BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR

CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com

ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!

Cobrasma/Mafersa - Linha 3


Autor do tópico
Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Cobrasma/Mafersa - Linha 3

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 16 Ago 2008, 19:36

Fabricação:
Mafersa(22)
Cobrasma(25)

Características gerais dos carros
Carro A:
Peso vazio: 36.500kg
Peso máximo: 57.495kg
Peso nominal: 51.320kg

Carro B:
Peso vazio: 35.300kg
Peso máximo: 57.790kg
Peso nominal: 51.225kg

Lotação por carro (1)
Sentados: 61 passageiros
Em pé (1): 140/210 passageiros

Raio mínimo de curvatura: 150m
Modo operacional: Manual, ATO, MCS
Comprimento de cada carro, entre engate: 21,75m
Largura do carro: 3,10m
Altura total: 3,57m
Altura do piso ao boleto do trilho: 1,11m
Quantidade de portas, por carro: 8
Largura livre das portas: 1300mm
Altura livre das portas: 1900mm
Tipo de mecanismo das portas: pneumático/porta

Truque
Bitola: 1600mm
Diâmetro das rodas: 820mm
Alimentação do 3º trilho: 750VCC
Suspensão primária: elemento de borracha
Suspensão secundária: 2 bolsas de ar
Caixa de engrenagem: 7,307:1
Discos de freio: 2 por eixo

Caixa
Material: aço inoxidável
Interior: melamina/fibra de vidro
Ventilação: 6 exaustores e 8 insufladores
Capacidade de ventilação: 175 trocas/hora

Tração
Motores: 4 de 140kW (nominal) – 750VCC
Controle: chopper
Captação de energia: sapata coletora (4 por carro)

Auxiliares
Conversor estático: 750VCC/220VCA, 60Hz, trifásico, 30kVA
Retificador: 220VCA, 60Hz, trifásico/48VCC
Bateria: 48VCC (carro A)

Freio
Elétrico: regenerativo/reostático
Atrito: pneumático (disco)

Desempenho
Aceleração máxima: 1,12m/s²
Desaceleração
Freio de serviço: 1,20m/s²
Freio de emergência: 1,50m/s²

Velocidade máxima: 100km/h
-----------------------------------------------------------------------------------
(1) Considerados 4/6 passageiros em pé por m².
Editado pela última vez por Lipe Andreense em 17 Ago 2008, 01:09, em um total de 2 vezes.
Imagem


Autor do tópico
Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 16 Ago 2008, 19:36

Exterior

01
Imagem


02
Imagem


03
Imagem


04
Imagem


05
Imagem


06
Imagem


07
Imagem


08
Imagem




Interior

01
Imagem


02
Imagem


03
Imagem


04
Imagem


05
Imagem


06
Imagem


07
Imagem


08
Imagem


09
Imagem


10
Imagem


11
Imagem


12
Imagem


13
Imagem


14
Imagem


15
Imagem
Editado pela última vez por Lipe Andreense em 26 Ago 2008, 19:11, em um total de 2 vezes.
Imagem


Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2262
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

Mensagem não lida por Landrail » 16 Ago 2008, 20:09

Muito familiar o interior desse trem!! :rl: :beer:
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg


Sergio Silva

Mensagem não lida por Sergio Silva » 16 Ago 2008, 23:00

edit: texto incluído na 1ª mensagem.
Editado pela última vez por Sergio Silva em 17 Ago 2008, 02:15, em um total de 1 vez.


Autor do tópico
Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 17 Ago 2008, 00:38

ahn..........


isso já não está na imagem ??????????
Imagem


Sergio Silva

Mensagem não lida por Sergio Silva » 17 Ago 2008, 00:56

lipe_andreense escreveu:ahn..........


isso já não está na imagem ??????????
<_<

Quando eu abro tópicos com mais de 10 imagens, eu desabilito o "carregamento automático de imagens" do Firefox, para não ter que esperar uma eternidade para vê-las. :hihi:

Como eu não vi nenhuma imagem com alguma legenda do tipo "Características" ou parecido, então não sabia que já haviam sido postadas. Se quiser, pode apagar meus posts, para não ficar poluído. :rl:

wll


Autor do tópico
Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 17 Ago 2008, 01:01

hehe, sem problemas, estou sendo chato mesmo.
eu colei imagem por preguiça de transcrever o PDF (que não está com texzto selecionavel)



vou passar seus textos para o post inicial, assim fica mais fácil caso alguem queira comentar alguma característica especifica

aí você edita seu post, ok ? :D

Ah, mais uma coisa: você teria informação de datas de entrega dos trens ?
Nada muito especifico, só pra citar o(s) ano(s) em que as séries entraram em operação
Imagem


Sergio Silva

Mensagem não lida por Sergio Silva » 17 Ago 2008, 02:09

ahh, tranquilo. Eu não digitei, nem tinha salvo, somente impresso. Botei no google "frota linha 1-azul", porque sabia que já tinham postado de outra vez, e o primeiro resultado foi esse:
http://www.skyscrapercity.com/showpost. ... count=1612

b )

Sobre as datas, tem um site que informa quantos carros estavam operacionais, por ano. Na prática, é só dividir por 6 para descobrir o número de trens:
http://br.geocities.com/zostratus20/sp-metro-pax.htm

Budd/Mafersa L1: sem dados. O 1º trem foi entregue para o Metrô em agosto de 1972, e, obviamente, entrou em operação em 1974.
Cobrasma L3: 1984-1986
Mafersa L3: 1986-1989
Alstom L2: 1999
Alstom L5: 2002


Autor do tópico
Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 17 Ago 2008, 08:18

Sergio Silva escreveu:Sobre as datas, tem um site que informa quantos carros estavam operacionais, por ano. Na prática, é só dividir por 6 para descobrir o número de trens:
http://br.geocities.com/zostratus20/sp-metro-pax.htm

Budd/Mafersa L1: sem dados. O 1º trem foi entregue para o Metrô em agosto de 1972, e, obviamente, entrou em operação em 1974.
Cobrasma L3: 1984-1986
Mafersa L3: 1986-1989
Alstom L2: 1999
Alstom L5: 2002
Erea só isso que eu queria mesmo, uma faixa de anos de entrega. Em breve coloco no post inicial, valeu
Imagem


Lopes
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1533
Registrado em: 20 Jun 2008, 17:10

Mensagem não lida por Lopes » 01 Dez 2008, 01:35

Olhem que estranho... vocês vão perceber!


http://br.youtube.com/watch?v=qN8vfvLwYOw
Rodrigo Lopes


Haiser
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1347
Registrado em: 24 Jun 2008, 01:18
Localização: São Paulo SP
Contato:

Mensagem não lida por Haiser » 01 Dez 2008, 03:26

Lopes escreveu:Olhem que estranho... vocês vão perceber!


http://br.youtube.com/watch?v=qN8vfvLwYOw

Não é estranho , é normal isso acontecer no Túnel entre BRE e BEL.

Avatar do usuário

Erick_UT440R
MEMBRO PLENO 2.0
Mensagens: 639
Registrado em: 01 Jan 2009, 12:16
Localização: São Paulo, SP
Contato:

Mensagem não lida por Erick_UT440R » 08 Jan 2009, 15:03

O projeto dos trens da Linha Leste / Oeste (atual Linha 3 - Vermelha) foi encomandado pelo Metrô à uma empresa de design, a GAPP - Grupo Associado de Pesquisa e Planejamento LTDA.

Segundo a diretriz tomada pelo Metrô, o projeto deveria ser seguido a risca, de forma que, aos olhos dos usuários, não fosse percebida diferenças entre os trens das frotas COBRASMA e MAFERSA.

:X:
Avatar: Trem Cobrasma/Francorail/Société MTE da Companhia do Metropolitano de São Paulo, composição C-311 no PIT (Páteo Itaquera).


Lopes
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1533
Registrado em: 20 Jun 2008, 17:10

Mensagem não lida por Lopes » 08 Jan 2009, 16:29

erick_UT440R escreveu:O projeto dos trens da Linha Leste / Oeste (atual Linha 3 - Vermelha) foi encomandado pelo Metrô à uma empresa de design, a GAPP - Grupo Associado de Pesquisa e Planejamento LTDA.

Segundo a diretriz tomada pelo Metrô, o projeto deveria ser seguido a risca, de forma que, aos olhos dos usuários, não fosse percebida diferenças entre os trens das frotas COBRASMA e MAFERSA.

:X:
Trabalho muito bem feito.
A olho nú, a um usuário comum (Não doidos como nós :D ) não percebem a diferença entre um Mafersa e um Cobrasma.
Não seria interessante ter 2 tipos de trem, mafersas e cobrasmas do jeito deles?
Rodrigo Lopes

Avatar do usuário

Vicente
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 2520
Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
Localização: São Bernardo do Campo

Mensagem não lida por Vicente » 08 Jan 2009, 17:07

Aí é que está, Lopes: o Metrô NÃO quis diferencas significativas, pra passar aos usuários a imagem de que é padronizada. Foi opção de projeto...
E outra, os desempenhos tinham que ser idênticos, pra permitir operação uniforme (veja a L9, os 2100 tem desempenho diferente dos 3000 e 2070 e olha o enrosco dá). okk


Correia431M
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1059
Registrado em: 14 Set 2008, 01:10
Localização: Vila Matilde - Linha 3 Vermelha
Contato:

Mensagem não lida por Correia431M » 12 Fev 2009, 22:40

Hoje ao andar num dos trens da Linha 3, notei que ao lado das placas co a estações, havia também uma outra placa com as estações da Linha 2-Verde (da época do trecho Ana Rosa-Vila Madalena). Por acaso, já rodou algum trem da Linha 3, na Linha 2? Ao todo quantos foram?
***Dom Moreira 1178***

Instagram: @dommoreira1178
Twitter: @DomMoreira1178


Lopes
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1533
Registrado em: 20 Jun 2008, 17:10

Mensagem não lida por Lopes » 12 Fev 2009, 23:18

Chará, já sim!
Não me lembro bem o período que foi mais sim que foi a partir de 1999 quando chegaram os Alstom Milênio.
Foram 11 trens, a mesma quantidade de Milênio que existe, já que tiveram que mandar os trens da L3 pra algum lugar quando os Alstom chegaram.

Acho que outra pessoa poderá dar informações mais precisas, o que eu sei é isso!
Rodrigo Lopes

Avatar do usuário

Erick_UT440R
MEMBRO PLENO 2.0
Mensagens: 639
Registrado em: 01 Jan 2009, 12:16
Localização: São Paulo, SP
Contato:

Mensagem não lida por Erick_UT440R » 13 Fev 2009, 07:18

Rodrigo Leste 4 escreveu:Hoje ao andar num dos trens da Linha 3, notei que ao lado das placas co a estações, havia também uma outra placa com as estações da Linha 2-Verde (da época do trecho Ana Rosa-Vila Madalena). Por acaso, já rodou algum trem da Linha 3, na Linha 2? Ao todo quantos foram?
Lopes escreveu:Chará, já sim!
Não me lembro bem o período que foi mais sim que foi a partir de 1999 quando chegaram os Alstom Milênio.
Foram 11 trens, a mesma quantidade de Milênio que existe, já que tiveram que mandar os trens da L3 pra algum lugar quando os Alstom chegaram.

Acho que outra pessoa poderá dar informações mais precisas, o que eu sei é isso!
Hehehehe... Isso ocorreu por volta do ano 2000. Inicialmente, os Alstom Milênio iniciaram sua operação na Linha 3 - Vermelha. Ao mesmo tempo, foram enviados 11 trens da frota Mafersa / Villares da Linha 3 para a Linha 2 (devido à crônica falta de trens desta última linha). nnoo

Assim, os trens foram enviados para a Linha 2, onde prestaram serviços até 2003 (ou 2004, não tenho certeza). O engraçado é que eles eram recolhidos no pátio Jabaquara (exatamente do mesmo jeito de quando chegaram)!!! :lol: :lol: :lol:

:X:
Avatar: Trem Cobrasma/Francorail/Société MTE da Companhia do Metropolitano de São Paulo, composição C-311 no PIT (Páteo Itaquera).


Haiser
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1347
Registrado em: 24 Jun 2008, 01:18
Localização: São Paulo SP
Contato:

Mensagem não lida por Haiser » 13 Fev 2009, 15:19

erick_UT440R escreveu:
Rodrigo Leste 4 escreveu:Hoje ao andar num dos trens da Linha 3, notei que ao lado das placas co a estações, havia também uma outra placa com as estações da Linha 2-Verde (da época do trecho Ana Rosa-Vila Madalena). Por acaso, já rodou algum trem da Linha 3, na Linha 2? Ao todo quantos foram?
Lopes escreveu:Chará, já sim!
Não me lembro bem o período que foi mais sim que foi a partir de 1999 quando chegaram os Alstom Milênio.
Foram 11 trens, a mesma quantidade de Milênio que existe, já que tiveram que mandar os trens da L3 pra algum lugar quando os Alstom chegaram.

Acho que outra pessoa poderá dar informações mais precisas, o que eu sei é isso!
Hehehehe... Isso ocorreu por volta do ano 2000. Inicialmente, os Alstom Milênio iniciaram sua operação na Linha 3 - Vermelha. Ao mesmo tempo, foram enviados 11 trens da frota Mafersa / Villares da Linha 3 para a Linha 2 (devido à crônica falta de trens desta última linha). nnoo

Assim, os trens foram enviados para a Linha 2, onde prestaram serviços até 2003 (ou 2004, não tenho certeza). O engraçado é que eles eram recolhidos no pátio Jabaquara (exatamente do mesmo jeito de quando chegaram)!!! :lol: :lol: :lol:

:X:
Curiosidade :

44 trens rodam na Linha 1 , sendo que na pré operação 32 ficam no pátio e 12 de prontidão pela linha toda. Na linha 12 operam 15 (11 Milênio e 4 Budd), e de forma alguma pode faltar, ja que são poucos trens para linha. Pode faltar trem na Linha 1, mas na Linha 2 Jamais!.

Com os Novos Alstom , como todos ja sábem , os Budds darão Adeus da Linha 2!.

Avatar do usuário

Erick_UT440R
MEMBRO PLENO 2.0
Mensagens: 639
Registrado em: 01 Jan 2009, 12:16
Localização: São Paulo, SP
Contato:

Mensagem não lida por Erick_UT440R » 13 Fev 2009, 15:30

haiser escreveu:Com os Novos Alstom , como todos ja sábem , os Budds darão Adeus da Linha 2!.
:(
Avatar: Trem Cobrasma/Francorail/Société MTE da Companhia do Metropolitano de São Paulo, composição C-311 no PIT (Páteo Itaquera).


Diego César
MEMBRO JR
Mensagens: 92
Registrado em: 15 Dez 2008, 11:10
Localização: São Paulo

Mensagem não lida por Diego César » 13 Fev 2009, 22:11

Logo logo os Budds na L2 serão só na mente de quem andou(e eu já andei também,hehehe.Foi no 09,no 10 e no 44).
Por acaso,alguém tem foto dele na L2?

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “METRÔ - SÃO PAULO (SP)”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 11 visitantes