A estação de Embu-Guaçu foi inaugurada já construída em alvenaria, em 1934, ainda com o nome de M'Boy-Guassu, que foi "aportuguesado" mais tarde. Esse prédio passou por uma ampla reforma em 1948. Em 1998, a vila ferroviária permanecia ao longo da linha com várias casas, algumas abandonadas, e o prédio da estação estava bastante descaracterizado. Dentro, ainda havia equipamento de telefonia antigo, e o chefe da estação ainda coordenava a manobra de trens nos desvios, que estavam sempre lotados de locomotivas e comboios de carga. A cobertura que se vê na plataforma não tinha mais função, pois o tráfego de passageiros terminou em outubro de 1997, quando ele partia exatamente desta estação e seguia para Santos. Em 2010, o pátio já estava aumentado para abrigar comboios mais longos: na verdade, duas linhas saem do pátio no sentido Santos e se prolongam por pelo menos 2 km ao longo da estrada de rodagem que acompanha a linha no sentido de Engenheiro Marsilac.
Em Embu-Guaçu, ficam carros e veículos de manutenção da ALL. Há 3 passagens de nível na cidade e a estação fica no meio das duas últimas (sentido interior). Chegando à primeira (sentido litoral), os trens param para verificação dos freios e equipamentos e os técnicos da ALL o percorrem, pois para frente já começa a descida da serra e precisa estar tudo em ordem. A sigla de Embu-Guaçu é ZEM (agradecimentos ao Nanah pelas informações).
C30 e veículos de manutenção no pátio de ZEM
![Imagem](http://i1196.photobucket.com/albums/aa405/joaolink/Embu-Guacu/DSC01720.jpg)
C30 passando pela segunda passagem de nível
![Imagem](http://i1196.photobucket.com/albums/aa405/joaolink/Embu-Guacu/DSC01721.jpg)
Fila de carros gerada pela passagem do trem
![Imagem](http://i1196.photobucket.com/albums/aa405/joaolink/Embu-Guacu/DSC01743.jpg)
Vagão de via permanente da ALL no pátio
![Imagem](http://i1196.photobucket.com/albums/aa405/joaolink/Embu-Guacu/DSC01773.jpg)
Vagão e plataforma da estação
![Imagem](http://i1196.photobucket.com/albums/aa405/joaolink/Embu-Guacu/DSC01774.jpg)
Plataforma
![Imagem](http://i1196.photobucket.com/albums/aa405/joaolink/Embu-Guacu/DSC01775.jpg)
![Imagem](http://i1196.photobucket.com/albums/aa405/joaolink/Embu-Guacu/DSC01776.jpg)
![Imagem](http://i1196.photobucket.com/albums/aa405/joaolink/Embu-Guacu/DSC01777.jpg)
![Imagem](http://i1196.photobucket.com/albums/aa405/joaolink/Embu-Guacu/DSC01778.jpg)
A outra plataforma
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Panorâmica
![Imagem](http://i1196.photobucket.com/albums/aa405/joaolink/Embu-Guacu/DSC01782.jpg)
Prédio da estação
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![Imagem](http://i1196.photobucket.com/albums/aa405/joaolink/Embu-Guacu/DSC01788.jpg)
Início do pátio, próximo à 3ª passagem de nível
![Imagem](http://i1196.photobucket.com/albums/aa405/joaolink/Embu-Guacu/DSC01798.jpg)
Cruzamento na 2ª passagem de nível
![Imagem](http://i1196.photobucket.com/albums/aa405/joaolink/Embu-Guacu/DSC01810.jpg)
![Imagem](http://i1196.photobucket.com/albums/aa405/joaolink/Embu-Guacu/DSC01811.jpg)
Veículo de manutenção e C30 na 2ª passagem de nível
![Imagem](http://i1196.photobucket.com/albums/aa405/joaolink/Embu-Guacu/DSC01817.jpg)