
O pouco que sei é que são uma série inicialmente da Mafersa e após da Alstom, semelhantes há alguns trens do Metrô do Rio de Janeiro... São arredondados, com espaçõ interno maior obtido pelo uso de bancos solitários, com portas também proporcionalmente maiores em largura.
Dados técnicos - Mafersa 1991
Material da Caixa: Aço inoxidável
Altura máxima externa da caixa: 3.663mm
Altura do piso acabado: 1.113mm
Altura do engate: 655mm
Requisitos básicos de compressão:
Carga no engate: 52.000kgf
Carga no anti-encavalamento: 100.000kg
Tipo de armação dos truques: "H" rígido
Diâmetro das rodas: 820mm
Bitola: 1.600mm
Suspensão Primária: Chevron
Suspensão Secundária: Bolsa de ar
Tipo de freio de atrito: A disco
Tipo de ligação caixa/truque: Barra de ancoragem
Raio mínimo vertical: 500m
Raio mínimo horizontal:
Operacional: 300m
Em pátios: 150m
Formação do trem:
Mínima (trem unidade): A + A
Máxima: A + 4B + A
Operação/Controle do trem: Manual / MCS
Velocidade máxima operacional: 80 km/h
Aceleração máxima: 1,12 m/s2
Desaceleração máxima de serviço: 1,2 m/s2
Desaceleração de emergência: 1,5 m/s2
Peso na condição de tara:
Carro tipo "A": 40.300 kgf
Carro tipo "B": 39.500 kgf
Capacidade de passageiros sentados:
Carro tipo "A": 44
Carro tipo "B": 52
Capacidade de passageiros em pé (condição 8 P/m2):
Carro tipo "A": 281
Carro tipo "B": 307
Alimentação de energia:
Tensão: 750 Vcc
Método de captação: 3° trilho
Tração:
Tipo de controle: Chopper
QTDE de motores (trem de 6 carros): 24
Potência por motor: 190 hp / 375 V
Freio motor: Reostático / regenerativo
Sistema de freio pneumático: M-148
Fonte auxiliar:
Tipo: Inversor estático
Tensão: 380 Vca 30/60Hz
Tensão auxiliar: 48 Vcc
Bateria:
Tipo: Chumbo Ácida
Capacidade: 140 Ah em descarga de 10 hs.
Número de elementos: 22
Tratamento de ar no salão:
Tipo: Ventilação forçada e exaustores
Capacidade: 150 trocas/h
Tratamento de ar na cabine: Ventilação forçada
Iluminação: Fluorescente
Comunicações: Com centro operacional e passageiros
Engate entre carros do trem:
Mecânico: Barra de ligação (mec. + pneum.) FSB N1
Elétrico: Jumpers
Pneumático: Mangueiras
Engate nas extremidades do trem:
Mecânico: Automático (mec. + pneum.) FSB N1
Pneumático: No acoplamento mecânico
Portas:
QTDE. por laterais: 3
Largura livre: 1.870mm
Altura livre: 1.870mm
Tipo de macanismo: Pneumático / Superior
Diferenças básicas entre os carros:
Carro tipo "A": Com cabine de comando, sistema ATC / ATP, sistema de rádio, bateria e centro de controle de comunicação com passageiros
Carro tipo "B": Sem os equipamentos acima.
Exterior










Interior









Fotos postadas pelo Vinicius


Fotos postadas pelo Landrail
Máscara

bloqueios

Máscara e lateral

Lateral

interior

Painel

Detalhe do truque

Lateral do trem estacionado na oficina de águas claras

colaboraram neste tópico : ErickUT440R ( dados técnicos), espartano, HGP, Vinicius e metropolitano ( fotos)