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[Notícia] CPTM garante Expresso Leste e Metrô Leve até o fim

Notícias da CPTM

Moderador: Lipe Andreense


Francis
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Mensagem não lida por Francis » 15 Jan 2009, 20:43

gustavodc escreveu:A CPTM demorou mais de 10 anos pra começar a parecer uma empresa confiável e decente e agora querem mudar isso.

Uma coisa é padrão Metrô, a outra é chamar de Metrô.

Isso é propaganda, por que não melhoram tudo e continuam chamando de trem metropolitano ao invés desse ridículo "Metrô de Superfície". Todos nós sabemos que isso é o padrão, mas e o povão? Isso é politacagem, aqui a pouco minha tia vai falar que veio de Metrô e vai falar que desceu em SMP*.
Isso que eu não concordo, com a politicagem.
Gustavo, não discordo disso que você disse, realmente há propaganda, mas acontece que quando se fala em sistema de transporte metrô, todos confundem com a empresa Metrô. E uma coisa não tem nada a ver com a outra! O que eu discordo é: se forem feitas as reformas prometidas, com diminuição do headway e aumento da oferta, o sistema de transporte será metrô, não trem metropolitano, então, não se pode chamar de trem metropolitano. Trem Metropolitano era o sistema herdado pela CPTM na sua criação, que era operado com horários fixos e não headway, com partidas a cada 30 minutos, às vezes. Isso é trem metropolitano. O headway que a CPTM pratica hoje, comparado aos outros metrôs do país, só é maior que os metrôs de SP e RJ.
E quanto à sua tia, se a linha 12 estiver operando com headway de 3 ou 4 minutos, ela vai estar andando de metrô sim, está correto.
E "padrão Metrô" é uma coisa que remete à empresa Metrô-SP, e para se operar uma linha de metrô ninguém tem de seguir o nosso padrão. Nada tem a ver a idade das estações ou a limpeza dos trens, se tem escada rolante, não é isso que determina se é metrô ou não. Para ser metrô a linha tem de operar com headways e trens suficientes, só isto. Abraço.


Gustavodc
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Mensagem não lida por Gustavodc » 16 Jan 2009, 02:08

Caros Tiago e Francis.

Concordo com os termos de vocês.
O que eu quero dizer é no modo que a política está sendo feita.

Porque diminuindo o intervalo se passa a ser Metrô? Por quê não pode continuar sendo CPTM ou trem metropolitano, só que com qualidade absurdamente maior.

É que eu não to conseguindo colocar aqui o meu pensamento.

Em outras palavras, é como se a CPTM fizesse todo o "trabalho sujo" e o Metrô (nome) levasse o reconhecimento.

HGPFILHO escreveu:
Mais um pedaço da EFCB que se perde....


Ia cogitar isso
Mais um pedaço da história que se perde.


Tiago Costa
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Mensagem não lida por Tiago Costa » 16 Jan 2009, 12:15

Entendi o que você quer dizer. Só que não se esqueça que a CPTM não é uma pessoa, então não faz sentido ficar bravo só porque vai ter a questão do "Metrô de Superfície". Poderíamos nos chatear com outras coisas, como a falta de investimentos para a melhora nela. Além disso, com a recente mudança para valorização da marca da CPTM, mesmo que chamem de metrô, a empresa terá sua marca reforçada. No final das contas, eu acho que vai ser como nos ônibus: você não vai ficar falando "Hoje peguei um Campo Belo e depois peguei um Gato Preto". Você simplesmente fala que pegou um ônibus. As pessoas podem falar que pegaram metrô, mas para elas tanto faz a empresa. O que importa para elas é a qualidade do serviço.


Haiser
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Mensagem não lida por Haiser » 16 Jan 2009, 14:12

Gustavo, creio que a CPTM esteja limpando seu nome... , o sujo vai ficar para o passado


Francis
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Mensagem não lida por Francis » 16 Jan 2009, 15:59

gustavodc escreveu:Caros Tiago e Francis.

Porque diminuindo o intervalo se passa a ser Metrô? Por quê não pode continuar sendo CPTM ou trem metropolitano, só que com qualidade absurdamente maior.

É que eu não to conseguindo colocar aqui o meu pensamento.

Em outras palavras, é como se a CPTM fizesse todo o "trabalho sujo" e o Metrô (nome) levasse o reconhecimento.
Hehe... tá ficando longo isso... A empresa continuará sendo a CPTM, não mudará para a Cia. do Metrô (a princípio, já que a linha 5 foi para o Metrô, e o EL foi construído pelo Metrô e hoje está nas mãos da CPTM). É que o modus operandi passará a ser metrô, metrô é um dos subtipos de operação de transporte ferroviário, não é uma empresa, Gustavo. É isso que eu e o Tiago estamos tentando explicar. Não quero te ensinar nada, mas se puder, dê uma olhada nisto, acho que elucidará a questão:
http://tgvbr.seuhost.net/viewtopic.php?p=15938#15938


Gustavodc
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Mensagem não lida por Gustavodc » 16 Jan 2009, 18:34

Hehe... tá ficando longo isso... A empresa continuará sendo a CPTM, não mudará para a Cia. do Metrô (a princípio, já que a linha 5 foi para o Metrô, e o EL foi construído pelo Metrô e hoje está nas mãos da CPTM).
Eu sei disso Francis. O que me incomoda é toda a politicagem em cima disso.
Ah cara, por favor, eu aceito críticas quando estiver errado. Estamos aqui para aprender e ensinar.

Haiser, com certeza.
Eu já contei como foi a primeira vez que andei na CPTM sozinho? E foi na F?
Eu escondi MP3, tirei chip do celular e tal.
Hoje eu vim dormindo, ouvindo música e tinha um cara jogando PSP na minha frente num 4400. A CPTM já mudou, e muito, sua imagem.

Mas é normal o Governo tirar uma casquinha.

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AGV
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Mensagem não lida por AGV » 19 Jan 2009, 16:44

Matéria da RF sobre o assunto:


http://www.revistaferroviaria.com/index ... teria=7622


Trens têm os dias contados em Mogi

O subúrbio, meio de transporte sobre trilhos que de tão enraizado ao cotidiano do cidadão tornou-se uma espécie de patrimônio imaterial de Mogi, está ameaçado. Plano do Governo do Estado pretende tirar os trens da Cidade, fazendo-os chegar apenas até Suzano. Será o fim de uma história que em 2009 completará 96 anos. A primeira linha desta modalidade ligando São Paulo ao Município foi inaugurada em setembro de 1913, segundo Ralph Mennucci Giesbrecht, um dos maiores especialistas em patrimônio ferroviário do Brasil.


"O trem de subúrbio São Paulo-Mogi foi iniciado em setembro de 1913 com um trem somente diário. Depois foi se expandindo o número. Veja que estações como Braz Cubas e Jundiapeba (Santo Ângelo), por exemplo, foram abertas em 1914, o que não é coincidência", explica Giesbrecht, sócio do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo e da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária. "Até 1910, pelo menos, ele não existia. Quem ia para Mogi tinha de tomar o trem normal para o Rio de Janeiro e quem voltava para São Paulo também."


Nos primeiros tempos do subúrbio, relembra o especialista, o subúrbio entre a Capital e Mogi era operado pela estatal Estrada de Ferro Central do Brasil. "Era um trem que saía da Estação do Norte (Roosevelt) e ia até a Penha, entrando por um ramal na estação de Guaiaúna (depois Carlos de Campos), ramal este que hoje não existe mais." Hoje, decorrido quase um século, o sistema é operado pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). A linha, que liga as estações Guaianazes e Estudantes, tem 26,8 quilômetros de extensão. Nos horários de pico, as composições circulam em intervalos de nove minutos.


Em 1975, ainda de acordo com informações de Giesbrecht, a Estrada de Ferro Central do Brasil e várias ferrovias brasileiras foram reunidas na Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima. Em 1987, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos foi criada pela RFFSA para operar os subúrbios, incluindo nisto as linhas Santos-Jundiaí e São Paulo-Estudantes. Em 1994, com a criação da CPTM, a estatal paulista absorveu do governo federal as linhas da CBTU, que desapareceu.


Segundo planos divulgados pelo Governo do Estado, o trecho do subúrbio compreendido entre Suzano e Mogi, será extinto. Quatro estações perderão o direito de contar com o trem: Jundiapeba, Braz Cubas, Centro e Estudantes. A ideia é implantar o Expresso Leste, com trens mais modernos e confortáveis, apenas até Suzano. O restante do trajeto será feito, após uma inconveniente baldeação, por uns tais de veículos leves sobre trilho, alcunhados VLT, uma espécie de ônibus que circula sobre linhas férreas e para nos semáforos. O usuário do sistema está indignado com a proposta, considerada mais lenta e menos confortável.


Logo depois de anunciado, o plano de acabar com o subúrbio em Mogi causou inúmeras reações negativas na sociedade. Vereadores, lideranças de bairro e líderes sindicais têm se manifestado contra a medida, que vai na contramão do que é praticado nas principais metrópoles do mundo, em que o transporte por trens é a principal aposta para o deslocamento em massa da população. Ao que parece, no entanto, a decisão do Estado já está tomada e deve ser implantada.


A proposta do governador José Serra (PSDB) de diminuir a linha do subúrbio dá continuidade ao processo de desmonte do sistema ferroviário no Brasil. Para se ter uma ideia, ao encabeçar a revolução de 1930, Getulio Dornelles Vargas (1883-1954) tomou um trem para ir de seu Estado natal, Rio Grande do Sul, ao Rio de Janeiro, onde tomou posse como presidente. Em seus diários, o político gaúcho registrou a viagem e a manifestação popular favorável ao fim da Política do café-com-leite.


