VLTs chegam a Pernambuco em 2010
08/11/2008 - Folha de Pernambuco
Os primeiros Veículos Leves Sobre Trilhos (VLTs) a circularem no Estado estão previstos para o fim do segundo semestre de 2010. A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) homologará o contrato para a construção dos veículos no próximo dia 17. Apesar de ter sido uma concorrência internacional, o consórcio vencedor, Bom Sinal/ Trends, é totalmente brasileiro. O edital foi relançado, em janeiro, após um processo licitatório frustrado, por dar vazio, no ano passado. Os VLTs custarão R$ 60 milhões e estão incluídos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
“Estamos fazendo uma avaliação final para a homologação. O primeiro VLT será entregue dentro de 18 meses. Enquanto isso, faremos obras de adequação, que acontecerão em paralelo, no trecho onde os veículos passarão”, disse o diretor técnico da CBTU, Marcus Quintella. O trecho escolhido foi entre Cajueiro Seco (Jaboatão dos Guararapes) e Cabo de Santo Agostinho, com sete veículos de três vagões cada, movidos a diesel, com 22% de biodiesel. Cada veículo tem capacidade para até 220 passageiros, trafegando a uma velocidade de 60 km.
De acordo com o diretor de Desenvolvimento de Negócios da Bom Sinal, Ricardo Alves, o desempenho do VLT gera uma economia de 30% na sua operação, ao comparar com trens que circulam hoje pelo Metrô do Recife (Metrorec). “Os VLTs serão 85% nacionais. Entregaremos todos em 24 meses. O contrato permite 36 meses”, contou.
Para a implantação dos veículos, a Bom Sinal fará a parte de metalurgia no Ceará, onde tem uma fábrica, e transportará o material para um local entre Recife e Jaboatão dos Guararapes. “Queremos criar um pólo metroviário entre os dois estados. Aproveitaremos a mão-de-obra local, cerca de 100 funcionários”, explicou Alves.
A Bom Sinal é a primeira indústria a construir VLTs no Brasil, quando apostou no mercado há dois anos. Atualmente, a empresa construiu um VLT com quatro vagões para rodar entre Juazeiro do Norte e Crato (CE), que estão apenas esperando a construção das estações. Com o dinheiro estadual, serão construídos 24 vagões para a Metrofor, financiados pelo Banco Mundial.
Fonte: Revista Ferroviária - Clipping
Link: http://www.revistaferroviaria.com/index ... teria=7273
BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
[Notícia] VLTs chegam a Pernambuco em 2010
-
Autor do tópico - MEMBRO SENIOR
- Mensagens: 2020
- Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
- Localização: São Paulo
- Contato:
-
- COORDENADOR
- Mensagens: 2508
- Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
- Localização: Rio de Janeiro/RJ
Excelente notícia.
Devem ser VLTs seguindo as especificações Trem Padrão da CBTU, ou estou enganado ?
Recife está bem servida, grande Metrorec.
Eu acabei de voltar de Maceió mas já estou de olho em outro congresso que será em Recife daqui a um ano exatamente. Submeti o paper mês passado. Cruzem os dedos, se meu paper for aceito eu volto com fotos de várias estações de lá
Devem ser VLTs seguindo as especificações Trem Padrão da CBTU, ou estou enganado ?
Recife está bem servida, grande Metrorec.
Eu acabei de voltar de Maceió mas já estou de olho em outro congresso que será em Recife daqui a um ano exatamente. Submeti o paper mês passado. Cruzem os dedos, se meu paper for aceito eu volto com fotos de várias estações de lá
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.
-
Autor do tópico - MEMBRO SENIOR
- Mensagens: 2020
- Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
- Localização: São Paulo
- Contato:
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante