[E.F. Leopoldina - Linha do Cantagalo] Estação Riograndina
Enviado: 12 Jul 2010, 12:03
Nome: Riograndina
Inauguração: 1876
Desativação: 1964
Histórico de concessões e ferrovias: E.F. de Cantagallo (1876-1889), The Leopoldina Railway Company Ltd. (1889-1950), E.F. Leopoldina (1950-1957) e RFFSA (1957-1964)
Plataformas: 1
Uso atual: residência
No dia 27 de junho desse ano, eu fui conhecer a antiga estação de Riograndina, última estação da Linha do Cantagalo dentro do município de Nova Friburgo (RJ). Riograndina é o 2º distrito da cidade, um local pacato e que guarda muitas das características da época da ferrovia, apesar de já possuir alguns problemas atuais, como, por exemplo, o crescimento desordenado. Eu tinha muita curiosidade de conhecer essa estação, mas esperava encontrar algo nada animador, já que todas as fotos que existem da mesma a mostram caindo aos pedaços. Felizmente, o que eu encontrei foi o oposto: um conjunto ferroviário do século XIX completamente preservado e bem conservado, uma grata surpresa. Apesar de estar nublado e chovendo, foi um dia bastante agradável, pois aprendi com vários moradores do local, especialmente com o senhor Josiel, muitas histórias da velha Leopoldina. Eu tirei muitas fotos do local, por isso o thread está um pouco pesado, mas vale a pena conferir. Ah, todo o conjunto ferroviário da antiga estação de Riograndina foi tombado provisóriamente pelo Governo do Estado em 1988:
"São quatro imóveis do século XIX – a ponte ferroviária sobre o rio Grande, de estrutura treliçada de aço contraventada por três arcos (atualmente adaptada para uso rodoviário); a residência do administrador da antiga estação à margem da linha do trem e conectada à plataforma por uma varanda com balaustrada de madeira; a estação ferroviária com salão, bilheteria, dependências administrativas e a plataforma de embarque; e o depósito ferroviário, com porão semi-aberto, sustentado por poderosos pilares de pedra. O depósito está um tanto afastado da estação, dando de frente para a praça da igreja. O conjunto preservado representa magnificamente, em sua integridade visual, a origem ferroviária de muitas localidades do interior fluminense." [/]Fonte[/b]: Inepac.
Bem, vamos as fotos:
Residência do administrador
1. A bela residência
2.
3. Sobre a antiga plataforma
4.
5.
6.
7.
8. Ao fundo, o depósito ferroviário
9.
10.
11.
12. Detalhe da cobertura
13. O belo piso da antiga plataforma
14.
15.
16.
17. A antiga casa do administrador passou por reformas recentemente e hoje no local funciona o Centro de Cultura e Artesanato de Riograndina
18.
19. Ela se encontra em um local bem interessante e possui várias lendas
20.
21.
22.
23.
24.
25. Dizem que no porão ficavam presos os escravos que iriam embarcar nos trens
26. Fundos
27.
28.
Estação
29. Ela se encontra em bom estado de conservação
30.
31. Eu acho que trilhos sustentam a cobertura
32. Uma pena que estão levantando uma construção ao lado da mesma
33. Uma antiga placa de patrimônio da RFFSA
34.
35. O piso da plataforma não é o original
36.
37.
38.
39. Ao fundo, a ponte ferroviária
40.
41.
42. A antiga estação continua como residência.
43. Fundos
44.
Ponte ferroviária
45. A bela ponte
46.
47. Apesar de estar intacta, a mesma está precisando passar por uma reforma
48.
49.
50.
51. Atualmente, ela foi adaptada para uso rodoviário
52. Um pedaço de trilho perdido
53. Base
54. Todo o conjunto ferroviário em uma única foto
55.
56.
57.
58.
Galpão
59. Atualmente, o mesmo se encontra fechado, mas durante anos ele foi utilizado nos bailes de carnaval da região
60.
61. Fundos do antigo galpão
62. A estreita plataforma
63.
64.
65.
66. A base da antiga plataforma é bem antiga
67.
68. A frente do antigo galpão
69. Eu acredito que o nome Riograndina ficava escrito aqui
70.
71.
72.
73.
74.
75. A linha do trem seguia por essa calçada
76. De acordo com os moradores locais, essa casa também pertencia a Leopoldina
77. Eles só não souberam explicar o que funcionava nela
78. O trem seguia por essa rua em direção ao centro de Nova Friburgo
79. Mais uma da casa da Leopoldina
80. O senhor Josiel que me ajudou a encontrar a estação e me contou várias histórias sobre a Leopoldina. Um muito obrigado a ele.
No dia seguinte, eu fui conhecer as três estações da Linha do Cantagalo que se localizam após Riograndina: Banquete, Bom Jardim e Monnerat. Eu espero que tenham gostado.
