EduPR escreveu:A construção da ferrovia começou oficialmente em fevereiro de 1880. Considerada impraticável por inúmeros engenheiros europeus à época, a obra teve início em três frentes simultâneas: entre Paranaguá e Morretes (42 km), entre Morretes e Roça Nova (38 km) e entre Roça Nova e Curitiba (30 km).
O objetivo era estreitar a relação entre as cidades do litoral paranaense e a capital do estado, com vistas ao desenvolvimento social do litoral. Além disso, era imprescindível ligar o Porto de Paranaguá aos estados do Sul do Brasil, para que se desse vazão à produção de grãos dos estados e, dessa forma, garantir apoio ao desenvolvimento econômico da região.
Para a obra, foram recrutados mais de 9.000 homens, que ganhavam entre dois e três mil réis por jornada. A maioria deles vivia em Curitiba ou no litoral, e era composta de imigrantes que trabalhavam na lavoura. Mais da metade desses homens faleceu durante a construção da ferrovia, frente às condições precárias de segurança.
O esforço e ousadia de trabalhadores braçais, engenheiros e outros profissionais resultou numa das mais ousadas obras da engenharia mundial. Depois de cinco anos, a ferrovia foi inaugurada em 02 de fevereiro de 1885. Participaram da primeira viagem engenheiros, autoridades federais e locais, jornalistas e outros convidados. A viagem entre Paranaguá e Curitiba durou nove horas: ao chegar à Capital, mais de 5.000 pessoas aguardavam o trem.
Em seus cento e dez quilômetros de extensão, a ferrovia guarda centenas de obras de arte da engenharia: são 14 túneis, 30 pontes e inúmeros viadutos de grande vão. Destacam-se a Ponte São João, com 55 metros de altura, e o Viaduto Carvalho, ligado ao Túnel do Rochedo, assentado sobre cinco pilares de alvenaria na encosta da rocha - a passagem por esse trecho provoca a sensação de uma viagem pelo ar, como se o trem estivesse flutuando. Foi a primeira obra com essas características a ser construída no mundo.
Fotos antigas:
Fotos Atuais:
BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
Serra Verde Express - Trem de Curitiba a Paranaguá.
-
Autor do tópico - MEMBRO PLENO
- Mensagens: 356
- Registrado em: 09 Jun 2008, 14:27
- Localização: Mogi das Cruzes - SP
Serra Verde Express - Trem de Curitiba a Paranaguá.
-
Autor do tópico - MEMBRO PLENO
- Mensagens: 356
- Registrado em: 09 Jun 2008, 14:27
- Localização: Mogi das Cruzes - SP
LANDRAIL escreveu:esse é sem dúvida alguma o mais belo trecho ferroviáario do Brasil!
HGPFILHO escreveu:Lindissima mesmo, valeu EduPR
cataclism2 escreveu:Belo tópico, cara, valeu!!!
Essa ferrovia é um desbunde, mesmo. Há muitas fotos bonitas dela também no railbuss.com e no Railpictures.net , todas já com as vermelho-comunistas da ALL
will.dh escreveu:eu preciso um dia fazer esse percurso !
sensacional
LANDRAIL escreveu:qual o preço do passeio?????
cataclism2 escreveu:Landrail, o site da empresa, com preços e horários, é este: http://www.serraverdeexpress.com.br
LANDRAIL escreveu:valeu cataclism!!!
-
- MEMBRO FREQUENTE
- Mensagens: 239
- Registrado em: 02 Ago 2008, 13:56
- Localização: São Paulo - SP
Minhas tias já andaram num trem desta linha
Minhas tias paternas já andaram num trem desta linha Curitiba-Paranaguá (que já foi da RFFSA - divisão Paraná-Santa Catarina [RVPSC]).
-
- MODERADOR - CARGAS
- Mensagens: 905
- Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
- Localização: Caxias do Sul - RS
-
- Novato
- Mensagens: 22
- Registrado em: 11 Fev 2009, 20:25
- Localização: São Paulo
Re: Serra Verde Express - Trem de Curitiba a Paranaguá.
Fiz o trajeto essa segunda, fui até Morretes. Vou tentar postar algumas fotos (não sei se vou conseguir, se não entrarem as fotos, peço encarecidamente aos moderadores pra dar um jeito ).
1. Bilheteria em Curitiba
2. Painel com o desenho do roteiro
3. Composição alinhada na estação de Curitiba
4. Vista do interior do carro
5. Outra plataforma na estação de Curitiba. Lá ao fundo, o estádio do Paraná.
6. Circulando por dentro de Curitiba
7. Caixinha do lanche
8. Ruínas na beira da ferrovia. Não sei ao certo do que era.
9. Um pouco do que se vê a partir do trem
10. Passando por uma das pontes
11. Estrutura de uma das pontes
12. Já em Morretes, plaquinha na estação
13. Plataforma de Morretes
14. Fachada da estação de Morretes
1. Bilheteria em Curitiba
2. Painel com o desenho do roteiro
3. Composição alinhada na estação de Curitiba
4. Vista do interior do carro
5. Outra plataforma na estação de Curitiba. Lá ao fundo, o estádio do Paraná.
6. Circulando por dentro de Curitiba
7. Caixinha do lanche
8. Ruínas na beira da ferrovia. Não sei ao certo do que era.
9. Um pouco do que se vê a partir do trem
10. Passando por uma das pontes
11. Estrutura de uma das pontes
12. Já em Morretes, plaquinha na estação
13. Plataforma de Morretes
14. Fachada da estação de Morretes
-
- MODERADOR GLOBAL
- Mensagens: 2520
- Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
- Localização: São Bernardo do Campo
Re: Serra Verde Express - Trem de Curitiba a Paranaguá.
Obrigado, Maria, por compartilhar!
Essa viagem parece ser fantástica!
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante