BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR

CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com

ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!

[Notícia] Lançamento das Obras do Metrô Rio Século XXI

Moderador: Guilherme Pinho


Autor do tópico
Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2508
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

[Notícia] Lançamento das Obras do Metrô Rio Século XXI

Mensagem não lida por Renanfsouza » 13 Nov 2008, 10:34

Quinta-feira, 13 de novembro de 2008

11h - Lançamento do Início das Obras do Sistema Metroviário do RJ - Metrô Rio Século XXI, com Lançamento da Pedra Fundamental da Estação Cidade, com a presença do Exm° Gov. Sergio Cabral e do Prefeito eleito Eduardo Paes

Local: Estação Central do Brasil

Endereço: Acesso pela Central do Brasil

---

Retirado da agenda online do Secretário de Transportes Julio Lopes.
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.


Autor do tópico
Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2508
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Mensagem não lida por Renanfsouza » 13 Nov 2008, 10:35

É daqui a pouco. Dá até vontade de ir mas estou trabalhando hehehe
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.


Vinicius
MEMBRO PLENO 2.0
Mensagens: 972
Registrado em: 10 Jun 2008, 12:19

Mensagem não lida por Vinicius » 13 Nov 2008, 11:44

^^

Infelizmente, o lançamento das obras é só para imprensa e convidados:

Estado lança obras de expansão das Linhas 1 e 2 do metrô

12/11/2008 - 13h46

Por Ascom da Secretaria de Transportes

O secretário de Transportes Julio Lopes participa, nesta quinta-feira (13/11), às 11h, da cerimônia que marca o início da construção da conexão direta Pavuna-Botafogo do metrô. A nova linha, que será construída pela concessionária Metrô Rio, vai permitir que os passageiros da Linha 2 façam uma viagem direta até a Zona Sul, eliminando a transferência na Estação Estácio. Na cerimônia também será lançada a pedra fundamental da construção da estação Cidade Nova.

Ainda no evento, o presidente da Metrô Rio, José Gustavo de Souza Costa, apresentará detalhes sobre a extensão da Linha 1, até a Rua Uruguai, na Tijuca, sobre aumento de frota e melhoria no sistema.

DATA: 13/11/08 (quinta-feira)

HORA: 11h

LOCAL: Embarque na Estação Central do metrô – acesso pela Central do Brasil – Haverá uma composição para levar a imprensa e os convidados até o local do evento

Fonte: http://www.imprensa.rj.gov.br/detalheNo ... ag=Noticia


Vinicius
MEMBRO PLENO 2.0
Mensagens: 972
Registrado em: 10 Jun 2008, 12:19

Mensagem não lida por Vinicius » 13 Nov 2008, 11:46

^^

Eu também gostaria muito de ir. :D


Vinicius
MEMBRO PLENO 2.0
Mensagens: 972
Registrado em: 10 Jun 2008, 12:19

Mensagem não lida por Vinicius » 13 Nov 2008, 18:08

Metrô Rio inicia obras de expansão da Linha 2

A população do estado teve duas grandes notícias na tarde desta quinta-feira (13/11). O Metrô Rio iniciou hoje as obras de extensão da Linha 2, que vão acabar com a transferência na Estação Estácio e permitir a conexão direta de Pavuna a Botafogo. Na cerimônia, o secretário de Transportes, Julio Lopes, anunciou que a garagem subterrânea Senador Hugo Ramos Filho, na Tijuca, será administrada pela concessionária do metrô e que o valor do estacionamento será integrado ao da passagem.

Segundo o secretário de Transportes, a Metrô Rio fará toda a instalação da fiação elétrica, colocará novas bombas e será responsável pela segurança e limpeza do local.

- Isto melhorará a vida da população da região, pois a garagem tem várias entradas, que acumulam muito lixo, moradores de rua. A concessionária já quer começar a fazer as fundações e intervenções necessárias. Nós vamos fazer a primeira grande garagem pública metroviária integrada, onde o usuário poderá deixar o seu carro com todo conforto, pegar um carrinho elétrico e ir até a estação e pagará uma tarifa integrada e mais barata – afirmou Julio Lopes.

Com a extensão da Linha 2, os 250 mil passageiros que circulam diariamente na linha não precisarão mais trocar de trem para chegar à Zona Sul. A interligação das duas linhas do metrô encurtará em 13 minutos a viagem da Estação Pavuna ao Centro da cidade, destino de 85% dos clientes da Linha 2. Apenas com o fim desta obra, prevista para dezembro de 2009, o Metrô Rio aumentará automaticamente sua capacidade de transporte, oferecendo mais 200 mil lugares por dia, já que passageiros das Linhas 1 e 2 não precisarão mais compartilhar o mesmo trem a partir do Estácio.

- Este é um sonho pessoal que idealizei durante a minha campanha. A equipe do secretário Julio Lopes está de parabéns pelo trabalho realizado. Esta obra será a redenção de milhares de pessoas que diariamente são obrigadas a sofrer tendo que fazer a baldiação na estação Estácio. Outro benefício será a redução do intervalo de trens, que cairá de quatro para dois minutos nos horários de pico, entre as estações Central e Botafogo, trecho onde as composições das duas linhas estarão circulando. Hoje é um dia para se comemorado, o Julio Lopes trouxe esta grande novidade sobre o estacionamento do Rabicho da Tijuca, que beneficiará milhares de moradores na região – comentou o governador Sérgio Cabral.

