HGPFILHO escreveu:
Administração
Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Emp. Pública)
Extensão
42 km
Tipo
Misto (Subterrêneo/ Superfície)
Linhas
2
Passageiros transportados
80.000 / dia (recorde: / dia)
Estações
16
Site
http://www.metro.df.gov.br/
Inauguração
2001
BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
Metrô de Brasília : guia 2008
-
Autor do tópico - CO-FUNDADOR
- Mensagens: 2867
- Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
- Localização: São Paulo - SP
Metrô de Brasília : guia 2008
-
Autor do tópico - CO-FUNDADOR
- Mensagens: 2867
- Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
- Localização: São Paulo - SP
renanfsouza escreveu:Nessa janela onde você escreve a resposta ao thread, você põe
[img]link-da-foto[/img]
onde link da foto deve ser algo tipo htpp://www.site.com.br/blablabla/imagem.jpg
-
Autor do tópico - CO-FUNDADOR
- Mensagens: 2867
- Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
- Localização: São Paulo - SP
quote="[D.S.R] David SR"]Demorei pra aprender a postar fotos... mas tá ai, meu acervo da net :o
Eu não sou do DF, então não me pergunte de onde são as fotos, quem souber me fala que eu edito. :oops:
Truck de um Trem
O interior do trem.
Vários trens estacionados no Pátio de Manutenção em Águas Claras.
O trem sendo rebocado no pátio de manutenção
É isso, tudo que eu tenho. :o[/quote]
Eu não sou do DF, então não me pergunte de onde são as fotos, quem souber me fala que eu edito. :oops:
Truck de um Trem
O interior do trem.
Vários trens estacionados no Pátio de Manutenção em Águas Claras.
O trem sendo rebocado no pátio de manutenção
É isso, tudo que eu tenho. :o[/quote]
-
Autor do tópico - CO-FUNDADOR
- Mensagens: 2867
- Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
- Localização: São Paulo - SP
cara.Brasília escreveu::o Excelentes imagens David, procurei bastante algumas fotos dessas novas estações do trecho da Ceilândia e até hoje não havia encontrado nada.
A Estação Ceilândia será a última da linha verde, por enquanto, pois já existem estudos para uma expansão do metrô na Ceilândia. Ela possui o mesmo projeto arquitetônico da Estação Samambaia, mas o acabamento parece bem melhor. A estação parce praticamente pronta, pelo visto só faltam aguns detalhes e as escadas rolantes, estou achando que vão inaugurar a estação sem estas, o que também ocorreu nas últimas inaugurações, somente depois foram instaladas (se não me engano por serem obrigação da companhia e não da construtora).
A Estação Cilândia Centro será uma das mais interessante entre as nova, em virtude da estrutura metálica e da cobertura, quem acompanha o SSC já viu alguns renders dela. Espero que utilizem a cor azul como nos renders.
A Estação Guariroba é igual a Estação Ceilândia Sul, pelo jeito está pronta.
Muito bom ver o metrô chegando na região mais populosa de Brasília, a partir do dia 7 de abril começa a operação de testes nessas 4 novas estações em Ceilândia, assim que eu puder ir lá tiro algumas fotos e posto aqui e no SSC. E dia 12 inaugura a estação 108 Sul, na Asa Sul.
Uma foto das obras das plataformas, quase prontas, da Estação 108 Sul:
Possuo um acervo relativamente grande de imagens do metrô DF, mas a faculdade + estágio estão acabando com o meu tempo, aos poucos vou postando-as por aqui.
@Landrail,
Esses 42 Km de metrô atendem sim às regiões mais populosas do DF, mas não integralmente, Brasília é muito horizontalizada e o impacto desses 42 km certamente é menor do que seria em outras cidades.
-
Autor do tópico - CO-FUNDADOR
- Mensagens: 2867
- Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
- Localização: São Paulo - SP
Atualizando
Estrutura atual
O Metrô-DF opera atualmente com 20 trens. Tem 42 quilômetros de linha em funcionamento, que liga a Rodoviária do Plano Piloto a Ceilândia Sul e Samambaia, passando pelo eixo rodoviário sul e pelas cidades de Guará, Águas Claras e Taguatinga.
Dos 42 quilômetros de extensão, 33 interligam a Estação Central (Rodoviária do Plano Piloto) até a Ceilândia. Outros dez quilômetros compreendem o ramal que parte de Águas Claras, via Taguatinga Sul, até Samambaia.
O sistema transporta cerca de 100 mil passageiros por dia, de segunda a sexta-feira, das 6h às 23h30h, e sábados, domingos e feriados, das 7h às 19h. Em forma de ‘Y’, a linha total do Metrô é composta por 29 estações. Destas, 16 estão em pleno funcionamento. A previsão é que dez delas passem a funcionar como terminais de integração metrô/ônibus.
Totalmente subterrâneo entre a Rodoviária e o fim da Asa Sul, o Metrô-DF percorre o Eixinho W e o Eixo Rodoviário. As estações subterrâneas permitirão, no futuro, o acesso entre as quadras 100 e 200, sob os Eixinhos W e L, além do Eixão.
Em seguida, são dez quilômetros de viagem da Feira do Guará até Taguatinga, passando em trincheira (área subterrânea sem cobertura) pela região de Águas Claras. Neste trecho do Metrô, o usuário encontra estações integradas a espaços comerciais e terminais rodoviários, para tornar possível a integração com o ônibus.
É na região de Águas Claras que tem início o ramal de nove quilômetros com destino a Samambaia. Novamente em superfície, o ramal cruza a Estrada Parque do Contorno (EPCT, Pistão Sul de Taguatinga) até chegar ao centro de Samambaia, que possui quatro estações, uma delas com integração.
O último trecho atende a população de Taguatinga e Ceilândia, alternadamente em superfície, trincheira e túnel, em estações distribuídas de forma a atender a demanda dos passageiros e manter preservadas as características urbanas e funcionais.
Rapidez
A operação comercial (paga) funciona com intervalos de 5’30 entre um trem e outro entre as estações Águas Claras e Central, embora exista a possibilidade de reduzir este intervalo para até 3 minutos, no futuro.
Entre a ponta da Asa Sul e a Feira do Guará, a linha metroviária foi construída na superfície, num percurso total de 5,7 quilômetros. As estações previstas neste trajeto serão integradas a terminais rodoviários, inclusive interestaduais, atendendo a passageiros do Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), Áreas Octogonais, Sudoeste e Cruzeiro.
Raio-x
Quantidade de trens: 20
Extensão da linha: 42 km
Número de passageiros/dia: 140 mil
Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 6h às 23h30h / sábados, domingos e feriados, das 7h às 19h
Quantidade total de estações: 29
Estações em funcionamento: 21
[/b]
O Metrô-DF opera atualmente com 20 trens. Tem 42 quilômetros de linha em funcionamento, que liga a Rodoviária do Plano Piloto a Ceilândia Sul e Samambaia, passando pelo eixo rodoviário sul e pelas cidades de Guará, Águas Claras e Taguatinga.
Dos 42 quilômetros de extensão, 33 interligam a Estação Central (Rodoviária do Plano Piloto) até a Ceilândia. Outros dez quilômetros compreendem o ramal que parte de Águas Claras, via Taguatinga Sul, até Samambaia.
O sistema transporta cerca de 100 mil passageiros por dia, de segunda a sexta-feira, das 6h às 23h30h, e sábados, domingos e feriados, das 7h às 19h. Em forma de ‘Y’, a linha total do Metrô é composta por 29 estações. Destas, 16 estão em pleno funcionamento. A previsão é que dez delas passem a funcionar como terminais de integração metrô/ônibus.
Totalmente subterrâneo entre a Rodoviária e o fim da Asa Sul, o Metrô-DF percorre o Eixinho W e o Eixo Rodoviário. As estações subterrâneas permitirão, no futuro, o acesso entre as quadras 100 e 200, sob os Eixinhos W e L, além do Eixão.
Em seguida, são dez quilômetros de viagem da Feira do Guará até Taguatinga, passando em trincheira (área subterrânea sem cobertura) pela região de Águas Claras. Neste trecho do Metrô, o usuário encontra estações integradas a espaços comerciais e terminais rodoviários, para tornar possível a integração com o ônibus.
É na região de Águas Claras que tem início o ramal de nove quilômetros com destino a Samambaia. Novamente em superfície, o ramal cruza a Estrada Parque do Contorno (EPCT, Pistão Sul de Taguatinga) até chegar ao centro de Samambaia, que possui quatro estações, uma delas com integração.
O último trecho atende a população de Taguatinga e Ceilândia, alternadamente em superfície, trincheira e túnel, em estações distribuídas de forma a atender a demanda dos passageiros e manter preservadas as características urbanas e funcionais.
Rapidez
A operação comercial (paga) funciona com intervalos de 5’30 entre um trem e outro entre as estações Águas Claras e Central, embora exista a possibilidade de reduzir este intervalo para até 3 minutos, no futuro.
Entre a ponta da Asa Sul e a Feira do Guará, a linha metroviária foi construída na superfície, num percurso total de 5,7 quilômetros. As estações previstas neste trajeto serão integradas a terminais rodoviários, inclusive interestaduais, atendendo a passageiros do Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), Áreas Octogonais, Sudoeste e Cruzeiro.
Raio-x
Quantidade de trens: 20
Extensão da linha: 42 km
Número de passageiros/dia: 140 mil
Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 6h às 23h30h / sábados, domingos e feriados, das 7h às 19h
Quantidade total de estações: 29
Estações em funcionamento: 21
[/b]
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante