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Trem Série 5000 - CCTU (Cobrasma/Francorail/MTE)

Moderador: Lipe Andreense


Autor do tópico
Sergio Silva

Trem Série 5000 - CCTU (Cobrasma/Francorail/MTE)

Mensagem não lida por Sergio Silva » 14 Jun 2008, 02:46

É a maior frota da CPTM, com 95 unidades e 285 carros, já excluindo a unidade 5052, vítima de vandalismo em Engenheiro Cardoso e que foi baixada. Maior que a frota da linha 3 do metrô paulista, que possui 282 carros.

Roda numa formação única no Brasil, em termos de trem metropolitano/subúrbio: 12 carros, o que totaliza quase 250 metros de extensão de uma ponta a outra.

Foram adquiridos pela Fepasa, em meados da década de 70, e entregues a partir de 1978. Possuem projeto francês, por isso foram apelidados de trens franceses. Das 100 unidades adquiridas, 18 vieram montadas da França, e outras 82 foram montadas no Brasil na Cobrasma, em Osasco.

Ficha Técnica

Formação básica
Imagem

Características
Formação TUE: MC+R+R1
Fabricante: CCTU (Consórcio Construtor de Trens-Unidades) (Cobrasma/Francorail/MTE/Brown Boveri/Traction Cen Berlicon)
Ano de Fabricação: 1978
Origem: França
Ano Operação: 1978
Caixa: Aço Inox
Bitola: 1,60 m
Quantidade de Portas/Carro: 8
Linhas de operação: 8
Composição Linha 8: 12 Carros

Dimensões
Altura Carro: 3,880 m
Altura Pantogr. Abaixado: 4,305 m
Altura Pantogr. Levantado: 6,500 m
Altura Boleto ao Piso: 1,305 m
Altura Boleto ao Eixo Engate: 1,003 m
Largura Carro: 3,078 m
Largura Portas: 1,30 m
Comprimento MC: 19,803 m
Comprimento R/R1: 19,500 m
Peso MC: 49.800 Kg
Peso R: 32.000 Kg
Peso R1: 29.000 Kg
Diâmetro das Rodas: 36 pol.

Capacidade e Desempenho
Esforço Trator: 17.826 Kgf
Potência Contínua: 828 Kw
Velocidade Máxima: 100 Km/h
Aceleração Máxima: 0,70 m/s²
Desaceleração Max. Freio de Serviço: 0,80 m/s²
Desaceleração Max. Freio Emergência: 1,00 m/s²
Raio Mín Curv Horiz.: 80 m
Lotação MC: 56+171
Lotação R/R1: 64+176
Lotação TUE: 707


É possível notar quais são as unidades montadas no Brasil e na França, pois têm configuração de bancos diferentes:

Os franceses possuem bancos frente a frente ao outro:

Código: Selecionar todos

| |--| || |--| || |--| || |--| |
E os montados em solo brasileiro possuem bancos em "L":

Código: Selecionar todos

|__--__||__--__||__--__||__--__|

Código: Selecionar todos

|, __ = bancos
-- = espaço em frente as portas
Ainda sob a bandeira da Fepasa, receberam a numeração 9000, alterado para 5000 após o processo de padronização da codificação dos veículos ferroviários brasileiros. Recebeu o prefixo UI, na qual "U" indica o tipo de carro, no caso, suburbano, e "I" indica o material utilizado na fabricação do carro, no caso Aço Inoxidável
No início da década de 1970 mais uma vez o sistema de transporte suburbano da E.F. Sorocabana mostrava uma alarmante incapacidade em dar conta da demanda crescente, desta vez provocada pelas ondas do chamado Milagre Brasileiro. Os estudos para a remodelação do sistema iniciaram-se na mesma época, já sob a égide da FEPASA. Em 1976 foi dado início às obras no sistema de subúrbios. As obras ainda incluíam a construção de 34 estações, construção ou reforma de 250 quilômetros em vias de bitola mista, instalação de quatro subestações retificadoras para alimentar a tração elétrica, instalação de um novo sistema de sinalização capaz de permitir freqüência de vinte trens por hora em cada via, construção de depósito central e oficina de manutenção para um parque de 1500 carros e construção/remodelação de 200 quilômetros de rede aérea de contato, adequando-a para o tráfego de locomotivas de bitola métrica ou larga.

Esse projeto de expansão incluiu a aquisição de 150 trens unidades elétricos, todos com caixa de aço inoxidável. Cem unidades foram construídos pelo consórcio Francorail/Cobrasma/Brown Boveri/Traction Cen Berlicon: tinham projeto francês (e, por isso mesmo, apelidados de TUEs Franceses), desenvolvido pela Alsthom/Jeumont Schneider. Das cem unidades, 82 foram montadas no Brasil pela Cobrasma; as 18 restantes foram feitas na França. Uma de suas principais novidades era o controle eletrônico de velocidade através de chopper. As principais características desses equipamentos são:

Ano: 1978; Potência: 1437 HP
Fabricante: Francorail; Configuração Básica: M+R+R
Comprimento: 19,8 metros (motor), 19,5 (reboque)
Velocidade Máxima: 90 km/h; Aceleração Máxima: 0,7 m/s²
Capacidade: 707 passageiros/TUE

http://www.geocities.com/siliconvalley/ ... o/efs.html
Quatro unidades foram baixadas sob a bandeira da Fepasa, e não fazem parte da frota da CPTM. A unidade 5052 foi baixada após atos de vandalismo, pois o custo para torná-lo ativo novamente é muito alto.

Fotos (postem mais :D :mrgreen: )
Fotos por lipe_andreense:
lipe_andreense escreveu:Algumas fotos minhas



01 - Em Itapevi
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02 - Em Barueri
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03 - Em Júlio Prestes
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04 - Interior
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05 - Interior diferente, bancos frente a frente
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[/url]

Fotos por R E N F E:
R E N F E escreveu:Agora sim, esse é O TREM! Minha contribuição:

1- 5017 na Oficina de Altino

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2- UI5018 ainda com o belo símbolo da Fepasa.

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3- MTE's tomando uma ducha.

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4- 5078 na oficina.

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5- 5086 (Imobilizado) na parte da oficina onde suspendem as caixas.

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6- 5095 suspenso, de perfil.

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7- Agora de frente.

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8- 5098, com suas mangueiras e limpa trilhos recém pintados.

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9- MTE imobilizado, sem numeração

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10- Passando aqui na cidade, no "Curvão do Calvo"

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11- Na Júlio Prestes, frente a frente.

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12- Frente a frente, agora em Itapevi. (Com a minha unidade preferida, o UI5050)

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13- Interior

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14- Na Júlio.

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15- Placa original da Societé MTE

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16- MTE's na porta da Oficina.

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17- Outro angulo da entrada da Oficina.

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18- Dentro da Oficina.

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19- Truque no torneador de rodeiros.

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20- Unidade na linha do torno.

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21- Panto do 5041 recebendo "grafite".

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Espero que curtam. As fotos foram tiradas em Fevereiro desse ano, em uma visita as dependências da CPTM.

Vida longa ao MTE.

Abraços
Editado pela última vez por Sergio Silva em 23 Jun 2008, 00:54, em um total de 5 vezes.


R E N F E
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Localização: Barueri \o/

Mensagem não lida por R E N F E » 14 Jun 2008, 17:08

Show! Tendo fotos novas vou postando aqui. :D

Abraços
Editado pela última vez por R E N F E em 24 Jun 2008, 03:36, em um total de 2 vezes.
Meus Vídeos de trens no Youtube:
http://br.youtube.com/user/Fepasa

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Inconfidente
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Mensagem não lida por Inconfidente » 14 Jun 2008, 19:01

Muito completa a sua descrição.


Vinicius
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Mensagem não lida por Vinicius » 14 Jun 2008, 21:20

Ótimo material R E N F E. Parabéns!

Belo trem.


Landrail
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Mensagem não lida por Landrail » 14 Jun 2008, 21:43

Olha o fepasão aê!!!!
pouca gente sabe mas os trens de BH e o fepasão foram fabricados pelo mesmo consórcio!!!! :shock:
Editado pela última vez por Landrail em 05 Ago 2008, 09:05, em um total de 1 vez.
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Caco
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Mensagem não lida por Caco » 19 Jun 2008, 13:48

O Fepasão é demais! Ótima coletânea!


Speedy256k
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Mensagem não lida por Speedy256k » 23 Jun 2008, 17:08

Ferpasãowins !


Renanfsouza
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Mensagem não lida por Renanfsouza » 23 Jun 2008, 23:04

Quer dizer que esse é o famoso Fepasão...

12 carros... Fico imaginando o tamanho do monstro passando pela via ! Excelentes fotos galera... Bastante representativas. Parabéns !
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.


Lipe Andreense
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Mensagem não lida por Lipe Andreense » 05 Ago 2008, 00:36

Primo francês do Fepasão:

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GospelRafa
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Mensagem não lida por GospelRafa » 07 Ago 2008, 14:41

de quando será isso????

Imagem

o serie 5000 rodando na linha 11, ai ele está parado na estação granja juieta! Notem que já é a estação nova, pois a data de construção foi em 2000.


(foto: http://www.estacoesferroviarias.com.br/)

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AGV
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Mensagem não lida por AGV » 07 Ago 2008, 14:50

Em 2001, eu utilizava esta linha para ir da antiga extensão da linha C até a Estação Cidade Universitária e este trem servia nesta linha na época, junto com os 2100 e 3000.

Aliás, atendia a linha muito bem. :wink:

[]´s!


Autor do tópico
Sergio Silva

Mensagem não lida por Sergio Silva » 07 Ago 2008, 15:44

gospelrafa escreveu:o serie 5000 rodando na linha 11
ô rapaz, assim tu me mata de susto!

É linha 9, ok?


GospelRafa
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Mensagem não lida por GospelRafa » 07 Ago 2008, 17:37

Sergio Silva escreveu:
gospelrafa escreveu:o serie 5000 rodando na linha 11
ô rapaz, assim tu me mata de susto!

É linha 9, ok?
ow foi mal.... :lol:


Haiser
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Mensagem não lida por Haiser » 08 Ago 2008, 02:27

Fepasão Wins!


Landrail
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Mensagem não lida por Landrail » 10 Ago 2008, 22:19

Painel do fepasão:

Imagem
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Vicente
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Mensagem não lida por Vicente » 09 Jan 2009, 23:49


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Erick_UT440R
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Mensagem não lida por Erick_UT440R » 10 Jan 2009, 00:35

Na verdade, a foto postada pelo lipe_andreense, onde ele apresenta um trem francês como sendo "primo" do meu querido #FEPASÃO, na verdade é o pai dele.... é um TUE da SNCF, da Série Z6400.

O Consórcio Francorail/MTE procurou um trem na França que operasse em consições similares às requisitadas pela #FEPASA quando da compra dos então novos trens. Assim, o consórcio achou um TUE que circulava nos subúrbios de Paris, adotando-o como ponto de partida para tal projeto.

Comparando-se os TUE's Série 5000 & Z6400, a única semelhança fica no visual, pois os TUE's são bastante diferentes. Pra começar, o Z6400 opera com uma tensão de 25kV, 50Hz enquanto o Série 5000 opera com 3000 Vcc, diferentes alturas de piso, comprimento dos carros e muitas outras coisas.
Avatar: Trem Cobrasma/Francorail/Société MTE da Companhia do Metropolitano de São Paulo, composição C-311 no PIT (Páteo Itaquera).


Correia431M
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Mensagem não lida por Correia431M » 10 Jan 2009, 00:38

Fepasão wins.
***Dom Moreira 1178***

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Francis
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Mensagem não lida por Francis » 10 Jan 2009, 15:33

gospelrafa escreveu:de quando será isso????

Imagem

o serie 5000 rodando na linha 11, ai ele está parado na estação granja juieta! Notem que já é a estação nova, pois a data de construção foi em 2000.


(foto: http://www.estacoesferroviarias.com.br/)
Já faz algum tempo. Ele rodava com seis carros, antes de entrar em operação o 3000, e ficou ainda algum tempo como reserva, creio.


Lopes
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Mensagem não lida por Lopes » 10 Jan 2009, 23:29

Poderiam muito bem rodar ainda na 9...
Esse Fepasão tá lindo!

Tire os 2100 e põe os 5000 com seis carros, muito mais proveitoso e acredito que não atrapalharia tanto na operação...
Rodrigo Lopes

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