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[E.F. Leopoldina - Linha do Cantagalo] Estação Riograndina
Moderador: Caco
[E.F. Leopoldina - Linha do Cantagalo] Estação Riograndina
Nome: Riograndina
Inauguração: 1876
Desativação: 1964
Histórico de concessões e ferrovias: E.F. de Cantagallo (1876-1889), The Leopoldina Railway Company Ltd. (1889-1950), E.F. Leopoldina (1950-1957) e RFFSA (1957-1964)
Plataformas: 1
Uso atual: residência
No dia 27 de junho desse ano, eu fui conhecer a antiga estação de Riograndina, última estação da Linha do Cantagalo dentro do município de Nova Friburgo (RJ). Riograndina é o 2º distrito da cidade, um local pacato e que guarda muitas das características da época da ferrovia, apesar de já possuir alguns problemas atuais, como, por exemplo, o crescimento desordenado. Eu tinha muita curiosidade de conhecer essa estação, mas esperava encontrar algo nada animador, já que todas as fotos que existem da mesma a mostram caindo aos pedaços. Felizmente, o que eu encontrei foi o oposto: um conjunto ferroviário do século XIX completamente preservado e bem conservado, uma grata surpresa. Apesar de estar nublado e chovendo, foi um dia bastante agradável, pois aprendi com vários moradores do local, especialmente com o senhor Josiel, muitas histórias da velha Leopoldina. Eu tirei muitas fotos do local, por isso o thread está um pouco pesado, mas vale a pena conferir. Ah, todo o conjunto ferroviário da antiga estação de Riograndina foi tombado provisóriamente pelo Governo do Estado em 1988:
"São quatro imóveis do século XIX – a ponte ferroviária sobre o rio Grande, de estrutura treliçada de aço contraventada por três arcos (atualmente adaptada para uso rodoviário); a residência do administrador da antiga estação à margem da linha do trem e conectada à plataforma por uma varanda com balaustrada de madeira; a estação ferroviária com salão, bilheteria, dependências administrativas e a plataforma de embarque; e o depósito ferroviário, com porão semi-aberto, sustentado por poderosos pilares de pedra. O depósito está um tanto afastado da estação, dando de frente para a praça da igreja. O conjunto preservado representa magnificamente, em sua integridade visual, a origem ferroviária de muitas localidades do interior fluminense." [/]Fonte[/b]: Inepac.
Bem, vamos as fotos:
Residência do administrador
1. A bela residência
2.
3. Sobre a antiga plataforma
4.
5.
6.
7.
8. Ao fundo, o depósito ferroviário
9.
10.
11.
12. Detalhe da cobertura
13. O belo piso da antiga plataforma
14.
15.
16.
17. A antiga casa do administrador passou por reformas recentemente e hoje no local funciona o Centro de Cultura e Artesanato de Riograndina
18.
19. Ela se encontra em um local bem interessante e possui várias lendas
20.
21.
22.
23.
24.
25. Dizem que no porão ficavam presos os escravos que iriam embarcar nos trens
26. Fundos
27.
28.
Estação
29. Ela se encontra em bom estado de conservação
30.
31. Eu acho que trilhos sustentam a cobertura
32. Uma pena que estão levantando uma construção ao lado da mesma
33. Uma antiga placa de patrimônio da RFFSA
34.
35. O piso da plataforma não é o original
36.
37.
38.
39. Ao fundo, a ponte ferroviária
40.
41.
42. A antiga estação continua como residência.
43. Fundos
44.
Ponte ferroviária
45. A bela ponte
46.
47. Apesar de estar intacta, a mesma está precisando passar por uma reforma
48.
49.
50.
51. Atualmente, ela foi adaptada para uso rodoviário
52. Um pedaço de trilho perdido
53. Base
54. Todo o conjunto ferroviário em uma única foto
55.
56.
57.
58.
Galpão
59. Atualmente, o mesmo se encontra fechado, mas durante anos ele foi utilizado nos bailes de carnaval da região
60.
61. Fundos do antigo galpão
62. A estreita plataforma
63.
64.
65.
66. A base da antiga plataforma é bem antiga
67.
68. A frente do antigo galpão
69. Eu acredito que o nome Riograndina ficava escrito aqui
70.
71.
72.
73.
74.
75. A linha do trem seguia por essa calçada
76. De acordo com os moradores locais, essa casa também pertencia a Leopoldina
77. Eles só não souberam explicar o que funcionava nela
78. O trem seguia por essa rua em direção ao centro de Nova Friburgo
79. Mais uma da casa da Leopoldina
80. O senhor Josiel que me ajudou a encontrar a estação e me contou várias histórias sobre a Leopoldina. Um muito obrigado a ele.
No dia seguinte, eu fui conhecer as três estações da Linha do Cantagalo que se localizam após Riograndina: Banquete, Bom Jardim e Monnerat. Eu espero que tenham gostado.
Inauguração: 1876
Desativação: 1964
Histórico de concessões e ferrovias: E.F. de Cantagallo (1876-1889), The Leopoldina Railway Company Ltd. (1889-1950), E.F. Leopoldina (1950-1957) e RFFSA (1957-1964)
Plataformas: 1
Uso atual: residência
No dia 27 de junho desse ano, eu fui conhecer a antiga estação de Riograndina, última estação da Linha do Cantagalo dentro do município de Nova Friburgo (RJ). Riograndina é o 2º distrito da cidade, um local pacato e que guarda muitas das características da época da ferrovia, apesar de já possuir alguns problemas atuais, como, por exemplo, o crescimento desordenado. Eu tinha muita curiosidade de conhecer essa estação, mas esperava encontrar algo nada animador, já que todas as fotos que existem da mesma a mostram caindo aos pedaços. Felizmente, o que eu encontrei foi o oposto: um conjunto ferroviário do século XIX completamente preservado e bem conservado, uma grata surpresa. Apesar de estar nublado e chovendo, foi um dia bastante agradável, pois aprendi com vários moradores do local, especialmente com o senhor Josiel, muitas histórias da velha Leopoldina. Eu tirei muitas fotos do local, por isso o thread está um pouco pesado, mas vale a pena conferir. Ah, todo o conjunto ferroviário da antiga estação de Riograndina foi tombado provisóriamente pelo Governo do Estado em 1988:
"São quatro imóveis do século XIX – a ponte ferroviária sobre o rio Grande, de estrutura treliçada de aço contraventada por três arcos (atualmente adaptada para uso rodoviário); a residência do administrador da antiga estação à margem da linha do trem e conectada à plataforma por uma varanda com balaustrada de madeira; a estação ferroviária com salão, bilheteria, dependências administrativas e a plataforma de embarque; e o depósito ferroviário, com porão semi-aberto, sustentado por poderosos pilares de pedra. O depósito está um tanto afastado da estação, dando de frente para a praça da igreja. O conjunto preservado representa magnificamente, em sua integridade visual, a origem ferroviária de muitas localidades do interior fluminense." [/]Fonte[/b]: Inepac.
Bem, vamos as fotos:
Residência do administrador
1. A bela residência
2.
3. Sobre a antiga plataforma
4.
5.
6.
7.
8. Ao fundo, o depósito ferroviário
9.
10.
11.
12. Detalhe da cobertura
13. O belo piso da antiga plataforma
14.
15.
16.
17. A antiga casa do administrador passou por reformas recentemente e hoje no local funciona o Centro de Cultura e Artesanato de Riograndina
18.
19. Ela se encontra em um local bem interessante e possui várias lendas
20.
21.
22.
23.
24.
25. Dizem que no porão ficavam presos os escravos que iriam embarcar nos trens
26. Fundos
27.
28.
Estação
29. Ela se encontra em bom estado de conservação
30.
31. Eu acho que trilhos sustentam a cobertura
32. Uma pena que estão levantando uma construção ao lado da mesma
33. Uma antiga placa de patrimônio da RFFSA
34.
35. O piso da plataforma não é o original
36.
37.
38.
39. Ao fundo, a ponte ferroviária
40.
41.
42. A antiga estação continua como residência.
43. Fundos
44.
Ponte ferroviária
45. A bela ponte
46.
47. Apesar de estar intacta, a mesma está precisando passar por uma reforma
48.
49.
50.
51. Atualmente, ela foi adaptada para uso rodoviário
52. Um pedaço de trilho perdido
53. Base
54. Todo o conjunto ferroviário em uma única foto
55.
56.
57.
58.
Galpão
59. Atualmente, o mesmo se encontra fechado, mas durante anos ele foi utilizado nos bailes de carnaval da região
60.
61. Fundos do antigo galpão
62. A estreita plataforma
63.
64.
65.
66. A base da antiga plataforma é bem antiga
67.
68. A frente do antigo galpão
69. Eu acredito que o nome Riograndina ficava escrito aqui
70.
71.
72.
73.
74.
75. A linha do trem seguia por essa calçada
76. De acordo com os moradores locais, essa casa também pertencia a Leopoldina
77. Eles só não souberam explicar o que funcionava nela
78. O trem seguia por essa rua em direção ao centro de Nova Friburgo
79. Mais uma da casa da Leopoldina
80. O senhor Josiel que me ajudou a encontrar a estação e me contou várias histórias sobre a Leopoldina. Um muito obrigado a ele.
No dia seguinte, eu fui conhecer as três estações da Linha do Cantagalo que se localizam após Riograndina: Banquete, Bom Jardim e Monnerat. Eu espero que tenham gostado.
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Re: [E.F. Leopoldina - Linha do Cantagalo] Estação Riograndina
Esse é o típico thread que eu verei e reverei umas 1000x sem enjoar!
Tinham que pegar os vagabundos que picharam o galpão e prender embaixo da casa, onde ficavam os escravos
Que lugar lindo e bucólico... Dá vontade de ficar sentado o dia inteiro fumando um cigarro e conversando sobre a ferrovia com os mais velhos. Eu nunca fui a Nova Frigurgo.
Realmente a estrutura que sustenta a cobertura da plataforma parece feita de trilhos sim. A estação está em excelente estado de conservação mas acho que o que eu mais gostei desse thread foi da ponte...
Cara, sem palavras... app app app app app
Tinham que pegar os vagabundos que picharam o galpão e prender embaixo da casa, onde ficavam os escravos
Que lugar lindo e bucólico... Dá vontade de ficar sentado o dia inteiro fumando um cigarro e conversando sobre a ferrovia com os mais velhos. Eu nunca fui a Nova Frigurgo.
Realmente a estrutura que sustenta a cobertura da plataforma parece feita de trilhos sim. A estação está em excelente estado de conservação mas acho que o que eu mais gostei desse thread foi da ponte...
Cara, sem palavras... app app app app app
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.
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Re: [E.F. Leopoldina - Linha do Cantagalo] Estação Riograndina
Nada a declarar !
Tudo a se apreciar e fotos a se elogiar ! SHOW DE BOLA !
Tudo a se apreciar e fotos a se elogiar ! SHOW DE BOLA !
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Re: [E.F. Leopoldina - Linha do Cantagalo] Estação Riograndina
Curioso ... aquele chevettinho estacionado ao lado do prédio da Leopoldina deu um toque bucólico a mais na paisagem ... a impressão que se dá é que estamos viajando no tempo !
Só faltou um trenzinho e os trilhos pra completar o cenário ...
Repetindo: belíssimas fotos ! Parabéns !
app
Só faltou um trenzinho e os trilhos pra completar o cenário ...
Repetindo: belíssimas fotos ! Parabéns !
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Re: [E.F. Leopoldina - Linha do Cantagalo] Estação Riograndina
Que nojo, tem asfalto do lado da plataforma!
E tem carro passando na fonte!
No mais, excelente cobertura.
E tem carro passando na fonte!
No mais, excelente cobertura.
Re: [E.F. Leopoldina - Linha do Cantagalo] Estação Riograndina
Eu também achei horrível esse asfalto. Poderiam ter mantido os paralelepípedos como no restante do bairro. Ah, e muito obrigado.
Renan, muito obrigado também e quando vier a Friburgo, não deixe de me avisar. Farei um tour ferroviário com você pela cidade.
Dado, muito obrigado. Concordo com você: o que falta para completar esse cenário bucólico é a volta dos trilhos e do trem. Prometeram tantas vezes transformar a antiga estação de Riograndina em um museu ferroviário e até mesmo a prefeitura de Friburgo adquiriu uma antiga locomotiva e dois carros de madeira da RFFSA (que acabaram apodrecendo e posteriormente foram queimados) para instalar um trem turístico na cidade a partir dessa estação, mas, para variar, não foi para frente como as demais iniciativas. Lamentável.
Re: [E.F. Leopoldina - Linha do Cantagalo] Estação Riograndina
Adorei as fotos e o local. Fiquei apaixonada pela ponte ferroviaria. Linda!
"Engenho de Dentro... Quem não saltar agora só em Realengo"
Re: [E.F. Leopoldina - Linha do Cantagalo] Estação Riograndina
Muito obrigado Nina. A ponte é mesmo linda.
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Re: [E.F. Leopoldina - Linha do Cantagalo] Estação Riograndina
Aliás, esta ponte é típica da EF Cantagalo ... tem uma na saída de Porto das Caixas no mesmo estilo ...
Re: [E.F. Leopoldina - Linha do Cantagalo] Estação Riograndina
Aproveitando Dado, como eu faço para chegar a Porto das Caixas? Essa ponte fica perto da antiga estação?
Re: [E.F. Leopoldina - Linha do Cantagalo] Estação Riograndina
De acordo com o Estações Ferroviárias e um amigo meu, Porto das Caixas não existe mais. Fica no município de Itaborai. Eu tenho uma imagem de jornal quando ela ainda existia na década de 50. Quem quiser me fale
"Engenho de Dentro... Quem não saltar agora só em Realengo"
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Re: [E.F. Leopoldina - Linha do Cantagalo] Estação Riograndina
Em abril deste ano, alguns amigos meus e alguns membros da AFPF foram a um evento comemorativo referente aos 150 anos de inauguração da EF Cantagalo e do túnel, que foi construído próximo a Porto das Caixas. Houve uma missa, antes os pesquisadores andaram até Visconde de Itaboraí, e depois da missa caminharam pelo antigo leito em direção a serra, terminando a caminhada na antiga ponte, que só está intacta por estar isolada dentro de uma fazenda e cercada de mato. É um pouco distante, alguns quilômetros ... vou tentar postar umas fotos aqui depois. Eu não pude ir, infelizmente ...
Re: [E.F. Leopoldina - Linha do Cantagalo] Estação Riograndina
Eu já vi Visconde de Itaborai ao longe quando fui ao Bairro Amaral com o pessoal da faculdade. E lá conheci a Parada Amaral. Não era em Porto das Caixas que tinha uma ligação para Magé?
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Re: [E.F. Leopoldina - Linha do Cantagalo] Estação Riograndina
Eu acho interessante ir a Itaboraí qualquer dia para fotografarmos a velha estação, e de quebra, com sorte, também veremos algo da FCA por lá.
Mas a minha sugestão é ir a pé de Alcântara para fecharmos o Ramal de Itaboraí. Só teremos que pular a Estação Jardim Catarina, que é extremamente perigoso.
E Nina, acho que a ligação para Magé era em Itaboraí, não em Porto das Caixas.
Mas a minha sugestão é ir a pé de Alcântara para fecharmos o Ramal de Itaboraí. Só teremos que pular a Estação Jardim Catarina, que é extremamente perigoso.
E Nina, acho que a ligação para Magé era em Itaboraí, não em Porto das Caixas.
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.
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Re: [E.F. Leopoldina - Linha do Cantagalo] Estação Riograndina
Em Visconde de Itaboraí ainda tem muitos vagões e máquinas, abandonados no pátio !
Além disso, alguns de meus amigos entraram em uma casa pertencente à estação, que estava com a porta arrombada, e encontraram inúmeros documentos originais da ferrovia ! Infelizmente, todos estavam tomados por cupins e traças ...
Estou devendo as fotos da região ... é que lá em casa está sem internet e aqui no serviço quase não tenho tempo para entrar ...
Além disso, alguns de meus amigos entraram em uma casa pertencente à estação, que estava com a porta arrombada, e encontraram inúmeros documentos originais da ferrovia ! Infelizmente, todos estavam tomados por cupins e traças ...
Estou devendo as fotos da região ... é que lá em casa está sem internet e aqui no serviço quase não tenho tempo para entrar ...
Re: [E.F. Leopoldina - Linha do Cantagalo] Estação Riograndina
Os seus amigos pegaram esses documentos ou os deixaram lá? Eu estou querendo muito ir a Itaboraí, já que parece que o Governo do Estado está querendo vender o material rodante que se encontra lá. Quero registrar esses carros e vagões antes que desapareçam para sempre.
E quando puder, poste as fotos. Obrigado.
Oi Nina. Realmente, a estação de Porto das Caixas não existe mais, mas parece que ainda há uma casa de turma no local, o túnel ferroviário (que é um dos primeiros do Brasil) e a tal ponte de ferro. Estou querendo ir lá para adicionar mais uma estação a minha série da Cantagalo, já que tecnicamente a linha começava em Porto das Caixas.Nina escreveu:De acordo com o Estações Ferroviárias e um amigo meu, Porto das Caixas não existe mais. Fica no município de Itaborai. Eu tenho uma imagem de jornal quando ela ainda existia na década de 50. Quem quiser me fale
E se puder postar essa imagem, eu agradeceria muito.
Nina, a ligação de Magé é depois de Itaboraí. Em Porto das Caixas ficava o entroncamento para a Linha do Cantagalo.Nina escreveu:Eu já vi Visconde de Itaborai ao longe quando fui ao Bairro Amaral com o pessoal da faculdade. E lá conheci a Parada Amaral. Não era em Porto das Caixas que tinha uma ligação para Magé?
Poxa, que interessante. Se eu soubesse desse evento, teria ido. Mas Dado, você sabe quais linhas de ônibus que passam em Porto das Caixas, a partir de Itaboraí? Os seus amigos encontraram algum problema para tirar fotos dessa ponte, já que a mesma se encontra dentro de uma fazenda?DadoDJ escreveu:Em abril deste ano, alguns amigos meus e alguns membros da AFPF foram a um evento comemorativo referente aos 150 anos de inauguração da EF Cantagalo e do túnel, que foi construído próximo a Porto das Caixas. Houve uma missa, antes os pesquisadores andaram até Visconde de Itaboraí, e depois da missa caminharam pelo antigo leito em direção a serra, terminando a caminhada na antiga ponte, que só está intacta por estar isolada dentro de uma fazenda e cercada de mato. É um pouco distante, alguns quilômetros ... vou tentar postar umas fotos aqui depois. Eu não pude ir, infelizmente ...
Renan, lá no thread do encontro em Guia de Pacobaíba, eu dei uma outra sugestão. Vê o que você acha.Renanfsouza escreveu:Eu acho interessante ir a Itaboraí qualquer dia para fotografarmos a velha estação, e de quebra, com sorte, também veremos algo da FCA por lá.
Mas a minha sugestão é ir a pé de Alcântara para fecharmos o Ramal de Itaboraí. Só teremos que pular a Estação Jardim Catarina, que é extremamente perigoso.
E Nina, acho que a ligação para Magé era em Itaboraí, não em Porto das Caixas.
Aliás, Nina, Dado e todos que tiverem interesse, estamos planejando um novo encontro. Depois vocês dêem uma passada lá no sub dos encontros.
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Re: [E.F. Leopoldina - Linha do Cantagalo] Estação Riograndina
Dicas de como chegar a Visconde de Itaboraí e Porto das Caixas (dicas passadas no Orkut, por Cleiton Pieruccini, colaborador do site "Estações Ferroviárias"):
você pode pegar a linha V. das pedras-Pça XV e descer na praça Alarico Antunes (praça das Casas Bahia) no centro de Itaboraí. Dali você tem que pegar a linha Itambi-Visconde. Daí pra frente é só deixar o ônibus andar (e vai andar muito).
Trajeto alternativo (pois não sei se consertaram a Ponte de Porto das caixas, destruída na ultima enchente): o mesmo ônibus ou a linha Manilha-Pça XV, desça em Manilha e pegar a linha Itaboraí-Alcântara (via Porto das Caixas). E deixa andar também. Se já consertaram a ponte, o ônibus passará em frente a Igreja de Porto das Caixas. Caso contrário, você vai ter que andar um bom pedaço pela linha de trem, pois o ônibus só irá até Visconde.
Situação da estação e arredores, segundo o próprio Cleiton Pierrucini:
A estação de Porto das Caixas foi pro chão em 1980. Mas ainda existem a caixa d'agua, a casa do chefe da estação e o velho túnel ferroviário, que atualmente está encoberto pelo mato e desabando aos poucos. Tanto que existem imóveis e uma parte da rua condenados sobre ele.
quanto a Visconde, não creio que tenha existido nada ali antes de 1927. Este é o ano da inauguração do contorno da baía de Guanabara, o que justificava a construção dessa estação ali. Porto das caixas já vinha perdendo a importância operacional muitos anos antes disso. De acordo com várias fontes, quando prolongaram a linha até Vila Nova (Itambi), a estação sofreu o seu primeiro baque, isso em 1866! O ponto terminal foi transferido pra lá pelo motivo de existir um porto em melhores condições naquela localidade e que satisfazia até então os interesses dos diretores da companhia. Com a inauguração da linha até Niterói, em 1874, outro baque. A estação tornou-se mero entrocamento entre as duas linhas. quando Visconde surgiu, trens como o Cacique nem faziam paradas em Porto das Caixas. Visconde era a principal estação. Ou seja mais um baque. No filme do Paulo César Saraceni, que citei em outro tópico, a estação de Porto das Caixas já estava no "osso".
Com o fim dos trilhos para a serra, a estação podia até ter perdido sua importância operacional, mas histórica, jamais! Demolir aquela estação é um tipo de burrice que só acontece em países como o nosso. Do mesmo modo demoliram a de Cachoeiras, a de Japuíba e a de Sambaetiba, sempre atendendo interesses políticos mesquinhos. A única estação ainda de pé nesse trecho mais antigo da ferrovia é a de Papucaia. Isso enquanto alguém não diz que ela esta atrapalhando o "progresso"...
você pode pegar a linha V. das pedras-Pça XV e descer na praça Alarico Antunes (praça das Casas Bahia) no centro de Itaboraí. Dali você tem que pegar a linha Itambi-Visconde. Daí pra frente é só deixar o ônibus andar (e vai andar muito).
Trajeto alternativo (pois não sei se consertaram a Ponte de Porto das caixas, destruída na ultima enchente): o mesmo ônibus ou a linha Manilha-Pça XV, desça em Manilha e pegar a linha Itaboraí-Alcântara (via Porto das Caixas). E deixa andar também. Se já consertaram a ponte, o ônibus passará em frente a Igreja de Porto das Caixas. Caso contrário, você vai ter que andar um bom pedaço pela linha de trem, pois o ônibus só irá até Visconde.
Situação da estação e arredores, segundo o próprio Cleiton Pierrucini:
A estação de Porto das Caixas foi pro chão em 1980. Mas ainda existem a caixa d'agua, a casa do chefe da estação e o velho túnel ferroviário, que atualmente está encoberto pelo mato e desabando aos poucos. Tanto que existem imóveis e uma parte da rua condenados sobre ele.
quanto a Visconde, não creio que tenha existido nada ali antes de 1927. Este é o ano da inauguração do contorno da baía de Guanabara, o que justificava a construção dessa estação ali. Porto das caixas já vinha perdendo a importância operacional muitos anos antes disso. De acordo com várias fontes, quando prolongaram a linha até Vila Nova (Itambi), a estação sofreu o seu primeiro baque, isso em 1866! O ponto terminal foi transferido pra lá pelo motivo de existir um porto em melhores condições naquela localidade e que satisfazia até então os interesses dos diretores da companhia. Com a inauguração da linha até Niterói, em 1874, outro baque. A estação tornou-se mero entrocamento entre as duas linhas. quando Visconde surgiu, trens como o Cacique nem faziam paradas em Porto das Caixas. Visconde era a principal estação. Ou seja mais um baque. No filme do Paulo César Saraceni, que citei em outro tópico, a estação de Porto das Caixas já estava no "osso".
Com o fim dos trilhos para a serra, a estação podia até ter perdido sua importância operacional, mas histórica, jamais! Demolir aquela estação é um tipo de burrice que só acontece em países como o nosso. Do mesmo modo demoliram a de Cachoeiras, a de Japuíba e a de Sambaetiba, sempre atendendo interesses políticos mesquinhos. A única estação ainda de pé nesse trecho mais antigo da ferrovia é a de Papucaia. Isso enquanto alguém não diz que ela esta atrapalhando o "progresso"...
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Re: [E.F. Leopoldina - Linha do Cantagalo] Estação Riograndina
Fotos:
Da esquerda para a direita: Edson Vander, Fabio, Rogério e Cleiton.
Estado atual do primeiro túnel ferroviário brasileiro, de 1859 !
Todas as fotos feitas por Cleiton Pierruccini
Da esquerda para a direita: Edson Vander, Fabio, Rogério e Cleiton.
Estado atual do primeiro túnel ferroviário brasileiro, de 1859 !
Todas as fotos feitas por Cleiton Pierruccini
Re: [E.F. Leopoldina - Linha do Cantagalo] Estação Riograndina
Impressionante o estado do túnel. Ele está tão aterrado, que mas parece uma ponte (nunca vi nada igual). E eu não sabia que ele é o primeiro túnel ferroviário do Brasil, mais um excelente motivo para visitar Porto das Caixas. A ponte também parece ser bem interessante, mas estou receoso de conhecê-la, já que a mesma se encontra dentro de uma propriedade.
E obrigado pelas outras informações e fotos Dado.
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Re: [E.F. Leopoldina - Linha do Cantagalo] Estação Riograndina
Valeu Vinicius !
Só pra complementar
1-não sei o nome do cachorro que figura na foto da ponte.
2-Em relação aos documentos que se encontravam em Visconde de Itaboraí, acho que foram todos removidos na ocasião, os que davam pra recuperar, claro ...
Só pra complementar
1-não sei o nome do cachorro que figura na foto da ponte.
2-Em relação aos documentos que se encontravam em Visconde de Itaboraí, acho que foram todos removidos na ocasião, os que davam pra recuperar, claro ...
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