Material Rodante do Metrô BH
Enviado: 06 Jun 2008, 18:52
O Material Rodante da STU/BH é um TREM UNIDADE ELÉTRICO (TUE),formado por dois carros motores e dois carros reboques, os carros motores estão posicionados nas cabeceiras e cada um deles tem sua própria cabine de comando.
Cada carro possui dois truques de dois eixos, sendo os truques motores equipados com dois motores de tração de potência unitária, de 242 kW, cada um.
As caixas dos carros são fabricadas em aço inoxidável, revestidas internamente com lâminas de alumínio e mecanismo de isolamento termo-acústico no teto. Os bancos anatômicos são fabricados em resina de poliéster reforçada com fibra de vidro. Há também pega-mãos em dois níveis em tubos de aço inoxidável e piso de manta de borracha antiderrapante, com quatro portas, em cada lateral do carro.
As janelas possuem vidros de segurança com leve coloração, tendo caixilho fixo na parte inferior e caixilho basculante na parte superior.
O salão de passageiros e a cabine de comando dispõem de um sistema de ventilação forçada, com ventiladores e exaustores, em dois níveis de velocidade, podendo atingir até 160 (cento e sessenta) renovações de ar por hora.
A iluminação interna é feita com lâmpadas fluorescentes com um nível de iluminação que permita a leitura de emergência nos vãos das portas laterais, permanecem acesas em caso de falta da energia de tração do TUE e garantem mais segurança nas estações de risco.
A alimentação da energia de tração é obtida através de pantógrafos instalados nos tetos dos carros motores, sendo dois por carro há sempre um em operação, em cada carro motor.
. Comprimento do TUE completo entre faces de engates: 91.565 mm
. Largura externa máxima: 2.978 mm.
. Altura externa máxima da cobertura ao boleto dos trilhos: 3.910 mm.
. Altura máxima do pantógrafo ao boleto do trilho: 4.600 mm.
. Massa do TUE (tara): 201,8 Ton.
. Tensão nominal: 3.000 V.
. Bitola: 1.600 mm.
. Desempenho unihorário: 2.520 kw.
. Velocidade máxima de projeto: 90 km/h.
. Velocidade máxima de serviço: 80 km/h.
. Velocidade média comercial: 46 km/h.
. Lotação por carro motor:
. Assentados: 59;
. Em pé: 189;
. Total: 243;
. Lotação por carro reboque:
. Sentados: 72;
. Em pé: 198;
. Total: 262;
. Lotação total por TUE: 1026.
Fonte: Metrô BH
01.
02.
03.
04.
05.
06.
07.
Cada carro possui dois truques de dois eixos, sendo os truques motores equipados com dois motores de tração de potência unitária, de 242 kW, cada um.
As caixas dos carros são fabricadas em aço inoxidável, revestidas internamente com lâminas de alumínio e mecanismo de isolamento termo-acústico no teto. Os bancos anatômicos são fabricados em resina de poliéster reforçada com fibra de vidro. Há também pega-mãos em dois níveis em tubos de aço inoxidável e piso de manta de borracha antiderrapante, com quatro portas, em cada lateral do carro.
As janelas possuem vidros de segurança com leve coloração, tendo caixilho fixo na parte inferior e caixilho basculante na parte superior.
O salão de passageiros e a cabine de comando dispõem de um sistema de ventilação forçada, com ventiladores e exaustores, em dois níveis de velocidade, podendo atingir até 160 (cento e sessenta) renovações de ar por hora.
A iluminação interna é feita com lâmpadas fluorescentes com um nível de iluminação que permita a leitura de emergência nos vãos das portas laterais, permanecem acesas em caso de falta da energia de tração do TUE e garantem mais segurança nas estações de risco.
A alimentação da energia de tração é obtida através de pantógrafos instalados nos tetos dos carros motores, sendo dois por carro há sempre um em operação, em cada carro motor.
. Comprimento do TUE completo entre faces de engates: 91.565 mm
. Largura externa máxima: 2.978 mm.
. Altura externa máxima da cobertura ao boleto dos trilhos: 3.910 mm.
. Altura máxima do pantógrafo ao boleto do trilho: 4.600 mm.
. Massa do TUE (tara): 201,8 Ton.
. Tensão nominal: 3.000 V.
. Bitola: 1.600 mm.
. Desempenho unihorário: 2.520 kw.
. Velocidade máxima de projeto: 90 km/h.
. Velocidade máxima de serviço: 80 km/h.
. Velocidade média comercial: 46 km/h.
. Lotação por carro motor:
. Assentados: 59;
. Em pé: 189;
. Total: 243;
. Lotação por carro reboque:
. Sentados: 72;
. Em pé: 198;
. Total: 262;
. Lotação total por TUE: 1026.
Fonte: Metrô BH
01.
02.
03.
04.
05.
06.
07.