[CPEF] Estação Louveira e Subestação Francisco de Monlevade
Enviado: 02 Out 2010, 15:39
Do site Estações Ferroviárias:
A estação de Louveira foi inaugurada em 1872 com o nome de Capivary e era na época a primeira parada no trecho Jundiaí-Campinas, aberto na mesma data. O Almanak da Provincia de São Paulo para 1873 indicava o sr. Jesuino de Oliveira Mendes como chefe de estação e telegraphista da estação. No final dos anos 1870 já tinha o nome atual, provavelmente para não ser confundida com a estação da Ituana, na cidade do mesmo nome. Em 1890, o prédio original foi demolido para dar lugar a um maior, que também pudesse abrigar a plataforma da E. F. Itatibense, estabelecida nesse ano e que se dirigia à cidade de Itatiba, tendo sido construída com a anuência da Companhia Paulista, que chegou a ser a dona da concessão do ramal. O prédio que atualmente está lá hoje foi inaugurado em 1915, não se sabendo se é a ampliação do antigo edifício ou se um totalmente novo, e o motivo da nova mudança foi a duplicação da linha entre Jundiaí e Campinas. Com a entrega da eletrificação desse mesmo trecho em 1921, foi construída, muito próxima à estação, a subestação de Francisco de Monlevade, área muito bonita hoje tombada pelo patrimônio histórico. Na retirada da eletrificação em 1999, a subestação foi desativada e ameaçada de depredação pelos vândalos de plantão, como aliás ocorreu em praticamente todas as subestações desativadas das antigas Paulista e Sorocabana. Antes disso, em 1953, a E. F. Itatibense, historicamente deficitária, foi desativada, fechada e seus trilhos, retirados. Desativada para passageiros no final dos anos 1970, a estação de Louveira está em estado razoável de conservação, servindo de sede para a Guarda Municipal.
http://www.estacoesferroviarias.com.br/l/louveira.htm
A concessão do trecho hoje é da ALL, usado pela MRS, que paga pelo direito de passagem até Pederneiras (obrigado ao Nanah pela informação).
Chegada em Louveira
Passagem de nível
A estação
Uma das vias já foi até asfaltada
Trilhos sentido capital
Cabine de manobras
Vista da cabine
Chaves no interior da cabine
"CCO", nesses buracos ficavam as luzes que representavam os sinais
Antiga sala técnica
Via sentido interior vista da cabine
Parte de baixo da cabine
Via que ainda é usada pela MRS
Via inativa
Pátio desativado
Dentro da "casinha"
Mais uma "casinha"
Sinal
Entrada da 1ª subestação ferroviária do Brasil
Casa da subestação
Prédio da subestação, trancado. Disseram que os maquinários estão bem-conservados aí dentro
Ano de construção da S/E
Placa na entrada do prédio
Parte de trás
Homenagem a Francisco de Monlevade
Voltando à estação
Símbolo da Cia. Paulista nos vidros
Bilheteria?
Mirantes
Estação vista do mirante
A estação de Louveira foi inaugurada em 1872 com o nome de Capivary e era na época a primeira parada no trecho Jundiaí-Campinas, aberto na mesma data. O Almanak da Provincia de São Paulo para 1873 indicava o sr. Jesuino de Oliveira Mendes como chefe de estação e telegraphista da estação. No final dos anos 1870 já tinha o nome atual, provavelmente para não ser confundida com a estação da Ituana, na cidade do mesmo nome. Em 1890, o prédio original foi demolido para dar lugar a um maior, que também pudesse abrigar a plataforma da E. F. Itatibense, estabelecida nesse ano e que se dirigia à cidade de Itatiba, tendo sido construída com a anuência da Companhia Paulista, que chegou a ser a dona da concessão do ramal. O prédio que atualmente está lá hoje foi inaugurado em 1915, não se sabendo se é a ampliação do antigo edifício ou se um totalmente novo, e o motivo da nova mudança foi a duplicação da linha entre Jundiaí e Campinas. Com a entrega da eletrificação desse mesmo trecho em 1921, foi construída, muito próxima à estação, a subestação de Francisco de Monlevade, área muito bonita hoje tombada pelo patrimônio histórico. Na retirada da eletrificação em 1999, a subestação foi desativada e ameaçada de depredação pelos vândalos de plantão, como aliás ocorreu em praticamente todas as subestações desativadas das antigas Paulista e Sorocabana. Antes disso, em 1953, a E. F. Itatibense, historicamente deficitária, foi desativada, fechada e seus trilhos, retirados. Desativada para passageiros no final dos anos 1970, a estação de Louveira está em estado razoável de conservação, servindo de sede para a Guarda Municipal.
http://www.estacoesferroviarias.com.br/l/louveira.htm
A concessão do trecho hoje é da ALL, usado pela MRS, que paga pelo direito de passagem até Pederneiras (obrigado ao Nanah pela informação).
Chegada em Louveira
Passagem de nível
A estação
Uma das vias já foi até asfaltada
Trilhos sentido capital
Cabine de manobras
Vista da cabine
Chaves no interior da cabine
"CCO", nesses buracos ficavam as luzes que representavam os sinais
Antiga sala técnica
Via sentido interior vista da cabine
Parte de baixo da cabine
Via que ainda é usada pela MRS
Via inativa
Pátio desativado
Dentro da "casinha"
Mais uma "casinha"
Sinal
Entrada da 1ª subestação ferroviária do Brasil
Casa da subestação
Prédio da subestação, trancado. Disseram que os maquinários estão bem-conservados aí dentro
Ano de construção da S/E
Placa na entrada do prédio
Parte de trás
Homenagem a Francisco de Monlevade
Voltando à estação
Símbolo da Cia. Paulista nos vidros
Bilheteria?
Mirantes
Estação vista do mirante