BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR

CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com

ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!

Locobreque em pleno funcionamento em Paranapiacaba

Moderador: Caco

Avatar do usuário

Autor do tópico
Evandro
MEMBRO FREQUENTE
Mensagens: 218
Registrado em: 17 Set 2008, 20:34
Localização: Itapevi / Mogi das Cruzes - SP

Locobreque em pleno funcionamento em Paranapiacaba

Mensagem não lida por Evandro » 06 Jan 2009, 18:39

Este vídeo achei por acaso no YouTube...

Trata-se de um trecho de um filme nacional, produzido nos anos 70 (1978), chamado Doramundo, drigido por João Batista de Andrade, no qual mostra a mudança provocada na rotina e no comportamento dos habitantes de uma pequena cidade ferroviária do interior de São Paulo (no caso, filmaram Paranapiacaba :lol: ) por uma sucessão de mortes estranhas. A Companhia que explora a estrada de ferro resolve intervir temendo a repercussão jornalística dos acontecimentos.

No vídeo, logo no começo, mostra um locobrque em funcionamento, mostrando os detalhes por baixo dele e a linda paisagem de Paranapiacaba e da Serra do Mar... imperdível!!!

http://br.youtube.com/watch?v=3Z-NzHR9HKY

Ah, para vocês, uma imagem tirada do mesmo vídeo... espero que curtam:

Imagem

Boa viagem... :beer:
Agradecemos aos 4800 pelos serviços prestados nos últimos 50 anos. Saudades...


Haiser
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1347
Registrado em: 24 Jun 2008, 01:18
Localização: São Paulo SP
Contato:

Mensagem não lida por Haiser » 06 Jan 2009, 19:20

Video bastante conhecido pelo Youtubeiros Ferroviarios!!!

Muito bom mesmo :D Se não me engano o Antonio Fagundes está nessa cena!!!!

Valeu por postar Evandro! :DD


Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2262
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

Mensagem não lida por Landrail » 06 Jan 2009, 20:06

Evandro, eu posso postar algumas fotos do sistema funicular. :D
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg

Avatar do usuário

Autor do tópico
Evandro
MEMBRO FREQUENTE
Mensagens: 218
Registrado em: 17 Set 2008, 20:34
Localização: Itapevi / Mogi das Cruzes - SP

Mensagem não lida por Evandro » 06 Jan 2009, 20:38

landrail escreveu:Evandro, eu posso postar algumas fotos do sistema funicular. :D
Manda bala!!! :lol:
Agradecemos aos 4800 pelos serviços prestados nos últimos 50 anos. Saudades...


Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2262
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

Mensagem não lida por Landrail » 06 Jan 2009, 21:03

Evandro escreveu:
landrail escreveu:Evandro, eu posso postar algumas fotos do sistema funicular. :D
Manda bala!!! :lol:
Só estava aguardando liberação do CCO. :X:

01-Sistema funicular, reparem a cremalheira lá em baixo.
Imagem

02-
Imagem

03-
Imagem

04-
Imagem

Acervo: Denis Castro
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg


Caco
MODERADOR - MEMÓRIA FERROVIÁRIA
Mensagens: 411
Registrado em: 09 Jun 2008, 22:01
Localização: Mogi das Cruzes/SP

Mensagem não lida por Caco » 06 Jan 2009, 21:05

Que fotos fantásticas!

Avatar do usuário

Vicente
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 2520
Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
Localização: São Bernardo do Campo

Mensagem não lida por Vicente » 06 Jan 2009, 22:08

Cara, isso devia ser lindo funcionando...
Eu vou tentar pôr algumas fotos da máquina fixa, devo ter aqui!!!


TêAgá
Novato
Mensagens: 21
Registrado em: 06 Dez 2008, 14:18
Localização: São Bernardo do Campo - SP
Contato:

Mensagem não lida por TêAgá » 03 Fev 2009, 03:46

Isso é dos tempos em que a ABPF já operava a Serra nova entre o 5º e o 4º Patamar, certo?

Belíssimas imagens!


Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Tiago Costa » 03 Fev 2009, 03:59

Nossa, essas fotos são demais! Pena que o sistema está abandonado. O clima da Serra do Mar faz com que o sistema pareça que está abandonado há mais de 50 anos, quando na verdade, fazem apenas 19 anos (é isso?). Triste :(.


