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Alstom Metropolis Série 500 ("5700") - Linha 5
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Autor do tópico - MEMBRO SENIOR
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- Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
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Alstom Metropolis Série 500 ("5700") - Linha 5
Inicialmente chamados de série 5700 pela CPTM, os Alstom Metropolis foram designados "Série 500" pelo Metrô-SP.
Nova Série 5700, mais modernidade à Linha 5 lilás do Metrô
O trem Série 5700, que entrou em operação na nova Linha 5 lilás do Metrô (Capão Redondo-Largo 13) em 2002, é o mais moderno da frota do Metrô-SP. O seu motor de corrente alternada proporciona redução em consumo de energia e nos custos de manutenção. Os itens de conforto são os mesmos da Série 3000, em operação na Linha 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú), com alguns diferenciais: vidros panorâmicos com filtro UV e displays eletrônicos que indicam as estações e os lados de abertura das portas.
No interior da composição, dispositivos especiais permitem a intercomunicação entre condutor e usuário, e o ar-condicionado terá taxa de renovação de ar e temperatura adequados ao clima brasileiro.
A avançada Série 5700 é a única composição da frota com bitola internacional de 1,435 mm, possibilitando ao Metrô-SP ingressar na economia de escala mundial e renovar o material rodante de modo mais dinâmico e rápido. A condução automática e os sensores localizados nos rodeiros evitam descarrilamento, com o acionamento prévio dos freios pneumáticos a disco.
O novo trem da Linha 5 lilás do Metrô comporta cerca de 1500 passageiros e poderá alcançar velocidade de 80 Km/h. A aceleração desse trem é a mais suave e rápida da frota - 1,2 m/s².
Os comandos de controle e o sistema de tração foram fabricados pelas Alstom francesa e inglesa. Truques e engates são da CAF, da Espanha, e motores e conversores auxiliares, da Siemens.
Texto adaptado, retirado de: http://web.archive.org/web/200408180528 ... a/5700.asp
Ficha técnica dos trens:
Características
Fabricante: ALSTOM / SIEMENS / CAF
Origem: Brasil
Ano Operação: 2002
Caixa: Aço Inox
Bitola: 1,435 m
Quantidade de Portas/Carro: 8
Linhas em Operação: Linha 5-Lilás do Metrô
Dimensões
Altura Carro: 3,771 m
Altura Pantógrafo Abaixado: 3,860 m
Altura Pantógrafo Levantado: 4,260 m
Largura Carro: 2,8 m
Largura Portas: 1,60 m
Comprimento MC: 22,160 m
Comprimento M: 22,000 m
Peso MC: 40.500 Kg
Peso M: 40.500 Kg
Capacidade e desempenho
Força de Arranque / Motor de Tração: 20.500 kN
Velocidade Máxima: 80 Km/h
Aceleração Máxima: 1,2 m/s²
Freio de Serviço: 1,2 m/s²
Freio Emergência: 1,3 m/s²
Raio Mín. Curv. Horiz.: 100 m
Lotação MC: 42+262 (6 passageiros/m²)
Lotação M: 47+282 (6 passageiros/m²)
M: carro motor
MC: carro motor com cabine de condução
Fotos
Exterior
1 -
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3 -
4 -
5 -
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7 -
8 -
Interior
Fotos tiradas por cruisespeed
1 - Painel dinâmico
2 -
3 - Painel indica estação seguinte e lado do desembarque
Fotos tiradas por Tiago Costa
4 -
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Cabine
Fotos tiradas por lipe_andreense
1 - Painel
2 - este painel é onde o operador seleciona as mensagens gravadas que serão emitidas
3 -
4 - As proximas três fotos são da cabine inativa, na parte posterior do trem
5 -
6 -
Nova Série 5700, mais modernidade à Linha 5 lilás do Metrô
O trem Série 5700, que entrou em operação na nova Linha 5 lilás do Metrô (Capão Redondo-Largo 13) em 2002, é o mais moderno da frota do Metrô-SP. O seu motor de corrente alternada proporciona redução em consumo de energia e nos custos de manutenção. Os itens de conforto são os mesmos da Série 3000, em operação na Linha 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú), com alguns diferenciais: vidros panorâmicos com filtro UV e displays eletrônicos que indicam as estações e os lados de abertura das portas.
No interior da composição, dispositivos especiais permitem a intercomunicação entre condutor e usuário, e o ar-condicionado terá taxa de renovação de ar e temperatura adequados ao clima brasileiro.
