BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR

CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com

ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!

[MRS] Hitachi (cremalheira - Paranapiacaba - Santos)

Moderador: cataclism2

Avatar do usuário

Autor do tópico
Vicente
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 2520
Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
Localização: São Bernardo do Campo

[MRS] Hitachi (cremalheira - Paranapiacaba - Santos)

Mensagem não lida por Vicente » 08 Fev 2010, 00:24

Essas locos são especiais para rodar na cremalheira da EFSJ, e têm uma particularidade: são as únicas elétricas para carga que ainda restam no Brasil.
Rodam sempre em duplas, à frente do comboio na descida, ou atrás dele, na subida.
Os comboios têm seu peso limitado a 500 ton quando operam na cremalheira.
Fiz um vídeo de manobra delas hoje em Paranapiacaba, será linkado aqui assim que for processado. okk

Edit:

Alguns dados das crianças, copiados do site da MRS:

Utilização: Carga
HP Tração: 3.780
Peso (ton): 106
Altura (cm): 413
Largura (cm): 300
Comprimento(m) 16,7

Vídeo:

Avatar do usuário

Vineeh
MEMBRO PLENO
Mensagens: 350
Registrado em: 22 Jul 2009, 03:11
Contato:

Re: [MRS] Hitachi (cremalheira - Paranapiacaba - Santos)

Mensagem não lida por Vineeh » 08 Fev 2010, 10:21

1-Puxando vagões prancha, ela estava descendo:
Imagem

2-Reparem o tamanho da composição, mas não passa das 500 ton.
Imagem

3-Começando a descer com 4 vagões:
Imagem

4-Agora de outro ângulo:
Imagem
"A circulação de trens está normalizada. Agradecemos a sua compreensão."


Haiser
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1347
Registrado em: 24 Jun 2008, 01:18
Localização: São Paulo SP
Contato:

Re: [MRS] Hitachi (cremalheira - Paranapiacaba - Santos)

Mensagem não lida por Haiser » 08 Fev 2010, 12:45

1 - Foto MRS Hitachi Elétrica 9039-8 / 9040-1 (Duplex) (Cremalheira)

Imagem


2 -



3 -



4 - À noite!


Caco
MODERADOR - MEMÓRIA FERROVIÁRIA
Mensagens: 411
Registrado em: 09 Jun 2008, 22:01
Localização: Mogi das Cruzes/SP

Re: [MRS] Hitachi (cremalheira - Paranapiacaba - Santos)

Mensagem não lida por Caco » 09 Fev 2010, 22:50

Quantas unidades da MRS possui?


Haiser
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1347
Registrado em: 24 Jun 2008, 01:18
Localização: São Paulo SP
Contato:

Re: [MRS] Hitachi (cremalheira - Paranapiacaba - Santos)

Mensagem não lida por Haiser » 09 Fev 2010, 23:57

Caco escreveu:Quantas unidades da MRS possui?

Ela opera com 4 duplas = 8 unidades.



A frota total é de 13 unidades, segundo eu pesquisei..... Desses 13 , 9 são operacionais e pelo que ouvi falar 1 delas está sendo recuperada na Lapa .

Corrijam se eu estiver errado

Avatar do usuário

AGV
FUNDADOR
Mensagens: 3168
Registrado em: 29 Mar 2008, 02:55
Localização: SÃO PAULO - SP
Contato:

Re: [MRS] Hitachi (cremalheira - Paranapiacaba - Santos)

Mensagem não lida por AGV » 16 Fev 2010, 19:01

E a MRS trocará em breve estas máquinas.

Quem sabe, não poderiam rodar no Expresso Lazer ou tracionando composições avariadas pela CPTM? tnk

Avatar do usuário

Autor do tópico
Vicente
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 2520
Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
Localização: São Bernardo do Campo

Re: [MRS] Hitachi (cremalheira - Paranapiacaba - Santos)

Mensagem não lida por Vicente » 16 Fev 2010, 20:00

No lazer? Não sei. Elas são muito barulhentas.


