Série 800-Quem não virou 8000 virou sucata...
Enviado: 15 Jun 2008, 20:16
O Santa Matilde Série 800 foi um TUE comprado em meados de 1980,juntamente com o Série 700 e o Série 900 pela extinta CBTU para rodar nos ramais do Rio de Janeiro.Em termos visuais era um Série 900 "limpo"(vidros de pontas arredondadas,faróis embutidos no truck,ao contrário do Série 900,que é tipo uma pequena caixa onde ficam localizados os faróis,assim como o letreiro do ramal ovalado).Parecia um trem perfeito,mas ele havia um grande problema:a sua flexibilidade não permitia a sua rodagem segura em ramais como Belford Roxo e Gramacho,nem a composição com 8 carros,e assim tendo os riscos de descarillamento.Ele só rodava no ramal Central-Campo Grande(incluindo Deodoro)e apenas com a composição de 4 carros.O problema viria também nas Séries 700 e 900,mas o problema foi detectado a tempo e assim corrigido.Em meados dos anos 90 ele sofre uma reforma visual e mecânica e se torna Série 8000,com uma nova frente e passando a ser a identidade visual da Supervia até chegar os coreanos.
Mas não foram reformados todos os modelos.Uma composição teve seu design original mantido e circulou de 1998 até 2001,quando o 1° Série 700 foi reformado para mais futuramente receber AC,e aí este Série 800 foi pras oficinas de São Diogo,onde está parado até hoje com outras algumas composições dessa série.Os outros modelos??Bem,estas imagens valem mais que 1000000 de palavras:
http://railbuss.com.br/trens/galeria/th ... ?album=178
Boatos se espalharam que ele estava nos planos da Supervia pra ser reformado,mas nada se concretizou.Sua reforma é difícil pelo fato das peças serem difíceis de serem obtidas e das mesmas serem caras.
Mas não foram reformados todos os modelos.Uma composição teve seu design original mantido e circulou de 1998 até 2001,quando o 1° Série 700 foi reformado para mais futuramente receber AC,e aí este Série 800 foi pras oficinas de São Diogo,onde está parado até hoje com outras algumas composições dessa série.Os outros modelos??Bem,estas imagens valem mais que 1000000 de palavras:
http://railbuss.com.br/trens/galeria/th ... ?album=178
Boatos se espalharam que ele estava nos planos da Supervia pra ser reformado,mas nada se concretizou.Sua reforma é difícil pelo fato das peças serem difíceis de serem obtidas e das mesmas serem caras.