Tunel da Mantiqueira, mais conhecido como Tunelão.
Localizado na Ferrovia do Aço, que liga Volta Redonda à Belo Horizonte, mais precisamente no município mineiro de Bom Jardim, possui 8.645 metros.
Essa ferrovia foi originalmente projetada para ser eletrificada, mas como isso não foi possível financeiramente, optou-se pela locomotivas à diesel.
Como ele foi projetado para locomotivas elétricas, não foi construído um sistema de ventilação em seu interior. A passagem das locomotivas à diesel causavam grande concentração de fumaça tóxica e aumentavam a temperatura em seu interior para 60 graus celcius.
Dois enos depois de inaugurado encontrou-se uma solução para aumentar sua ventilação: Foi instalado um portão de madeira na saída do túnel no rumo mina-porto, com quatro metros de largura por cinco de largura, o qual se encaixa numa guarnição de chapas de aço, fechando completamente a entrada. No momento em que o trem entra no túnel, transportando minério rumo à estação de Saudade, esse portão se encontra fechado. Dessa forma, o ar empurrado pela composição é impedido de sair pela saída do túnel, uma vez que ela está bloqueada pelo portão. Esse ar ainda fresco é obrigado então a recuar e a passar pelas locomotivas, levando os gases emanados pelos motores diesel para trás, rumo à abertura de entrada do túnel. Dessa forma garante-se um fluxo de ar e fresco para a equipagem e locomotivas, garantindo-se sua integridade. Na saída do túnel um empregado fica atento, abrindo o portão assim que as locomotivas estiverem próximas da saída. A abertura do portão ocorre por meio de contra-pesos, facilitando seu acionamento. Em caso de falhas não há maiores problemas, uma vez que o portão é construído de madeira e é relativamente frágil, podendo ser quebrado com facilidade pelas locomotivas se, por algum motivo, ele não for levantado. Seu custo também é relativamente baixo, da ordem de 2.500 dólares. Uma vez que a composição tenha passado o portão continua aberto por mais meia hora, permitindo a renovação da atmosfera no interior do túnel.
BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
Maior túnel brasileiro (e é ferroviário)
-
- MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
- Mensagens: 1059
- Registrado em: 14 Set 2008, 01:10
- Localização: Vila Matilde - Linha 3 Vermelha
- Contato:
-
- MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
- Mensagens: 1059
- Registrado em: 14 Set 2008, 01:10
- Localização: Vila Matilde - Linha 3 Vermelha
- Contato:
Apenas uma breve explicação sobre o Tunel dos Cabritos:
O Túnel dos Cabritos fica em Minas Gerais, mais especificadamente na Ferrovia do Aço. Ele fica entre Pitangueiras (Pátio P2-05) e Bom Jardim de Minas (Pátio P2-06).
Devido ao superaquecimento dos motopres das máquinas comandadas, do trecho em rampa no sentido da exportação.
Para resolver o problema, a boca sul do túnel foi equipada com uma porta que é fechada manualmente por um operador local após o trem deixar o pátio P2-05 e aberta momentos antes da saída do trem pela boca do túnel.
Dessa maneira, a primeira locomotiva gera uma compressão no ar dentro do túnel com a porta fechada, que força a passagem do ar fresco para trás do trem, arejando as demais locomotivas.
O Túnel dos Cabritos fica em Minas Gerais, mais especificadamente na Ferrovia do Aço. Ele fica entre Pitangueiras (Pátio P2-05) e Bom Jardim de Minas (Pátio P2-06).
Devido ao superaquecimento dos motopres das máquinas comandadas, do trecho em rampa no sentido da exportação.
Para resolver o problema, a boca sul do túnel foi equipada com uma porta que é fechada manualmente por um operador local após o trem deixar o pátio P2-05 e aberta momentos antes da saída do trem pela boca do túnel.
Dessa maneira, a primeira locomotiva gera uma compressão no ar dentro do túnel com a porta fechada, que força a passagem do ar fresco para trás do trem, arejando as demais locomotivas.
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante