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- MEMBRO FREQUENTE
- Mensagens: 130
- Registrado em: 29 Mar 2009, 12:14
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Re: [MRS] Hitachi (cremalheira - Paranapiacaba - Santos)
Elas são específicas para tracionar trens na cremalheira, ou seja: potentes (e muito barulhentas) e pouco velozes, provavelmente. Então, não daria muito certo utilizá-las para trens de passageiros; talvez como locos de serviço - rebocadoras etc.
Re: [MRS] Hitachi (cremalheira - Paranapiacaba - Santos)
VHarlamov escreveu:Elas são específicas para tracionar trens na cremalheira, ou seja: potentes (e muito barulhentas) e pouco velozes, provavelmente. Então, não daria muito certo utilizá-las para trens de passageiros; talvez como locos de serviço - rebocadoras etc.
se não me engano algumas locomotivas da MRS faziam muito barulho e colocaram ''orelhas'' para diminuir o barulho poderiam fazer isso nessa elétricas.
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