A avançada Série 5700 é a única composição da frota com bitola internacional de 1,435 mm, possibilitando ao Metrô-SP ingressar na economia de escala mundial e renovar o material rodante de modo mais dinâmico e rápido. A condução automática e os sensores localizados nos rodeiros evitam descarrilamento, com o acionamento prévio dos freios pneumáticos a disco.
O novo trem da Linha 5 lilás do Metrô comporta cerca de 1500 passageiros e poderá alcançar velocidade de 80 Km/h. A aceleração desse trem é a mais suave e rápida da frota - 1,2 m/s².
Os comandos de controle e o sistema de tração foram fabricados pelas Alstom francesa e inglesa. Truques e engates são da CAF, da Espanha, e motores e conversores auxiliares, da Siemens.
Texto adaptado, retirado de: http://web.archive.org/web/200408180528 ... a/5700.asp
Ficha técnica dos trens:
Características
Fabricante: ALSTOM / SIEMENS / CAF
Origem: Brasil
Ano Operação: 2002
Caixa: Aço Inox
Bitola: 1,435 m
Quantidade de Portas/Carro: 8
Linhas em Operação: Linha 5-Lilás do Metrô
Dimensões
Altura Carro: 3,771 m
Altura Pantógrafo Abaixado: 3,860 m
Altura Pantógrafo Levantado: 4,260 m
Largura Carro: 2,8 m
Largura Portas: 1,60 m
Comprimento MC: 22,160 m
Comprimento M: 22,000 m
Peso MC: 40.500 Kg
Peso M: 40.500 Kg
Capacidade e desempenho
Força de Arranque / Motor de Tração: 20.500 kN
Velocidade Máxima: 80 Km/h
Aceleração Máxima: 1,2 m/s²
Freio de Serviço: 1,2 m/s²
Freio Emergência: 1,3 m/s²
Raio Mín. Curv. Horiz.: 100 m
Lotação MC: 42+262 (6 passageiros/m²)
Lotação M: 47+282 (6 passageiros/m²)
M: carro motor
MC: carro motor com cabine de condução
Fotos
Exterior
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Interior
Fotos tiradas por cruisespeed
1 - Painel dinâmico
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3 - Painel indica estação seguinte e lado do desembarque
Fotos tiradas por Tiago Costa
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Cabine
Fotos tiradas por lipe_andreense
1 - Painel
2 - este painel é onde o operador seleciona as mensagens gravadas que serão emitidas
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4 - As proximas três fotos são da cabine inativa, na parte posterior do trem
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Editado pela última vez por Tiago Costa em 17 Ago 2008, 01:23, em um total de 3 vezes.
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Autor do tópico - MEMBRO SENIOR
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Graças ao lipe, agora temos fotos de todos os itens! Mas é claro, quanto mais fotos, melhor. Por isso, estamos aceitando mais fotos !
Editado pela última vez por Tiago Costa em 17 Ago 2008, 01:26, em um total de 1 vez.
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Autor do tópico - MEMBRO SENIOR
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Parabéns Tiago, ótimo trabalho!!
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg
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Autor do tópico - MEMBRO SENIOR
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Ví sim,a rede aérea é mais baixa que os demais sistemas bem interessante, o pantógrafo é bem diferente também!!!!!Tiago Costa escreveu:Valeu, Landrail ! Viu que eu coloquei algumas fotos mostrando o pantógrafo só pra você ver ?
É tudo de primeiro mundo!!!
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edit
Tiago, fique à vontade para mover as fotos para o seu tópico, aliás, está muito bom, gostei muito da breve "história" do trem da linha 5. Parabéns!
Tiago, fique à vontade para mover as fotos para o seu tópico, aliás, está muito bom, gostei muito da breve "história" do trem da linha 5. Parabéns!
Editado pela última vez por Cruisespeed em 01 Jul 2008, 17:15, em um total de 1 vez.
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Autor do tópico - MEMBRO SENIOR
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Praticamente todos os itens que compõem o layout interno do trem são personalizáveis. Se os "2070" não têm indicadores luminosos nos mapas de linha, é porque a CPTM não incluiu esses itens na hora de fazer o pedido. Nos 40 novos trens da CAF e nos 8 trens que estão em licitação, as especificações me fizeram achar que eles vão ter esses painéis, mas não sei se eles se referem aos painéis que ficam nos carros com lugares para deficientes, que apenas indicam mensagens variáveis.Lopes escreveu:Acho eles mais bonitos que os "novos" metrópolis que hoje chegam...
Legal também é o painel indicativo das estações que piscam...
Por que nos Metrópolis da CPTM não há esse dispositivo, eles não serão mais utilizados ou é uma exclusividade dos Metrópolis da CPTM não terem?
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