Correia431M
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1059
Registrado em: 14 Set 2008, 01:10
Localização: Vila Matilde - Linha 3 Vermelha
Contato:

Re: [MRS] Hitachi (cremalheira - Paranapiacaba - Santos)

Mensagem não lida por Correia431M » 16 Fev 2010, 21:58

Assistindo aos videos que o Haiser postou aqui, eu fiquei me perguntando: Será que o maquinista usa algum tipo de protetor auricular? Pois o barulho dessas locomotivas é ensurdecedor até pra gente que fica em cima da passarela.
***Dom Moreira 1178***

Instagram: @dommoreira1178
Twitter: @DomMoreira1178

Avatar do usuário

AGV
FUNDADOR
Mensagens: 3168
Registrado em: 29 Mar 2008, 02:55
Localização: SÃO PAULO - SP
Contato:

Re: [MRS] Hitachi (cremalheira - Paranapiacaba - Santos)

Mensagem não lida por AGV » 16 Fev 2010, 22:27

Vicente escreveu:No lazer? Não sei. Elas são muito barulhentas.

Elétricas barulhentas???? tnk

Só se houver algo errado com as mesmas? <_< <_<

Avatar do usuário

Eduardo GJF
MEMBRO PLENO 2.0
Mensagens: 601
Registrado em: 22 Jan 2009, 18:58
Localização: São Paulo

Re: [MRS] Hitachi (cremalheira - Paranapiacaba - Santos)

Mensagem não lida por Eduardo GJF » 16 Fev 2010, 22:45

Ô loco, dá pra ouvir a kms de distância, pelamor!
Como engenheiro, grande poeta.


Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2262
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

Re: [MRS] Hitachi (cremalheira - Paranapiacaba - Santos)

Mensagem não lida por Landrail » 16 Fev 2010, 23:11

locomotivas elétricas são bem barulhentas, tanto que a V-8 quando circulava no Rio tinha o apelido de "escandalosa".
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg

Avatar do usuário

Autor do tópico
Vicente
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 2520
Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
Localização: São Bernardo do Campo

Re: [MRS] Hitachi (cremalheira - Paranapiacaba - Santos)

Mensagem não lida por Vicente » 16 Fev 2010, 23:16

Ao que consta, os maquinistas usam protetores. E já vi isso nos Budds da L1, também. Vi uma vez um panfleto de um sindicato reclamando disso. O ruído muito alto é característico delas.


Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2262
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

Re: [MRS] Hitachi (cremalheira - Paranapiacaba - Santos)

Mensagem não lida por Landrail » 16 Fev 2010, 23:46

Da janela, chamou-me a atenção o trem nas curvas e à frente uma grande locomotiva, bifrontal, vermelha, barulhenta... meu pai, ainda que com conhecimentos limitados sobre trens, dizia: "olha lá a locomotiva elétrica!" Era uma GE 2-C+C-2. Pois hoje, por associativismo, lembro-me que já ganhávamos a nossa famosa Serra do Mar. Corríamos bem para Japeri.
http://64.233.163.132/search?q=cache:zl ... clnk&gl=br
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg

Avatar do usuário

AGV
FUNDADOR
Mensagens: 3168
Registrado em: 29 Mar 2008, 02:55
Localização: SÃO PAULO - SP
Contato:

Re: [MRS] Hitachi (cremalheira - Paranapiacaba - Santos)

Mensagem não lida por AGV » 17 Fev 2010, 18:39

Depende da construção das máquinas. Por isto estranhei esta informação do ruido. tnk

Avatar do usuário

Autor do tópico
Vicente
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 2520
Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
Localização: São Bernardo do Campo

Re: [MRS] Hitachi (cremalheira - Paranapiacaba - Santos)

Mensagem não lida por Vicente » 17 Fev 2010, 20:44

Creio que seja dos ventiladores do banco de resistências. Cara, o barulho é forte. Mesmo!


Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2262
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

Re: [MRS] Hitachi (cremalheira - Paranapiacaba - Santos)

Mensagem não lida por Landrail » 24 Fev 2010, 20:23

MRS negocia 7 locomotivas com a Stadler

24/02/2010


O trilho dentado colocado no centro da via e uma roda também dentada fazem a tração da locomotiva

A Stadler suiça esta negociando o fornecimento de sete locomotivas de cremalheira para a MRS Logística. As máquinas devem ser entregues em quatro anos e custarão cerca de US$ 6 milhões cada. Elas substituirão gradativamente as que circulam na Serra do Mar, ligando o planalto ao porto de Santos (SP).

