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Trem série 4400 - FNV/Cobrasma

Moderador: Lipe Andreense


Sergio Silva

Mensagem não lida por Sergio Silva » 31 Jan 2009, 17:34

Rafael Lopes escreveu:Osasco não segue esse problema? Plat 1 para JPR, 2 e 3 para Grajaú e 4 para IPV?
Osasco entra no último caso citado:
Sergio Silva escreveu:Observa-se também, em alguns casos (linha 8 é uma delas), a existência de vias designadas como auxiliares, que podem (área das estações Caraicuíba ou Itapevi, por exemplo: Via Auxiliar 1 e Via Auxiliar 2) ou não serem numeradas (trecho Osasco - General Miguel Costa: Via Auxiliar).
Plataforma 1 => Itapevi (via 1)
Plataformas 2/3 => Grajaú (via auxiliar)
Plataforma 4 => Júlio Prestes (via 2)


Lopes
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Mensagem não lida por Lopes » 01 Fev 2009, 22:50

Hoje fui passear até Estudantes antes que acabe! <_<

Tirei algumas fotos, entre elas a do 4400:

1 - Aqui, ele está encostado na Plataforma de Estudantes.
Observe que dentro do trem, há um cara tirando fotos do Maquinista, essa pessoa, também tirou fotos do trem.

Imagem

2 - Aqui tentei tirar foto de uma cabine intermediária dele, a foto não ficou muito boa, mas dá para observar...
Imagem

Do 4400, foram essas, as tirei com celular.
Rodrigo Lopes

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Erick_UT440R
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Mensagem não lida por Erick_UT440R » 05 Fev 2009, 14:02

Uma característica que eu acho muito interessante no 4400 é o ronco dos seus motores de tração. É engraçado, parece uma mistura do 1100 com o 1700. b )

Mas isso tem uma explicação:

1°) A taxa de aceleração do 4400 é de 0,55, idêntica à dos 1100;
2°) Os motores de tração do 4400 são de fabricação toshiba, modelo SE-214. São motores bem similares aos utilizados pelo 1700 (Toshiba modelo SE-210).

Outra característica muito show dos 4400 ocorrem quando está chovendo. Um dia, peguei um dos primeiros 4400 reformados pela Siemens na Linha 12. Estava chovendo, e naquele acelera e alivia que acontece na saída do Brás, ele patinava e tinha o mesmo comportamento do 1700 nas mesmas condições....

:X:
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Mensagem não lida por Tiago Costa » 05 Fev 2009, 14:30

Erick a aceleração dos 1100 (e 1400 e 1600) não é de 0,5 m/s²? No site da CPTM falava que era 0,5 m/s². Aliás, não gostei de eles terem tirado aqueles dados de lá, era muito bom poder consultá-los sempre que tínhamos dúvidas nnoo.

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Erick_UT440R
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Mensagem não lida por Erick_UT440R » 05 Fev 2009, 14:40

Erick a aceleração dos 1100 (e 1400 e 1600) não é de 0,5 m/s²
Após consultar minhas coisas, descobri que a aceleração do Série 1100 é realmente de 0,55m/s², enquanto que a taxa de aceleração dos 1400 / 1600 é de 0,5m/s².

Isso de acordo com o Manual de Operações do trem Série 1100.

;)
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Haiser
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Mensagem não lida por Haiser » 05 Fev 2009, 14:45

erick_UT440R escreveu:Uma característica que eu acho muito interessante no 4400 é o ronco dos seus motores de tração. É engraçado, parece uma mistura do 1100 com o 1700. b )

Mas isso tem uma explicação:

1°) A taxa de aceleração do 4400 é de 0,55, idêntica à dos 1100;
2°) Os motores de tração do 4400 são de fabricação toshiba, modelo SE-214. São motores bem similares aos utilizados pelo 1700 (Toshiba modelo SE-210).

Outra característica muito show dos 4400 ocorrem quando está chovendo. Um dia, peguei um dos primeiros 4400 reformados pela Siemens na Linha 12. Estava chovendo, e naquele acelera e alivia que acontece na saída do Brás, ele patinava e tinha o mesmo comportamento do 1700 nas mesmas condições....

:X:

Com chuva ou sem chuva ele patina do mesmo jeito por ali. :lol: :lol:


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Tiago Costa
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Mensagem não lida por Tiago Costa » 05 Fev 2009, 14:46

erick_UT440R escreveu:Após consultar minhas coisas, descobri que a aceleração do Série 1100 é realmente de 0,55m/s², enquanto que a taxa de aceleração dos 1400 / 1600 é de 0,5m/s².

Isso de acordo com o Manual de Operações do trem Série 1100.

;)
Que legal, igual aos 4400! Devem ter digitado errado no site da CPTM. Valeu pela informação, erick :D!

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Erick_UT440R
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Mensagem não lida por Erick_UT440R » 05 Fev 2009, 14:53

Tiago Costa escreveu:
erick_UT440R escreveu:Após consultar minhas coisas, descobri que a aceleração do Série 1100 é realmente de 0,55m/s², enquanto que a taxa de aceleração dos 1400 / 1600 é de 0,5m/s².

Isso de acordo com o Manual de Operações do trem Série 1100.

;)
Que legal, igual aos 4400! Devem ter digitado errado no site da CPTM. Valeu pela informação, erick :D!
Hehehehehe.... não por isso!
É só uma pequena contribuição perante o que estou aprendendo por aqui... Conheço bastante sobre a parte técnica dos trens! Mas estou aprendendo muito mais coisa do que poderia imaginar...
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Erick_UT440R
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Mensagem não lida por Erick_UT440R » 05 Fev 2009, 14:58

haiser escreveu:

Com chuva ou sem chuva ele patina do mesmo jeito por ali. :lol: :lol:
É verdade haiser, mas com chuva ele patina muito mais!!!
Essa é a principal graça dos 4400 pra mim...

:D <O>
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Lopes
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Mensagem não lida por Lopes » 05 Fev 2009, 16:21

Onde foi parar o Trem C005, que aparece na foto da CPTM?
Alí ele aparece bonitinho, ele foi reformado mais uma vez?

Tá aí o Link pra quem quiser ver!

http://www.cptm.sp.gov.br/e_frota/frota/default.asp
Rodrigo Lopes


Haiser
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Mensagem não lida por Haiser » 05 Fev 2009, 16:23

erick_UT440R escreveu:
haiser escreveu:

Com chuva ou sem chuva ele patina do mesmo jeito por ali. :lol: :lol:
É verdade haiser, mas com chuva ele patina muito mais!!!
Essa é a principal graça dos 4400 pra mim...

:D <O>
Legal é estar no horário de pico e a boiada / povão'' Aiii que susto , Ai meu Deus'' :lol: :lol: :lol:

Racho de rir :lol: <O> :lol:


Haiser
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Mensagem não lida por Haiser » 05 Fev 2009, 16:27

Lopes escreveu:Onde foi parar o Trem C005, que aparece na foto da CPTM?
Alí ele aparece bonitinho, ele foi reformado mais uma vez?

Tá aí o Link pra quem quiser ver!

http://www.cptm.sp.gov.br/e_frota/frota/default.asp
Se não me falha a memória....
Foi entregue para TTRANS / MPE em Dezembro de 2008 ,
e teve um pessoal que viu ele dando ''tchau'' na DRM em PAL


Lopes
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Mensagem não lida por Lopes » 05 Fev 2009, 16:28

???
Foi embora pra onde?
Pro corte?
Rodrigo Lopes


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Tiago Costa
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Mensagem não lida por Tiago Costa » 05 Fev 2009, 16:35

erick_UT440R escreveu:Hehehehehe.... não por isso!
É só uma pequena contribuição perante o que estou aprendendo por aqui... Conheço bastante sobre a parte técnica dos trens! Mas estou aprendendo muito mais coisa do que poderia imaginar...
E nós também estamos aprendendo bastante com você :D!


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Mensagem não lida por Haiser » 05 Fev 2009, 16:36

Lopes escreveu:???
Foi embora pra onde?
Pro corte?
Pra ser reformado.


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Tiago Costa
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Mensagem não lida por Tiago Costa » 05 Fev 2009, 16:37

edit (achei que falavam do 4800, kkkkkkkkkkkk).
Editado pela última vez por Tiago Costa em 05 Fev 2009, 16:40, em um total de 1 vez.

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Erick_UT440R
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Mensagem não lida por Erick_UT440R » 05 Fev 2009, 16:38

Lopes escreveu:???
Foi embora pra onde?
Pro corte?
O 4405 / 4407 foi o último trem da série 4400 a ir para a reforma...
Ele foi visto pela última vez em Presidente Altino (Presidente Altino), sendo encarretado para ir para Três Rios...

Em breve ele tá de volta (se é que já não voltou)... :D

:X:
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Erick_UT440R
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Mensagem não lida por Erick_UT440R » 08 Fev 2009, 13:39

Ontem (07/02/09) resolvi fazer um pequeno rolê pelas linhas E / F da CPTM com dois amigos meu. Foi um passeio legal, inclusive por um detalhe peculiar: as duas linhas estavam operando quase que exclusivamente com os 4400!!! :D

Para não dizer que não haviam outros trens no sistema, na banda B ontem estavam rodando dois 5500 fase I (o 1° e o 3° reformados), o 1600 repintado e o 1400 com a pintura antiga da CPTM (o 1403). Na Linah F, estavam circulando apenas dois 5500 Fase II e o 1401 (10° reformado).

Mas o fato mais engraçado ocorreu na estação Calmon Viana. Estavamos lá por volta das 21 horas, e estava desabando o mundo em forma de chuva. Pois bem, eis que surge na F o 9° trem reformado, e pegamos ele com destino ao Brás. Até aí, beleza.

Mas o melhor ainda estava por vir... Quando ele partiu, começou a patinar feito um louco, e soltava inúmeras faíscas pelo pantógrafo!!! :lol:
Caracas, que cena linda!!! O povo dentro dele apreensivo por causa do balanço (ainda mais) excessivo do 4400, e ele patinando! E este 4400 patinava em toda saída de estação (exceto no Tatuapé, onde as vias são cobertas).

Depois, em frente ao páteo de Engenheiro São APulo, ele diminuiu bem a marcha, indo a aproximadamente 20km/h até o Brás. Deu pra ver o 1409 (recém-chegado da IESA) e ver uma característica peculiar (e feia) deste 1409: a eliminação da porta dianteira e a substituição do vidro central! Mas como este tópico pertence ao 4400, posto sobre o 1409 nop tópico desta série...

Bem, esse foi um pequeno relato do que vivi ontem...

<O>
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Lopes
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Mensagem não lida por Lopes » 08 Fev 2009, 22:11

^^ Pô mais o Maquinista não soube "controlar" a mão pra sair beem de leve? :DD
Na CPTM não tem algo do tipo BX?
Rodrigo Lopes


Landrail
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Mensagem não lida por Landrail » 08 Fev 2009, 22:59

Normal patinar sob chuva forte, eu e o Tiago comprovamos in loco aqui em BH , é impressionante, toda saída de estação o TUE patinava.
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg

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