Roda numa formação única no Brasil, em termos de trem metropolitano/subúrbio: 12 carros, o que totaliza quase 250 metros de extensão de uma ponta a outra.
Foram adquiridos pela Fepasa, em meados da década de 70, e entregues a partir de 1978. Possuem projeto francês, por isso foram apelidados de trens franceses. Das 100 unidades adquiridas, 18 vieram montadas da França, e outras 82 foram montadas no Brasil na Cobrasma, em Osasco.
Ficha Técnica
Formação básica
Características
Formação TUE: MC+R+R1
Fabricante: CCTU (Consórcio Construtor de Trens-Unidades) (Cobrasma/Francorail/MTE/Brown Boveri/Traction Cen Berlicon)
Ano de Fabricação: 1978
Origem: França
Ano Operação: 1978
Caixa: Aço Inox
Bitola: 1,60 m
Quantidade de Portas/Carro: 8
Linhas de operação: 8
Composição Linha 8: 12 Carros
Dimensões
Altura Carro: 3,880 m
Altura Pantogr. Abaixado: 4,305 m
Altura Pantogr. Levantado: 6,500 m
Altura Boleto ao Piso: 1,305 m
Altura Boleto ao Eixo Engate: 1,003 m
Largura Carro: 3,078 m
Largura Portas: 1,30 m
Comprimento MC: 19,803 m
Comprimento R/R1: 19,500 m
Peso MC: 49.800 Kg
Peso R: 32.000 Kg
Peso R1: 29.000 Kg
Diâmetro das Rodas: 36 pol.
Capacidade e Desempenho
Esforço Trator: 17.826 Kgf
Potência Contínua: 828 Kw
Velocidade Máxima: 100 Km/h
Aceleração Máxima: 0,70 m/s²
Desaceleração Max. Freio de Serviço: 0,80 m/s²
Desaceleração Max. Freio Emergência: 1,00 m/s²
Raio Mín Curv Horiz.: 80 m
Lotação MC: 56+171
Lotação R/R1: 64+176
Lotação TUE: 707
É possível notar quais são as unidades montadas no Brasil e na França, pois têm configuração de bancos diferentes:
Os franceses possuem bancos frente a frente ao outro:
Código: Selecionar todos
| |--| || |--| || |--| || |--| |
Código: Selecionar todos
|__--__||__--__||__--__||__--__|
Código: Selecionar todos
|, __ = bancos
-- = espaço em frente as portas
Quatro unidades foram baixadas sob a bandeira da Fepasa, e não fazem parte da frota da CPTM. A unidade 5052 foi baixada após atos de vandalismo, pois o custo para torná-lo ativo novamente é muito alto.No início da década de 1970 mais uma vez o sistema de transporte suburbano da E.F. Sorocabana mostrava uma alarmante incapacidade em dar conta da demanda crescente, desta vez provocada pelas ondas do chamado Milagre Brasileiro. Os estudos para a remodelação do sistema iniciaram-se na mesma época, já sob a égide da FEPASA. Em 1976 foi dado início às obras no sistema de subúrbios. As obras ainda incluíam a construção de 34 estações, construção ou reforma de 250 quilômetros em vias de bitola mista, instalação de quatro subestações retificadoras para alimentar a tração elétrica, instalação de um novo sistema de sinalização capaz de permitir freqüência de vinte trens por hora em cada via, construção de depósito central e oficina de manutenção para um parque de 1500 carros e construção/remodelação de 200 quilômetros de rede aérea de contato, adequando-a para o tráfego de locomotivas de bitola métrica ou larga.
Esse projeto de expansão incluiu a aquisição de 150 trens unidades elétricos, todos com caixa de aço inoxidável. Cem unidades foram construídos pelo consórcio Francorail/Cobrasma/Brown Boveri/Traction Cen Berlicon: tinham projeto francês (e, por isso mesmo, apelidados de TUEs Franceses), desenvolvido pela Alsthom/Jeumont Schneider. Das cem unidades, 82 foram montadas no Brasil pela Cobrasma; as 18 restantes foram feitas na França. Uma de suas principais novidades era o controle eletrônico de velocidade através de chopper. As principais características desses equipamentos são:
Ano: 1978; Potência: 1437 HP
Fabricante: Francorail; Configuração Básica: M+R+R
Comprimento: 19,8 metros (motor), 19,5 (reboque)
Velocidade Máxima: 90 km/h; Aceleração Máxima: 0,7 m/s²
Capacidade: 707 passageiros/TUE
http://www.geocities.com/siliconvalley/ ... o/efs.html
Fotos (postem mais )
Fotos por lipe_andreense:
[/url]lipe_andreense escreveu:Algumas fotos minhas
01 - Em Itapevi
02 - Em Barueri
03 - Em Júlio Prestes
04 - Interior
05 - Interior diferente, bancos frente a frente
Fotos por R E N F E:
R E N F E escreveu:Agora sim, esse é O TREM! Minha contribuição:
1- 5017 na Oficina de Altino
2- UI5018 ainda com o belo símbolo da Fepasa.
3- MTE's tomando uma ducha.
4- 5078 na oficina.
5- 5086 (Imobilizado) na parte da oficina onde suspendem as caixas.
6- 5095 suspenso, de perfil.
7- Agora de frente.
8- 5098, com suas mangueiras e limpa trilhos recém pintados.
9- MTE imobilizado, sem numeração
10- Passando aqui na cidade, no "Curvão do Calvo"
11- Na Júlio Prestes, frente a frente.
12- Frente a frente, agora em Itapevi. (Com a minha unidade preferida, o UI5050)
13- Interior
14- Na Júlio.
15- Placa original da Societé MTE
16- MTE's na porta da Oficina.
17- Outro angulo da entrada da Oficina.
18- Dentro da Oficina.
19- Truque no torneador de rodeiros.
20- Unidade na linha do torno.
21- Panto do 5041 recebendo "grafite".
Espero que curtam. As fotos foram tiradas em Fevereiro desse ano, em uma visita as dependências da CPTM.
Vida longa ao MTE.
Abraços