METRÔ DE SALVADOR
Cronologia
1995
Realização de Pesquisa de Origem e Destino que demonstra que a maior parte da demanda de transporte coletivo de passageiros se concentra no eixo Lapa (centro) - Cajazeiras.
1999
Criação da Companhia do Metropolitano de Salvador.
-10 de dezembro, assinatura da Ordem de Serviço para o início das obras, realizando-se os trabalhos de topografia, geotecnia e instalação do canteiro.
2000
- Em abril, início da construção da Linha 1, em três frentes de serviço:
Emboque do túnel, elevado BR-324 e Elevado Acesso Norte. Previsão de entrega do primeiro trecho, Lapa - Irajá, em 2003.
- 10 de outubro, início da construção do Conjunto Habitacional para as famílias removidas ao longo do traçado do via.
A Linha 1
Trecho Lapa - Irajá
Extensão Total 11,7 km
Extensão em Subterrâneo 1,4 km
Extensão em Elevado 4,8 km
Número de Estações 8, sendo 2 subterrâneas e 2 em elevado
Média Passageiros / dia 200 mil
Trens Elétricos (TUE's) 12, com 4 carros cada
TUE's para Operação 10
Intervalo Mínimo
Custo Inicial Previsto US $ 307 milhões
Fonte: Metrô de Salvador
2002
- 2 de outubro, início das obras de cobertura da estação Acesso Norte.
- 29 de outubro, início da confecção da passarela para a mesma estação.
- março, paralisação das obras do elevado de Bahema.
- junho, paralisação das obras do elevado de Juá 1.
- julho, paralisação das obras do elevado da estação Juá.
No dia primeiro de setembro, início das obras de implantação da quarta faixa na avenida Bonocô.
- dezembro, paralisação das obras dos elevados BR-324 e Retiro.
2003
- 1º de dezembro, início das obras da estação Bonocô.
- Em fevereiro, paralisação das obras do viaduto Jaqueira, sendo
retomadas em agosto de 2004.
- 16 de julho, encontro das duas frentes de escavação do túnel do trecho Lapa - Pólvora, com 1,5 km de extensão.
- outubro, início das obras do trecho em superfície em São Gonçalo do Retiro, entre os elevados do Retiro e da Bahema.
2004
- Em abril, no local da futura estação Brotas, execução dos serviços de demolição das residências desapropriadas, destocamento e limpeza do terreno. No mês de maio são iniciados os trabalhos de corte do terreno.
- Em julho, conclusão do túnel da Ladeira do Cabula, com 22 metros de
extensão.
2005
Previsão de entrega do primieiro trecho para o final de 2006.
2007
Paralisação das obras do Metrô.
2008
Retomada das obras.
- Em meados de setembro, início da montagem dos trilhos, com soldagem eletrônica, para posterior assentamento na linha.
- Em novembro entrega dos três primeiros trens, totalizando 12 carros.
2009
-17 de janeiro, entrega dos 3 últimos trens, completando uma frota de 6 trens com 24 carros. O investimento do Governo do Estado na aquisição dos trens foi de aproximadamente US$ 50 milhões, com financiamento do Banco do Brasil. Eles foram fabricados pela empresa corena Rotem, e fornecidos pela Mitsui & Co Ltd. Cada trem tem três carros, todos com ar condicionado e isolamento acústico, com capacidade para até 1.250 passageiros. Os trens ficaram guardados nos armazéns da Estação Aduaneira do Interior (Eadi/Salvador),
localizada no CIA-Sul, enquanto não eram finalizadas as obras do pátio de manobras e oficinas.
Marcelo Almirante 2008
Memória do Transporte Público
http://www.rota.notlong.com
http://zrak7.ifrance.com/salvador-metro.pdf
Para fotos:
http://www.google.com.br/search?tbm=isc ... e+salvador
BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
Breve Cronologia do Metrô de Salvador
Re: Breve Cronologia do Metrô de Salvador
Setembro/2013: Grupo CCR assume a PPP da linha.
Agora vai!
Agora vai!
Re: Breve Cronologia do Metrô de Salvador
E o metrô de Salvador deve ser inaugurado 6 meses após a Copa do Mundo....
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante