BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR

CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com

ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!

[EFVM] trem de passageiros, parte I, saindo de BH..


Autor do tópico
Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

[EFVM] trem de passageiros, parte I, saindo de BH..

Mensagem não lida por Tiago Costa » 08 Fev 2009, 21:02

Pessoal, eu e o forista metropolitano fizemos um passeio na EFVM, no início de 2009. Aqui vão as fotos (foram muitas, eheheh). Os relatos e as legendas foram feitas pelo metroplitano. As fotos foram tiradas por mim.


No dia 07/01/2009, eu, metropolitano e Tiago Costa embarcamos para a viagem no único trem de passageiros diário do Brasil, o trem de passageiros da EFVM (Estrada de Ferro Vitória a Minas).
Partimos de Belo Horizonte para (Intendente Câmara) Ipatinga, e as fotos (mais de 240 fotos) foram divididas em vários tópicos para melhor visualização e não ficar pesado.


Vamos às fotos:


1 - A ferrovia é paralela a linha 1 do metrô de Belo Horizonte, nesta foto a estação Santa Tereza.
Imagem


2 - Cruzando com um TUE do metrô-BH
Imagem


3 - O mesmo TUE ,porém, mais póximo
Imagem


4 - Trecho entre EBH (Estação Central) e EHF (Pátio da estação Horto Florestal)
Imagem


5 - Trecho entre EBH (Estação Central) e EHF (Pátio da estação Horto Florestal)
Imagem


6 - Trecho entre EBH (Estação Central) e EHF (Pátio da estação Horto Florestal)
Imagem


7 - O mezanino da Estação Horto do Metrô
Imagem


8 - ( Operações compartilhadas em Belo Horizonte) um trem da MRS aguardando a passagem do trem de passageiros
Imagem


9 - Idem
Imagem


10 - Manobrador da MRS e vagões prancha (PES) da MRS
Imagem


11 - Estação Horto, do metrô
Imagem


12 - Idem
Imagem


13 - Idem
Imagem


14 - Idem
Imagem


15 - Destaque para o mezanino
Imagem


16 - Estação Horto Florestal da FCA
Imagem


17 - Idem
Imagem


18 - Idem
Imagem


19 - Oficinas da MRS Logística
Imagem




20 - Pátio do Horto
Imagem


21 - Idem
Imagem


22 - Algumas locomotivas e carros de passageiros abandonados na oficina da MRS
Imagem


23 - Parece que é (ou era) uma U-23C da MRS
Imagem


24 - Final do pátio de EHF (Horto Florestal)
Imagem


25 - Veículos na passagem de nível no bairro Nova Vista, região leste de BH
Imagem


26 - Carro lanchonete e carro restaurante
Imagem


27 - Serra do Curral(BH)
Imagem


28 - Zona Leste, periferia de Belo Horizonte
Imagem


29 - Serra do Curral
Imagem


30 - Carros da classe econômica (Romenos e o Budd)
Imagem


31 - Carros budd´s da classe Econômica
Imagem


32 - Outra passagem de nível, agora, no bairro Caetano Furquim(BH)
Imagem





33 - Pilares que seriam da Ferrovia do aço que não foi comcluída até BH. wll
Imagem


34 - Idem
Imagem


35 - A locomotiva BB-45-2 e o carro do Grupo gerador e chefe do tem
Imagem


36 - Os carros da classe Executiva (já nas novas cores da VALE)
Imagem


37 - Os carros executivos, (o restaurante e o lanchonete estão com nas cores marrom e laranja)
Imagem


38 - Os carros executivos, restaurante,lanchonete e ecconomicos respectivamente
Imagem


39 - Os Budd´s novamente
Imagem


40 - Os mesmos pilares das fotos 33 e 34(ferrovia do aço)
Imagem


41 - Idem
Imagem

Continua....


Lopes
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1533
Registrado em: 20 Jun 2008, 17:10

Mensagem não lida por Lopes » 08 Fev 2009, 21:42

Da foto 35 à 39 mostra o trem...

Por acaso esse trem tem quantos carros?
Caramba!
Fiquei assustado ao ver a loco lá do outro lado, indo praticamente no sentido contrário dos carros! :D

As novas cores da vale estão bonitas, mas prefiro a antiga...
Rodrigo Lopes


Lopes
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1533
Registrado em: 20 Jun 2008, 17:10

Mensagem não lida por Lopes » 08 Fev 2009, 21:48

Aliás, uma sugestão, depois q vocês postarem todas as fotos, criem um tópico específico para o Trem Vitória à Minas...
Com Threads separados por "partes" e/ ou trechos...

Esqueci de comentar uma coisa...

QUERO ANDAR NESSE TREM!!!!!!!!!!!!!!!
Rodrigo Lopes


Autor do tópico
Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Tiago Costa » 08 Fev 2009, 21:54

Uai, foi isso que eu fiz! Criei um tópico sobre o trem de Vitória a Minas, separado por partes, sendo essa a primeira delas, kkkkkkkkkk. As outras partes vão vir ainda. Esse é o trecho urbano de Belo Horizonte e um pouco da área rural do início da viagem.

Avatar do usuário

Vicente
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 2520
Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
Localização: São Bernardo do Campo

Mensagem não lida por Vicente » 08 Fev 2009, 22:03

Muito legais as fotos, Tiago!!!
Se tudo correr bem, quero fazer essa viagem esse ano... Tomara que dê certo!


Autor do tópico
Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Tiago Costa » 08 Fev 2009, 22:05

Lopes escreveu:Da foto 35 à 39 mostra o trem...

Por acaso esse trem tem quantos carros?
Caramba!
Fiquei assustado ao ver a loco lá do outro lado, indo praticamente no sentido contrário dos carros! :D

As novas cores da vale estão bonitas, mas prefiro a antiga...
Cara, bem no início, a gente via direto a locomotiva lá longe, pois na malha da FCA (que vai de Belo Horizonte até Capitão Eduardo) o trecho é bem sinuoso, nem parecia que estava tracionando nosso carro, eheheheh. Acho que naquele dia, foram 14 carros, mas se não me engano, são 9 normalmente, ou seja, aumentaram bastante a oferta, com 5 carros extras. A demanda estava bem alta, a gente não conseguiu comprar para o dia que queríamos (queríamos ir um dia antes, mas não havia mais lugares). Sobre as cores, eu gostava mais das cores antigas nas locomotivas, mas acho que essas cores eu acho que caíram muito bem nos carros, ehehehe.
Editado pela última vez por Tiago Costa em 08 Fev 2009, 22:21, em um total de 1 vez.


Lopes
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1533
Registrado em: 20 Jun 2008, 17:10

Mensagem não lida por Lopes » 08 Fev 2009, 22:16

Tiago Costa! :lol: :lol: :lol:

Digo assim...

Tipo, estações da CPTM
daí dentro desse tópico você colocaria algumas imagens threads, combinando com o número de partes...
Ou seja, juntando todos em um tópico com itens...

Thread 1 - Parte 1...

Era isso, pq se ficar assim, separando por tópicos "simples", alguns serão mais comentados, ou mais "esquecidos" ficando um tanto complicado achá - los, perdidos em meio a outros tópicos...

Entendeu?


Parabéns pelas fotos!
Rodrigo Lopes


Autor do tópico
Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Tiago Costa » 08 Fev 2009, 22:29

Aaaah, entendi. Vou fazer isso, eheheeh. Aguarde, são muuuuitas fotos, não economizei, eheheheh. O metropolitano vai escolher mais e fazer legendas (pra não dizer que eu não fiz nada, eu tive que upar centenas de fotos, além de ter que redimensionar e colocar assinatura antes. Ok, é um processo automatizado, mas demora, ehehehe).


Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2262
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

Mensagem não lida por Landrail » 09 Fev 2009, 12:59

Tiago Costa escreveu:Aaaah, entendi. Vou fazer isso, eheheeh. Aguarde, são muuuuitas fotos, não economizei, eheheheh. O metropolitano vai escolher mais e fazer legendas (pra não dizer que eu não fiz nada, eu tive que upar centenas de fotos, além de ter que redimensionar e colocar assinatura antes. Ok, é um processo automatizado, mas demora, ehehehe).
Você é modesto hein!!!
O Tiago tirou as fotos, upou, organizou...

eu só tive o trabalho de legendar as fotos. :beer:
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg


Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2262
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

Mensagem não lida por Landrail » 09 Fev 2009, 13:09

Lopes escreveu:
QUERO ANDAR NESSE TREM!!!!!!!!!!!!!!!

Vicente A.O.Junior escreveu:Muito legais as fotos, Tiago!!!
Se tudo correr bem, quero fazer essa viagem esse ano... Tomara que dê certo!

Vale apena viajar, eu fiz minha segunda viagem, mas só até Ipatinga, ainda quero viajar até vitória e no trem de Itabira (que faz conexão com esse).
Se quiser alguma dica, é só falar comigo, o trem é super confiável.
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg


Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2262
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

Mensagem não lida por Landrail » 09 Fev 2009, 13:27

Tiago Costa escreveu:
Lopes escreveu:Da foto 35 à 39 mostra o trem...