TêAgá
Novato
Mensagens: 21
Registrado em: 06 Dez 2008, 14:18
Localização: São Bernardo do Campo - SP
Contato:

Mensagem não lida por TêAgá » 03 Fev 2009, 04:16

Tiago Costa escreveu:Nossa, essas fotos são demais! Pena que o sistema está abandonado. O clima da Serra do Mar faz com que o sistema pareça que está abandonado há mais de 50 anos, quando na verdade, fazem apenas 19 anos (é isso?). Triste :(.
É, na verdade o trecho entre o 4º e o 5º Patamar, está abandonado há uns 19 ou 20 anos mesmo, mas o trecho após o 4º Patamar da Serra Nova está abandonado há mais tempo, e mais sucateado.

É aí que a "brilhante" MRS quer construir a tal correia transportadora de Minério, ou seja, querem atropelar a História Paulista com uma correia. E nem adianta falar em tombamento pelo Condephaat, eles não deixarão que destruam, mas deixarão que o tempo destrua.

Veja só o potencial turístico do trecho, seria perfeito colocá-lo em condições novamente, mas, exigiria uma verdadeira fortuna.


Lopes
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1533
Registrado em: 20 Jun 2008, 17:10

Mensagem não lida por Lopes » 03 Fev 2009, 07:30

Que pena que não tem maism que pena mesmo!

Gostaria muito de utilizar o sistema, imaginem quantas pessoas subiram ou desceram a serra por esse sistema.
Me parece que esse não é o mais antigo né?
Quem souber mais informações, por favor.

Mas esse Locobreque soltava uma fumaça desgraçada! :O
Pena que não tem mais!

Hoje é possível ver como está o trecho nesses vídeos aqui:

http://br.youtube.com/watch?v=wR65V_gt6eg
http://br.youtube.com/watch?v=KLKp3ALDung
http://br.youtube.com/watch?v=lo2EQIcwe34
http://br.youtube.com/watch?v=a7-waCMCBoc
http://br.youtube.com/watch?v=mUeRkmjL0m8
http://br.youtube.com/watch?v=AA6O5oTokBc
http://br.youtube.com/watch?v=P09CETv-U24
http://br.youtube.com/watch?v=zd3S610c5_E
http://br.youtube.com/watch?v=fqwC0EO99OU
http://br.youtube.com/watch?v=8RvUOOOrC_c
http://br.youtube.com/watch?v=69elX_K7DfU
http://br.youtube.com/watch?v=IfXaXf-gRRQ
http://br.youtube.com/watch?v=BEyz8mOvJ9A
http://br.youtube.com/watch?v=-m4AX554kew
http://br.youtube.com/watch?v=7RRIFenIRNo
http://br.youtube.com/watch?v=EGd5AFFZMSU
Bônus
http://br.youtube.com/watch?v=CExFM2_-nA0 - Esse já da um "medinho"!

São muitos vídeos, mas vale a pena assistir, eu assisti todos!

Estão na ordem separados por temas...

Se divirtam!





O funicular virou trilha, assim como uma dessas casas de máquinas, virou acampamento! (Só doido sobe) nessa trilha passa - se por pontes e túneis abandonados...
Rodrigo Lopes

Avatar do usuário

L Fernandes
MEMBRO PLENO 2.0
Mensagens: 594
Registrado em: 08 Jun 2008, 11:03
Localização: São Paulo - SP

Mensagem não lida por L Fernandes » 03 Fev 2009, 13:29

Rapaz, que achado! lindo, o locobreque é muito show (mode Tiago on)!
Eu tenho a placa original do Locobreque 15, em latão!


Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2262
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

Mensagem não lida por Landrail » 03 Fev 2009, 13:42

l fernandes escreveu: Eu tenho a placa original do Locobreque 15, em latão!
:ph34r:
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg

Avatar do usuário

L Fernandes
MEMBRO PLENO 2.0
Mensagens: 594
Registrado em: 08 Jun 2008, 11:03
Localização: São Paulo - SP

Mensagem não lida por L Fernandes » 03 Fev 2009, 13:49

metropolitano escreveu:
l fernandes escreveu: Eu tenho a placa original do Locobreque 15, em latão!
:ph34r:
Saibam que eu não tirei nada de nenhum lugar, nunca nem cheguei perto do locobreque, meu avô que foi da EFSJ!


Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2262
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

Mensagem não lida por Landrail » 03 Fev 2009, 13:54

l fernandes escreveu:
metropolitano escreveu:
l fernandes escreveu: Eu tenho a placa original do Locobreque 15, em latão!
:ph34r:
Saibam que eu não tirei nada de nenhum lugar, nunca nem cheguei perto do locobreque, meu avô que foi da EFSJ!
Vovô :ph34r:
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg

Avatar do usuário

L Fernandes
MEMBRO PLENO 2.0
Mensagens: 594
Registrado em: 08 Jun 2008, 11:03
Localização: São Paulo - SP

Mensagem não lida por L Fernandes » 03 Fev 2009, 13:59

É, eles não davam o devido valor ao que eles tinham!

Avatar do usuário

Vicente
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 2520
Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
Localização: São Bernardo do Campo

Mensagem não lida por Vicente » 03 Fev 2009, 14:42

^^
É, na minha opinião, muito melhor a placa estar com a família do Luiz do que estar jogada num ferro velho.
Muita coisa histórica das nossas ferrovias se perdeu porque não houve pessoas como o avô do Luiz, que guardou uma recordação. Desenhos, relatórios, e muito mais ciosas foram simplesmente abandonados.


TêAgá
Novato
Mensagens: 21
Registrado em: 06 Dez 2008, 14:18
Localização: São Bernardo do Campo - SP
Contato:

Mensagem não lida por TêAgá » 03 Fev 2009, 18:47

Lopes escreveu:Que pena que não tem maism que pena mesmo!

Gostaria muito de utilizar o sistema, imaginem quantas pessoas subiram ou desceram a serra por esse sistema.
Me parece que esse não é o mais antigo né?
Quem souber mais informações, por favor.

Mas esse Locobreque soltava uma fumaça desgraçada! :O
Pena que não tem mais!

O funicular virou trilha, assim como uma dessas casas de máquinas, virou acampamento! (Só doido sobe) nessa trilha passa - se por pontes e túneis abandonados...
O Primeiro sistema funicular, que chamamos de "Serra Velha", funcionou mais ou menos entre 1867 e 1899, a cremalheira foi construída por cima dele. Esse sistema tinha via singela, e outras peculiaridades (como os Serrabreques, que são os antecessores dos Locobreques, que possuem propulsão própria) que reduziam a sua capacidade de carga. O Governo Imperial exigiu da SPR um plano para aumento da capacidade no trecho de serra (representava um enorme gargalo) e em aderência simples, sem funicular (o sistema era extremamente criticado). Porém a SPR depois de estudar vários traçados, chegou a conclusão final de que instalar um sistema funicular novo, com algumas inovações e com via dupla, seria a melhor solução - aprovada pelo Governo Imperial, a "Serra Nova" foi inaugurada em 1900 se não me engano, ela foi construída logo acima do antigo traçado, e com rampas a 8%, ao contrário da Serra Velha que tinha rampas de 10% e um patamar a menos.

A Antiga continuou funcionando como sistema alternativo (os desabamentos na serra eram e são comuns) até os anos 70, quando a RFFSA construiu em seu leito o sistema cremalheira-aderência, já sugerido pela SPR em 1945.


Vinicius
MEMBRO PLENO 2.0
Mensagens: 972
Registrado em: 10 Jun 2008, 12:19

Mensagem não lida por Vinicius » 07 Fev 2009, 15:50

Muito interessante esses vídeos e fotos. Aliás, essas fotos, postadas pelo Metropolitano, são de algum passeio que existia antigamente?


Lopes
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1533
Registrado em: 20 Jun 2008, 17:10

Mensagem não lida por Lopes » 08 Fev 2009, 00:36

Pelo q sei, havia um passeio que ia até o 4° patamar...

Pena q não sabia, talvez, não existia, dependendo do ano...
Rodrigo Lopes

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “MATERIAL RODANTE E FERROVIÁRIO”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante