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Cobrasma/Mafersa - Linha 3
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Autor do tópico - MODERADOR CPTM
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- Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
- Localização: Santo André - SP
Cobrasma/Mafersa - Linha 3
Fabricação:
Mafersa(22)
Cobrasma(25)
Características gerais dos carros
Carro A:
Peso vazio: 36.500kg
Peso máximo: 57.495kg
Peso nominal: 51.320kg
Carro B:
Peso vazio: 35.300kg
Peso máximo: 57.790kg
Peso nominal: 51.225kg
Lotação por carro (1)
Sentados: 61 passageiros
Em pé (1): 140/210 passageiros
Raio mínimo de curvatura: 150m
Modo operacional: Manual, ATO, MCS
Comprimento de cada carro, entre engate: 21,75m
Largura do carro: 3,10m
Altura total: 3,57m
Altura do piso ao boleto do trilho: 1,11m
Quantidade de portas, por carro: 8
Largura livre das portas: 1300mm
Altura livre das portas: 1900mm
Tipo de mecanismo das portas: pneumático/porta
Truque
Bitola: 1600mm
Diâmetro das rodas: 820mm
Alimentação do 3º trilho: 750VCC
Suspensão primária: elemento de borracha
Suspensão secundária: 2 bolsas de ar
Caixa de engrenagem: 7,307:1
Discos de freio: 2 por eixo
Caixa
Material: aço inoxidável
Interior: melamina/fibra de vidro
Ventilação: 6 exaustores e 8 insufladores
Capacidade de ventilação: 175 trocas/hora
Tração
Motores: 4 de 140kW (nominal) – 750VCC
Controle: chopper
Captação de energia: sapata coletora (4 por carro)
Auxiliares
Conversor estático: 750VCC/220VCA, 60Hz, trifásico, 30kVA
Retificador: 220VCA, 60Hz, trifásico/48VCC
Bateria: 48VCC (carro A)
Freio
Elétrico: regenerativo/reostático
Atrito: pneumático (disco)
Desempenho
Aceleração máxima: 1,12m/s²
Desaceleração
Freio de serviço: 1,20m/s²
Freio de emergência: 1,50m/s²
Velocidade máxima: 100km/h
-----------------------------------------------------------------------------------
(1) Considerados 4/6 passageiros em pé por m².
Mafersa(22)
Cobrasma(25)
Características gerais dos carros
Carro A:
Peso vazio: 36.500kg
Peso máximo: 57.495kg
Peso nominal: 51.320kg
Carro B:
Peso vazio: 35.300kg
Peso máximo: 57.790kg
Peso nominal: 51.225kg
Lotação por carro (1)
Sentados: 61 passageiros
Em pé (1): 140/210 passageiros
Raio mínimo de curvatura: 150m
Modo operacional: Manual, ATO, MCS
Comprimento de cada carro, entre engate: 21,75m
Largura do carro: 3,10m
Altura total: 3,57m
Altura do piso ao boleto do trilho: 1,11m
Quantidade de portas, por carro: 8
Largura livre das portas: 1300mm
Altura livre das portas: 1900mm
Tipo de mecanismo das portas: pneumático/porta
Truque
Bitola: 1600mm
Diâmetro das rodas: 820mm
Alimentação do 3º trilho: 750VCC
Suspensão primária: elemento de borracha
Suspensão secundária: 2 bolsas de ar
Caixa de engrenagem: 7,307:1
Discos de freio: 2 por eixo
Caixa
Material: aço inoxidável
Interior: melamina/fibra de vidro
Ventilação: 6 exaustores e 8 insufladores
Capacidade de ventilação: 175 trocas/hora
Tração
Motores: 4 de 140kW (nominal) – 750VCC
Controle: chopper
Captação de energia: sapata coletora (4 por carro)
Auxiliares
Conversor estático: 750VCC/220VCA, 60Hz, trifásico, 30kVA
Retificador: 220VCA, 60Hz, trifásico/48VCC
Bateria: 48VCC (carro A)
Freio
Elétrico: regenerativo/reostático
Atrito: pneumático (disco)
Desempenho
Aceleração máxima: 1,12m/s²
Desaceleração
Freio de serviço: 1,20m/s²
Freio de emergência: 1,50m/s²
Velocidade máxima: 100km/h
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(1) Considerados 4/6 passageiros em pé por m².
Editado pela última vez por Lipe Andreense em 17 Ago 2008, 01:09, em um total de 2 vezes.
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Autor do tópico - MODERADOR CPTM
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- Localização: Santo André - SP
Exterior
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Interior
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Interior
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Editado pela última vez por Lipe Andreense em 26 Ago 2008, 19:11, em um total de 2 vezes.
Muito familiar o interior desse trem!!
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg
http://www.facebook.com/landerson.egg
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Autor do tópico - MODERADOR CPTM
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lipe_andreense escreveu:ahn..........
isso já não está na imagem ??????????
Quando eu abro tópicos com mais de 10 imagens, eu desabilito o "carregamento automático de imagens" do Firefox, para não ter que esperar uma eternidade para vê-las. :hihi:
Como eu não vi nenhuma imagem com alguma legenda do tipo "Características" ou parecido, então não sabia que já haviam sido postadas. Se quiser, pode apagar meus posts, para não ficar poluído.
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Autor do tópico - MODERADOR CPTM
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hehe, sem problemas, estou sendo chato mesmo.
eu colei imagem por preguiça de transcrever o PDF (que não está com texzto selecionavel)
vou passar seus textos para o post inicial, assim fica mais fácil caso alguem queira comentar alguma característica especifica
aí você edita seu post, ok ?
Ah, mais uma coisa: você teria informação de datas de entrega dos trens ?
Nada muito especifico, só pra citar o(s) ano(s) em que as séries entraram em operação
eu colei imagem por preguiça de transcrever o PDF (que não está com texzto selecionavel)
vou passar seus textos para o post inicial, assim fica mais fácil caso alguem queira comentar alguma característica especifica
aí você edita seu post, ok ?
Ah, mais uma coisa: você teria informação de datas de entrega dos trens ?
Nada muito especifico, só pra citar o(s) ano(s) em que as séries entraram em operação
ahh, tranquilo. Eu não digitei, nem tinha salvo, somente impresso. Botei no google "frota linha 1-azul", porque sabia que já tinham postado de outra vez, e o primeiro resultado foi esse:
http://www.skyscrapercity.com/showpost. ... count=1612
Sobre as datas, tem um site que informa quantos carros estavam operacionais, por ano. Na prática, é só dividir por 6 para descobrir o número de trens:
http://br.geocities.com/zostratus20/sp-metro-pax.htm
Budd/Mafersa L1: sem dados. O 1º trem foi entregue para o Metrô em agosto de 1972, e, obviamente, entrou em operação em 1974.
Cobrasma L3: 1984-1986
Mafersa L3: 1986-1989
Alstom L2: 1999
Alstom L5: 2002
http://www.skyscrapercity.com/showpost. ... count=1612
Sobre as datas, tem um site que informa quantos carros estavam operacionais, por ano. Na prática, é só dividir por 6 para descobrir o número de trens:
http://br.geocities.com/zostratus20/sp-metro-pax.htm
Budd/Mafersa L1: sem dados. O 1º trem foi entregue para o Metrô em agosto de 1972, e, obviamente, entrou em operação em 1974.
Cobrasma L3: 1984-1986
Mafersa L3: 1986-1989
Alstom L2: 1999
Alstom L5: 2002
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Autor do tópico - MODERADOR CPTM
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Erea só isso que eu queria mesmo, uma faixa de anos de entrega. Em breve coloco no post inicial, valeuSergio Silva escreveu:Sobre as datas, tem um site que informa quantos carros estavam operacionais, por ano. Na prática, é só dividir por 6 para descobrir o número de trens:
http://br.geocities.com/zostratus20/sp-metro-pax.htm
Budd/Mafersa L1: sem dados. O 1º trem foi entregue para o Metrô em agosto de 1972, e, obviamente, entrou em operação em 1974.
Cobrasma L3: 1984-1986
Mafersa L3: 1986-1989
Alstom L2: 1999
Alstom L5: 2002
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- MEMBRO PLENO 2.0
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- Localização: São Paulo, SP
- Contato:
O projeto dos trens da Linha Leste / Oeste (atual Linha 3 - Vermelha) foi encomandado pelo Metrô à uma empresa de design, a GAPP - Grupo Associado de Pesquisa e Planejamento LTDA.
Segundo a diretriz tomada pelo Metrô, o projeto deveria ser seguido a risca, de forma que, aos olhos dos usuários, não fosse percebida diferenças entre os trens das frotas COBRASMA e MAFERSA.
Segundo a diretriz tomada pelo Metrô, o projeto deveria ser seguido a risca, de forma que, aos olhos dos usuários, não fosse percebida diferenças entre os trens das frotas COBRASMA e MAFERSA.
Avatar: Trem Cobrasma/Francorail/Société MTE da Companhia do Metropolitano de São Paulo, composição C-311 no PIT (Páteo Itaquera).
Trabalho muito bem feito.erick_UT440R escreveu:O projeto dos trens da Linha Leste / Oeste (atual Linha 3 - Vermelha) foi encomandado pelo Metrô à uma empresa de design, a GAPP - Grupo Associado de Pesquisa e Planejamento LTDA.
Segundo a diretriz tomada pelo Metrô, o projeto deveria ser seguido a risca, de forma que, aos olhos dos usuários, não fosse percebida diferenças entre os trens das frotas COBRASMA e MAFERSA.
A olho nú, a um usuário comum (Não doidos como nós ) não percebem a diferença entre um Mafersa e um Cobrasma.
Não seria interessante ter 2 tipos de trem, mafersas e cobrasmas do jeito deles?
Rodrigo Lopes
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- MODERADOR GLOBAL
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- Localização: São Bernardo do Campo
Aí é que está, Lopes: o Metrô NÃO quis diferencas significativas, pra passar aos usuários a imagem de que é padronizada. Foi opção de projeto...
E outra, os desempenhos tinham que ser idênticos, pra permitir operação uniforme (veja a L9, os 2100 tem desempenho diferente dos 3000 e 2070 e olha o enrosco dá).
E outra, os desempenhos tinham que ser idênticos, pra permitir operação uniforme (veja a L9, os 2100 tem desempenho diferente dos 3000 e 2070 e olha o enrosco dá).
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- MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
- Mensagens: 1059
- Registrado em: 14 Set 2008, 01:10
- Localização: Vila Matilde - Linha 3 Vermelha
- Contato:
Hoje ao andar num dos trens da Linha 3, notei que ao lado das placas co a estações, havia também uma outra placa com as estações da Linha 2-Verde (da época do trecho Ana Rosa-Vila Madalena). Por acaso, já rodou algum trem da Linha 3, na Linha 2? Ao todo quantos foram?
***Dom Moreira 1178***
Instagram: @dommoreira1178
Twitter: @DomMoreira1178
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Chará, já sim!
Não me lembro bem o período que foi mais sim que foi a partir de 1999 quando chegaram os Alstom Milênio.
Foram 11 trens, a mesma quantidade de Milênio que existe, já que tiveram que mandar os trens da L3 pra algum lugar quando os Alstom chegaram.
Acho que outra pessoa poderá dar informações mais precisas, o que eu sei é isso!
Não me lembro bem o período que foi mais sim que foi a partir de 1999 quando chegaram os Alstom Milênio.
Foram 11 trens, a mesma quantidade de Milênio que existe, já que tiveram que mandar os trens da L3 pra algum lugar quando os Alstom chegaram.
Acho que outra pessoa poderá dar informações mais precisas, o que eu sei é isso!
Rodrigo Lopes
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- MEMBRO PLENO 2.0
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- Registrado em: 01 Jan 2009, 12:16
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Rodrigo Leste 4 escreveu:Hoje ao andar num dos trens da Linha 3, notei que ao lado das placas co a estações, havia também uma outra placa com as estações da Linha 2-Verde (da época do trecho Ana Rosa-Vila Madalena). Por acaso, já rodou algum trem da Linha 3, na Linha 2? Ao todo quantos foram?
Hehehehe... Isso ocorreu por volta do ano 2000. Inicialmente, os Alstom Milênio iniciaram sua operação na Linha 3 - Vermelha. Ao mesmo tempo, foram enviados 11 trens da frota Mafersa / Villares da Linha 3 para a Linha 2 (devido à crônica falta de trens desta última linha).Lopes escreveu:Chará, já sim!
Não me lembro bem o período que foi mais sim que foi a partir de 1999 quando chegaram os Alstom Milênio.
Foram 11 trens, a mesma quantidade de Milênio que existe, já que tiveram que mandar os trens da L3 pra algum lugar quando os Alstom chegaram.
Acho que outra pessoa poderá dar informações mais precisas, o que eu sei é isso!
Assim, os trens foram enviados para a Linha 2, onde prestaram serviços até 2003 (ou 2004, não tenho certeza). O engraçado é que eles eram recolhidos no pátio Jabaquara (exatamente do mesmo jeito de quando chegaram)!!!
Avatar: Trem Cobrasma/Francorail/Société MTE da Companhia do Metropolitano de São Paulo, composição C-311 no PIT (Páteo Itaquera).
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- MEMBRO SENIOR
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Curiosidade :erick_UT440R escreveu:Rodrigo Leste 4 escreveu:Hoje ao andar num dos trens da Linha 3, notei que ao lado das placas co a estações, havia também uma outra placa com as estações da Linha 2-Verde (da época do trecho Ana Rosa-Vila Madalena). Por acaso, já rodou algum trem da Linha 3, na Linha 2? Ao todo quantos foram?Hehehehe... Isso ocorreu por volta do ano 2000. Inicialmente, os Alstom Milênio iniciaram sua operação na Linha 3 - Vermelha. Ao mesmo tempo, foram enviados 11 trens da frota Mafersa / Villares da Linha 3 para a Linha 2 (devido à crônica falta de trens desta última linha).Lopes escreveu:Chará, já sim!
Não me lembro bem o período que foi mais sim que foi a partir de 1999 quando chegaram os Alstom Milênio.
Foram 11 trens, a mesma quantidade de Milênio que existe, já que tiveram que mandar os trens da L3 pra algum lugar quando os Alstom chegaram.
Acho que outra pessoa poderá dar informações mais precisas, o que eu sei é isso!
Assim, os trens foram enviados para a Linha 2, onde prestaram serviços até 2003 (ou 2004, não tenho certeza). O engraçado é que eles eram recolhidos no pátio Jabaquara (exatamente do mesmo jeito de quando chegaram)!!!
44 trens rodam na Linha 1 , sendo que na pré operação 32 ficam no pátio e 12 de prontidão pela linha toda. Na linha 12 operam 15 (11 Milênio e 4 Budd), e de forma alguma pode faltar, ja que são poucos trens para linha. Pode faltar trem na Linha 1, mas na Linha 2 Jamais!.
Com os Novos Alstom , como todos ja sábem , os Budds darão Adeus da Linha 2!.
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- MEMBRO PLENO 2.0
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- MEMBRO JR
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