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Maior túnel brasileiro (e é ferroviário)

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Caco
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Maior túnel brasileiro (e é ferroviário)

Mensagem não lida por Caco » 10 Jun 2008, 00:05

Tunel da Mantiqueira, mais conhecido como Tunelão.

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Localizado na Ferrovia do Aço, que liga Volta Redonda à Belo Horizonte, mais precisamente no município mineiro de Bom Jardim, possui 8.645 metros.

Imagem

Essa ferrovia foi originalmente projetada para ser eletrificada, mas como isso não foi possível financeiramente, optou-se pela locomotivas à diesel.

Como ele foi projetado para locomotivas elétricas, não foi construído um sistema de ventilação em seu interior. A passagem das locomotivas à diesel causavam grande concentração de fumaça tóxica e aumentavam a temperatura em seu interior para 60 graus celcius.

Dois enos depois de inaugurado encontrou-se uma solução para aumentar sua ventilação: Foi instalado um portão de madeira na saída do túnel no rumo mina-porto, com quatro metros de largura por cinco de largura, o qual se encaixa numa guarnição de chapas de aço, fechando completamente a entrada. No momento em que o trem entra no túnel, transportando minério rumo à estação de Saudade, esse portão se encontra fechado. Dessa forma, o ar empurrado pela composição é impedido de sair pela saída do túnel, uma vez que ela está bloqueada pelo portão. Esse ar ainda fresco é obrigado então a recuar e a passar pelas locomotivas, levando os gases emanados pelos motores diesel para trás, rumo à abertura de entrada do túnel. Dessa forma garante-se um fluxo de ar e fresco para a equipagem e locomotivas, garantindo-se sua integridade. Na saída do túnel um empregado fica atento, abrindo o portão assim que as locomotivas estiverem próximas da saída. A abertura do portão ocorre por meio de contra-pesos, facilitando seu acionamento. Em caso de falhas não há maiores problemas, uma vez que o portão é construído de madeira e é relativamente frágil, podendo ser quebrado com facilidade pelas locomotivas se, por algum motivo, ele não for levantado. Seu custo também é relativamente baixo, da ordem de 2.500 dólares. Uma vez que a composição tenha passado o portão continua aberto por mais meia hora, permitindo a renovação da atmosfera no interior do túnel.


Correia431M
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Mensagem não lida por Correia431M » 31 Out 2008, 20:16

Há um tempo atrás, vi algumas fotos de um outro tunel, batizado como Tunel dos Cabritos, que também possui este mesmo sistema de ventilação descrito acima pelo Caco. b )


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Caco
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Mensagem não lida por Caco » 01 Nov 2008, 15:16

^^ esse Túnel dos Cabritos também fica na Ferrovia do Aço?


Correia431M
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Mensagem não lida por Correia431M » 01 Nov 2008, 19:06

Apenas uma breve explicação sobre o Tunel dos Cabritos:

O Túnel dos Cabritos fica em Minas Gerais, mais especificadamente na Ferrovia do Aço. Ele fica entre Pitangueiras (Pátio P2-05) e Bom Jardim de Minas (Pátio P2-06).

Devido ao superaquecimento dos motopres das máquinas comandadas, do trecho em rampa no sentido da exportação.

Para resolver o problema, a boca sul do túnel foi equipada com uma porta que é fechada manualmente por um operador local após o trem deixar o pátio P2-05 e aberta momentos antes da saída do trem pela boca do túnel.

Dessa maneira, a primeira locomotiva gera uma compressão no ar dentro do túnel com a porta fechada, que força a passagem do ar fresco para trás do trem, arejando as demais locomotivas.


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Caco
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Mensagem não lida por Caco » 05 Nov 2008, 17:04

^^ obrigado pela explicação.

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