Por acaso esse trem tem quantos carros?
Caramba!
Fiquei assustado ao ver a loco lá do outro lado, indo praticamente no sentido contrário dos carros! :D

As novas cores da vale estão bonitas, mas prefiro a antiga...
Cara, bem no início, a gente via direto a locomotiva lá longe, pois na malha da FCA (que vai de Belo Horizonte até Capitão Eduardo) o trecho é bem sinuoso, nem parecia que estava tracionando nosso carro,..
Verdade, mas existe um projeto de chamado "transposição de Belo Horizonte" onde querem remodelar aquele trecho do Horto até a variante (Cap. Eduardo)

Tiago Costa escreveu:[
eheheheh. Acho que naquele dia, foram 14 carros, mas se não me engano, são 9 normalmente, ou seja, aumentaram bastante a oferta, com 5 carros extras. A demanda estava bem alta, a gente não conseguiu comprar para o dia que queríamos (queríamos ir um dia antes, mas não havia mais lugares). Sobre as cores, eu gostava mais das cores antigas nas locomotivas, mas acho que essas cores eu acho que caíram muito bem nos carros, ehehehe.
Bom, só na classe econômica eram 12 carros, sendo 4 extras na classe econômica e mais 1 extra na classe executiva.
A formação do trem naquele dia era: 1 carro do grupo gerador/chefe do trem + 4 carros executivos + 2 restaurante + 1 lanchonete + 12 econômicos= 20 carros o0
No Carnaval, ano novo e natal pode chegar 'a 26 carros.
Editado pela última vez por Landrail em 09 Fev 2009, 13:36, em um total de 2 vezes.
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg


Autor do tópico
Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Tiago Costa » 09 Fev 2009, 13:31

Caramba, o trem estava gigantesco, hein o0! Aliás, lembro desse projeto de transposição, fazia parte do PNRF (Plano Nacional de Revitalização das Ferrovias), mas achei que tinha sido cancelado, porque não falam dele faz um bom tempo. Sabe se este projeto está no "stand-by"?


Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2262
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

Mensagem não lida por Landrail » 09 Fev 2009, 13:47

Tiago Costa escreveu:Caramba, o trem estava gigantesco, hein o0! Aliás, lembro desse projeto de transposição, fazia parte do PNRF (Plano Nacional de Revitalização das Ferrovias), mas achei que tinha sido cancelado, porque não falam dele faz um bom tempo. Sabe se este projeto está no "stand-by"?
Gigante, daqui uns dias vai operar com locotrol. :P

Quanto ao projeto, é antigo, permanece engavetado porque a demanda era baixa (na época da RFFSA) mas hoje em dia é mais que necessário e a pressão da FCA é grande para o governo tomar providências.
Os motivos nós já sabemos e comprovamos né, trecho sinuoso de baixa velocidade...etc...
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg


Autor do tópico
Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Tiago Costa » 09 Fev 2009, 13:58

Com certeza, o trecho é um gargalo terrível. Espero que o governo resolva incluir a obra no PAC (tudo bem, ele não tem sido tudo o que esperávamos, mas entre estar no PAC e estar na gaveta, prefiro que esteja no PAC).


Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2262
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

Mensagem não lida por Landrail » 09 Fev 2009, 14:05

Até o governo de Minas pode entrar nessa, assim como está fazendo com o ramal de Pirapora.okk
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg


Autor do tópico
Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Tiago Costa » 09 Fev 2009, 14:10

Espero que sim! Eu acho que o tempo de viagem do trem da EFVM pode demorar até 1h a menos, não?


Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2262
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

Mensagem não lida por Landrail » 09 Fev 2009, 14:30

Não sei se chega a tanto, mas vai ajudar bastante na segurança, velocidade e no tráfego mútuo entre FCA,MRS e EFVM.
Por incrível que pareça o grande vilão da FCA não é o trem de passageiros, mas sim a MRS. :ttn:
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg


Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2262
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

Mensagem não lida por Landrail » 10 Fev 2009, 14:10

Esse trem da UP (Union Pacific) tem 11 carros, e olha a curva que faz:

Imagem
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg


Pablo ITT
MEMBRO PLENO 2.0
Mensagens: 822
Registrado em: 02 Jan 2009, 11:50
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Mais curvas

Mensagem não lida por Pablo ITT » 10 Fev 2009, 23:01

Seria este passeio mesmo no Brasil?
:D :D :D
Surpreendente. Assim que puder irei.
Quanto às curvas, veja o que tenho guardado, só sei que é na Rail Pictures Net, é da época que não guardava os nomes e nem endereços.


Imagem


Autor do tópico
Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Tiago Costa » 10 Fev 2009, 23:06

kkkkkkkkkkkkkkkk, essa aí parece que estavam brincando de fazer voltinhas :lol: :lol: :lol:! Já a do metropolitano, eu acho que enquanto que na FCA uma curva dessas teria um limite de velocidade de uns 30-40 km/h, nessa ferrovia aí, por ter bitola standard(?), poderia ter um limite maior, de uns 50-60 km/h, dependendo da superelevação (diferença de altura entre os dois trilhos de uma via, para aumentar a velocidade segura nas curvas), claro.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “TRANSPORTE - PASSAGEIROS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes