Página 1 de 5

Material Rodante do Metrô BH

Enviado: 06 Jun 2008, 18:52
por Inconfidente
O Material Rodante da STU/BH é um TREM UNIDADE ELÉTRICO (TUE),formado por dois carros motores e dois carros reboques, os carros motores estão posicionados nas cabeceiras e cada um deles tem sua própria cabine de comando.
Cada carro possui dois truques de dois eixos, sendo os truques motores equipados com dois motores de tração de potência unitária, de 242 kW, cada um.

As caixas dos carros são fabricadas em aço inoxidável, revestidas internamente com lâminas de alumínio e mecanismo de isolamento termo-acústico no teto. Os bancos anatômicos são fabricados em resina de poliéster reforçada com fibra de vidro. Há também pega-mãos em dois níveis em tubos de aço inoxidável e piso de manta de borracha antiderrapante, com quatro portas, em cada lateral do carro.

As janelas possuem vidros de segurança com leve coloração, tendo caixilho fixo na parte inferior e caixilho basculante na parte superior.

O salão de passageiros e a cabine de comando dispõem de um sistema de ventilação forçada, com ventiladores e exaustores, em dois níveis de velocidade, podendo atingir até 160 (cento e sessenta) renovações de ar por hora.

A iluminação interna é feita com lâmpadas fluorescentes com um nível de iluminação que permita a leitura de emergência nos vãos das portas laterais, permanecem acesas em caso de falta da energia de tração do TUE e garantem mais segurança nas estações de risco.

A alimentação da energia de tração é obtida através de pantógrafos instalados nos tetos dos carros motores, sendo dois por carro há sempre um em operação, em cada carro motor.


. Comprimento do TUE completo entre faces de engates: 91.565 mm
. Largura externa máxima: 2.978 mm.
. Altura externa máxima da cobertura ao boleto dos trilhos: 3.910 mm.
. Altura máxima do pantógrafo ao boleto do trilho: 4.600 mm.
. Massa do TUE (tara): 201,8 Ton.
. Tensão nominal: 3.000 V.
. Bitola: 1.600 mm.
. Desempenho unihorário: 2.520 kw.
. Velocidade máxima de projeto: 90 km/h.
. Velocidade máxima de serviço: 80 km/h.
. Velocidade média comercial: 46 km/h.
. Lotação por carro motor:
. Assentados: 59;
. Em pé: 189;
. Total: 243;
. Lotação por carro reboque:
. Sentados: 72;
. Em pé: 198;
. Total: 262;
. Lotação total por TUE: 1026.


Fonte: Metrô BH

01.
Imagem

02.
Imagem

03.
Imagem

04.
Imagem

05.
Imagem

06.
Imagem

07.
Imagem

Enviado: 08 Jun 2008, 16:28
por Landrail
Finalmente eu descobri qual é a série dos trens do metrô de Belo Horizonte, a série é 200!!! :lol:

Enviado: 14 Jun 2008, 19:03
por Inconfidente
Francorail 200? É esse o nome completo do modelo?

Enviado: 15 Jun 2008, 23:11
por Landrail
Inconfidente escreveu:Francorail 200? É esse o nome completo do modelo?
Na verdade o trens são conhecidos como MAN, não faço a mínima idéia porque, mas foi assim que a COBRASMA chama, outra dúvida é quanto a fabricação dos trens, eu tenho certeza que a COBRASMA fabricou os TUE's 01 ao 14, mas sos TUE's 15 ao 25 eu acho que foi a ALSTON empresa francesa dona do TGV francês, e fabricante e "reformadora" de trens em geral.
Os primeiros trens do metrô de BH por incrivel que pareça são parentes do trem série UI-5000 de São Paulo o popular "FEPASÃO", apesar de parecer com os trens série 8000 do Rio e do METRÔ-REC de Recife, estes ultimos foram fabricados pela SANTA MATILDE hoje a Santa Matilde se chama T'TRANS e tem filial em Conselheiro Lafaiete ou pelo menos tinha :P :mrgreen:

Enviado: 25 Jun 2008, 13:51
por Landrail
Inconfidente, cadê você ????
Estou aguardando para você editar as fotos que postei. Okay!!!

Enviado: 26 Jun 2008, 15:13
por Inconfidente
LANDRAIL escreveu:Inconfidente, cadê você ????
Estou aguardando para você editar as fotos que postei. Okay!!!
Desculpa Land, eu realmente eu esqueci o que você pediu, ( :oops: )

quê que você quer que faça? Coloque no primeiro post?

Pode falar que eu faço! :wink:

Enviado: 26 Jun 2008, 15:19
por Landrail
Inconfidente escreveu:
LANDRAIL escreveu:Inconfidente, cadê você ????
Estou aguardando para você editar as fotos que postei. Okay!!!
Desculpa Land, eu realmente eu esqueci o que você pediu, ( :oops: )

quê que você quer que faça? Coloque no primeiro post?

Pode falar que eu faço! :wink:
É isso, coloque no primeiro post, eu procurei na net algumas fotos e postei as fotos do Tiago. (nada comparado ao seu trabalho!!! É apenas uma pequena contribuição :roll: :oops:

Enviado: 26 Jun 2008, 15:26
por Inconfidente
LANDRAIL escreveu:
Inconfidente escreveu:
LANDRAIL escreveu:Inconfidente, cadê você ????
Estou aguardando para você editar as fotos que postei. Okay!!!
Desculpa Land, eu realmente eu esqueci o que você pediu, ( :oops: )

quê que você quer que faça? Coloque no primeiro post?

Pode falar que eu faço! :wink:
É isso, coloque no primeiro post, eu procurei na net algumas fotos e postei as fotos do Tiago. (nada comparado ao seu trabalho!!! É apenas uma pequena contribuição :roll: :oops:
Mas para isso vou ter que deletar seu post. Para que não fique fotos repetidas. As fotos desta maneira serão movidas para o primeiro post e o seu post será deletado.

Tem certeza que quer que eu faça isso? Por mim tudo bem.

Enviado: 26 Jun 2008, 15:31
por Landrail
PODE APAGAR TUDO!!!! :twisted:

Enviado: 26 Jun 2008, 15:33
por Inconfidente
LANDRAIL escreveu:PODE APAGAR TUDO!!!! :twisted:
uhauhauhauhauh

É pra já! Vou mover antes pro primeiro post depois apago (por segurança).

Enviado: 26 Jun 2008, 15:59
por Tiago Costa
Em tamanho maior fica melhor, né? :mrgreen:

Continuei a numeração contando com as fotos do Railbuss.

13.
Imagem


14.
Imagem


15.
Imagem


16.
Imagem


17.
Imagem

As fotos que não ficarem boas, podem ser retiradas sem nenhum problema. Também pode deletar meu post depois de copiá-las :D!

Enviado: 26 Jun 2008, 18:29
por Inconfidente
Xi...

Mas agora pensando achei meio "feio" colocar fotos de diferentes tamanhos e tipos no primeiro post. :shock:

Vou colocar as fotos de novo no post do Land! :roll:

Tiago,

renumera as suas aí de acordo com a numeração que eu vou colocar nas fotos postadas pelo Land. :P

Enviado: 26 Jun 2008, 18:55
por Landrail
posta somente as fotos do Tiago e retire as minhas (todas)!!!
Não vão contribuir em nada no fórum!!!

Enviado: 26 Jun 2008, 18:59
por Inconfidente
Todas as fotos são importantes! :P

Enviado: 26 Jun 2008, 20:08
por Tiago Costa
LANDRAIL escreveu:posta somente as fotos do Tiago e retire as minhas (todas)!!!
Não vão contribuir em nada no fórum!!!
É isso aí, Landrail, por mim as fotos do Railbuss podem ficar sim! Se você encontrar outras, não vejo nenhum problema em postar!

Enviado: 26 Jun 2008, 20:40
por Sergio Silva
LANDRAIL escreveu:
Inconfidente escreveu:Francorail 200? É esse o nome completo do modelo?
Na verdade o trens são conhecidos como MAN, não faço a mínima idéia porque, mas foi assim que a COBRASMA chama, outra dúvida é quanto a fabricação dos trens, eu tenho certeza que a COBRASMA fabricou os TUE's 01 ao 14, mas sos TUE's 15 ao 25 eu acho que foi a ALSTON empresa francesa dona do TGV francês, e fabricante e "reformadora" de trens em geral.
Os primeiros trens do metrô de BH por incrivel que pareça são parentes do trem série UI-5000 de São Paulo o popular "FEPASÃO", apesar de parecer com os trens série 8000 do Rio e do METRÔ-REC de Recife, estes ultimos foram fabricados pela SANTA MATILDE hoje a Santa Matilde se chama T'TRANS e tem filial em Conselheiro Lafaiete ou pelo menos tinha :P :mrgreen:
O interior é beeeeeeeem mais parecido com os trens das Linhas 2 e 3 do metrô paulista (Cobrasma/Mafersa/Alstom)! :wink:

Enviado: 26 Jun 2008, 20:52
por Inconfidente
Tiago Costa escreveu:
LANDRAIL escreveu:posta somente as fotos do Tiago e retire as minhas (todas)!!!
Não vão contribuir em nada no fórum!!!
É isso aí, Landrail, por mim as fotos do Railbuss podem ficar sim! Se você encontrar outras, não vejo nenhum problema em postar!
Pois é.

Vale ressaltar que voltei atrás e reinseri as fotos no post do Land apenas por uma questão de diagramação mesmo.

Todas as fotos são importantes porque sempre há um novo ângulo que revela detalhes ainda não observados. :wink:

Enviado: 28 Jun 2008, 11:08
por Landrail
Mais uma no PSG ( pátio de São Gabriel )

Imagem
Crédito da foto GPAA (grupo permanente de auto ajuda na área de manutenção metroferroviária)

Fotos do Railbuss MAIORES:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Enviado: 28 Jun 2008, 15:48
por Landrail
Agora acho que está de bom tamanho!!!! :mrgreen:

Enviado: 28 Jun 2008, 17:52
por Inconfidente
LANDRAIL escreveu:Imagem
Esse adesivo nas portas dos TUEs são o quê?