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Metrô de Paris
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Autor do tópico - MODERADOR - CARGAS
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- Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
- Localização: Caxias do Sul - RS
Metrô de Paris
Tópico originalmente iniciado por HGP Filho
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Me animei a desenvolver esse topico para o metro de Paris. Todos que quiserem tambem podem contribuir. Só para começar, a "pequena" rede metroviária...
METRÔ DE PARIS
O Metrô de Paris, conhecido localmente por Métropolitain ou Métro de Paris, é o sistema de metrô de Paris, França. Era conhecido originalmente como o "Chemin de Fer Métropolitain" ("estrada de ferro metropolitana").
O sistema consiste de 16 linhas, identificadas por números de 1 a 14, com duas linhas menores, a 3bis e a 7bis, que se separam das linhas originais 3 e 7, respectivamente. É o terceiro maior metrô da Europa Ocidental, após o London Underground de Londres e o Metrô de Madri.
São 213 km de linhas, com mais de 300 estações. A distância média entre uma estação e a outra é de aproximadamente 300 metros. A linha 14 do metrô é sem motorista (completamente automática). Um único preço de passagem é aplicado em todos horários, com conexões ilimitadas. O único limite é o uso por, no máximo, duas horas.
Uma segunda rede de linhas expressas regionais, a RER (Réseau Express Régional), complementa a rede original do metrô desde a década de 1970.
Arquitetura
Um dos aspectos mais famosos do metrô de Paris são suas entradas em estilo art nouveau de Hector Guimard, que simbolizam Paris, apesar de poucas permanecerem em uso (86 entradas por Guimard ainda existem).
História
A Linha 1 foi inaugurada em 19 de julho de 1900, após décadas de discussões políticas sobre as rotas e construção. Pequenas seções das linhas 2 e 6 (na época 5) foram completadas no mesmo ano para servir a Feira Mundial.
As linhas de 1 a 10 foram construídas pela Ville de Paris (Cidade de Paris) e administradas pela CMP (Compagnie du Chemin de Fer Métropolitain de Paris). Acredita-se que o nome do metrô parisiense veio do Metropolitan Railway em Londres, que mais tornou-se parte do London Underground.
Uma segunda empresa, Nord-Sud, (Société du Chemin de Fer Electrique Nord-Sud de Paris), começou em 1910 e construiu duas linhas nomeadas A e B (agora parte das linhas 12 e 13). A Nord-Sud juntou-se com a CMP em 1930 (a linha 11 e a "primeira linha 14" foram completadas após a fusão). A CMP virou empresa estatal em 1948 e ganhou novo nome, RATP (Régie Autonome des Transports Parisiens).
Pagina oficial http://www.ratp.fr/
LINHAS DO METROPOLITANO DE PARIS.
LINHA 1
LINHA 2
LINHA 3
LINHA 3B
LINHA 4
LINHA 5
LINHA 6
LINHA 7 e seus ramais
LINHA 7 B e seu arco
LINHA 8
LINHA 9
LINHA 10 e seu arco
LINHA 11
LINHA 12
LINHA 13
LINHA 14
Todas as linhas juntas formam essa bela composição:
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Me animei a desenvolver esse topico para o metro de Paris. Todos que quiserem tambem podem contribuir. Só para começar, a "pequena" rede metroviária...
METRÔ DE PARIS
O Metrô de Paris, conhecido localmente por Métropolitain ou Métro de Paris, é o sistema de metrô de Paris, França. Era conhecido originalmente como o "Chemin de Fer Métropolitain" ("estrada de ferro metropolitana").
O sistema consiste de 16 linhas, identificadas por números de 1 a 14, com duas linhas menores, a 3bis e a 7bis, que se separam das linhas originais 3 e 7, respectivamente. É o terceiro maior metrô da Europa Ocidental, após o London Underground de Londres e o Metrô de Madri.
São 213 km de linhas, com mais de 300 estações. A distância média entre uma estação e a outra é de aproximadamente 300 metros. A linha 14 do metrô é sem motorista (completamente automática). Um único preço de passagem é aplicado em todos horários, com conexões ilimitadas. O único limite é o uso por, no máximo, duas horas.
Uma segunda rede de linhas expressas regionais, a RER (Réseau Express Régional), complementa a rede original do metrô desde a década de 1970.
Arquitetura
Um dos aspectos mais famosos do metrô de Paris são suas entradas em estilo art nouveau de Hector Guimard, que simbolizam Paris, apesar de poucas permanecerem em uso (86 entradas por Guimard ainda existem).
História
A Linha 1 foi inaugurada em 19 de julho de 1900, após décadas de discussões políticas sobre as rotas e construção. Pequenas seções das linhas 2 e 6 (na época 5) foram completadas no mesmo ano para servir a Feira Mundial.
As linhas de 1 a 10 foram construídas pela Ville de Paris (Cidade de Paris) e administradas pela CMP (Compagnie du Chemin de Fer Métropolitain de Paris). Acredita-se que o nome do metrô parisiense veio do Metropolitan Railway em Londres, que mais tornou-se parte do London Underground.
Uma segunda empresa, Nord-Sud, (Société du Chemin de Fer Electrique Nord-Sud de Paris), começou em 1910 e construiu duas linhas nomeadas A e B (agora parte das linhas 12 e 13). A Nord-Sud juntou-se com a CMP em 1930 (a linha 11 e a "primeira linha 14" foram completadas após a fusão). A CMP virou empresa estatal em 1948 e ganhou novo nome, RATP (Régie Autonome des Transports Parisiens).
Pagina oficial http://www.ratp.fr/
LINHAS DO METROPOLITANO DE PARIS.
LINHA 1
LINHA 2
LINHA 3
LINHA 3B
LINHA 4
LINHA 5
LINHA 6
LINHA 7 e seus ramais
LINHA 7 B e seu arco
LINHA 8
LINHA 9
LINHA 10 e seu arco
LINHA 11
LINHA 12
LINHA 13
LINHA 14
Todas as linhas juntas formam essa bela composição:
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Autor do tópico - MODERADOR - CARGAS
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LANDRAIL escreveu:eu contei 14linhas, certo????? :roll:
impressionante!!!!!!
dmo.Fepasa escreveu:Exatamente, jovem!
São 16 linhas, contando as linhas 3b e 7b, que operam como se fossem linhas separadas das linhas 3 e 7.
RenanFSouza escreveu:Paris é um queijo suíço por baixo
Que maravilha ! Um dia nós chegamos lá !
Dourado escreveu:Fora as cinco linhas do RER, hein?
dmo.Fepasa escreveu:E fora as linhas da SNCF também....
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Autor do tópico - MODERADOR - CARGAS
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will.dh escreveu:me perdi ...
sera que o dia que tivermos 14 linhas em sampa eu saberei o nome e a ordem das estações certinho que nem sei hoje ?
acho que eu morro antes de isso acontecer ...
impressionante...
dmo.Fepasa escreveu:pode ter certeza que vai...
Sei a ordem das estações das 5 linhas do metrô paulista, das 6 linhas da CPTM, e a ordem das paradas de 2 corredores de ônibus de Sampa.
CacoBianchi escreveu:Sensacional, que sonho!
Incrível é a média da distância entre as estações: 300 metros!!!
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Autor do tópico - MODERADOR - CARGAS
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Metrô de Paris: mais ecológico
fonte: www.revistaferroviaria.com.br
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Novo metrô de Paris será mais ecológico
11/06/2008 - O Globo Online
A partir desta quarta-feira, quem circular na linha 2 do metrô (Nation a Porte Dauphine) de Paris vai se surpreender: um trem colorido, mais confortável, ecológico e com ar refrigerado é a grande novidade às vésperas da chegada do verão, revela reportagem publicada na edição desta quarta-feira do jornal O Globo. Para quem já suou no metrô de Paris no verão, é um alívio.
A substituição dos trens do metrô da capital francesa, que transportam 5 milhões de pessoas por dia, vai ser progressiva, segundo a empresa estatal que opera a rede, a Administração Autônoma des Transportes Parisienses (RATP). Os novos trens vão circular a uma velocidade máxima de 70 km/h, em vez de 100 km/h, e serão menos barulhentos que os anteriores. No total, vão consumir 30% menos energia do que os modelos dos anos 70 ainda em circulação.
O sistema de ventilação também é inovador e gastará menos energia. Os passageiros estarão também um pouco mais confortáveis, graças a cadeiras mais largas (49cm no lugar de 45cm).
Trilha sonora é atração à parte nos trens de Paris
Há cerca de 10 anos, o metrô de Paris deixou de ser apenas um meio de transporte de massa para se transformar em uma rica experiência cultural. Em 1997, a Administração Autônoma des Transportes Parisienses (RATP) uniu o útil ao agradável e abriu espaço para que artistas semiprofissionais mostrassem o seu talento - de forma organizada - aos cerca de 4,8 milhões de passageiros que usam o serviço diariamente. Desde então, no trajeto entre as estações de Saint Lazare e Montparnasse, passando pela Champs Elysées, os viajantes são brindados por atrações culturais diversas, que incluem números de mágica, apresentações de dança e teatro de marionetes, entre outros.
A cada ano, mais de 2 mil artistas solicitam uma autorização da RATP para se apresentar no metrô parisiense, a maioria deles, músicos. Entre os selecionados, 65% são solistas, 22% grupos e 13% duos e trios. A variedade de gêneros impressiona. Há representantes de todos os estilos: clássico, jazz, world music, pop, rock, rap e techno.
A diversidade musical traduz também uma diversidade cultural importante. Apesar de os músicos franceses serem maioria (44%), há artistas de todos os continentes levando a sua música nos trilhos do metrô: europeus (19%), africanos (12%), sul-americanos (10%), asiáticos (7%), norte-americanos (7%).
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Novo metrô de Paris será mais ecológico
11/06/2008 - O Globo Online
A partir desta quarta-feira, quem circular na linha 2 do metrô (Nation a Porte Dauphine) de Paris vai se surpreender: um trem colorido, mais confortável, ecológico e com ar refrigerado é a grande novidade às vésperas da chegada do verão, revela reportagem publicada na edição desta quarta-feira do jornal O Globo. Para quem já suou no metrô de Paris no verão, é um alívio.
A substituição dos trens do metrô da capital francesa, que transportam 5 milhões de pessoas por dia, vai ser progressiva, segundo a empresa estatal que opera a rede, a Administração Autônoma des Transportes Parisienses (RATP). Os novos trens vão circular a uma velocidade máxima de 70 km/h, em vez de 100 km/h, e serão menos barulhentos que os anteriores. No total, vão consumir 30% menos energia do que os modelos dos anos 70 ainda em circulação.
O sistema de ventilação também é inovador e gastará menos energia. Os passageiros estarão também um pouco mais confortáveis, graças a cadeiras mais largas (49cm no lugar de 45cm).
Trilha sonora é atração à parte nos trens de Paris
Há cerca de 10 anos, o metrô de Paris deixou de ser apenas um meio de transporte de massa para se transformar em uma rica experiência cultural. Em 1997, a Administração Autônoma des Transportes Parisienses (RATP) uniu o útil ao agradável e abriu espaço para que artistas semiprofissionais mostrassem o seu talento - de forma organizada - aos cerca de 4,8 milhões de passageiros que usam o serviço diariamente. Desde então, no trajeto entre as estações de Saint Lazare e Montparnasse, passando pela Champs Elysées, os viajantes são brindados por atrações culturais diversas, que incluem números de mágica, apresentações de dança e teatro de marionetes, entre outros.
A cada ano, mais de 2 mil artistas solicitam uma autorização da RATP para se apresentar no metrô parisiense, a maioria deles, músicos. Entre os selecionados, 65% são solistas, 22% grupos e 13% duos e trios. A variedade de gêneros impressiona. Há representantes de todos os estilos: clássico, jazz, world music, pop, rock, rap e techno.
A diversidade musical traduz também uma diversidade cultural importante. Apesar de os músicos franceses serem maioria (44%), há artistas de todos os continentes levando a sua música nos trilhos do metrô: europeus (19%), africanos (12%), sul-americanos (10%), asiáticos (7%), norte-americanos (7%).
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- Novato
- Mensagens: 19
- Registrado em: 16 Jun 2008, 13:54
- Localização: São Paulo
Bonjour!!
Desculpem a demora, a ausência e tudo mais. A viagem, o trabalho e a faculdade tomaram muito do meu tempo e me impossibilitou de acessar o TGV por uns tempos. Bem, fui a Paris e como prometi tirei algumas fotos dos sistemas parisienses. Não visitei todas as linhas de metrô, nem do RER, mas sempre que tinha oportunidade registrava algo para o TGV.
O sistema de trens (RER) é mais limpo e confortável que o Metrô, mas este por sua vez cobre toda a capital francesa. Há uma estação em cada esquina praticamente. O RER também serve como metrô, se é que podemos dizer assim, em Paris. As linhas vem de outras cidades e quando chegam em Paris são subterrâneas, prosseguindo em superfície. Há fotos também da linha T3 de VLT.
Bem, divirtam-se.
1.Catraca da linha B - RER
2.A estação, lembrei dos trens da CPTM. Parecem, não?
3.Esta é a estação Pernety da linha M13(a que eu mais usava) em Montparnasse, 14er arrondissement (sul de Paris)
4.Um dos sentidos desta linha tem dois destinos possíveis. Em todas as estações há um relógio marcando o intervalo para os próximos trens. Foi muito útil para mim, pois sabia quando passaria o último trem
5.Este é um dos trens reformados sentido Châtillon/ Montrouge
6.As paredes das estações, junto com o cheiro de urina, a rede parece um banheiro público gigante
7.Este é um trem Alstom que circula na linha 1 e na linha 14 é driverless. Reparem nos pneus.
8.Entrada simples
9.Esta é a mais comum das portas, está riscada (é normal). Reparem na "maçaneta". Muitas das portas de trens e metrôs na França não abrem. Neste caso, ao parar a porta é liberada e caso alguém vá subir ou descer é só abrir a porta, caso contrário, ela não abre. Gostei!
10.Estação estilo Art-Déco da década de 1920. A cara de Paris
11.Bem, são os ônibus parisienses. Renault
12.Fiquei entre o Sena e a entrada da estação Saint-Michel/ Notre-Dame do RER, linha C. Ela tem ligação com a estação Saint-Michel do Metrô, linha 4
13.Este é o trem que circula no RER C. Os trens têm piso duplo e a linha tem vários distinos possíveis em ambos os sentidos. Os trens não vem com os nomes dos destinos no letreiro, mas nomes femininos. Tem que prestar atenção nos telões que indicam para onde vai o próximo trem. Os telões indicam o destino e as estações seguintes além de dizer se o trem que vem é longo ou curto.
14.
15.As portas, reparem no botão. Para abrir, aperte.
16.Os trens por fora. Bonitinhos, um "monstro" embaixo do chão
17.
18.Estação Champ de Mars/ Tour Eiffel. A estação mais próxima da Torre Eiffel.
19.
20.Catenária rígida, mas só nos trechos subterrâneos. Em algumas linhas, mesmo nos trechos subterâneos é catenária comum.
21.Corredores enormes, anda-se mais tempo nas estações do que nos trens
22.Estação Alésia, M4
23.Propaganda interessante...
24.Saídas, é só chegar perto que ela abre. Se alguém tentar entrar, ela fecha.
25.Catracas com portas de vidro. Evita que as pessoas pulem as catracas, algo comum em Paris
26.Mais uma entrada
27.Estação Saint François Xavier, M13
28.Mais uma da Pernety
29. O pessoal ganhando a vida no Metrô
30.Estação Saint-Michel, M4
31.Vejam as paredes
32.Escadas rolantes, raridade no metrô parisiense
33.
34.A menina dos olhos, Linha 14. Estação Saint-Lazare
35.Portas de vidro na plataforma
36.
37.
38.Desculpem a péssima qualidade. Queria que vissem o piso de madeira brilhando. Estação Gare Saint-Lazare RER E
39.Charles de Gaulle, Etoile. RER linha A. Também tem múltiplos destinos. Atenção nos telões.
40.Eles usam propagandas para esconder a catenária comum
41.Um trem antigo chegando
42.Por dentro do trem do metrô. Ele é articulado. Adorava ver para onde o trem ia, dá para perceber todas as "ladeiras" e curvas. O trem "some" e "aparece" durante a viagem. Este trem é aquele sobre pneus da linha 1 (na foto) e linha 14
43.Estação Palais-Royal/ Musée du Louvre. M7
44.Estação temárica, Cluny - La Sorbonne (Universidade de Paris)
45.
46.Estação Châtelet. Algumas entradas tem uma catraca apenas e logo de cara. Outras estações tem uma catraca e uma saída direto na plataforma estreita
47.Trem reformado M13. Painel dinâmico e aviso sonoro. Os trens antigos não têm anúncio das estações (os operadores não dizem...)
48.Hôtel de Ville (Prefeitura), M1 se não me engano
http://i141.photobucket.com/albums/r78/ ... C00486.jpg
49.Saint-Michel. M4... cheiro "agradável"
50.Estação Alésia M4 de madrugada, peguei o último trem. Reparem na distância curta das estações, é possível ver duas estações à frente. Mouton Duvernet e Denfert Rochereau
51.Outra saída, em geral as pessoas seguram essa porta que é pesada... muito pesada, uma velhinha sozinha.. fica presa na estação. Outras coisa interessnate, não há funcionários nas estações. Só nas bilheterias, deu a hora de fechar, eles fecham e a estação fica aberta.
52.Outro trem do RER, linha C
53.EU abri a porta!!
54.Só andava na parte superior
55.Exclusivo pro TGV BR
56.Estação Charles-Michels passando por reforma. Eles quebram as paredes da estação e refazem como era, com o mesmo material.
57.Funiculaire de Montmartre
58.
59.100% automático
60.Estação Anvers, M2
61.As esteiras para ajudar na caminhada nas estações...
62.É só escolher a velocidade. Aqui, instruções de uso para a nova esteira a 9km/h. Mas é tão longa que parece não fazer diferença... No início, ela faz massagem nos pés! ahaha
63.RER C, Saint-Michel/ Notre-Dame
64.A plataforma é baixinha, um degrau apenas
65.Na minha opinião, estações padrão CPTM.
66.
67.Uma das estações terminais RER C. Veisailles Rive Gauche/ Château de Versailles
68.Em algumas estações sem cobertura, há esse espaço com poltronas para aguardar o trem protegido.
69.Tram T3, terminal Pont du Garigliano
70.Por dentro, rápido, prático, confortável. A exemplo dos ônibus, não há catracas. Paga-se usando os validadores, como os nossos de bilhete únicos e há também o de bilhete comum, de papel.
71.Cabine
72.Visão da cabine
73.Ele anda sobre a grama, há um sistema que a molha todas as noites
74.Os intervalos variam entre 8 e 15 minutos, dependendo do horário
75.Estação Issy Val de Seine, RER C, e T2
76.Estação La Défense. Há um telão como de aeroporto indicando todas as saídas de Tram, Metrô, RER e ônibus
77.Este é outro modelo de trem, vejam que a parte inferior fica abaixo do nível das plataformas
78.Estação Gare de Lyon, M14. A única com plataforma central.
79.Interior do trem, M1 e mesmo modelo da M14
80.Driverless. Sensação de quem manda aqui sou eu, eu tenho a força...
81.Estação Bastille, para quem diz que metrô não faz curva nem sobe ladeira deveria vir aqui... até chegar a estação o trem sofre. Há curvas muito fechadas e em subidas. Uma extremidade da plataforma é em curva e em subida a outra é descida.
82.
83.Estação com os temas da Revolução Francesa, queda da Bastilha, quem lembra?
84.Liberté, Égalité, Fraternité
85.Estação temática Louvre-Rivoli, M1 que passou por processo de modernização.
86.
87.Por dentro dos ônibus franceses. Sem catracas
88.Ângulo ruim... sorry
89.Trem da linha M4 e M13, comum também em outras linhas
90.Há bancos retráteis em todos os trens do Metrô e RER
91.Há uma parede externa onde as portas correm, caso alguém abra. Não esqueçam e quem abriu esta fui eu
92.Catenária rígida, RER C em Saint-Michel/ Notre-Dame
93.Saudades da estação que mais usava
94.M14
95.Tram 3
96.Grama
97.Estação Denfert-Rochereau RER B
98.Na despedida, para o aeroporto Charles de Gaulle... Vejam o telão, o trem anterior não me servia, após ele passar o telão anuncia o trem que está vindo e as estações que servirá. O que peguei parava até determinado ponto, Gare du Nord, e depois seguia direto para o aeroporto, passando direto pelas estações.
Espero que tenham gostado. Utilizei todos estes sistemas, todos são muito bons. Particularmente, eu gostava mais do RER do que do metrô, é mais limpo, mais cheiroso, mais confortável, os intervalos são um pouco mais longos, mas há que se levar em consideração a linha que você utilizará. Os trens são mais largos e isso faz bastante diferença, só o "clima" que é mais estranho no RER à noite. Uma experiência e tanto.
Desculpem a demora, a ausência e tudo mais. A viagem, o trabalho e a faculdade tomaram muito do meu tempo e me impossibilitou de acessar o TGV por uns tempos. Bem, fui a Paris e como prometi tirei algumas fotos dos sistemas parisienses. Não visitei todas as linhas de metrô, nem do RER, mas sempre que tinha oportunidade registrava algo para o TGV.
O sistema de trens (RER) é mais limpo e confortável que o Metrô, mas este por sua vez cobre toda a capital francesa. Há uma estação em cada esquina praticamente. O RER também serve como metrô, se é que podemos dizer assim, em Paris. As linhas vem de outras cidades e quando chegam em Paris são subterrâneas, prosseguindo em superfície. Há fotos também da linha T3 de VLT.
Bem, divirtam-se.
1.Catraca da linha B - RER
2.A estação, lembrei dos trens da CPTM. Parecem, não?
3.Esta é a estação Pernety da linha M13(a que eu mais usava) em Montparnasse, 14er arrondissement (sul de Paris)
4.Um dos sentidos desta linha tem dois destinos possíveis. Em todas as estações há um relógio marcando o intervalo para os próximos trens. Foi muito útil para mim, pois sabia quando passaria o último trem
5.Este é um dos trens reformados sentido Châtillon/ Montrouge
6.As paredes das estações, junto com o cheiro de urina, a rede parece um banheiro público gigante
7.Este é um trem Alstom que circula na linha 1 e na linha 14 é driverless. Reparem nos pneus.
8.Entrada simples
9.Esta é a mais comum das portas, está riscada (é normal). Reparem na "maçaneta". Muitas das portas de trens e metrôs na França não abrem. Neste caso, ao parar a porta é liberada e caso alguém vá subir ou descer é só abrir a porta, caso contrário, ela não abre. Gostei!
10.Estação estilo Art-Déco da década de 1920. A cara de Paris
11.Bem, são os ônibus parisienses. Renault
12.Fiquei entre o Sena e a entrada da estação Saint-Michel/ Notre-Dame do RER, linha C. Ela tem ligação com a estação Saint-Michel do Metrô, linha 4
13.Este é o trem que circula no RER C. Os trens têm piso duplo e a linha tem vários distinos possíveis em ambos os sentidos. Os trens não vem com os nomes dos destinos no letreiro, mas nomes femininos. Tem que prestar atenção nos telões que indicam para onde vai o próximo trem. Os telões indicam o destino e as estações seguintes além de dizer se o trem que vem é longo ou curto.
14.
15.As portas, reparem no botão. Para abrir, aperte.
16.Os trens por fora. Bonitinhos, um "monstro" embaixo do chão
17.
18.Estação Champ de Mars/ Tour Eiffel. A estação mais próxima da Torre Eiffel.
19.
20.Catenária rígida, mas só nos trechos subterrâneos. Em algumas linhas, mesmo nos trechos subterâneos é catenária comum.
21.Corredores enormes, anda-se mais tempo nas estações do que nos trens
22.Estação Alésia, M4
23.Propaganda interessante...
24.Saídas, é só chegar perto que ela abre. Se alguém tentar entrar, ela fecha.
25.Catracas com portas de vidro. Evita que as pessoas pulem as catracas, algo comum em Paris
26.Mais uma entrada
27.Estação Saint François Xavier, M13
28.Mais uma da Pernety
29. O pessoal ganhando a vida no Metrô
30.Estação Saint-Michel, M4
31.Vejam as paredes
32.Escadas rolantes, raridade no metrô parisiense
33.
34.A menina dos olhos, Linha 14. Estação Saint-Lazare
35.Portas de vidro na plataforma
36.
37.
38.Desculpem a péssima qualidade. Queria que vissem o piso de madeira brilhando. Estação Gare Saint-Lazare RER E
39.Charles de Gaulle, Etoile. RER linha A. Também tem múltiplos destinos. Atenção nos telões.
40.Eles usam propagandas para esconder a catenária comum
41.Um trem antigo chegando
42.Por dentro do trem do metrô. Ele é articulado. Adorava ver para onde o trem ia, dá para perceber todas as "ladeiras" e curvas. O trem "some" e "aparece" durante a viagem. Este trem é aquele sobre pneus da linha 1 (na foto) e linha 14
43.Estação Palais-Royal/ Musée du Louvre. M7
44.Estação temárica, Cluny - La Sorbonne (Universidade de Paris)
45.
46.Estação Châtelet. Algumas entradas tem uma catraca apenas e logo de cara. Outras estações tem uma catraca e uma saída direto na plataforma estreita
47.Trem reformado M13. Painel dinâmico e aviso sonoro. Os trens antigos não têm anúncio das estações (os operadores não dizem...)
48.Hôtel de Ville (Prefeitura), M1 se não me engano
http://i141.photobucket.com/albums/r78/ ... C00486.jpg
49.Saint-Michel. M4... cheiro "agradável"
50.Estação Alésia M4 de madrugada, peguei o último trem. Reparem na distância curta das estações, é possível ver duas estações à frente. Mouton Duvernet e Denfert Rochereau
51.Outra saída, em geral as pessoas seguram essa porta que é pesada... muito pesada, uma velhinha sozinha.. fica presa na estação. Outras coisa interessnate, não há funcionários nas estações. Só nas bilheterias, deu a hora de fechar, eles fecham e a estação fica aberta.
52.Outro trem do RER, linha C
53.EU abri a porta!!
54.Só andava na parte superior
55.Exclusivo pro TGV BR
56.Estação Charles-Michels passando por reforma. Eles quebram as paredes da estação e refazem como era, com o mesmo material.
57.Funiculaire de Montmartre
58.
59.100% automático
60.Estação Anvers, M2
61.As esteiras para ajudar na caminhada nas estações...
62.É só escolher a velocidade. Aqui, instruções de uso para a nova esteira a 9km/h. Mas é tão longa que parece não fazer diferença... No início, ela faz massagem nos pés! ahaha
63.RER C, Saint-Michel/ Notre-Dame
64.A plataforma é baixinha, um degrau apenas
65.Na minha opinião, estações padrão CPTM.
66.
67.Uma das estações terminais RER C. Veisailles Rive Gauche/ Château de Versailles
68.Em algumas estações sem cobertura, há esse espaço com poltronas para aguardar o trem protegido.
69.Tram T3, terminal Pont du Garigliano
70.Por dentro, rápido, prático, confortável. A exemplo dos ônibus, não há catracas. Paga-se usando os validadores, como os nossos de bilhete únicos e há também o de bilhete comum, de papel.
71.Cabine
72.Visão da cabine
73.Ele anda sobre a grama, há um sistema que a molha todas as noites
74.Os intervalos variam entre 8 e 15 minutos, dependendo do horário
75.Estação Issy Val de Seine, RER C, e T2
76.Estação La Défense. Há um telão como de aeroporto indicando todas as saídas de Tram, Metrô, RER e ônibus
77.Este é outro modelo de trem, vejam que a parte inferior fica abaixo do nível das plataformas
78.Estação Gare de Lyon, M14. A única com plataforma central.
79.Interior do trem, M1 e mesmo modelo da M14
80.Driverless. Sensação de quem manda aqui sou eu, eu tenho a força...
81.Estação Bastille, para quem diz que metrô não faz curva nem sobe ladeira deveria vir aqui... até chegar a estação o trem sofre. Há curvas muito fechadas e em subidas. Uma extremidade da plataforma é em curva e em subida a outra é descida.
82.
83.Estação com os temas da Revolução Francesa, queda da Bastilha, quem lembra?
84.Liberté, Égalité, Fraternité
85.Estação temática Louvre-Rivoli, M1 que passou por processo de modernização.
86.
87.Por dentro dos ônibus franceses. Sem catracas
88.Ângulo ruim... sorry
89.Trem da linha M4 e M13, comum também em outras linhas
90.Há bancos retráteis em todos os trens do Metrô e RER
91.Há uma parede externa onde as portas correm, caso alguém abra. Não esqueçam e quem abriu esta fui eu
92.Catenária rígida, RER C em Saint-Michel/ Notre-Dame
93.Saudades da estação que mais usava
94.M14
95.Tram 3
96.Grama
97.Estação Denfert-Rochereau RER B
98.Na despedida, para o aeroporto Charles de Gaulle... Vejam o telão, o trem anterior não me servia, após ele passar o telão anuncia o trem que está vindo e as estações que servirá. O que peguei parava até determinado ponto, Gare du Nord, e depois seguia direto para o aeroporto, passando direto pelas estações.
Espero que tenham gostado. Utilizei todos estes sistemas, todos são muito bons. Particularmente, eu gostava mais do RER do que do metrô, é mais limpo, mais cheiroso, mais confortável, os intervalos são um pouco mais longos, mas há que se levar em consideração a linha que você utilizará. Os trens são mais largos e isso faz bastante diferença, só o "clima" que é mais estranho no RER à noite. Uma experiência e tanto.