Inauguração: 1876
Desativação: 1964
Histórico de concessões e ferrovias: E.F. de Cantagallo (1876-1889), The Leopoldina Railway Company Ltd. (1889-1950), E.F. Leopoldina (1950-1957) e RFFSA (1957-1964)
Plataformas: 1
Uso atual: residência
No dia 27 de junho desse ano, eu fui conhecer a antiga estação de Riograndina, última estação da Linha do Cantagalo dentro do município de Nova Friburgo (RJ). Riograndina é o 2º distrito da cidade, um local pacato e que guarda muitas das características da época da ferrovia, apesar de já possuir alguns problemas atuais, como, por exemplo, o crescimento desordenado. Eu tinha muita curiosidade de conhecer essa estação, mas esperava encontrar algo nada animador, já que todas as fotos que existem da mesma a mostram caindo aos pedaços. Felizmente, o que eu encontrei foi o oposto: um conjunto ferroviário do século XIX completamente preservado e bem conservado, uma grata surpresa. Apesar de estar nublado e chovendo, foi um dia bastante agradável, pois aprendi com vários moradores do local, especialmente com o senhor Josiel, muitas histórias da velha Leopoldina. Eu tirei muitas fotos do local, por isso o thread está um pouco pesado, mas vale a pena conferir. Ah, todo o conjunto ferroviário da antiga estação de Riograndina foi tombado provisóriamente pelo Governo do Estado em 1988:
"São quatro imóveis do século XIX – a ponte ferroviária sobre o rio Grande, de estrutura treliçada de aço contraventada por três arcos (atualmente adaptada para uso rodoviário); a residência do administrador da antiga estação à margem da linha do trem e conectada à plataforma por uma varanda com balaustrada de madeira; a estação ferroviária com salão, bilheteria, dependências administrativas e a plataforma de embarque; e o depósito ferroviário, com porão semi-aberto, sustentado por poderosos pilares de pedra. O depósito está um tanto afastado da estação, dando de frente para a praça da igreja. O conjunto preservado representa magnificamente, em sua integridade visual, a origem ferroviária de muitas localidades do interior fluminense." [/]Fonte[/b]: Inepac.
Bem, vamos as fotos:
Residência do administrador
1. A bela residência
2.
3. Sobre a antiga plataforma
4.
5.
6.
7.
8. Ao fundo, o depósito ferroviário
9.
10.
11.
12. Detalhe da cobertura
13. O belo piso da antiga plataforma
14.
15.
16.
17. A antiga casa do administrador passou por reformas recentemente e hoje no local funciona o Centro de Cultura e Artesanato de Riograndina
18.
19. Ela se encontra em um local bem interessante e possui várias lendas
20.
21.
22.
23.
24.
25. Dizem que no porão ficavam presos os escravos que iriam embarcar nos trens
26. Fundos
27.
28.
Estação
29. Ela se encontra em bom estado de conservação
30.
31. Eu acho que trilhos sustentam a cobertura
32. Uma pena que estão levantando uma construção ao lado da mesma
33. Uma antiga placa de patrimônio da RFFSA
34.
35. O piso da plataforma não é o original
36.
37.
38.
39. Ao fundo, a ponte ferroviária
40.
41.
42. A antiga estação continua como residência.
43. Fundos
44.
Ponte ferroviária
45. A bela ponte
46.
47. Apesar de estar intacta, a mesma está precisando passar por uma reforma
48.
49.
50.
51. Atualmente, ela foi adaptada para uso rodoviário
52. Um pedaço de trilho perdido
53. Base
54. Todo o conjunto ferroviário em uma única foto
55.
56.
57.
58.
Galpão
59. Atualmente, o mesmo se encontra fechado, mas durante anos ele foi utilizado nos bailes de carnaval da região
60.
61. Fundos do antigo galpão
62. A estreita plataforma
63.
64.
65.
66. A base da antiga plataforma é bem antiga
67.
68. A frente do antigo galpão
69. Eu acredito que o nome Riograndina ficava escrito aqui
70.
71.
72.
73.
74.
75. A linha do trem seguia por essa calçada
76. De acordo com os moradores locais, essa casa também pertencia a Leopoldina
77. Eles só não souberam explicar o que funcionava nela
78. O trem seguia por essa rua em direção ao centro de Nova Friburgo
79. Mais uma da casa da Leopoldina
80. O senhor Josiel que me ajudou a encontrar a estação e me contou várias histórias sobre a Leopoldina. Um muito obrigado a ele.
No dia seguinte, eu fui conhecer as três estações da Linha do Cantagalo que se localizam após Riograndina: Banquete, Bom Jardim e Monnerat. Eu espero que tenham gostado.