"Partimos, destino ao Rio, eram mais de 9 horas. Todo o caminho, todas as estações, por mais insignificantes, tínhamos de atender ao povo entusiástico, vibrante. No geral, povo de trabalhadores rurais, operários, etc. Flores, discursos, foguetes. Assim fomos até Mogi das Cruzes. [...] Toda a comitiva admirava-se da vibração do espontâneo entusiasmo do povo paulista", anotou Vargas em seus diários no dia 30 de outubro de 1930. Se a proposta de Serra vingar, mais uma parte da história ferroviária brasileira estará enterrada.


Tiago Costa
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Mensagem não lida por Tiago Costa » 19 Jan 2009, 16:48

Na verdade, essa matéria é do Diário de Mogi, eheheheheh. Faz parte do Clipping da RF (acervo de matérias divulgadas em jornais). O que eu achei sobre essa matéria, copio do que eu escrevi no SSC:
Tiago Costa escreveu:Nossa, pelo amor! Eu acho que se eles querem defender o ponto de vista deles, tudo bem, está certo. Mas utilizar de informações distorcidas ou infundadas, aí já é demais! VLT não é ônibus, ou alguém aí já viu ônibus com 4, 5 articulações e 40 metros de comprimento? Além disso, VLTs têm a mesma velocidade que os trens, e ainda por cima têm aceleração bem maior. O conforto deles é o mesmo que os trens do Expresso Leste. Então, mais lento e menos confortável não tem nada a ver. Se eles querem defender o ponto de vista deles, que falem a verdade. Não ligo de esse projeto não ir para a frente, pois a vontade da população tem que ser respeitada. Mas a verdade tem que ser dita, sem esse FUD (fear, uncertainty and doubt, ou medo, incerteza e dúvida, uma estratégia de marketing. Vejam em http://pt.wikipedia.org/wiki/Medo,_ince ... %C3%BAvida) aí. Essa prática é lamentável.

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HGP
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Mensagem não lida por HGP » 19 Jan 2009, 16:53

Mas cade essa galera que não aceita??? Só vejo os entusiastas do TGVBR e do SSC falando sobre isso e o cara dos ferroviários que o Caco comentou... Não sei, é na passividade do povo que o governo pinta e borda.
Já falei que esse VLT tinha que ir de Estudantes até S. J. dos Campos; De Amador Bueno a São Roque... Não sei, mas acho que teremos que nós mesmos fazer alguma coisa, uma campanha virtual, bombardear de emails a cptm, a prefeitura de Mogi, estender uma faixa um dia, não sei galera, mas acho muito revoltante deixar esse desmanche da linha 11 sem uma discussão com a população.... nnoo

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AGV
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Mensagem não lida por AGV » 19 Jan 2009, 16:58

Tiago Costa escreveu:Na verdade, essa matéria é do Diário de Mogi, eheheheheh. Faz parte do Clipping da RF (acervo de matérias divulgadas em jornais). O que eu achei sobre essa matéria, copio do que eu escrevi no SSC:
Isso, Tiago, é que errei no "transporte" da informação.


Mas pelo teor, até parece feita por uma publicação da área, rs.


Tiago Costa
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Mensagem não lida por Tiago Costa » 19 Jan 2009, 17:15

Ah, sei não, hein, pelo tanto de erros na reportagem, eheheeh (não só sobre o VLT, mas também sobre a história recente do sistema atual). Mas sobre a história antiga realmente foram ótimos, a história parece ter sido contada corretamente.

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AGV
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Mensagem não lida por AGV » 19 Jan 2009, 17:25

Olha Tiago, independente de FUD ou não FUD... o0

Não duvido nada, que um dia, esse "VLT", se implantado, acabe sendo sucateado e aí sim, concretam os trilhos e tacam avenida encima....... <_<


Tiago Costa
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Mensagem não lida por Tiago Costa » 19 Jan 2009, 17:43

Isso pode mesmo acontecer, mas duvido muito que isso aconteceria, ainda mais porque hoje em dia a situação é bem diferente do que era na época do VLT de Campinas. Mas é o que eu falei, se quiser defender uma opinião, que faça utilizando argumentos válidos, e não o medo. Foi isso o que utilizaram na campanha de 2002, lembram-se? A Regina Duarte foi na propaganda eleitoral para falar que estava com medo.


Gustavodc
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Mensagem não lida por Gustavodc » 19 Jan 2009, 18:48

O Governo faz cada "escorregada de Engenharia".

Me lembrem de, na próxima inauguração em que estiverem FHC e esses políticos, mandar todos eles praquele lugar, ok?
PRINCIPALMENTE o FHC.

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