BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR

CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com

ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!

Que voltem os trens

Discussões sobre transporte ferroviário brasileiro em geral.

Autor do tópico
Isaias
MEMBRO PLENO
Mensagens: 267
Registrado em: 17 Mai 2010, 21:30

Que voltem os trens

Mensagem não lida por Isaias » 02 Nov 2010, 00:14

Há muito que se fala na volta dos trens, principalmente nesta fase eleitoral, cuja circulação se anuncia por todos aqueles que o preferem como meio de transporte, para o percurso de grande distância. Também esperamos com ansiedade a instalação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em nossa capital, o que muito beneficiará nossa cidade, além de contribuir para a atividade turística de Maceió.

Todos sabemos que o VLT é conhecido nas cidades europeias como bonde, que nos deixou muita saudade. Maceió deverá ser a primeira capital deste País a ter o VLT. Em seguida, João Pessoa e Natal. Ainda bem.

Voltando ao trem que é um veículo evidentemente aconselhado para os países continentais. Daí a razão pela qual os Estados Unidos, logo após sua Independência, adotaram sistematicamente comboio ferroviário, cujas linhas cortam o País em todas as direções, levando o progresso a toda a Nação, como um todo geográfico. Naturalmente, que aconteceram protestos, surdos, contra a preferência estadunidense ao ser adotado o transporte ferroviário, ligando as partes estratégicas da jovem Nação.

Não tivesse o governo norte-americano, à época, agido energicamente contra o abuso dos proprietários retrógrados que conspiravam contra as ferrovias, a Nação americana não teria atingido o grau de progresso que hoje desfruta. De forma que as estradas de ferro estadunidenses constituem uma espécie de espinha de peixe, ligando o oeste com o leste americano.

Além dos Estados Unidos da América, a Europa também é hoje percorrida em toda a sua extensão por caminhos de ferro que constituem um sistema de ligação por inúmeros rios que percorrem alguns países da Europa, sem falar nas suas excelentes auto-pistas que cruzam o todo o continente europeu.

Vale mencionar, também, aquele extraordinário túnel sob o Canal da Mancha, que é percorrido por cerca de 24 horas de viagem, entre a França e a Inglaterra.

No Brasil já se fala na instalação do trem-bala, fazendo o percurso entre o Rio-São Paulo e Campinas.

Os trens de carga que circulam pela China têm a velocidade de aproximadamente 200 km/h.

Se verdadeiro, esperamos que sim, temos motivo de júbilo, ao saber que os trens estão para voltar ao Nordeste brasileiro, resolvendo, em grande parte, nossos tradicionais problemas de transporte, quando sabemos que o nosso País, com uma extensa costa marítima, os governos teimam em não aproveitá-la.

Daí a razão por que não evitamos proclamar os transportes ferroviários como base fundamental das viagens, principalmente, entre Alagoas e Pernambuco, os quais foram retirados inoportunamente. Que voltem os trens.


rodineisilveira
MEMBRO FREQUENTE
Mensagens: 239
Registrado em: 02 Ago 2008, 13:56
Localização: São Paulo - SP

Isto também vale para o estado de São Paulo

Mensagem não lida por rodineisilveira » 31 Ago 2011, 17:52

Isto também vale para os trens de longo percurso que, até 2000, iam daqui de São Paulo para diversas cidades do interior paulista.


rodineisilveira
MEMBRO FREQUENTE
Mensagens: 239
Registrado em: 02 Ago 2008, 13:56
Localização: São Paulo - SP

O VLT da Baixada Santista

Mensagem não lida por rodineisilveira » 16 Fev 2022, 08:47

Isaias escreveu:
02 Nov 2010, 00:14
Há muito que se fala na volta dos trens, principalmente nesta fase eleitoral, cuja circulação se anuncia por todos aqueles que o preferem como meio de transporte, para o percurso de grande distância. Também esperamos com ansiedade a instalação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em nossa capital, o que muito beneficiará nossa cidade, além de contribuir para a atividade turística de Maceió.

Todos sabemos que o VLT é conhecido nas cidades europeias como bonde, que nos deixou muita saudade. Maceió deverá ser a primeira capital deste País a ter o VLT. Em seguida, João Pessoa e Natal. Ainda bem.

Voltando ao trem que é um veículo evidentemente aconselhado para os países continentais. Daí a razão pela qual os Estados Unidos, logo após sua Independência, adotaram sistematicamente comboio ferroviário, cujas linhas cortam o País em todas as direções, levando o progresso a toda a Nação, como um todo geográfico. Naturalmente, que aconteceram protestos, surdos, contra a preferência estadunidense ao ser adotado o transporte ferroviário, ligando as partes estratégicas da jovem Nação.

Não tivesse o governo norte-americano, à época, agido energicamente contra o abuso dos proprietários retrógrados que conspiravam contra as ferrovias, a Nação americana não teria atingido o grau de progresso que hoje desfruta. De forma que as estradas de ferro estadunidenses constituem uma espécie de espinha de peixe, ligando o oeste com o leste americano.

Além dos Estados Unidos da América, a Europa também é hoje percorrida em toda a sua extensão por caminhos de ferro que constituem um sistema de ligação por inúmeros rios que percorrem alguns países da Europa, sem falar nas suas excelentes auto-pistas que cruzam o todo o continente europeu.

Vale mencionar, também, aquele extraordinário túnel sob o Canal da Mancha, que é percorrido por cerca de 24 horas de viagem, entre a França e a Inglaterra.

No Brasil já se fala na instalação do trem-bala, fazendo o percurso entre o Rio-São Paulo e Campinas.

Os trens de carga que circulam pela China têm a velocidade de aproximadamente 200 km/h.

Se verdadeiro, esperamos que sim, temos motivo de júbilo, ao saber que os trens estão para voltar ao Nordeste brasileiro, resolvendo, em grande parte, nossos tradicionais problemas de transporte, quando sabemos que o nosso País, com uma extensa costa marítima, os governos teimam em não aproveitá-la.

Daí a razão por que não evitamos proclamar os transportes ferroviários como base fundamental das viagens, principalmente, entre Alagoas e Pernambuco, os quais foram retirados inoportunamente. Que voltem os trens.
Na Baixada Santista, tem o VLT que vai do porto de Santos ao bairro vicentino de Barreiros (perto de Samaritá).

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “ARTIGOS, NOTÍCIAS E TEXTOS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante