BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
[Notícia] Julio Lopes inaugura novo trem
-
Autor do tópico - MODERADOR RJ
- Contato:
[Notícia] Julio Lopes inaugura novo trem
Julio Lopes inaugura novo trem para ramal Guapimirim-Saracuruna
- Trecho de 42km pode ser feito em um dos três vagões. Velocidade e conforto anima população
Da Redação
Foto: Fabio Ferreira
Secretário Julio Lopes conversa com usuários do novo serviço prestado pelo Estado
O secretário Julio Lopes embarcou nesta sexta-feira, dia 26/3, às 6h20, ao lado dos passageiros, no novo ramal ferroviário de Guapimirim/Saracuruna. Depois de 20 anos de abandono, o trecho está tendo a atenção que merece, e acaba de passar por diversas intervenções realizadas pela Secretaria Estadual de Transportes, que entregou nesta manhã um novo trem para operar na linha. A composição, recém saída da fábrica, em Minas Gerais, vai substituir a que opera na linha e é da década de 1970.
O novo carro é composto de três vagões, possui travamento automático de portas, além de avançado sistema de freios e de rodagem, tornando a viagem mais segura e confortável para os passageiros. Segundo Julio Lopes, equipes da Secretaria de Transportes já realizaram uma série de testes estáticos, de freios e dinâmicos para garantir a perfeita operação do equipamento, já aprovado pelos usuários.
“O trem é ótimo. Nós estávamos mesmo merecendo um transporte como este. Agora, com esse sistema automático, não vamos mais passar pelo perigo de viajar com as portas abertas”, disse aliviada a dona de casa Debora Nunes. Muitos passageiros também elogiaram a velocidade e o nível de conforto da nova composição.
“Estou adorando viajar neste trem. Está tudo tão limpinho, tudo novinho. O antigo era todo riscado, com bancos e janelas quebradas. É muito importante para nós, trabalhadores, irmos para o emprego com mais dignidade e conforto, faz a gente se sentir muito melhor”, contou Raimunda Lima, que mora em Guapimirim e trabalha no Rio de Janeiro como doméstica.
O pedreiro João Paulo gostou do ritmo do novo trem e disse ainda que está muito satisfeito em poder pagar menos para chegar até seu local de trabalho, utilizando o Bilhete Único. “Este trem aqui, seguindo nesta velocidade é um ganho enorme para nós. E pagando só R$ 4,40 até o meu emprego, na Barra da Tijuca, parece até um sonho”, brincou João Paulo.
A entrega da nova composição se soma a uma série de melhorias que, há mais de um ano, o Secretário de Transportes, Julio Lopes, providencia para a linha, que conta com 42 km de extensão e passa por três municípios da Baixada Fluminense - Duque de Caxias, Magé e Guapimirim. Neste momento, a obra está em processo de finalização. Os trabalhos começaram pelo trecho Magé-Guapimirim, que tem 17 km, e posteriormente foram concentrados no trecho Magé-Saracuruna. A reforma incluiu a substituição de cerca de 25 mil dormentes, a troca e a fixação de trilhos em diversos pontos, recuperação de pontes férreas, drenagem e desentupimento das canaletas laterais da via e capina do mato ao longo de diversos quilômetros de via.
A ponte metálica sobre o Rio Coruja, localizada próxima à Parada Modelo, foi totalmente recuperada. Além disso, novos lastros (pedras britadas que ficam entre os trilhos) foram colocados ao longo da via. No trecho conhecido como Corte Magé, a obra de recuperação ganhou uma tecnologia de contenção de encostas ecologicamente correta, a Biomanta Vegetal. O sistema é 40% mais barato do que o concreto projetado, normalmente utilizado na contenção de encostas, sendo que a biomanta não prejudica a vegetação nativa.
Para o secretário estadual de Transportes Julio Lopes, a reforma do ramal vai melhorar a qualidade das viagens entre Guapimirim e Saracuruna. “Todos os investimentos no ramal Saracuruna-Guapimirim estão sendo feitos para oferecer uma viagem de melhor qualidade aos passageiros que utilizam o ramal diariamente. Este sempre foi um trecho muito precário, que na época da licitação da rede ferroviária metropolitana ficou fora da concessão. Foram anos e anos sem investimentos. Ainda temos que melhorar muito a qualidade oferecida no ramal. Mas a reforma da via e o novo trem já é um passo importante nesta direção”, comentou o secretário.
fonte:http://odiariodeteresopolis.com.br/leit ... icia=13596
imagem no link acima
- Trecho de 42km pode ser feito em um dos três vagões. Velocidade e conforto anima população
Da Redação
Foto: Fabio Ferreira
Secretário Julio Lopes conversa com usuários do novo serviço prestado pelo Estado
O secretário Julio Lopes embarcou nesta sexta-feira, dia 26/3, às 6h20, ao lado dos passageiros, no novo ramal ferroviário de Guapimirim/Saracuruna. Depois de 20 anos de abandono, o trecho está tendo a atenção que merece, e acaba de passar por diversas intervenções realizadas pela Secretaria Estadual de Transportes, que entregou nesta manhã um novo trem para operar na linha. A composição, recém saída da fábrica, em Minas Gerais, vai substituir a que opera na linha e é da década de 1970.
O novo carro é composto de três vagões, possui travamento automático de portas, além de avançado sistema de freios e de rodagem, tornando a viagem mais segura e confortável para os passageiros. Segundo Julio Lopes, equipes da Secretaria de Transportes já realizaram uma série de testes estáticos, de freios e dinâmicos para garantir a perfeita operação do equipamento, já aprovado pelos usuários.
“O trem é ótimo. Nós estávamos mesmo merecendo um transporte como este. Agora, com esse sistema automático, não vamos mais passar pelo perigo de viajar com as portas abertas”, disse aliviada a dona de casa Debora Nunes. Muitos passageiros também elogiaram a velocidade e o nível de conforto da nova composição.
“Estou adorando viajar neste trem. Está tudo tão limpinho, tudo novinho. O antigo era todo riscado, com bancos e janelas quebradas. É muito importante para nós, trabalhadores, irmos para o emprego com mais dignidade e conforto, faz a gente se sentir muito melhor”, contou Raimunda Lima, que mora em Guapimirim e trabalha no Rio de Janeiro como doméstica.
O pedreiro João Paulo gostou do ritmo do novo trem e disse ainda que está muito satisfeito em poder pagar menos para chegar até seu local de trabalho, utilizando o Bilhete Único. “Este trem aqui, seguindo nesta velocidade é um ganho enorme para nós. E pagando só R$ 4,40 até o meu emprego, na Barra da Tijuca, parece até um sonho”, brincou João Paulo.
A entrega da nova composição se soma a uma série de melhorias que, há mais de um ano, o Secretário de Transportes, Julio Lopes, providencia para a linha, que conta com 42 km de extensão e passa por três municípios da Baixada Fluminense - Duque de Caxias, Magé e Guapimirim. Neste momento, a obra está em processo de finalização. Os trabalhos começaram pelo trecho Magé-Guapimirim, que tem 17 km, e posteriormente foram concentrados no trecho Magé-Saracuruna. A reforma incluiu a substituição de cerca de 25 mil dormentes, a troca e a fixação de trilhos em diversos pontos, recuperação de pontes férreas, drenagem e desentupimento das canaletas laterais da via e capina do mato ao longo de diversos quilômetros de via.
A ponte metálica sobre o Rio Coruja, localizada próxima à Parada Modelo, foi totalmente recuperada. Além disso, novos lastros (pedras britadas que ficam entre os trilhos) foram colocados ao longo da via. No trecho conhecido como Corte Magé, a obra de recuperação ganhou uma tecnologia de contenção de encostas ecologicamente correta, a Biomanta Vegetal. O sistema é 40% mais barato do que o concreto projetado, normalmente utilizado na contenção de encostas, sendo que a biomanta não prejudica a vegetação nativa.
Para o secretário estadual de Transportes Julio Lopes, a reforma do ramal vai melhorar a qualidade das viagens entre Guapimirim e Saracuruna. “Todos os investimentos no ramal Saracuruna-Guapimirim estão sendo feitos para oferecer uma viagem de melhor qualidade aos passageiros que utilizam o ramal diariamente. Este sempre foi um trecho muito precário, que na época da licitação da rede ferroviária metropolitana ficou fora da concessão. Foram anos e anos sem investimentos. Ainda temos que melhorar muito a qualidade oferecida no ramal. Mas a reforma da via e o novo trem já é um passo importante nesta direção”, comentou o secretário.
fonte:http://odiariodeteresopolis.com.br/leit ... icia=13596
imagem no link acima
Re: [Notícia] Julio Lopes inaugura novo trem
Bom saber que estão dando atenção ao ramal de Guapi
"Engenho de Dentro... Quem não saltar agora só em Realengo"
-
- MEMBRO FREQUENTE
- Contato:
É, cada dia ocultam mais a CENTRAL...
A foto no Globo mostrava o externo, com adesivo do Estado sob indicação da Sec. de Transportes. Assim como os Bondes de Santa Teresa.
Bom, trem "novo" porque o Barrinha não rodará mais... Fico feliz por terem investido na mudança de bitolas, algo que poderia jurar que não fariam, mais um pouco o destino seria apodrecimento de tudo mesmo. Fiquei curioso se o aumento da velocidade se deu por conta também de manutenção das locomotivas, antes parte do freio era a própria perda do embalo e ter como segurar composição numa situação de emergência. Sobre portas, posso estar enganado, mas o fechamento sempre foi automático, na maioria das vezes o sucateamento falava mais alto. Pelo menos na Supervia no Inhomirim, algumas funcionam corretamente. Já a limpeza e conservação, numa oportunidade vi gente riscando ainda mais, vamos ver quanto tempo dura com a tarifa social.
Nas próximas semanas estarei conferindo... se puder trago fotos.
A foto no Globo mostrava o externo, com adesivo do Estado sob indicação da Sec. de Transportes. Assim como os Bondes de Santa Teresa.
Bom, trem "novo" porque o Barrinha não rodará mais... Fico feliz por terem investido na mudança de bitolas, algo que poderia jurar que não fariam, mais um pouco o destino seria apodrecimento de tudo mesmo. Fiquei curioso se o aumento da velocidade se deu por conta também de manutenção das locomotivas, antes parte do freio era a própria perda do embalo e ter como segurar composição numa situação de emergência. Sobre portas, posso estar enganado, mas o fechamento sempre foi automático, na maioria das vezes o sucateamento falava mais alto. Pelo menos na Supervia no Inhomirim, algumas funcionam corretamente. Já a limpeza e conservação, numa oportunidade vi gente riscando ainda mais, vamos ver quanto tempo dura com a tarifa social.
Nas próximas semanas estarei conferindo... se puder trago fotos.
Abraços,
Bruno
Bruno
-
- COORDENADOR
Esse trem da reportagem é o Barrinha?
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.
-
- Contato:
Renanfsouza escreveu: Esse trem da reportagem é o Barrinha?
Pelo que li no orkut, esse trem não é o Barrinha, acredito que o André possa confirmar isso.Brunoraraujo escreveu:Bom, trem "novo" porque o Barrinha não rodará mais... Fico feliz por terem investido na mudança de bitolas, algo que poderia jurar que não fariam, mais um pouco o destino seria apodrecimento de tudo mesmo.
-
- MEMBRO FREQUENTE
- Contato:
Caso não for desculpa, me empolguei. Mas meu raciocínio também foi automático: anuncio do secretário em outubro dizendo que o Barrinha iria pra Guapi depois do não da MRS e o fato de o trem ser de """2007"", ano que concluíram a reforma dele. Logo pensei só ter sido ele mesmo...
*http://odia.terra.com.br/portal/rio/htm ... 39126.html
*http://odia.terra.com.br/portal/rio/htm ... 39126.html
Abraços,
Bruno
Bruno
-
- MODERADOR RJ
Claro que não,na foto externa do Globo dá pra reparar que não é pois o trem do Barrinha,sendo proveniente de Série 400,possui 4 portas e não 3,essa sendo a diferença mais drástica.Sem contar que os vagões do Guapi ainda está na Barão de Mauá.
O amor nos conecta...
Droga, estou offline!
Droga, estou offline!
-
- Contato:
Mas bem que poderiam mudar a bitola do Barrinha para circular no Guapimirim, no passeio que fiz com o Renan no final do ano passado, observei trechos duplicados no ramal.
Poderiam colocar um trem para subir e outro para descer que se encontrassem na estação de Magé.
Ou poderiam até mesmo reativar o ramal de Itaborai até o inicio das obras da linha 3 ; ultimamente tenho passado bastante por São Gonçalo e sempre observo que os trilhos e sinalização ainda estão la
Poderiam colocar um trem para subir e outro para descer que se encontrassem na estação de Magé.
Ou poderiam até mesmo reativar o ramal de Itaborai até o inicio das obras da linha 3 ; ultimamente tenho passado bastante por São Gonçalo e sempre observo que os trilhos e sinalização ainda estão la
-
- COORDENADOR
Eu também acho cara mas pelo que vimos lá dificilmente essa sincronia seria bem feita. Era tudo muito precário, desordem total. Na CBTU de Maceió é assim e funciona mas aquele sistema dá um banho no Ramal de Guapi.Guilherme Pinho escreveu:Mas bem que poderiam mudar a bitola do Barrinha para circular no Guapimirim, no passeio que fiz com o Renan no final do ano passado, observei trechos duplicados no ramal.
Antes disso o Ramal de Guapi deveria ser completamente reformado. Ai sim gradativamente se pensaria em aumentar o número irrisório de viagens.
Mas que aquele Barrinha ali parado na Barão de Mauá dá indignação, isso dá.
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.
Bem, eu acredito que seja o Barrinha sim:
Fonte: SETRANS - RJ.
Fonte: SETRANS - RJ.
-
- MODERADOR RJ
Gente,não é o Barrinha:
Os carros que seriam do Barrinha são ex-TUES Série 400,conforme relatado no tópico de Levantamento de Material Rodante da SuperVia.Portanto teriam 4 carros e não 3,teriam 4 portas em cada lado do carro e não 3,e não teria exaustores de ventilação em formato de bolinha...
Os carros que seriam do Barrinha são ex-TUES Série 400,conforme relatado no tópico de Levantamento de Material Rodante da SuperVia.Portanto teriam 4 carros e não 3,teriam 4 portas em cada lado do carro e não 3,e não teria exaustores de ventilação em formato de bolinha...
O amor nos conecta...
Droga, estou offline!
Droga, estou offline!
-
- Contato:
hehehe, me assustaria se colocassem 2 trens circulando nesse sistema sem ao menos uma revisão nos AMV's e sinalização.Renanfsouza escreveu:Eu também acho cara mas pelo que vimos lá dificilmente essa sincronia seria bem feita. Era tudo muito precário, desordem total. Na CBTU de Maceió é assim e funciona mas aquele sistema dá um banho no Ramal de Guapi.
Antes disso o Ramal de Guapi deveria ser completamente reformado. Ai sim gradativamente se pensaria em aumentar o número irrisório de viagens.
Mas que aquele Barrinha ali parado na Barão de Mauá dá indignação, isso dá.
Quem sabe alguma melhora nesse sentido aconteça com a privatização.
-
- MODERADOR RJ
- Contato:
Vinicius e aos demais que pensaram que é o Barrinha, não é ele, porque o Barrinha é um série 400, e como o André disse, Série 400 tem 4 portas em cada lado por carro, e esses carros tem 3 portas...
O Barrinha permanece desta forma desde 2005 parado na Barão de Mauá.
Reparem nas janelas.
Agora o salão de um dos carros, vejam como é diferente, detalhe dos pegamãos, teto e assentos.
O Barrinha permanece desta forma desde 2005 parado na Barão de Mauá.
Reparem nas janelas.
Agora o salão de um dos carros, vejam como é diferente, detalhe dos pegamãos, teto e assentos.
DIGA NÃO A METRÔ RIO, volta CMRJ.
Bem pessoal, eu acredito que esses carros não são do Barrinha, rs. Mas é a reportagem do O Dia que dizia que ele seria adaptado para circular no Ramal de Guapimirim. Será que isso será feito mesmo?
Ah, e obrigado pelas infromações.
Vinicius escreveu:Bem pessoal, eu acredito que esses carros não são do Barrinha, rs. Mas é a reportagem do O Dia que dizia que ele seria adaptado para circular no Ramal de Guapimirim. Será que isso será feito mesmo?
me parece que foi reformada uma composição que já está rodando em guapimirim mas não sei se é essa composição do barrinha.
-
- MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
- Contato:
Poderiam ao menos investir melhor e eletrificar esse ramal. Tenho certeza que TUEs, seriam muito bem vindos lá.
Pagar R$ 2,80 pra andar num trem puxado por uma U20C, ninguém merece.
***Dom Moreira 1178***
Instagram: @dommoreira1178
Twitter: @DomMoreira1178
-
- MEMBRO PLENO 2.0
- Contato:
Permita-me corrigí-lo Rodrigo...Rodrigo Leste 4 escreveu:Poderiam ao menos investir melhor e eletrificar esse ramal. Tenho certeza que TUEs, seriam muito bem vindos lá.
A locomotiva vista nas fotos não é uma GE U20C. Se não me falha a memória, essa locomotiva é uma GE U12B (ou U12C, não tenho certeza).
A U12B (ou U12C) usa motor diesel Cooper Bessemer, motor esse que foi o ponto de partida da GE para desenvolver o motoer 7FDL12 usado pela mesma nas locomotiva's U20C.
Avatar: Trem Cobrasma/Francorail/Société MTE da Companhia do Metropolitano de São Paulo, composição C-311 no PIT (Páteo Itaquera).
-
- Contato:
Obrigado pela correção Erick.Erick_UT440R escreveu:Permita-me corrigí-lo Rodrigo...Rodrigo Leste 4 escreveu:Poderiam ao menos investir melhor e eletrificar esse ramal. Tenho certeza que TUEs, seriam muito bem vindos lá.
A locomotiva vista nas fotos não é uma GE U20C. Se não me falha a memória, essa locomotiva é uma GE U12B (ou U12C, não tenho certeza).
A U12B (ou U12C) usa motor diesel Cooper Bessemer, motor esse que foi o ponto de partida da GE para desenvolver o motoer 7FDL12 usado pela mesma nas locomotiva's U20C.
Mas enfim, de qualquer forma a minha opinião continua sendo a mesma, pagar R$ 2,80 pra andar num trem puxado por uma locomotiva a diesel, É BRINCADEIRA
***Dom Moreira 1178***
Rodrigo Leste 4 escreveu:
Obrigado pela correção Erick.
Mas enfim, de qualquer forma a minha opinião continua sendo a mesma, pagar R$ 2,80 pra andar num trem puxado por uma locomotiva a diesel, É BRINCADEIRA
Tem gente que paga R$ 28,00 para a mesma coisa aqui em SP,
andar num trem puxado por uma locomotiva a diesel...
Rodrigo Lopes
-
- Contato:
Lopes, mas você há de convir que trem turistico é uma coisa e ramal de passageiros é outra coisa. E nesse segundo caso, é sim um absurdo um trem puxado por uma loco diesel elétrica, sedo que o GERJ, tem dinheiro suficiente, pra fazer ainda mais melhorias, nos trechos que não foram privatizados.Lopes escreveu:Rodrigo Leste 4 escreveu:
Obrigado pela correção Erick.
Tem gente que paga R$ 28,00 para a mesma coisa aqui em SP,
andar num trem puxado por uma locomotiva a diesel...
Afinal de contas, para que serve o dinheiro dos impostos que nós pagamos? Não é para fazer melhorias para a população?
***Dom Moreira 1178***