BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
[E.F. Leopoldina - Linha do Cantagalo] Estação Monnerat
Moderador: Caco
[E.F. Leopoldina - Linha do Cantagalo] Estação Monnerat
Nome: Monnerat
Inauguração: 1876
Desativação: 1964
Histórico de concessões e ferrovias: E.F. de Cantagallo (1876-1889), The Leopoldina Railway Company Ltd. (1889-1950), E.F. Leopoldina (1950-1957) e RFFSA (1957-1964)
Plataformas: 1
Uso atual: 7º CPA/11º BPM de PMERJ, Correios, parada de ônibus intermunicipais e restaurante
Monnerat foi a última estação da antiga Linha do Cantagalo que eu percorri nesse dia. O belíssimo local, 2º Distrito de Duas Barras (RJ), parece que parou no tempo, devido a tranquilidade e quantidade de construções antigas preservadas. A antiga estação, felizmente, encontra-se em excelente estado de conservação e sofreu poucas descaracterizações. Após o fim da ferrovia, a mesma passou a servir como parada de ônibus intermunicipais, função que mantém até hoje.
Uma foto antiga
Bem, vamos as fotos:
1. Eu tentei reproduzir o ângulo da foto antiga
2. Lateral
3. A parte de trás está bem descaracterizada
4.
5. A outra lateral
6. Monnerat
7.
8.
9.
10. A frente da antiga estação
11.
12. Restaurante que funciona no local
13.
14.
15. Agência do Correios
16.
17. Sobre a antiga plataforma, sentido Cantagalo
18.
19.
20.
21. Passageiros não aguardam mais o trem, mas sim o ônibus
22. Detalhe da cobertura
23.
24.
25.
26. A antiga estação agora funciona como parada de ônibus intermunicipais
27.
28.
29. No lugar do trem, o ônibus
30. Essa construção não pertencia a ferrovia, mas foi construída seguindo as linhas da antiga estação
Bem, esse foi o fim do meu passeio pela antiga Linha do Cantagalo nesse dia. Em breve eu pretendo fotografar as demais estações de Nova Friburgo, a antiga estação de Cordeiro e descer a serra em busca de vestígios da antiga ferrovia entre Nova Friburgo e Cachoeiras de Macacu. Aguardem e espero que tenham gostado dessa primeira parte.
Inauguração: 1876
Desativação: 1964
Histórico de concessões e ferrovias: E.F. de Cantagallo (1876-1889), The Leopoldina Railway Company Ltd. (1889-1950), E.F. Leopoldina (1950-1957) e RFFSA (1957-1964)
Plataformas: 1
Uso atual: 7º CPA/11º BPM de PMERJ, Correios, parada de ônibus intermunicipais e restaurante
Monnerat foi a última estação da antiga Linha do Cantagalo que eu percorri nesse dia. O belíssimo local, 2º Distrito de Duas Barras (RJ), parece que parou no tempo, devido a tranquilidade e quantidade de construções antigas preservadas. A antiga estação, felizmente, encontra-se em excelente estado de conservação e sofreu poucas descaracterizações. Após o fim da ferrovia, a mesma passou a servir como parada de ônibus intermunicipais, função que mantém até hoje.
Uma foto antiga
Bem, vamos as fotos:
1. Eu tentei reproduzir o ângulo da foto antiga
2. Lateral
3. A parte de trás está bem descaracterizada
4.
5. A outra lateral
6. Monnerat
7.
8.
9.
10. A frente da antiga estação
11.
12. Restaurante que funciona no local
13.
14.
15. Agência do Correios
16.
17. Sobre a antiga plataforma, sentido Cantagalo
18.
19.
20.
21. Passageiros não aguardam mais o trem, mas sim o ônibus
22. Detalhe da cobertura
23.
24.
25.
26. A antiga estação agora funciona como parada de ônibus intermunicipais
27.
28.
29. No lugar do trem, o ônibus
30. Essa construção não pertencia a ferrovia, mas foi construída seguindo as linhas da antiga estação
Bem, esse foi o fim do meu passeio pela antiga Linha do Cantagalo nesse dia. Em breve eu pretendo fotografar as demais estações de Nova Friburgo, a antiga estação de Cordeiro e descer a serra em busca de vestígios da antiga ferrovia entre Nova Friburgo e Cachoeiras de Macacu. Aguardem e espero que tenham gostado dessa primeira parte.
Re: [E.F. Leopoldina - Linha do Cantagalo] Estação Monnerat
Belas fotos!
"Engenho de Dentro... Quem não saltar agora só em Realengo"
-
- MODERADOR RJ
- Mensagens: 2057
- Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
- Localização: Rio de Janeiro,RJ.
Re: [E.F. Leopoldina - Linha do Cantagalo] Estação Monnerat
Tristes ironias do destino: O que era uma estação ferroviária agora funciona como ponto final de onibus da empresa 1001
O amor nos conecta...
Droga, estou offline!
Droga, estou offline!
-
- COORDENADOR
- Mensagens: 2508
- Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
- Localização: Rio de Janeiro/RJ
Re: [E.F. Leopoldina - Linha do Cantagalo] Estação Monnerat
É, mas diante de cada estação caindo aos pedaços que eu já vi por ai, pelo menos Monnerat é um excelente exemplo de como usar estações desativadas em favor do povo e preservando a sua história.
É a mesma coisa que eu falei sobre a Estação Bom Jardim... Olha só, essa estação é terminal de ônibus, bar, posto da PM... E isso tudo em um prédio histórico e bem conservado. Acho isso excelente... Melhor que isso só se a estação ainda funcionasse hehehehe...
Vinicius, milhões de parabéns por mais essa série que você trouxe a nós, as fotos ficaram ótimas. Não é sempre que temos a oportunidade de conhecer sobre estações da Leopoldina, ainda mais estas, fora da Linha do Litoral.
Não esqueça de escolher as fotos pra eu fazer os thumbnails.
app app app app app
É a mesma coisa que eu falei sobre a Estação Bom Jardim... Olha só, essa estação é terminal de ônibus, bar, posto da PM... E isso tudo em um prédio histórico e bem conservado. Acho isso excelente... Melhor que isso só se a estação ainda funcionasse hehehehe...
Vinicius, milhões de parabéns por mais essa série que você trouxe a nós, as fotos ficaram ótimas. Não é sempre que temos a oportunidade de conhecer sobre estações da Leopoldina, ainda mais estas, fora da Linha do Litoral.
Não esqueça de escolher as fotos pra eu fazer os thumbnails.
app app app app app
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.
-
- MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
- Mensagens: 1018
- Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: [E.F. Leopoldina - Linha do Cantagalo] Estação Monnerat
Que lugar aprazível !
Estou precisando dar uma sossegada em um lugar desses ...
Chega de
Mais uma vez, ótimas fotos ! Parabéns, cara !
Estou precisando dar uma sossegada em um lugar desses ...
Chega de
Mais uma vez, ótimas fotos ! Parabéns, cara !
Re: [E.F. Leopoldina - Linha do Cantagalo] Estação Monnerat
Muito obrigado Nina e Dado.
Muito obrigado também Renan. Sempre foi um sonho meu percorrer a Linha do Cantagalo e finalmente eu consegui dar início a esse projeto. Minha meta é registrar todas as estações da antiga linha, o que vai demorar um tempo, mas um dia conseguirei, rs. Pelo menos até o final do ano, eu pretendo registrar todas as estações do trecho entre Porto das Caixas e Euclidelândia, pegando também o Ramal de Macuco e quem sabe algumas estações do Ramal de Sumidoro. Vamos ver.Renanfsouza escreveu:Vinicius, milhões de parabéns por mais essa série que você trouxe a nós, as fotos ficaram ótimas. Não é sempre que temos a oportunidade de conhecer sobre estações da Leopoldina, ainda mais estas, fora da Linha do Litoral.
Não esqueça de escolher as fotos pra eu fazer os thumbnails.
app app app app app
-
- MEMBRO PLENO 2.0
- Mensagens: 822
- Registrado em: 02 Jan 2009, 11:50
- Localização: Rio de Janeiro, RJ
Re: [E.F. Leopoldina - Linha do Cantagalo] Estação Monnerat
E m, um dos seminários sobre preservação ferroviária, um dos palestrantes citou uma possibilidade das prefeituras locais ficarem com o patrimônio imobiliário (estações e afins) como ressarcimento de dívidas da extinta RFFSA com o IPTU local, desde que estes novos donos preservassem e restaurassem o imóvel.
A grande maioria tem optado por centros culturais ou museus locais e/ou ferroviários mas, o aproveitamento com uso de repartições como correios na foto (embora ache que os letreiros novos deveriam ser pendurados e não aplicados sobre as paredes, e muito menos pintados) já é um bom começo. O fim da picada fica por conta da ironia.
A grande maioria tem optado por centros culturais ou museus locais e/ou ferroviários mas, o aproveitamento com uso de repartições como correios na foto (embora ache que os letreiros novos deveriam ser pendurados e não aplicados sobre as paredes, e muito menos pintados) já é um bom começo. O fim da picada fica por conta da ironia.
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante