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[Notícia] Pesquisa revela piora do transporte em SP

Notícias da CPTM

Moderador: Lipe Andreense


Autor do tópico
Landrail
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[Notícia] Pesquisa revela piora do transporte em SP

Mensagem não lida por Landrail » 23 Dez 2008, 01:38

Pesquisa revela piora do transporte em SP

22/12/2008 - Folha de S. Paulo


Dos nove sistemas de transporte coletivo da Grande São Paulo avaliados, oito tiveram queda ou oscilação negativa, segundo a pesquisa da ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos).

A aprovação da rede do metrô e dos trens da CPTM teve variações negativas (de 85% para 82% e de 51% para 48%), mas dentro da margem de erro.

O metrô mantém a liderança na satisfação dos passageiros. Mas seu patamar de respostas "excelente" ou "bom" está aquém do que era registrado até 2006 -quando atingiu um pico de 93% de aprovação.

Os trens também já alcançaram 60% de satisfação em 2004, contra os atuais 48%.

Uma das explicações é a própria elevação da demanda, que atingiu um novo patamar, atraindo usuários de renda mais baixa inclusive ao metrô.

Nos dois sistemas sobre trilhos, a quantidade de passageiros passou de pouco mais de 4 milhões por dia útil no começo de 2007 para 5 milhões e meio por dia útil neste final de 2008.

Por um lado, especialistas avaliam que essa expansão (ligada, entre outros motivos, à integração do bilhete único) é positiva por permitir acesso de mais gente a um transporte considerado rápido e bom.

Por outro, como a explosão da demanda ainda não foi acompanhada de um aumento significativo da oferta de metrô e trens, os efeitos colaterais são superlotação e desconforto.

O nível de ocupação atinge até 9 passageiros por metro quadrado nos picos, 50% acima do limite aceitável no mundo. O governo José Serra (PSDB) diz que a situação estará melhor até 2010, quando serão entregues as principais obras do plano de expansão, incluindo a elevação de 61 km para 84 km da rede de metrô paulista.

Maiores quedas

As maiores quedas de satisfação na pesquisa da ANTP foram as dos microônibus intermunicipais (de 56% para 40%), dos ônibus municipais de outras cidades da Grande São Paulo (de 55% para 42%) e dos metropolitanos, que atravessam mais de um município da região (de 53% para 41%).

O corredor intermunicipal de ônibus São Mateus-Jabaquara, gerenciado pela EMTU e que passa pelo ABC, foi a exceção: após a baixa de aprovação em 2007, voltou a se aproximar do nível anterior (passando de 66% para 79%).


Fonte: http://www.revistaferroviaria.com/index ... a=&pagina=
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
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visitante
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Mensagem não lida por visitante » 24 Dez 2008, 14:27

Ontem (ou foi hoje), escutei uma frase bem interessante da menina que apresenta o Scrap MTV. Era mais ou menos assim:

"Para uma região metropolitana que tem 20 milhões de habitantes ter uma pequena rede de trens e metrô, é ridículo."

Na verdade, ela tinha falado um número sobre a rede de trens, mas como esqueci, preferi omitir.


Lopes
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Mensagem não lida por Lopes » 24 Dez 2008, 14:35

Pra eles transporte de qualidade é trem vazio...
Nunca levam em conta a regularidade, as modernizações e os esforços que a CPTM faz para sempre manter um transporte de qualidade.
Rodrigo Lopes


Sergio Silva

Mensagem não lida por Sergio Silva » 24 Dez 2008, 15:03

O nome da apresentadora é Mari Moon


visitante
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Mensagem não lida por visitante » 24 Dez 2008, 16:32

Isso, valeu Sergio.

Lopes, se não me engano ela é usuária do Metrô sim. É que não acompanho muito os programas dela ou o que ela fala ou faz. Só que gostei desta frase.

Por mais que a CPTM esteja melhorando e modernizando, falta ainda uma ampliação da malha metroviária. As redes da CPTM e do Metrô hoje funcionam como espinha dorsal da RM Paulista. Se prestar muita atenção, as áreas mais valorizadas e com maior densidade populacional são justamente as que ficam em torno das estações.

Logo, o que ela falou não deixa de ser uma verdade.


Haiser
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Mensagem não lida por Haiser » 24 Dez 2008, 17:29

O fator vai muito além de super lotação e necessidade de expandir a malha ferroviária .

Como exemplo , do que adianta expandir tudo e não acabarem com as regiões dormitórias ( onde as pessoas se deslocam de lá para o centro) ?


visitante
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Mensagem não lida por visitante » 25 Dez 2008, 16:06

Corrigindo a frase, o certo é: "Para uma região metropolitana que tem 20 milhões de habitantes os trens levarem 3 milhões, isso é ridículo."

Ainda não é 100% certo, mas é bem por aí.

Haiser, eu ia escrever ontem, mas perdi a linha.

Mas me lembrando um pouco do que eu ia falar:

Hoje, boa parte das cidades-dormitório possuem indústrias ou fortaleceram sua gama de oferta de trabalho. Osasco e Barueri por exemplo hoje tem um parque indústrial enorme e uma oferta de trabalho equivalente. E boa parte do movimento das cidades são realizados via ônibus, sendo que o trem complementa para àqueles que vivem em regiões próximas, como Carapicuíba e Itapevi.


Richter30
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Mensagem não lida por Richter30 » 25 Dez 2008, 21:29

Outra coisa: os trens da CPTM e do metrô transportam juntos 5,2 milhões de pessoas por dia, sendo 3,3 no metrô e cerca de 1,9 na CPTM (se já não está transportando 2 milhões por dia)


Edegar Faria
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Mensagem não lida por Edegar Faria » 25 Dez 2008, 21:53

"As coisa sempre pioram antes de melhorarem" (Batman)

Mas é verdade mesmo. Essa impressão vem quando as pessoas enchergam que é possível melhorar, no caso da CPTM e que o serviço está sobrecarregado, no caso do Metrô.

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Inconfidente
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Mensagem não lida por Inconfidente » 25 Dez 2008, 22:05

Ah, mas isso é a aprovação do usuário. Não quer dizer que tenha realmente piorado.

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HGP
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Mensagem não lida por HGP » 02 Jan 2009, 11:24

Bem por ai inconfidente, a piora está pela confusão do aumento da demanda sem uma oferta maior de lugares, o que é avalidado negativamente pelo usuário. Enfim, toda a questão que sempre falamos - novos trens, melhora dos sistemas, queda de headway, novas linhas....


Francis
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Mensagem não lida por Francis » 04 Jan 2009, 18:34

fastvisiteitor escreveu:Corrigindo a frase, o certo é: "Para uma região metropolitana que tem 20 milhões de habitantes os trens levarem 3 milhões, isso é ridículo."

Ainda não é 100% certo, mas é bem por aí.

Haiser, eu ia escrever ontem, mas perdi a linha.

Mas me lembrando um pouco do que eu ia falar:

Hoje, boa parte das cidades-dormitório possuem indústrias ou fortaleceram sua gama de oferta de trabalho. Osasco e Barueri por exemplo hoje tem um parque indústrial enorme e uma oferta de trabalho equivalente. E boa parte do movimento das cidades são realizados via ônibus, sendo que o trem complementa para àqueles que vivem em regiões próximas, como Carapicuíba e Itapevi.
Depende aí do que se considera "dormitórios". Osasco e Barueri não são dormitórios, pelo contrário, são cidades que atraem demanda por empregos e serviços, são pólos desenvolvidos, que atraem demanda inclusive da capital, assim como o Grande ABCD. Já Carapicuíba e Itapevi sim são dormitórios. Por isso, acho que uma das primeiras linhas a ser modernizada na CPTM deveria ter sido a 8. Ela não é uma linha que leva pessoas apenas da periferia para o centro de manhã e o inverso à tarde, pelo contrário, tem movimento característico de metrô entre Barra Funda e Osasco (com muito sobe e desce), e entre Osasco e Itapevi também. Diferente do que acontece com a região atendida pelas linhas 7, 11 e 12, que são cidades o bairros-dormitório(Francisco Morato, Franco da Rocha, Perus, São Miguel, Itaim Paulista, Itaquera, Guaianazes, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba). Enquanto estas regiões não tiverem postos de trabalho, a dinâmica do transporte continuará sendo a mesma: De manhã, trem lotado para o centro, e batendo lata para o bairro, de tarde, o inverso... Podem-se construir mais 23 linhas na zona leste, por exemplo, que continuará sendo assim.

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Evandro
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Mensagem não lida por Evandro » 04 Jan 2009, 23:23

A movimentação de passageiros saindo de Itapevi em direção à outros municípios pela CPTM já foi muito maior antigamente... nos últimos anos o parque industrial daqui se desenvolveu de forma considerável, de modo que apenas uma minoria trabalha na capital paulista. ^^

Arrisco dizer que metade da população economicamente ativa daqui trabalha dentro do próprio município e a outra metade trabalha em Barueri (Alphaville) e/ou Osasco, cidades vizinhas. Itapevi, aos poucos, está deixando de ser cidade-dormitório e se consolidando como pólo empregatício, já que tem muita gente que vem trabalhar, via ônibus fretados, de cidades como Jandira, Cotia e São Roque.
Agradecemos aos 4800 pelos serviços prestados nos últimos 50 anos. Saudades...

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Vicente
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Mensagem não lida por Vicente » 04 Jan 2009, 23:51

É verdade... A Henkel-Loctite é aí, né??


visitante
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Mensagem não lida por visitante » 05 Jan 2009, 11:24

Evandro escreveu:A movimentação de passageiros saindo de Itapevi em direção à outros municípios pela CPTM já foi muito maior antigamente... nos últimos anos o parque industrial daqui se desenvolveu de forma considerável, de modo que apenas uma minoria trabalha na capital paulista. ^^

Arrisco dizer que metade da população economicamente ativa daqui trabalha dentro do próprio município e a outra metade trabalha em Barueri (Alphaville) e/ou Osasco, cidades vizinhas. Itapevi, aos poucos, está deixando de ser cidade-dormitório e se consolidando como pólo empregatício, já que tem muita gente que vem trabalhar, via ônibus fretados, de cidades como Jandira, Cotia e São Roque.
Nem tanto. Ainda há um grande número de pessoas que trabalham em São Paulo e cidades da região metropolitana.

E boa parte da população de Itapevi trabalha mais em Barueri, pois o polo industrial e logístico é vizinho ao nosso.


Vicente, a Henkel-Loctite é aqui sim. Porém não emprega muitas pessoas da região devido a falta de mão de obra qualificada.

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Evandro
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Mensagem não lida por Evandro » 05 Jan 2009, 19:03

fastvisiteitor escreveu:Nem tanto. Ainda há um grande número de pessoas que trabalham em São Paulo e cidades da região metropolitana.

E boa parte da população de Itapevi trabalha mais em Barueri, pois o polo industrial e logístico é vizinho ao nosso.
Em São Paulo é difícil, até porque há preconceito na hora de contratar mão-de-obra daqui devido à distância e a falta de um "Expresso Oeste" que venha diminuir o tempo de viagem dos trabalhadores. Quanto à Barueri, como disse antes, é isso mesmo, mas a maioria dos que trabalham fora são prestadores de serviços em Alphaville.
fastvisiteitor escreveu:Vicente, a Henkel-Loctite é aqui sim. Porém não emprega muitas pessoas da região devido a falta de mão de obra qualificada.
fastvisiteitor, a Henkel-Loctite emprega muita gente daqui sim, um amigo meu que trabalha lá há vários anos confirmou isso comigo.

Se tem uma empresa que NÃO emprega gente daqui é a Wyeth, indústria farmacêutica (infelizmente :( )
Agradecemos aos 4800 pelos serviços prestados nos últimos 50 anos. Saudades...

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