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Eu adorei o thread. O legal é que você conseguiu mostrar um pouco de cada um dos sistemas sobre trilhos de Paris. Eu achei muito interessante o trem de dois andares e a distância pequena entre uma e outra estação. Destaque também para o VLT que corre sobre a grama (lindo) e para a Linha 14. Parabéns pelas ótimas fotos. :)
Eu só queria entender porque em alguns países a cultura das pessoas em relação ao metrô é diferente. Como o cruisespeed relatou, parece comum as pessoas pularem os torniquetes, estações sujas e mal conservadas, mendigos, etc.
Eu só queria entender porque em alguns países a cultura das pessoas em relação ao metrô é diferente. Como o cruisespeed relatou, parece comum as pessoas pularem os torniquetes, estações sujas e mal conservadas, mendigos, etc.
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Autor do tópico - MODERADOR - CARGAS
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Vinicius, é bem interessante mesmo. Tanto no metrô quanto no RER é comum ver as pessoas pulando as catracas, houve até uma vez em que vinha uma moça, linda, com toda a classe parisiense, de saia e pulou hahahaha
Mesmo assim é um número pequeno levando em consideração a quantidade de passageiros transportados, parece que a maior parte das pessoas que fazem isso são imigrantes, mas pode ter sido impressão minha. Quanto a limpeza, o RER é mais limpo e mais "cheiroso" que o metrô, mesmo assim algumas estações são tenebrosas. Em todo caso, eu juro que preferiria um metrô sujinho que me levasse para todo lugar do que o nosso sevindo apenas uma parte da cidade. Levemos em consideração que Paris é muito menor que São Paulo ou Rio.
As estações estão sendo renovadas, há foto de uma delas, mas na foto não ficou claro. É a Charles Michels, a Raspail também além de boa parte das estações da linha 1 que passa por completa renovação. Eles tiram todos os azulejos da estação e trocam por novos (iguais), fazem algumas alterações mas mantêm o estilo. Há mendigos, mas em número pequeno, creio que no inverno haja bastante pois deve servir de abrigo do frio. O Tiago deve saber melhor, já que ele esteve por lá no inverno.
Will, a linha 14 é realmente magnífica, todo mundo quer ir lá na frente. Aproveitando, filmei um trecho entre Bercy e Gare de Lyon
http://br.youtube.com/watch?v=qualquer-jBI44wmo
Mesmo assim é um número pequeno levando em consideração a quantidade de passageiros transportados, parece que a maior parte das pessoas que fazem isso são imigrantes, mas pode ter sido impressão minha. Quanto a limpeza, o RER é mais limpo e mais "cheiroso" que o metrô, mesmo assim algumas estações são tenebrosas. Em todo caso, eu juro que preferiria um metrô sujinho que me levasse para todo lugar do que o nosso sevindo apenas uma parte da cidade. Levemos em consideração que Paris é muito menor que São Paulo ou Rio.
As estações estão sendo renovadas, há foto de uma delas, mas na foto não ficou claro. É a Charles Michels, a Raspail também além de boa parte das estações da linha 1 que passa por completa renovação. Eles tiram todos os azulejos da estação e trocam por novos (iguais), fazem algumas alterações mas mantêm o estilo. Há mendigos, mas em número pequeno, creio que no inverno haja bastante pois deve servir de abrigo do frio. O Tiago deve saber melhor, já que ele esteve por lá no inverno.
Will, a linha 14 é realmente magnífica, todo mundo quer ir lá na frente. Aproveitando, filmei um trecho entre Bercy e Gare de Lyon
http://br.youtube.com/watch?v=qualquer-jBI44wmo
Cruise, isto mostra como não é apenas no Brasil que temos trens com vidros riscados, além deste fato de alguns usuários parisienses pularem as catracas (algo quase inimaginável no metrô de SP, por exemplo) me deixou mais "conformado" com certos riscos que vejo nos vagões da CPTM, e olha que no MetrôSP também estes riscos são muito poucos.
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- MEMBRO PLENO
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muito bom!...é mais legal por esse angulo,uma visão completamente diferente (e interessante), que nem os videos que o Lipe fez na banda Bcruisespeed escreveu:
Will, a linha 14 é realmente magnífica, todo mundo quer ir lá na frente. Aproveitando, filmei um trecho entre Bercy e Gare de Lyon
http://br.youtube.com/watch?v=qualquer-jBI44wmo
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