A Conexão Direta Pavuna-Botafogo será viabilizada por meio da construção de um viaduto elevado, de 1,3 km de extensão, ligando a Estação São Cristóvão até a Estação Cidade Nova, que será erguida em um terreno localizado em frente à Prefeitura do Rio, do outro lado da Avenida Presidente Vargas. De lá, os trens seguirão por uma nova via na superfície até o túnel já existente de acesso à Estação Central, a partir de onde os trens da Linha 2 irão circular pelos trilhos da Linha 1 até Botafogo.

A empresa também vai construir uma passarela de acesso à Estação Cidade Nova sobre a Avenida Presidente Vargas até o prédio da Prefeitura. No total, a Linha 2 vai incorporar mais 8 km de trilhos e 11 estações, a partir de São Cristóvão.

- O projeto arquitetônico da estação Cidade Nova está lindo. Tudo isto irá melhora a integração com os ônibus e nós teremos menos veículos nas ruas. A expansão ajudará na Copa do Mundo 2014, nos Jogos Olímpicos 2016 e, principalmente, o trabalhador – frisou Sérgio Cabral.

A construção da Conexão Direta Pavuna-Botafogo faz parte de um pacote de investimentos de R$ 1.15 bilhão, assumido pelo Metrô Rio, a partir da renovação do contrato de concessão com o Governo do Estado do Rio de Janeiro em dezembro de 2007. Batizado de Metrô Século XXI, o projeto, que inclui também a expansão da Linha 1 e outras melhorias, vai permitir mais que dobrar a capacidade do metrô carioca, de 550 mil passageiros/dia para mais de 1,1 milhão de passageiros/dia. A extensão da Linha 1 vai começar a partir de 2012, com as obras de recuperação de 1 Km de via do rabicho da Tijuca, que vai da praça Saens Peña até a esquina da Rua Conde de Bonfim com a Rua Uruguai, onde será construída a Estação Uruguai. A previsão é que a expansão da Linha 1 esteja finalizada até 2014.

O investimento de R$ 1,15 bilhão contempla ainda a compra de mais 19 composições: serão 114 novos carros com tecnologia que permite aos passageiros circularem dentro do trem. As novas composições vão trafegar na Linha 2 e terão sistema de ar-condicionado dimensionado para suportar a incidência direta de sol e calor, já que a maior parte da linha é na superfície. Com o aumento de 63% da frota, a concessionária também vai padronizar as composições das Linhas 1 e 2: todos os 49 trens terão seis carros.

Juntas, essas medidas, a expansão das Linhas 1 e 2 e a compra dos novos trens vão permitir mais que dobrar a capacidade do metrô carioca, que poderá transportar mais de 1,1 milhão de passageiros/dia.

O governador afirmou que o estado está negociando com a Supervia, concessionária que opera os trens, para que a renovação da concessão seja realizada nos mesmo moldes da que foi feita com a Metrô Rio. Sérgio Cabral comentou, também, sobre as Linhas 3, que ligará Niterói a São Gonçalo, e Linha 4, que fará o trajeto da Barra da Tijuca com a Zona Sul.

- Em breve nós faremos a compra de 120 novos carros para a Supervia, no valor de R$ 400 milhões. Isto será feito com o dinheiro obtido com a renovação do contrato, como foi realizado com a concessionária do metrô. Posso garantir que a Linha 4 fará o trajeto Barra até Ipanema, passando pela Gávea e Leblon. Serão mais 280 mil passageiros por dia. Acredito que no segundo semestre de 2009 nós iniciaremos as obras da Linha 4 e antes a da Linha 3 – afirmou o governador.

Fonte: http://www.sectran.rj.gov.br/detalhe_no ... ?ident=473


[D.S.R] David SR
MODERADOR RJ
Mensagens: 730
Registrado em: 09 Jun 2008, 10:30
Localização: Rio de Janeiro-RJ
Contato:

Mensagem não lida por [D.S.R] David SR » 21 Nov 2008, 19:00

Olha só o que tem no siste do Metrô Rio agora:

http://www.metrorio.com.br/seculo21/acompanhe.htm
Cronograma da primeira parte do Metrô no Sec XXI, isto é, Linha 1A, cronograma.
DIGA NÃO A METRÔ RIO, volta CMRJ.

Avatar do usuário

HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2866
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Mensagem não lida por HGP » 28 Nov 2008, 19:39

Não esqueçam da estação Ipanema..... :rl:


[D.S.R] David SR
MODERADOR RJ
Mensagens: 730
Registrado em: 09 Jun 2008, 10:30
Localização: Rio de Janeiro-RJ
Contato:

Mensagem não lida por [D.S.R] David SR » 14 Dez 2008, 17:17

Passei de Trem ao lado do CM e do local onde será a estação Cidade Nova e tirei algumas fotos das obras da Linha 1A que por sinal estão num ritmo alucinante. =o

1- Após a Francisco Bicalho, onde desceria o novo elevado de via dupla que será contruido, reparem no VLT que fotografeia um tempo mais visivel agora para o usuários da SuperVia
Imagem

2- Percebe-se que muita terra já foi removida para o processo de terra planagem do terreno, e tem alguns trechos que tem até o lastro preparado para a colocação dos dormentes já, s movimentação dos veículos de manutenção nas vias que antecedem as oficinas do Centro de Manutenção é constante agora
Imagem

3-
Imagem

Em outubro o mesmo local se encontrava assim, não mudou muito, mas é isso
Imagem
Bem, é isso, conforme as obras forem avançando atualizo com mais fotos
DIGA NÃO A METRÔ RIO, volta CMRJ.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Notícias do Metrô Rio”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante