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Metrô de Paris

Discussões sobre ferrovias no mundo, em geral.
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Metrô de Paris

Mensagem não lida por cataclism2 » 10 Jun 2008, 10:15

Tópico originalmente iniciado por HGP Filho
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Me animei a desenvolver esse topico para o metro de Paris. Todos que quiserem tambem podem contribuir. Só para começar, a "pequena" rede metroviária...



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:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:



METRÔ DE PARIS



O Metrô de Paris, conhecido localmente por Métropolitain ou Métro de Paris, é o sistema de metrô de Paris, França. Era conhecido originalmente como o "Chemin de Fer Métropolitain" ("estrada de ferro metropolitana").

O sistema consiste de 16 linhas, identificadas por números de 1 a 14, com duas linhas menores, a 3bis e a 7bis, que se separam das linhas originais 3 e 7, respectivamente. É o terceiro maior metrô da Europa Ocidental, após o London Underground de Londres e o Metrô de Madri.

São 213 km de linhas, com mais de 300 estações. A distância média entre uma estação e a outra é de aproximadamente 300 metros. A linha 14 do metrô é sem motorista (completamente automática). Um único preço de passagem é aplicado em todos horários, com conexões ilimitadas. O único limite é o uso por, no máximo, duas horas.

Uma segunda rede de linhas expressas regionais, a RER (Réseau Express Régional), complementa a rede original do metrô desde a década de 1970.

Arquitetura
Um dos aspectos mais famosos do metrô de Paris são suas entradas em estilo art nouveau de Hector Guimard, que simbolizam Paris, apesar de poucas permanecerem em uso (86 entradas por Guimard ainda existem).


História
A Linha 1 foi inaugurada em 19 de julho de 1900, após décadas de discussões políticas sobre as rotas e construção. Pequenas seções das linhas 2 e 6 (na época 5) foram completadas no mesmo ano para servir a Feira Mundial.

As linhas de 1 a 10 foram construídas pela Ville de Paris (Cidade de Paris) e administradas pela CMP (Compagnie du Chemin de Fer Métropolitain de Paris). Acredita-se que o nome do metrô parisiense veio do Metropolitan Railway em Londres, que mais tornou-se parte do London Underground.

Uma segunda empresa, Nord-Sud, (Société du Chemin de Fer Electrique Nord-Sud de Paris), começou em 1910 e construiu duas linhas nomeadas A e B (agora parte das linhas 12 e 13). A Nord-Sud juntou-se com a CMP em 1930 (a linha 11 e a "primeira linha 14" foram completadas após a fusão). A CMP virou empresa estatal em 1948 e ganhou novo nome, RATP (Régie Autonome des Transports Parisiens).


Pagina oficial http://www.ratp.fr/

LINHAS DO METROPOLITANO DE PARIS.

LINHA 1

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LINHA 2


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LINHA 3

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LINHA 3B
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LINHA 4

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LINHA 5

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LINHA 6


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LINHA 7 e seus ramais

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LINHA 7 B e seu arco


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LINHA 8



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LINHA 9


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LINHA 10 e seu arco




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LINHA 11


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LINHA 12


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LINHA 13

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LINHA 14


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Todas as linhas juntas formam essa bela composição:


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Mensagem não lida por cataclism2 » 10 Jun 2008, 10:17

LANDRAIL escreveu:eu contei 14linhas, certo????? :roll:
impressionante!!!!!!
dmo.Fepasa escreveu:Exatamente, jovem!

São 16 linhas, contando as linhas 3b e 7b, que operam como se fossem linhas separadas das linhas 3 e 7.
RenanFSouza escreveu:Paris é um queijo suíço por baixo :lol:

Que maravilha ! Um dia nós chegamos lá !
Dourado escreveu:Fora as cinco linhas do RER, hein?
dmo.Fepasa escreveu:E fora as linhas da SNCF também....

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Mensagem não lida por cataclism2 » 10 Jun 2008, 10:19

will.dh escreveu:me perdi ...



sera que o dia que tivermos 14 linhas em sampa eu saberei o nome e a ordem das estações certinho que nem sei hoje ?


acho que eu morro antes de isso acontecer ...


impressionante...
dmo.Fepasa escreveu:pode ter certeza que vai...

Sei a ordem das estações das 5 linhas do metrô paulista, das 6 linhas da CPTM, e a ordem das paradas de 2 corredores de ônibus de Sampa.
CacoBianchi escreveu:Sensacional, que sonho!

Incrível é a média da distância entre as estações: 300 metros!!!

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Mensagem não lida por cataclism2 » 10 Jun 2008, 10:20

HGP Filho escreveu:Bom
vou ver se acho dados do RER e SCNF para postar aqui. Por ora, metrô de Paris retratado. No fim do ano, quando eu e o Cruise voltarmos de lá, postamos algumas fotitas,

Especial para você Dourado, rsrsrsr



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Mensagem não lida por cataclism2 » 10 Jun 2008, 10:22

HGPFILHO escreveu:
Dourado escreveu:Fora as cinco linhas do RER, hein?

Especial para você Dourado, rsrsrsr



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Metrô de Paris: mais ecológico

Mensagem não lida por cataclism2 » 12 Jun 2008, 09:12

fonte: www.revistaferroviaria.com.br
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Novo metrô de Paris será mais ecológico

11/06/2008 - O Globo Online

A partir desta quarta-feira, quem circular na linha 2 do metrô (Nation a Porte Dauphine) de Paris vai se surpreender: um trem colorido, mais confortável, ecológico e com ar refrigerado é a grande novidade às vésperas da chegada do verão, revela reportagem publicada na edição desta quarta-feira do jornal O Globo. Para quem já suou no metrô de Paris no verão, é um alívio.

A substituição dos trens do metrô da capital francesa, que transportam 5 milhões de pessoas por dia, vai ser progressiva, segundo a empresa estatal que opera a rede, a Administração Autônoma des Transportes Parisienses (RATP). Os novos trens vão circular a uma velocidade máxima de 70 km/h, em vez de 100 km/h, e serão menos barulhentos que os anteriores. No total, vão consumir 30% menos energia do que os modelos dos anos 70 ainda em circulação.

O sistema de ventilação também é inovador e gastará menos energia. Os passageiros estarão também um pouco mais confortáveis, graças a cadeiras mais largas (49cm no lugar de 45cm).

Trilha sonora é atração à parte nos trens de Paris

Há cerca de 10 anos, o metrô de Paris deixou de ser apenas um meio de transporte de massa para se transformar em uma rica experiência cultural. Em 1997, a Administração Autônoma des Transportes Parisienses (RATP) uniu o útil ao agradável e abriu espaço para que artistas semiprofissionais mostrassem o seu talento - de forma organizada - aos cerca de 4,8 milhões de passageiros que usam o serviço diariamente. Desde então, no trajeto entre as estações de Saint Lazare e Montparnasse, passando pela Champs Elysées, os viajantes são brindados por atrações culturais diversas, que incluem números de mágica, apresentações de dança e teatro de marionetes, entre outros.

A cada ano, mais de 2 mil artistas solicitam uma autorização da RATP para se apresentar no metrô parisiense, a maioria deles, músicos. Entre os selecionados, 65% são solistas, 22% grupos e 13% duos e trios. A variedade de gêneros impressiona. Há representantes de todos os estilos: clássico, jazz, world music, pop, rock, rap e techno.

A diversidade musical traduz também uma diversidade cultural importante. Apesar de os músicos franceses serem maioria (44%), há artistas de todos os continentes levando a sua música nos trilhos do metrô: europeus (19%), africanos (12%), sul-americanos (10%), asiáticos (7%), norte-americanos (7%).


Cruisespeed
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Mensagem não lida por Cruisespeed » 19 Jun 2008, 09:43

Bonjour!!

Desculpem a demora, a ausência e tudo mais. A viagem, o trabalho e a faculdade tomaram muito do meu tempo e me impossibilitou de acessar o TGV por uns tempos. Bem, fui a Paris e como prometi tirei algumas fotos dos sistemas parisienses. Não visitei todas as linhas de metrô, nem do RER, mas sempre que tinha oportunidade registrava algo para o TGV.

O sistema de trens (RER) é mais limpo e confortável que o Metrô, mas este por sua vez cobre toda a capital francesa. Há uma estação em cada esquina praticamente. O RER também serve como metrô, se é que podemos dizer assim, em Paris. As linhas vem de outras cidades e quando chegam em Paris são subterrâneas, prosseguindo em superfície. Há fotos também da linha T3 de VLT.
Bem, divirtam-se.

1.Catraca da linha B - RER
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2.A estação, lembrei dos trens da CPTM. Parecem, não?
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3.Esta é a estação Pernety da linha M13(a que eu mais usava) em Montparnasse, 14er arrondissement (sul de Paris)
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4.Um dos sentidos desta linha tem dois destinos possíveis. Em todas as estações há um relógio marcando o intervalo para os próximos trens. Foi muito útil para mim, pois sabia quando passaria o último trem
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5.Este é um dos trens reformados sentido Châtillon/ Montrouge
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6.As paredes das estações, junto com o cheiro de urina, a rede parece um banheiro público gigante
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7.Este é um trem Alstom que circula na linha 1 e na linha 14 é driverless. Reparem nos pneus.
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8.Entrada simples
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9.Esta é a mais comum das portas, está riscada (é normal). Reparem na "maçaneta". Muitas das portas de trens e metrôs na França não abrem. Neste caso, ao parar a porta é liberada e caso alguém vá subir ou descer é só abrir a porta, caso contrário, ela não abre. Gostei!
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10.Estação estilo Art-Déco da década de 1920. A cara de Paris
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11.Bem, são os ônibus parisienses. Renault
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12.Fiquei entre o Sena e a entrada da estação Saint-Michel/ Notre-Dame do RER, linha C. Ela tem ligação com a estação Saint-Michel do Metrô, linha 4
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13.Este é o trem que circula no RER C. Os trens têm piso duplo e a linha tem vários distinos possíveis em ambos os sentidos. Os trens não vem com os nomes dos destinos no letreiro, mas nomes femininos. Tem que prestar atenção nos telões que indicam para onde vai o próximo trem. Os telões indicam o destino e as estações seguintes além de dizer se o trem que vem é longo ou curto.
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14.Imagem

15.As portas, reparem no botão. Para abrir, aperte.
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16.Os trens por fora. Bonitinhos, um "monstro" embaixo do chão
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17.
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18.Estação Champ de Mars/ Tour Eiffel. A estação mais próxima da Torre Eiffel.
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19.
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20.Catenária rígida, mas só nos trechos subterrâneos. Em algumas linhas, mesmo nos trechos subterâneos é catenária comum.
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21.Corredores enormes, anda-se mais tempo nas estações do que nos trens
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22.Estação Alésia, M4
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23.Propaganda interessante...
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24.Saídas, é só chegar perto que ela abre. Se alguém tentar entrar, ela fecha.
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25.Catracas com portas de vidro. Evita que as pessoas pulem as catracas, algo comum em Paris
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26.Mais uma entrada
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27.Estação Saint François Xavier, M13
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28.Mais uma da Pernety
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29. O pessoal ganhando a vida no Metrô
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30.Estação Saint-Michel, M4
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31.Vejam as paredes
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32.Escadas rolantes, raridade no metrô parisiense
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33.
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34.A menina dos olhos, Linha 14. Estação Saint-Lazare
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35.Portas de vidro na plataforma
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36.
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37.
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38.Desculpem a péssima qualidade. Queria que vissem o piso de madeira brilhando. Estação Gare Saint-Lazare RER E
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39.Charles de Gaulle, Etoile. RER linha A. Também tem múltiplos destinos. Atenção nos telões.
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40.Eles usam propagandas para esconder a catenária comum
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41.Um trem antigo chegando
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42.Por dentro do trem do metrô. Ele é articulado. Adorava ver para onde o trem ia, dá para perceber todas as "ladeiras" e curvas. O trem "some" e "aparece" durante a viagem. Este trem é aquele sobre pneus da linha 1 (na foto) e linha 14
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43.Estação Palais-Royal/ Musée du Louvre. M7
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44.Estação temárica, Cluny - La Sorbonne (Universidade de Paris)
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45.
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46.Estação Châtelet. Algumas entradas tem uma catraca apenas e logo de cara. Outras estações tem uma catraca e uma saída direto na plataforma estreita
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47.Trem reformado M13. Painel dinâmico e aviso sonoro. Os trens antigos não têm anúncio das estações (os operadores não dizem...)
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48.Hôtel de Ville (Prefeitura), M1 se não me engano
http://i141.photobucket.com/albums/r78/ ... C00486.jpg

49.Saint-Michel. M4... cheiro "agradável"
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50.Estação Alésia M4 de madrugada, peguei o último trem. Reparem na distância curta das estações, é possível ver duas estações à frente. Mouton Duvernet e Denfert Rochereau
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51.Outra saída, em geral as pessoas seguram essa porta que é pesada... muito pesada, uma velhinha sozinha.. fica presa na estação. Outras coisa interessnate, não há funcionários nas estações. Só nas bilheterias, deu a hora de fechar, eles fecham e a estação fica aberta.
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52.Outro trem do RER, linha C
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53.EU abri a porta!!
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54.Só andava na parte superior
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55.Exclusivo pro TGV BR
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56.Estação Charles-Michels passando por reforma. Eles quebram as paredes da estação e refazem como era, com o mesmo material.
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57.Funiculaire de Montmartre
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58.
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59.100% automático
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60.Estação Anvers, M2
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61.As esteiras para ajudar na caminhada nas estações...
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62.É só escolher a velocidade. Aqui, instruções de uso para a nova esteira a 9km/h. Mas é tão longa que parece não fazer diferença... No início, ela faz massagem nos pés! ahaha
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63.RER C, Saint-Michel/ Notre-Dame
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64.A plataforma é baixinha, um degrau apenas
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65.Na minha opinião, estações padrão CPTM.
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66.
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67.Uma das estações terminais RER C. Veisailles Rive Gauche/ Château de Versailles
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68.Em algumas estações sem cobertura, há esse espaço com poltronas para aguardar o trem protegido.
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69.Tram T3, terminal Pont du Garigliano
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70.Por dentro, rápido, prático, confortável. A exemplo dos ônibus, não há catracas. Paga-se usando os validadores, como os nossos de bilhete únicos e há também o de bilhete comum, de papel.
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71.Cabine
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72.Visão da cabine
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73.Ele anda sobre a grama, há um sistema que a molha todas as noites
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74.Os intervalos variam entre 8 e 15 minutos, dependendo do horário
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75.Estação Issy Val de Seine, RER C, e T2
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76.Estação La Défense. Há um telão como de aeroporto indicando todas as saídas de Tram, Metrô, RER e ônibus
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77.Este é outro modelo de trem, vejam que a parte inferior fica abaixo do nível das plataformas
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78.Estação Gare de Lyon, M14. A única com plataforma central.
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79.Interior do trem, M1 e mesmo modelo da M14
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80.Driverless. Sensação de quem manda aqui sou eu, eu tenho a força...
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81.Estação Bastille, para quem diz que metrô não faz curva nem sobe ladeira deveria vir aqui... até chegar a estação o trem sofre. Há curvas muito fechadas e em subidas. Uma extremidade da plataforma é em curva e em subida a outra é descida.
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82.
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83.Estação com os temas da Revolução Francesa, queda da Bastilha, quem lembra?
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84.Liberté, Égalité, Fraternité
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85.Estação temática Louvre-Rivoli, M1 que passou por processo de modernização.
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86.
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87.Por dentro dos ônibus franceses. Sem catracas
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88.Ângulo ruim... sorry
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89.Trem da linha M4 e M13, comum também em outras linhas
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90.Há bancos retráteis em todos os trens do Metrô e RER
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91.Há uma parede externa onde as portas correm, caso alguém abra. Não esqueçam e quem abriu esta fui eu :D
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92.Catenária rígida, RER C em Saint-Michel/ Notre-Dame
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93.Saudades da estação que mais usava
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94.M14
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95.Tram 3
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96.Grama
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97.Estação Denfert-Rochereau RER B
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98.Na despedida, para o aeroporto Charles de Gaulle... Vejam o telão, o trem anterior não me servia, após ele passar o telão anuncia o trem que está vindo e as estações que servirá. O que peguei parava até determinado ponto, Gare du Nord, e depois seguia direto para o aeroporto, passando direto pelas estações.
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Espero que tenham gostado. Utilizei todos estes sistemas, todos são muito bons. Particularmente, eu gostava mais do RER do que do metrô, é mais limpo, mais cheiroso, mais confortável, os intervalos são um pouco mais longos, mas há que se levar em consideração a linha que você utilizará. Os trens são mais largos e isso faz bastante diferença, só o "clima" que é mais estranho no RER à noite. Uma experiência e tanto.


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Mensagem não lida por Renanfsouza » 19 Jun 2008, 10:18

Só tenho uma coisa a dizer: CARALEOOOOOOOOOOOOO !!!! :shock:

Depois comento direito olhando as fotos com calma.

Que beleza Cruise ! Deve ter sido uma viagem sensacional.
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.

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Mensagem não lida por cataclism2 » 19 Jun 2008, 10:59

Mazaáááá! ESSE é o cara!

Bela viagem, meu!
Parabéns e obrigado pelas fotos!

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Mensagem não lida por AGV » 19 Jun 2008, 12:16

Nao gostei...














































...faltou fotos das francesas, rsrssrssr 8)



















Vai ter de voltar lá para completar! :wink:


Sensacional, Cruise!!! Fotos internacionais e exclusivas!!!!!

[]´s!!!!


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Mensagem não lida por Cruisespeed » 19 Jun 2008, 16:30

Obrigado a todos! A viagem foi ótima! Quanto às francesas, isso não é problema... voltarei lá só para isso :D

Postarei as fotos que tirei do TGV :mrgreen:


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Mensagem não lida por Tiago Costa » 19 Jun 2008, 17:48

Que fotos maravilhosas :D :D :D :D :D ! Adorei todas elas, cada uma mostra um lado do sistema metroferroviário de Paris! Excelente fotos, cruise!

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Mensagem não lida por Guilherme Pinho » 19 Jun 2008, 18:29

adorei as fotos, levou um bom tempo pra ver todas.
la tem um bocado de metrô :o


Vinicius
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Mensagem não lida por Vinicius » 19 Jun 2008, 18:57

Eu adorei o thread. O legal é que você conseguiu mostrar um pouco de cada um dos sistemas sobre trilhos de Paris. Eu achei muito interessante o trem de dois andares e a distância pequena entre uma e outra estação. Destaque também para o VLT que corre sobre a grama (lindo) e para a Linha 14. Parabéns pelas ótimas fotos. :)

Eu só queria entender porque em alguns países a cultura das pessoas em relação ao metrô é diferente. Como o cruisespeed relatou, parece comum as pessoas pularem os torniquetes, estações sujas e mal conservadas, mendigos, etc.


Will .
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Mensagem não lida por Will . » 19 Jun 2008, 21:28

meeu deus !

:shock: :shock:

fantastico...
linda cidade, lindo sistema...
la as estações não são concretão cinzão que nem aqui...

a linha 14 hein...magnifica

os trens de 2 andares são tambem interessantissimos...muito bom

:D

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Mensagem não lida por cataclism2 » 20 Jun 2008, 08:52

Cara, que tri o metrô com pneus e driverless! :shock:

Reparem, na foto 17, do "monstro" :mrgreen: de dois andares, que coisa meiga o casalsinho que aparece na janela! :lol: (na verdade, aparece apenas a donzela hehehehe).

Viagem PERFEITA!!!! Parabéns!


Cruisespeed
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Mensagem não lida por Cruisespeed » 20 Jun 2008, 15:07

Vinicius, é bem interessante mesmo. Tanto no metrô quanto no RER é comum ver as pessoas pulando as catracas, houve até uma vez em que vinha uma moça, linda, com toda a classe parisiense, de saia e pulou hahahaha
Mesmo assim é um número pequeno levando em consideração a quantidade de passageiros transportados, parece que a maior parte das pessoas que fazem isso são imigrantes, mas pode ter sido impressão minha. Quanto a limpeza, o RER é mais limpo e mais "cheiroso" que o metrô, mesmo assim algumas estações são tenebrosas. Em todo caso, eu juro que preferiria um metrô sujinho que me levasse para todo lugar do que o nosso sevindo apenas uma parte da cidade. Levemos em consideração que Paris é muito menor que São Paulo ou Rio.
As estações estão sendo renovadas, há foto de uma delas, mas na foto não ficou claro. É a Charles Michels, a Raspail também além de boa parte das estações da linha 1 que passa por completa renovação. Eles tiram todos os azulejos da estação e trocam por novos (iguais), fazem algumas alterações mas mantêm o estilo. Há mendigos, mas em número pequeno, creio que no inverno haja bastante pois deve servir de abrigo do frio. O Tiago deve saber melhor, já que ele esteve por lá no inverno.

Will, a linha 14 é realmente magnífica, todo mundo quer ir lá na frente. Aproveitando, filmei um trecho entre Bercy e Gare de Lyon
http://br.youtube.com/watch?v=qualquer-jBI44wmo

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AGV
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Mensagem não lida por AGV » 20 Jun 2008, 16:10

Cruise, isto mostra como não é apenas no Brasil que temos trens com vidros riscados, além deste fato de alguns usuários parisienses pularem as catracas (algo quase inimaginável no metrô de SP, por exemplo) me deixou mais "conformado" com certos riscos que vejo nos vagões da CPTM, e olha que no MetrôSP também estes riscos são muito poucos.


Will .
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Mensagem não lida por Will . » 21 Jun 2008, 01:44

cruisespeed escreveu:
Will, a linha 14 é realmente magnífica, todo mundo quer ir lá na frente. Aproveitando, filmei um trecho entre Bercy e Gare de Lyon
http://br.youtube.com/watch?v=qualquer-jBI44wmo
muito bom!...é mais legal por esse angulo,uma visão completamente diferente (e interessante), que nem os videos que o Lipe fez na banda B :D


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Mensagem não lida por Correia431M » 17 Nov 2008, 19:29

Quem dera se o Metrô aqui de São Paulo, pudesse ser igual a este.

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