A Stadler não confirmou o contrato, mas declarou estar conversando com a MRS sobre o fornecimento.

O anúncio da troca das locomotivas foi feito pelo presidente da concessionária, Eduardo Parente, durante a apresentação do Estudo de Acessibilidade ao Porto de Santos, no início de fevereiro.

Com as novas máquinas, a MRS pretende aumentar suas operações nos próximos quatro anos, passando das atuais 8 milhões de toneladas por ano (subida e descida) para 25 a 28 milhões de toneladas por ano.

A concessionária conta com 11 locomotivas fabricadas pela Hitachi na década de 70, que funcionam em duplas.

A cremalheira é um sistema onde a tração da locomotiva é feita através de uma roda dentada colocada sob a locomotiva. Esta roda incide sobre um terceiro trilho, também dentado, colocado no centro da via.

A via da Serra do Mar é a mais inclinada do mundo destinada à carga, com rampa de 10% e extensão de 8 km.

E também um gargalo devido à capacidade limitada. O minério de ferro transportado para a Usiminas (antiga Cosipa), em Cubatão, representa a maior parte do volume transportado.

Para eliminar o gargalo, a MRS fez um estudo para a construção do Transportador de Correia de Longa Distância (TCLD), uma esteira que teria capacidade para transportar 1.650 toneladas por hora de minério, contra as 960 toneladas/hora que o sistema da cremalheira pode carregar. A esteira seria usada para o transporte de minério e a cremalheira seria liberada para transportar contêineres e outras cargas. Mas o projeto foi suspenso devido ao alto custo.

A cremalheira foi tema da reportagem de capa da Revista Ferroviária em agosto de 2007.

A Stadler é o principal fornecedor mundial de locomotivas de cremalheira, muito utilizadas nos Alpes para acesso a estações de esqui. A companhia tem unidades na Suiça, Alemanha, Polônia, Hungria e Argélia, com cerca de 2.400 funcionários.

Fonte: http://www.revistaferroviaria.com.br/in ... teria=9861
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg

Avatar do usuário

Autor do tópico
Vicente
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 2520
Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
Localização: São Bernardo do Campo

Re: [MRS] Hitachi (cremalheira - Paranapiacaba - Santos)

Mensagem não lida por Vicente » 24 Fev 2010, 21:21

^^
O mistério: como será a tração? Elétrica ou Diesel?
:UH:

Site do fabricante:
http://www.stadlerrail.com


Isaias
MEMBRO PLENO
Mensagens: 267
Registrado em: 17 Mai 2010, 21:30

Re: [MRS] Hitachi (cremalheira - Paranapiacaba - Santos)

Mensagem não lida por Isaias » 25 Mai 2010, 21:09

se não quiserem por que não as dão para a CPTM,elas poderiam tracionar trens de passageiros para sorocaba ou santos ou servirem como trens de manuntenção.

Avatar do usuário

VHarlamov
MEMBRO FREQUENTE
Mensagens: 130
Registrado em: 29 Mar 2009, 12:14
Localização: ↕DEO <-> ↕BUT (em breve?)

Re: [MRS] Hitachi (cremalheira - Paranapiacaba - Santos)

Mensagem não lida por VHarlamov » 25 Mai 2010, 21:22

Elas são específicas para tracionar trens na cremalheira, ou seja: potentes (e muito barulhentas) e pouco velozes, provavelmente. Então, não daria muito certo utilizá-las para trens de passageiros; talvez como locos de serviço - rebocadoras etc.
Imagem


Isaias
MEMBRO PLENO
Mensagens: 267
Registrado em: 17 Mai 2010, 21:30

Re: [MRS] Hitachi (cremalheira - Paranapiacaba - Santos)

Mensagem não lida por Isaias » 25 Mai 2010, 21:27

VHarlamov escreveu:Elas são específicas para tracionar trens na cremalheira, ou seja: potentes (e muito barulhentas) e pouco velozes, provavelmente. Então, não daria muito certo utilizá-las para trens de passageiros; talvez como locos de serviço - rebocadoras etc.
se não me engano algumas locomotivas da MRS faziam muito barulho e colocaram ''orelhas'' para diminuir o barulho poderiam fazer isso nessa elétricas.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “TRANSPORTE - CARGA”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante