BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR

CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com

ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!

[CPEF] Estação Louveira e Subestação Francisco de Monlevade

História, fotos, relatos e tudo sobre a memória dos transportes sobre trilhos.

Moderador: Caco

Avatar do usuário

Autor do tópico
oni-link
MEMBRO JR
Mensagens: 62
Registrado em: 04 Ago 2009, 16:37

[CPEF] Estação Louveira e Subestação Francisco de Monlevade

Mensagem não lida por oni-link » 02 Out 2010, 15:39

Do site Estações Ferroviárias:

A estação de Louveira foi inaugurada em 1872 com o nome de Capivary e era na época a primeira parada no trecho Jundiaí-Campinas, aberto na mesma data. O Almanak da Provincia de São Paulo para 1873 indicava o sr. Jesuino de Oliveira Mendes como chefe de estação e telegraphista da estação. No final dos anos 1870 já tinha o nome atual, provavelmente para não ser confundida com a estação da Ituana, na cidade do mesmo nome. Em 1890, o prédio original foi demolido para dar lugar a um maior, que também pudesse abrigar a plataforma da E. F. Itatibense, estabelecida nesse ano e que se dirigia à cidade de Itatiba, tendo sido construída com a anuência da Companhia Paulista, que chegou a ser a dona da concessão do ramal. O prédio que atualmente está lá hoje foi inaugurado em 1915, não se sabendo se é a ampliação do antigo edifício ou se um totalmente novo, e o motivo da nova mudança foi a duplicação da linha entre Jundiaí e Campinas. Com a entrega da eletrificação desse mesmo trecho em 1921, foi construída, muito próxima à estação, a subestação de Francisco de Monlevade, área muito bonita hoje tombada pelo patrimônio histórico. Na retirada da eletrificação em 1999, a subestação foi desativada e ameaçada de depredação pelos vândalos de plantão, como aliás ocorreu em praticamente todas as subestações desativadas das antigas Paulista e Sorocabana. Antes disso, em 1953, a E. F. Itatibense, historicamente deficitária, foi desativada, fechada e seus trilhos, retirados. Desativada para passageiros no final dos anos 1970, a estação de Louveira está em estado razoável de conservação, servindo de sede para a Guarda Municipal.

http://www.estacoesferroviarias.com.br/l/louveira.htm

A concessão do trecho hoje é da ALL, usado pela MRS, que paga pelo direito de passagem até Pederneiras (obrigado ao Nanah pela informação).

Chegada em Louveira
Imagem

Passagem de nível
Imagem

A estação
Imagem

Uma das vias já foi até asfaltada
Imagem

Trilhos sentido capital
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Cabine de manobras
Imagem

Imagem

Vista da cabine
Imagem

Chaves no interior da cabine
Imagem

Imagem

"CCO", nesses buracos ficavam as luzes que representavam os sinais
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Antiga sala técnica
Imagem

Via sentido interior vista da cabine
Imagem

Parte de baixo da cabine
Imagem

Via que ainda é usada pela MRS
Imagem

Via inativa
Imagem

Imagem

Pátio desativado
Imagem

Dentro da "casinha"
Imagem

Imagem

Mais uma "casinha"
Imagem

Imagem

Sinal
Imagem

Entrada da 1ª subestação ferroviária do Brasil
Imagem

Imagem

Casa da subestação
Imagem

Prédio da subestação, trancado. Disseram que os maquinários estão bem-conservados aí dentro
Imagem

Ano de construção da S/E
Imagem

Placa na entrada do prédio
Imagem

Parte de trás
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Homenagem a Francisco de Monlevade
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Voltando à estação
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Símbolo da Cia. Paulista nos vidros
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Bilheteria?
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Mirantes
Imagem

Estação vista do mirante
Imagem

Avatar do usuário

VHarlamov
MEMBRO FREQUENTE
Mensagens: 130
Registrado em: 29 Mar 2009, 12:14
Localização: ↕DEO <-> ↕BUT (em breve?)

Re: [CPEF] Estação Louveira e Subestação Francisco de Monlevade

Mensagem não lida por VHarlamov » 03 Out 2010, 01:38

Belas fotos, oni-link! Pena que não posso falar o mesmo da estação wll

Monlevade deve estar se revirando no túmulo. O triste é que a coisa mais chamativa, mais "viva" que se vê na estação são os ônibus estacionados do lado da plataforma nnoo
Imagem

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “ESTAÇÕES DESATIVADAS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes