[VLT de Campinas] Estação Vila Teixeira

História, fotos, relatos e tudo sobre a memória dos transportes sobre trilhos.

Moderador: Caco


Autor do tópico
Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2508
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

[VLT de Campinas] Estação Vila Teixeira

Mensagem não lida por Renanfsouza » 18 Out 2008, 11:05

Nome: Vila Teixeira

Inauguração: 1993
Histórico de Concessões e Ferrovias:
. Ferrovia Paulista SA (FEPASA) Imagem - VLT de Campinas (1993-1995 [1])
Plataformas: 1
Uso Atual: Abandonada

Vila Teixeira foi inaugurada em 1993 com a entregue do último trecho operacional do VLT de Campinas: Vila Teixeira x Campos Elíseos.

Saindo da Estação Aurélia, o taxista me disse que conhecia a Estação Parque Industrial. Eu o avisei que existia uma estação chamada Vila Teixeira entre Aurélia e Parque Industrial, coisa que ele desconhecia. Pela quilometragem relativa, sabia que as estações eram bem próximas e como em grande parte do percurso não havia nenhuma rua margeando a linha do VLT, minha maior preocupação era eventualmente passarmos desapercebidos por alguma.

Pedimos algumas informações, rodamos um pouco e encontramos a Estação Vila Teixeira.

Foto 1: A estação abandonada
Imagem

Foto 2: Sentido Campos Elíseos, creio eu. Como não estávamos margeando os trilhos e eu não conheci Campinas tão bem eu posso estar confundindo. O taxista me aguardava dentro do carro, que aparece à esquerda da foto
Imagem

Foto 3: Geral
Imagem

Foto 4: Trilhos
Imagem

Foto 5: A via, obstruida no trecho pelo deslizamento desta ribanceira
Imagem

Foto 6: Escombros na extremidade da plataforma. Dei uma pequena revirada mas não achei nada característico da época de funcionamento do VLT
Imagem

Foto 7: A via é singela, mas esta estação possui um bypass
Imagem

Foto 8: Não sei se as coberturas foram furtadas ou se foram arrancadas pela exposição ao vento
Imagem

Foto 9: A plataforma, em bom estado de conservação
Imagem

Foto 10:
Imagem

Foto 11: Eu gosto de ficar assim na plataforma, olhando o bairro... Imaginando como era. Sinto paz nas estações desativadas, principalmente com esse sol forte e quando estou sozinho
Imagem

Foto 12:
Imagem

Foto 13: Extremidade da plataforma
Imagem

Foto 14: Acredito que esta casa faça parte do complexo de Vila Teixeira porque não foi a única que encontrei pelas estações que percorri. Creio ter sido algo operacional do VLT: bilheteria, cabine de segurança ou algo assim
Imagem

Foto 15: Essts estruturas estaiadas são lindas mesmo nesse estado de depredação
Imagem

Foto 16:
Imagem

Créditos

Texto: Renan Souza
Fotos: 1-16 por Renan Souza em 17/10/2008

Referências Bibliográficas

[1] Correio Popular (Campinas) 16/2/1995. VLT deixa de operar a partir de amanhã.
Editado pela última vez por Renanfsouza em 05 Mar 2009, 10:28, em um total de 4 vezes.


Vinicius
MEMBRO PLENO
Mensagens: 972
Registrado em: 10 Jun 2008, 12:19

Mensagem não lida por Vinicius » 18 Out 2008, 21:33

^^

Essa última foto ficou linda. Aliás, todas as fotos dessa histórica série estão ótimas.

Quanto à essa estação, tirando a cobertura, também não está tão detonada como eu pensava, até mesmo os trilhos não parecem prejudicados pela passagem do tempo.

Avatar do usuário

Evandro
USUÁRIO JR
Mensagens: 218
Registrado em: 17 Set 2008, 20:34
Localização: Itapevi / Mogi das Cruzes - SP

Mensagem não lida por Evandro » 20 Out 2008, 22:28

Muito bom... ^^
Estou pensando em fazer um tour deste tipo aqui próximo, entre Amador Bueno e São Roque (ou Mairinque)... me falta coragem.
Agradecemos aos 4800 pelos serviços prestados nos últimos 50 anos. Saudades...

Avatar do usuário

HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2870
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Mensagem não lida por HGP » 22 Out 2008, 17:45

Evandro escreveu:Muito bom... ^^
Estou pensando em fazer um tour deste tipo aqui próximo, entre Amador Bueno e São Roque (ou Mairinque)... me falta coragem.
Ué agite com tempo Evandro, lance no fórum que acho que ao menos um forista a mais se anima a ir sim... só precisa pegar o roteiro do Estações Ferroviárias para ver onde eram as estações e o que sobrou... Vai ser um mochilão daqueles....


Eu to com medo de perguntar, mas enfim - Renan, quanto custou esse tour por taxi???

Avatar do usuário

Inconfidente
MEMBRO PLENO
Mensagens: 560
Registrado em: 05 Jun 2008, 14:13
Localização: Belo Horizonte

Mensagem não lida por Inconfidente » 22 Out 2008, 18:43

É até bucólico um ambiente desses.


Autor do tópico
Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2508
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Mensagem não lida por Renanfsouza » 24 Out 2008, 09:16

HGPFILHO escreveu: Eu to com medo de perguntar, mas enfim - Renan, quanto custou esse tour por taxi???
Hehehe... Bem, eu fechei um valor com o taxista que era menos do que eu estava disposto a pagar por sinal.

Uma corrida dessas de taxi fora a corrida p/ Viracopos (que é longe pra caraca) pelo taxímetro teria dado pelo menos uns 300 reais creio eu. Não é exagero. Desde a hora que o taxista me pegou em Barão Geraldo até rodar comigo pelas estações do VLT passaram-se duas horas e meia.

Mas respondendo em parte a sua pergunta... Paguei muito menos que isso. Na verdade o total (incluindo Viracopos) ficou em torno de 1/3 desse valor.

Por isso é bom combinar um valor primeiro. Se deixar o taxímetro correr já era...
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.


[D.S.R] David SR
MODERADOR RJ
Mensagens: 730
Registrado em: 09 Jun 2008, 10:30
Localização: Rio de Janeiro-RJ
Contato:

Mensagem não lida por [D.S.R] David SR » 24 Out 2008, 09:39

Belas fotos Renan, o que mais gostei das estações foi essa cobertura sustentada por cabos de aço sobre as plataformas, muito legal, a estação está bem conservada para algo que está abandonado ao relento, lamentável olharmos para essas vias sabendo que o Trem nunca chegará. :( nnoo wll
DIGA NÃO A METRÔ RIO, volta CMRJ.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “ESTAÇÕES DESATIVADAS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante