Inauguração: 1876
Desativação: 1964
Histórico de concessões e ferrovias: E.F. de Cantagallo (1876-1889), The Leopoldina Railway Company Ltd. (1889-1950), E.F. Leopoldina (1950-1957) e RFFSA (1957-1964)
Plataformas: 1
Uso atual: residência
No dia 27 de junho desse ano, eu fui conhecer a antiga estação de Riograndina, última estação da Linha do Cantagalo dentro do município de Nova Friburgo (RJ). Riograndina é o 2º distrito da cidade, um local pacato e que guarda muitas das características da época da ferrovia, apesar de já possuir alguns problemas atuais, como, por exemplo, o crescimento desordenado. Eu tinha muita curiosidade de conhecer essa estação, mas esperava encontrar algo nada animador, já que todas as fotos que existem da mesma a mostram caindo aos pedaços. Felizmente, o que eu encontrei foi o oposto: um conjunto ferroviário do século XIX completamente preservado e bem conservado, uma grata surpresa. Apesar de estar nublado e chovendo, foi um dia bastante agradável, pois aprendi com vários moradores do local, especialmente com o senhor Josiel, muitas histórias da velha Leopoldina. Eu tirei muitas fotos do local, por isso o thread está um pouco pesado, mas vale a pena conferir. Ah, todo o conjunto ferroviário da antiga estação de Riograndina foi tombado provisóriamente pelo Governo do Estado em 1988:
"São quatro imóveis do século XIX – a ponte ferroviária sobre o rio Grande, de estrutura treliçada de aço contraventada por três arcos (atualmente adaptada para uso rodoviário); a residência do administrador da antiga estação à margem da linha do trem e conectada à plataforma por uma varanda com balaustrada de madeira; a estação ferroviária com salão, bilheteria, dependências administrativas e a plataforma de embarque; e o depósito ferroviário, com porão semi-aberto, sustentado por poderosos pilares de pedra. O depósito está um tanto afastado da estação, dando de frente para a praça da igreja. O conjunto preservado representa magnificamente, em sua integridade visual, a origem ferroviária de muitas localidades do interior fluminense." [/]Fonte[/b]: Inepac.
Bem, vamos as fotos:
Residência do administrador
1. A bela residência
![Imagem](http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/10-37.jpg)
2.
![Imagem](http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/11-31.jpg)
3. Sobre a antiga plataforma
![Imagem](http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/12-31.jpg)
4.
![Imagem](http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/13-24.jpg)
5.
![Imagem](http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/14-25.jpg)
6.
![Imagem](http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/15-25.jpg)
7.
![Imagem](http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/16-22.jpg)
8. Ao fundo, o depósito ferroviário
![Imagem](http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/17-22.jpg)
9.
![Imagem](http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/18-21.jpg)
10.
![Imagem](http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/19-19.jpg)
11.
![Imagem](http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/20-20.jpg)
12. Detalhe da cobertura
![Imagem](http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/21-20.jpg)
13. O belo piso da antiga plataforma
![Imagem](http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/22-18.jpg)
14.
![Imagem](http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/23-17.jpg)
15.
![Imagem](http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/24-16.jpg)
16.
![Imagem](http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/50-5.jpg)
17. A antiga casa do administrador passou por reformas recentemente e hoje no local funciona o Centro de Cultura e Artesanato de Riograndina
![Imagem](http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/52-5.jpg)
18.
![Imagem](http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/53-6.jpg)
19. Ela se encontra em um local bem interessante e possui várias lendas
![Imagem](http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/61-2.jpg)
20.
![Imagem](http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/62-2.jpg)
21.
![Imagem](http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/64-2.jpg)
22.
![Imagem](http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/65-3.jpg)
23.
![Imagem](http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/66-2.jpg)
24.
![Imagem](http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/67-2.jpg)
25. Dizem que no porão ficavam presos os escravos que iriam embarcar nos trens
![Imagem](http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/68-2.jpg)
26. Fundos
![Imagem](http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/69-1.jpg)
27.
![Imagem](http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/70-1.jpg)
28.
![Imagem](http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/73-1.jpg)
Estação
29. Ela se encontra em bom estado de conservação
![Imagem](http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/41-6.jpg)
30.
![Imagem](http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/25-14.jpg)
31. Eu acho que trilhos sustentam a cobertura
![Imagem](http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/27-10.jpg)
32. Uma pena que estão levantando uma construção ao lado da mesma
![Imagem](http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/40-6.jpg)
33. Uma antiga placa de patrimônio da RFFSA
![Imagem](http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/42-5.jpg)
34.
![Imagem](http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/43-4.jpg)
35. O piso da plataforma não é o original
![Imagem](http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/26-13.jpg)
36.
![Imagem](http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/44-3.jpg)
37.
![Imagem](http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/45-5.jpg)
38.
![Imagem](http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/46-4.jpg)
39. Ao fundo, a ponte ferroviária
![Imagem](http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/47-4.jpg)
40.
![Imagem](http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/48-4.jpg)
41.
![Imagem](http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/49-4.jpg)
42. A antiga estação continua como residência.
![Imagem](http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/51-5.jpg)
43. Fundos
![Imagem](http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/71-1.jpg)
44.
![Imagem](http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/72-1.jpg)
Ponte ferroviária
45. A bela ponte
![Imagem](http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/28-12.jpg)
46.
![Imagem](http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/29-10.jpg)
47. Apesar de estar intacta, a mesma está precisando passar por uma reforma
![Imagem](http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/30-11.jpg)
48.
![Imagem](http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/31-9.jpg)
49.
![Imagem](http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/32-9.jpg)
50.
![Imagem](http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/33-9.jpg)
51. Atualmente, ela foi adaptada para uso rodoviário
![Imagem](http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/34-8.jpg)
52. Um pedaço de trilho perdido
![Imagem](http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/35-9.jpg)
53. Base
![Imagem](http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/37-6.jpg)
54. Todo o conjunto ferroviário em uma única foto
![Imagem](http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/38-6.jpg)
55.
![Imagem](http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/39-6.jpg)
56.
![Imagem](http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/36-8.jpg)
57.
![Imagem](http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/79-1.jpg)
58.
![Imagem](http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/80-1.jpg)
Galpão
59. Atualmente, o mesmo se encontra fechado, mas durante anos ele foi utilizado nos bailes de carnaval da região
![Imagem](http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/1-108.jpg)
60.
![Imagem](http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/2-87.jpg)
61. Fundos do antigo galpão
![Imagem](http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/3-74.jpg)
62. A estreita plataforma
![Imagem](http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/4-64.jpg)
63.
![Imagem](http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/5-60.jpg)
64.
![Imagem](http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/6-51.jpg)
65.
![Imagem](http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/7-49.jpg)
66. A base da antiga plataforma é bem antiga
![Imagem](http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/8-48.jpg)
67.
![Imagem](http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/9-41.jpg)
68. A frente do antigo galpão
![Imagem](http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/54-5.jpg)
69. Eu acredito que o nome Riograndina ficava escrito aqui
![Imagem](http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/55-4.jpg)
70.
![Imagem](http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/56-4.jpg)
71.
![Imagem](http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/58-2.jpg)
72.
![Imagem](http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/59-1.jpg)
73.
![Imagem](http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/60-2.jpg)
74.
![Imagem](http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/63-2.jpg)
75. A linha do trem seguia por essa calçada
![Imagem](http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/57-3.jpg)
76. De acordo com os moradores locais, essa casa também pertencia a Leopoldina
![Imagem](http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/74-1.jpg)
77. Eles só não souberam explicar o que funcionava nela
![Imagem](http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/75-1.jpg)
78. O trem seguia por essa rua em direção ao centro de Nova Friburgo
![Imagem](http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/76-1.jpg)
79. Mais uma da casa da Leopoldina
![Imagem](http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/77-1.jpg)
80. O senhor Josiel que me ajudou a encontrar a estação e me contou várias histórias sobre a Leopoldina. Um muito obrigado a ele.
![Imagem](http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/78-1.jpg)
No dia seguinte, eu fui conhecer as três estações da Linha do Cantagalo que se localizam após Riograndina: Banquete, Bom Jardim e Monnerat. Eu espero que tenham gostado.
![:D](./images/smilies/biggrin.gif)