BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
[VLT de Campinas] Estação Vila Teixeira
Moderador: Caco
-
Autor do tópico - COORDENADOR
- Mensagens: 2508
- Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
- Localização: Rio de Janeiro/RJ
[VLT de Campinas] Estação Vila Teixeira
Nome: Vila Teixeira
Inauguração: 1993
Histórico de Concessões e Ferrovias:
. Ferrovia Paulista SA (FEPASA) - VLT de Campinas (1993-1995 [1])
Plataformas: 1
Uso Atual: Abandonada
Vila Teixeira foi inaugurada em 1993 com a entregue do último trecho operacional do VLT de Campinas: Vila Teixeira x Campos Elíseos.
Saindo da Estação Aurélia, o taxista me disse que conhecia a Estação Parque Industrial. Eu o avisei que existia uma estação chamada Vila Teixeira entre Aurélia e Parque Industrial, coisa que ele desconhecia. Pela quilometragem relativa, sabia que as estações eram bem próximas e como em grande parte do percurso não havia nenhuma rua margeando a linha do VLT, minha maior preocupação era eventualmente passarmos desapercebidos por alguma.
Pedimos algumas informações, rodamos um pouco e encontramos a Estação Vila Teixeira.
Foto 1: A estação abandonada
Foto 2: Sentido Campos Elíseos, creio eu. Como não estávamos margeando os trilhos e eu não conheci Campinas tão bem eu posso estar confundindo. O taxista me aguardava dentro do carro, que aparece à esquerda da foto
Foto 3: Geral
Foto 4: Trilhos
Foto 5: A via, obstruida no trecho pelo deslizamento desta ribanceira
Foto 6: Escombros na extremidade da plataforma. Dei uma pequena revirada mas não achei nada característico da época de funcionamento do VLT
Foto 7: A via é singela, mas esta estação possui um bypass
Foto 8: Não sei se as coberturas foram furtadas ou se foram arrancadas pela exposição ao vento
Foto 9: A plataforma, em bom estado de conservação
Foto 10:
Foto 11: Eu gosto de ficar assim na plataforma, olhando o bairro... Imaginando como era. Sinto paz nas estações desativadas, principalmente com esse sol forte e quando estou sozinho
Foto 12:
Foto 13: Extremidade da plataforma
Foto 14: Acredito que esta casa faça parte do complexo de Vila Teixeira porque não foi a única que encontrei pelas estações que percorri. Creio ter sido algo operacional do VLT: bilheteria, cabine de segurança ou algo assim
Foto 15: Essts estruturas estaiadas são lindas mesmo nesse estado de depredação
Foto 16:
Créditos
Texto: Renan Souza
Fotos: 1-16 por Renan Souza em 17/10/2008
Referências Bibliográficas
[1] Correio Popular (Campinas) 16/2/1995. VLT deixa de operar a partir de amanhã.
Inauguração: 1993
Histórico de Concessões e Ferrovias:
. Ferrovia Paulista SA (FEPASA) - VLT de Campinas (1993-1995 [1])
Plataformas: 1
Uso Atual: Abandonada
Vila Teixeira foi inaugurada em 1993 com a entregue do último trecho operacional do VLT de Campinas: Vila Teixeira x Campos Elíseos.
Saindo da Estação Aurélia, o taxista me disse que conhecia a Estação Parque Industrial. Eu o avisei que existia uma estação chamada Vila Teixeira entre Aurélia e Parque Industrial, coisa que ele desconhecia. Pela quilometragem relativa, sabia que as estações eram bem próximas e como em grande parte do percurso não havia nenhuma rua margeando a linha do VLT, minha maior preocupação era eventualmente passarmos desapercebidos por alguma.
Pedimos algumas informações, rodamos um pouco e encontramos a Estação Vila Teixeira.
Foto 1: A estação abandonada
Foto 2: Sentido Campos Elíseos, creio eu. Como não estávamos margeando os trilhos e eu não conheci Campinas tão bem eu posso estar confundindo. O taxista me aguardava dentro do carro, que aparece à esquerda da foto
Foto 3: Geral
Foto 4: Trilhos
Foto 5: A via, obstruida no trecho pelo deslizamento desta ribanceira
Foto 6: Escombros na extremidade da plataforma. Dei uma pequena revirada mas não achei nada característico da época de funcionamento do VLT
Foto 7: A via é singela, mas esta estação possui um bypass
Foto 8: Não sei se as coberturas foram furtadas ou se foram arrancadas pela exposição ao vento
Foto 9: A plataforma, em bom estado de conservação
Foto 10:
Foto 11: Eu gosto de ficar assim na plataforma, olhando o bairro... Imaginando como era. Sinto paz nas estações desativadas, principalmente com esse sol forte e quando estou sozinho
Foto 12:
Foto 13: Extremidade da plataforma
Foto 14: Acredito que esta casa faça parte do complexo de Vila Teixeira porque não foi a única que encontrei pelas estações que percorri. Creio ter sido algo operacional do VLT: bilheteria, cabine de segurança ou algo assim
Foto 15: Essts estruturas estaiadas são lindas mesmo nesse estado de depredação
Foto 16:
Créditos
Texto: Renan Souza
Fotos: 1-16 por Renan Souza em 17/10/2008
Referências Bibliográficas
[1] Correio Popular (Campinas) 16/2/1995. VLT deixa de operar a partir de amanhã.
Editado pela última vez por Renanfsouza em 05 Mar 2009, 10:28, em um total de 4 vezes.
Ué agite com tempo Evandro, lance no fórum que acho que ao menos um forista a mais se anima a ir sim... só precisa pegar o roteiro do Estações Ferroviárias para ver onde eram as estações e o que sobrou... Vai ser um mochilão daqueles....Evandro escreveu:Muito bom...
Estou pensando em fazer um tour deste tipo aqui próximo, entre Amador Bueno e São Roque (ou Mairinque)... me falta coragem.
Eu to com medo de perguntar, mas enfim - Renan, quanto custou esse tour por taxi???
-
- MEMBRO PLENO 2.0
- Mensagens: 560
- Registrado em: 05 Jun 2008, 14:13
- Localização: Belo Horizonte
-
Autor do tópico - COORDENADOR
- Mensagens: 2508
- Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
- Localização: Rio de Janeiro/RJ
Hehehe... Bem, eu fechei um valor com o taxista que era menos do que eu estava disposto a pagar por sinal.HGPFILHO escreveu: Eu to com medo de perguntar, mas enfim - Renan, quanto custou esse tour por taxi???
Uma corrida dessas de taxi fora a corrida p/ Viracopos (que é longe pra caraca) pelo taxímetro teria dado pelo menos uns 300 reais creio eu. Não é exagero. Desde a hora que o taxista me pegou em Barão Geraldo até rodar comigo pelas estações do VLT passaram-se duas horas e meia.
Mas respondendo em parte a sua pergunta... Paguei muito menos que isso. Na verdade o total (incluindo Viracopos) ficou em torno de 1/3 desse valor.
Por isso é bom combinar um valor primeiro. Se deixar o taxímetro correr já era...
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.
-
- MODERADOR RJ
- Mensagens: 730
- Registrado em: 09 Jun 2008, 10:30
- Localização: Rio de Janeiro-RJ
- Contato:
Belas fotos Renan, o que mais gostei das estações foi essa cobertura sustentada por cabos de aço sobre as plataformas, muito legal, a estação está bem conservada para algo que está abandonado ao relento, lamentável olharmos para essas vias sabendo que o Trem nunca chegará.
DIGA NÃO A METRÔ RIO, volta CMRJ.
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes