[E.F. Leopoldina - Linha do Cantagalo] Estação Riograndina

História, fotos, relatos e tudo sobre a memória dos transportes sobre trilhos.

Moderador: Caco


Autor do tópico
Vinicius
MEMBRO PLENO
Mensagens: 972
Registrado em: 10 Jun 2008, 12:19

[E.F. Leopoldina - Linha do Cantagalo] Estação Riograndina

Mensagem não lida por Vinicius » 12 Jul 2010, 12:03

Nome: Riograndina
Inauguração: 1876
Desativação: 1964
Histórico de concessões e ferrovias: E.F. de Cantagallo (1876-1889), The Leopoldina Railway Company Ltd. (1889-1950), E.F. Leopoldina (1950-1957) e RFFSA (1957-1964)
Plataformas: 1
Uso atual: residência

No dia 27 de junho desse ano, eu fui conhecer a antiga estação de Riograndina, última estação da Linha do Cantagalo dentro do município de Nova Friburgo (RJ). Riograndina é o 2º distrito da cidade, um local pacato e que guarda muitas das características da época da ferrovia, apesar de já possuir alguns problemas atuais, como, por exemplo, o crescimento desordenado. Eu tinha muita curiosidade de conhecer essa estação, mas esperava encontrar algo nada animador, já que todas as fotos que existem da mesma a mostram caindo aos pedaços. Felizmente, o que eu encontrei foi o oposto: um conjunto ferroviário do século XIX completamente preservado e bem conservado, uma grata surpresa. Apesar de estar nublado e chovendo, foi um dia bastante agradável, pois aprendi com vários moradores do local, especialmente com o senhor Josiel, muitas histórias da velha Leopoldina. Eu tirei muitas fotos do local, por isso o thread está um pouco pesado, mas vale a pena conferir. Ah, todo o conjunto ferroviário da antiga estação de Riograndina foi tombado provisóriamente pelo Governo do Estado em 1988:

"São quatro imóveis do século XIX – a ponte ferroviária sobre o rio Grande, de estrutura treliçada de aço contraventada por três arcos (atualmente adaptada para uso rodoviário); a residência do administrador da antiga estação à margem da linha do trem e conectada à plataforma por uma varanda com balaustrada de madeira; a estação ferroviária com salão, bilheteria, dependências administrativas e a plataforma de embarque; e o depósito ferroviário, com porão semi-aberto, sustentado por poderosos pilares de pedra. O depósito está um tanto afastado da estação, dando de frente para a praça da igreja. O conjunto preservado representa magnificamente, em sua integridade visual, a origem ferroviária de muitas localidades do interior fluminense." [/]Fonte[/b]: Inepac.

Bem, vamos as fotos:

Residência do administrador

1. A bela residência

Imagem

2.

Imagem

3. Sobre a antiga plataforma

Imagem

4.

Imagem

5.

Imagem

6.

Imagem

7.

Imagem

8. Ao fundo, o depósito ferroviário

Imagem

9.

Imagem

10.

Imagem

11.

Imagem

12. Detalhe da cobertura

Imagem

13. O belo piso da antiga plataforma

Imagem

14.

Imagem

15.

Imagem

16.

Imagem

17. A antiga casa do administrador passou por reformas recentemente e hoje no local funciona o Centro de Cultura e Artesanato de Riograndina

Imagem

18.

Imagem

19. Ela se encontra em um local bem interessante e possui várias lendas

Imagem

20.

Imagem

21.

Imagem

22.

Imagem

23.

Imagem

24.

Imagem

25. Dizem que no porão ficavam presos os escravos que iriam embarcar nos trens

Imagem

26. Fundos

Imagem

27.

Imagem

28.

Imagem

Estação

29. Ela se encontra em bom estado de conservação

Imagem

30.

Imagem

31. Eu acho que trilhos sustentam a cobertura

Imagem

32. Uma pena que estão levantando uma construção ao lado da mesma

Imagem

33. Uma antiga placa de patrimônio da RFFSA

Imagem

34.

Imagem

35. O piso da plataforma não é o original

Imagem

36.

Imagem

37.

Imagem

38.

Imagem

39. Ao fundo, a ponte ferroviária

Imagem

40.

Imagem

41.

Imagem

42. A antiga estação continua como residência.

Imagem

43. Fundos

Imagem

44.

Imagem

Ponte ferroviária

45. A bela ponte

Imagem

46.

Imagem

47. Apesar de estar intacta, a mesma está precisando passar por uma reforma

Imagem

48.

Imagem

49.

Imagem

50.

Imagem

51. Atualmente, ela foi adaptada para uso rodoviário

Imagem

52. Um pedaço de trilho perdido

Imagem

53. Base

Imagem

54. Todo o conjunto ferroviário em uma única foto

Imagem

55.

Imagem

56.

Imagem

57.

Imagem

58.

Imagem

Galpão

59. Atualmente, o mesmo se encontra fechado, mas durante anos ele foi utilizado nos bailes de carnaval da região

Imagem

60.

Imagem

61. Fundos do antigo galpão

Imagem

62. A estreita plataforma

Imagem

63.

Imagem

64.

Imagem

65.

Imagem

66. A base da antiga plataforma é bem antiga

Imagem

67.

Imagem

68. A frente do antigo galpão

Imagem

69. Eu acredito que o nome Riograndina ficava escrito aqui

Imagem

70.

Imagem

71.

Imagem

72.

Imagem

73.

Imagem

74.

Imagem

75. A linha do trem seguia por essa calçada

Imagem

76. De acordo com os moradores locais, essa casa também pertencia a Leopoldina

Imagem

77. Eles só não souberam explicar o que funcionava nela

Imagem

78. O trem seguia por essa rua em direção ao centro de Nova Friburgo

Imagem

79. Mais uma da casa da Leopoldina

Imagem

80. O senhor Josiel que me ajudou a encontrar a estação e me contou várias histórias sobre a Leopoldina. Um muito obrigado a ele.

Imagem

No dia seguinte, eu fui conhecer as três estações da Linha do Cantagalo que se localizam após Riograndina: Banquete, Bom Jardim e Monnerat. Eu espero que tenham gostado. :D


Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2508
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Re: [E.F. Leopoldina - Linha do Cantagalo] Estação Riograndina

Mensagem não lida por Renanfsouza » 12 Jul 2010, 14:16

Esse é o típico thread que eu verei e reverei umas 1000x sem enjoar!

Tinham que pegar os vagabundos que picharam o galpão e prender embaixo da casa, onde ficavam os escravos :@: :@:

Que lugar lindo e bucólico... Dá vontade de ficar sentado o dia inteiro fumando um cigarro e conversando sobre a ferrovia com os mais velhos. Eu nunca fui a Nova Frigurgo.

Realmente a estrutura que sustenta a cobertura da plataforma parece feita de trilhos sim. A estação está em excelente estado de conservação mas acho que o que eu mais gostei desse thread foi da ponte...

Cara, sem palavras... app app app app app
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.

Avatar do usuário

DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [E.F. Leopoldina - Linha do Cantagalo] Estação Riograndina

Mensagem não lida por DadoDJ » 12 Jul 2010, 15:19

Nada a declarar !
Tudo a se apreciar e fotos a se elogiar ! SHOW DE BOLA !
okk
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [E.F. Leopoldina - Linha do Cantagalo] Estação Riograndina

Mensagem não lida por DadoDJ » 12 Jul 2010, 15:21

Curioso ... aquele chevettinho estacionado ao lado do prédio da Leopoldina deu um toque bucólico a mais na paisagem ... a impressão que se dá é que estamos viajando no tempo !
Só faltou um trenzinho e os trilhos pra completar o cenário ...
:X:
Repetindo: belíssimas fotos ! Parabéns !
app
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Gustavodc
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1691
Registrado em: 13 Jan 2009, 01:27
Localização: São Paulo
Contato:

Re: [E.F. Leopoldina - Linha do Cantagalo] Estação Riograndina

Mensagem não lida por Gustavodc » 12 Jul 2010, 16:54

Que nojo, tem asfalto do lado da plataforma!
E tem carro passando na fonte!


No mais, excelente cobertura.


Autor do tópico
Vinicius
MEMBRO PLENO
Mensagens: 972
Registrado em: 10 Jun 2008, 12:19

Re: [E.F. Leopoldina - Linha do Cantagalo] Estação Riograndina

Mensagem não lida por Vinicius » 13 Jul 2010, 09:35

^^

Eu também achei horrível esse asfalto. Poderiam ter mantido os paralelepípedos como no restante do bairro. Ah, e muito obrigado.

Renan, muito obrigado também e quando vier a Friburgo, não deixe de me avisar. Farei um tour ferroviário com você pela cidade.

Dado, muito obrigado. Concordo com você: o que falta para completar esse cenário bucólico é a volta dos trilhos e do trem. Prometeram tantas vezes transformar a antiga estação de Riograndina em um museu ferroviário e até mesmo a prefeitura de Friburgo adquiriu uma antiga locomotiva e dois carros de madeira da RFFSA (que acabaram apodrecendo e posteriormente foram queimados) para instalar um trem turístico na cidade a partir dessa estação, mas, para variar, não foi para frente como as demais iniciativas. Lamentável. wll

Avatar do usuário

Nina
USUÁRIO JR
Mensagens: 349
Registrado em: 10 Out 2009, 12:16
Localização: Rio de Janeiro

Re: [E.F. Leopoldina - Linha do Cantagalo] Estação Riograndina

Mensagem não lida por Nina » 13 Jul 2010, 22:36

Adorei as fotos e o local. Fiquei apaixonada pela ponte ferroviaria. Linda!
"Engenho de Dentro... Quem não saltar agora só em Realengo"


Autor do tópico
Vinicius
MEMBRO PLENO
Mensagens: 972
Registrado em: 10 Jun 2008, 12:19

Re: [E.F. Leopoldina - Linha do Cantagalo] Estação Riograndina

Mensagem não lida por Vinicius » 14 Jul 2010, 16:54

^^

Muito obrigado Nina. A ponte é mesmo linda.

Avatar do usuário

DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [E.F. Leopoldina - Linha do Cantagalo] Estação Riograndina

Mensagem não lida por DadoDJ » 14 Jul 2010, 18:49

Aliás, esta ponte é típica da EF Cantagalo ... tem uma na saída de Porto das Caixas no mesmo estilo ...
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Autor do tópico
Vinicius
MEMBRO PLENO
Mensagens: 972
Registrado em: 10 Jun 2008, 12:19

Re: [E.F. Leopoldina - Linha do Cantagalo] Estação Riograndina

Mensagem não lida por Vinicius » 15 Jul 2010, 09:49

^^

Aproveitando Dado, como eu faço para chegar a Porto das Caixas? Essa ponte fica perto da antiga estação?

Avatar do usuário

Nina
USUÁRIO JR
Mensagens: 349
Registrado em: 10 Out 2009, 12:16
Localização: Rio de Janeiro

Re: [E.F. Leopoldina - Linha do Cantagalo] Estação Riograndina

Mensagem não lida por Nina » 15 Jul 2010, 18:22

De acordo com o Estações Ferroviárias e um amigo meu, Porto das Caixas não existe mais. Fica no município de Itaborai. Eu tenho uma imagem de jornal quando ela ainda existia na década de 50. Quem quiser me fale
"Engenho de Dentro... Quem não saltar agora só em Realengo"

Avatar do usuário

DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [E.F. Leopoldina - Linha do Cantagalo] Estação Riograndina

Mensagem não lida por DadoDJ » 15 Jul 2010, 18:50

Em abril deste ano, alguns amigos meus e alguns membros da AFPF foram a um evento comemorativo referente aos 150 anos de inauguração da EF Cantagalo e do túnel, que foi construído próximo a Porto das Caixas. Houve uma missa, antes os pesquisadores andaram até Visconde de Itaboraí, e depois da missa caminharam pelo antigo leito em direção a serra, terminando a caminhada na antiga ponte, que só está intacta por estar isolada dentro de uma fazenda e cercada de mato. É um pouco distante, alguns quilômetros ... vou tentar postar umas fotos aqui depois. Eu não pude ir, infelizmente ...
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Nina
USUÁRIO JR
Mensagens: 349
Registrado em: 10 Out 2009, 12:16
Localização: Rio de Janeiro

Re: [E.F. Leopoldina - Linha do Cantagalo] Estação Riograndina

Mensagem não lida por Nina » 15 Jul 2010, 19:00

Eu já vi Visconde de Itaborai ao longe quando fui ao Bairro Amaral com o pessoal da faculdade. E lá conheci a Parada Amaral. Não era em Porto das Caixas que tinha uma ligação para Magé?
"Engenho de Dentro... Quem não saltar agora só em Realengo"


Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2508
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Re: [E.F. Leopoldina - Linha do Cantagalo] Estação Riograndina

Mensagem não lida por Renanfsouza » 16 Jul 2010, 08:17

Eu acho interessante ir a Itaboraí qualquer dia para fotografarmos a velha estação, e de quebra, com sorte, também veremos algo da FCA por lá.

Mas a minha sugestão é ir a pé de Alcântara para fecharmos o Ramal de Itaboraí. Só teremos que pular a Estação Jardim Catarina, que é extremamente perigoso.

E Nina, acho que a ligação para Magé era em Itaboraí, não em Porto das Caixas.
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.

Avatar do usuário

DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [E.F. Leopoldina - Linha do Cantagalo] Estação Riograndina

Mensagem não lida por DadoDJ » 16 Jul 2010, 08:53

Em Visconde de Itaboraí ainda tem muitos vagões e máquinas, abandonados no pátio !
Além disso, alguns de meus amigos entraram em uma casa pertencente à estação, que estava com a porta arrombada, e encontraram inúmeros documentos originais da ferrovia ! Infelizmente, todos estavam tomados por cupins e traças ... o0
Estou devendo as fotos da região ... é que lá em casa está sem internet e aqui no serviço quase não tenho tempo para entrar ...
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Autor do tópico
Vinicius
MEMBRO PLENO
Mensagens: 972
Registrado em: 10 Jun 2008, 12:19

Re: [E.F. Leopoldina - Linha do Cantagalo] Estação Riograndina

Mensagem não lida por Vinicius » 16 Jul 2010, 10:45

^^

Os seus amigos pegaram esses documentos ou os deixaram lá? Eu estou querendo muito ir a Itaboraí, já que parece que o Governo do Estado está querendo vender o material rodante que se encontra lá. Quero registrar esses carros e vagões antes que desapareçam para sempre.

E quando puder, poste as fotos. Obrigado.
Nina escreveu:De acordo com o Estações Ferroviárias e um amigo meu, Porto das Caixas não existe mais. Fica no município de Itaborai. Eu tenho uma imagem de jornal quando ela ainda existia na década de 50. Quem quiser me fale
Oi Nina. Realmente, a estação de Porto das Caixas não existe mais, mas parece que ainda há uma casa de turma no local, o túnel ferroviário (que é um dos primeiros do Brasil) e a tal ponte de ferro. Estou querendo ir lá para adicionar mais uma estação a minha série da Cantagalo, já que tecnicamente a linha começava em Porto das Caixas.

E se puder postar essa imagem, eu agradeceria muito.
Nina escreveu:Eu já vi Visconde de Itaborai ao longe quando fui ao Bairro Amaral com o pessoal da faculdade. E lá conheci a Parada Amaral. Não era em Porto das Caixas que tinha uma ligação para Magé?
Nina, a ligação de Magé é depois de Itaboraí. Em Porto das Caixas ficava o entroncamento para a Linha do Cantagalo.
DadoDJ escreveu:Em abril deste ano, alguns amigos meus e alguns membros da AFPF foram a um evento comemorativo referente aos 150 anos de inauguração da EF Cantagalo e do túnel, que foi construído próximo a Porto das Caixas. Houve uma missa, antes os pesquisadores andaram até Visconde de Itaboraí, e depois da missa caminharam pelo antigo leito em direção a serra, terminando a caminhada na antiga ponte, que só está intacta por estar isolada dentro de uma fazenda e cercada de mato. É um pouco distante, alguns quilômetros ... vou tentar postar umas fotos aqui depois. Eu não pude ir, infelizmente ...
Poxa, que interessante. Se eu soubesse desse evento, teria ido. Mas Dado, você sabe quais linhas de ônibus que passam em Porto das Caixas, a partir de Itaboraí? Os seus amigos encontraram algum problema para tirar fotos dessa ponte, já que a mesma se encontra dentro de uma fazenda?
Renanfsouza escreveu:Eu acho interessante ir a Itaboraí qualquer dia para fotografarmos a velha estação, e de quebra, com sorte, também veremos algo da FCA por lá.

Mas a minha sugestão é ir a pé de Alcântara para fecharmos o Ramal de Itaboraí. Só teremos que pular a Estação Jardim Catarina, que é extremamente perigoso.

E Nina, acho que a ligação para Magé era em Itaboraí, não em Porto das Caixas.
Renan, lá no thread do encontro em Guia de Pacobaíba, eu dei uma outra sugestão. Vê o que você acha.

Aliás, Nina, Dado e todos que tiverem interesse, estamos planejando um novo encontro. Depois vocês dêem uma passada lá no sub dos encontros.

Avatar do usuário

DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [E.F. Leopoldina - Linha do Cantagalo] Estação Riograndina

Mensagem não lida por DadoDJ » 16 Jul 2010, 13:59

Dicas de como chegar a Visconde de Itaboraí e Porto das Caixas (dicas passadas no Orkut, por Cleiton Pieruccini, colaborador do site "Estações Ferroviárias"):

você pode pegar a linha V. das pedras-Pça XV e descer na praça Alarico Antunes (praça das Casas Bahia) no centro de Itaboraí. Dali você tem que pegar a linha Itambi-Visconde. Daí pra frente é só deixar o ônibus andar (e vai andar muito).

Trajeto alternativo (pois não sei se consertaram a Ponte de Porto das caixas, destruída na ultima enchente): o mesmo ônibus ou a linha Manilha-Pça XV, desça em Manilha e pegar a linha Itaboraí-Alcântara (via Porto das Caixas). E deixa andar também. Se já consertaram a ponte, o ônibus passará em frente a Igreja de Porto das Caixas. Caso contrário, você vai ter que andar um bom pedaço pela linha de trem, pois o ônibus só irá até Visconde.


Situação da estação e arredores, segundo o próprio Cleiton Pierrucini:
A estação de Porto das Caixas foi pro chão em 1980. Mas ainda existem a caixa d'agua, a casa do chefe da estação e o velho túnel ferroviário, que atualmente está encoberto pelo mato e desabando aos poucos. Tanto que existem imóveis e uma parte da rua condenados sobre ele.

quanto a Visconde, não creio que tenha existido nada ali antes de 1927. Este é o ano da inauguração do contorno da baía de Guanabara, o que justificava a construção dessa estação ali. Porto das caixas já vinha perdendo a importância operacional muitos anos antes disso. De acordo com várias fontes, quando prolongaram a linha até Vila Nova (Itambi), a estação sofreu o seu primeiro baque, isso em 1866! O ponto terminal foi transferido pra lá pelo motivo de existir um porto em melhores condições naquela localidade e que satisfazia até então os interesses dos diretores da companhia. Com a inauguração da linha até Niterói, em 1874, outro baque. A estação tornou-se mero entrocamento entre as duas linhas. quando Visconde surgiu, trens como o Cacique nem faziam paradas em Porto das Caixas. Visconde era a principal estação. Ou seja mais um baque. No filme do Paulo César Saraceni, que citei em outro tópico, a estação de Porto das Caixas já estava no "osso".

Com o fim dos trilhos para a serra, a estação podia até ter perdido sua importância operacional, mas histórica, jamais! Demolir aquela estação é um tipo de burrice que só acontece em países como o nosso. Do mesmo modo demoliram a de Cachoeiras, a de Japuíba e a de Sambaetiba, sempre atendendo interesses políticos mesquinhos. A única estação ainda de pé nesse trecho mais antigo da ferrovia é a de Papucaia. Isso enquanto alguém não diz que ela esta atrapalhando o "progresso"...
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [E.F. Leopoldina - Linha do Cantagalo] Estação Riograndina

Mensagem não lida por DadoDJ » 16 Jul 2010, 14:03

Fotos:

Imagem

Da esquerda para a direita: Edson Vander, Fabio, Rogério e Cleiton.

Estado atual do primeiro túnel ferroviário brasileiro, de 1859 !
Imagem

Todas as fotos feitas por Cleiton Pierruccini
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Autor do tópico
Vinicius
MEMBRO PLENO
Mensagens: 972
Registrado em: 10 Jun 2008, 12:19

Re: [E.F. Leopoldina - Linha do Cantagalo] Estação Riograndina

Mensagem não lida por Vinicius » 16 Jul 2010, 14:43

^^

Impressionante o estado do túnel. Ele está tão aterrado, que mas parece uma ponte (nunca vi nada igual). E eu não sabia que ele é o primeiro túnel ferroviário do Brasil, mais um excelente motivo para visitar Porto das Caixas. A ponte também parece ser bem interessante, mas estou receoso de conhecê-la, já que a mesma se encontra dentro de uma propriedade.

E obrigado pelas outras informações e fotos Dado.

Avatar do usuário

DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [E.F. Leopoldina - Linha do Cantagalo] Estação Riograndina

Mensagem não lida por DadoDJ » 16 Jul 2010, 15:16

Valeu Vinicius !
Só pra complementar
1-não sei o nome do cachorro que figura na foto da ponte.
:HH:
2-Em relação aos documentos que se encontravam em Visconde de Itaboraí, acho que foram todos removidos na ocasião, os que davam pra recuperar, claro ...
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “ESTAÇÕES DESATIVADAS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante