BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
Cantareira
Moderador: Caco
-
Autor do tópico - MEMBRO PLENO
- Mensagens: 327
- Registrado em: 20 Jan 2009, 05:26
-
- MODERADOR GLOBAL
- Mensagens: 2520
- Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
- Localização: São Bernardo do Campo
O mais paulistano dos trens, com certeza.
Edit: o mais chocante da história é que ele dava acesso à... BASE AÉREA DE CUMBICA!!
Até a década de 60, existia ligação ferroviária SP- Guarulhos, com acesso ao local do atual... aeroporto!
Falta de planejamento, de visão, dá nisso. Era uma linha métrica, mas poderia ter sido modernizada e transformada numa linha de média capacidade. Estamos gastando verba à toa...
Edit: o mais chocante da história é que ele dava acesso à... BASE AÉREA DE CUMBICA!!
Até a década de 60, existia ligação ferroviária SP- Guarulhos, com acesso ao local do atual... aeroporto!
Falta de planejamento, de visão, dá nisso. Era uma linha métrica, mas poderia ter sido modernizada e transformada numa linha de média capacidade. Estamos gastando verba à toa...
Editado pela última vez por Vicente em 25 Fev 2009, 11:01, em um total de 1 vez.
-
- MEMBRO PLENO 2.0
- Mensagens: 639
- Registrado em: 01 Jan 2009, 12:16
- Localização: São Paulo, SP
- Contato:
Vicente, não podemos nos esquecer que o TC (Tramway da Cantareira) era originalmente na bitola de 0,60m. Apenas em seus idos finais (com a sua incorporação pela E.F. Sorocabana) é que a bitola foi alargada para 1,00m.
Mas concordo plenamente com você, São Paulo possui uma ligação férrea com a região onde hoje é o Aeroporto de Cumbica. Porém, mais uma vez, o governo meteu os pés pelas mãos, e erradicou aquela ferrovia. :brv:
Tá certo que o traçado era sofrível, com baixas velocidades, mas mesmo assim havia uma ligação férrea, e que hoje o governo patina (e feio) pra fazer sair do papel...
Mas concordo plenamente com você, São Paulo possui uma ligação férrea com a região onde hoje é o Aeroporto de Cumbica. Porém, mais uma vez, o governo meteu os pés pelas mãos, e erradicou aquela ferrovia. :brv:
Tá certo que o traçado era sofrível, com baixas velocidades, mas mesmo assim havia uma ligação férrea, e que hoje o governo patina (e feio) pra fazer sair do papel...
Avatar: Trem Cobrasma/Francorail/Société MTE da Companhia do Metropolitano de São Paulo, composição C-311 no PIT (Páteo Itaquera).
Para quem quiser conhecer
Fim um topico sobre a cantareira e outros trilhos perdidos abaixo
http://tgvbr.seuhost.net/phpBB3/viewtopic.php?t=1287
http://tgvbr.seuhost.net/phpBB3/viewtopic.php?t=1287
Essa ferrovia, segundo relatos era ruim...
Como o Erick disse, ele era cheio de curvas, rampas...
Existiu planos da Fepasa assumir o traçado da ferrovia, mas o tal projeto se tornou inviável devido a já demolição de um grande trecho e as péssimas condições devido ao abandono...
Hoje, já chegando ao Aeroporto, o Expresso me parece que utilizará em partes o antigo traçado.
www.geoportal.com.br
Coloquem na opção 1958, coloque no endereço:
CIDADE:São Paulo
ENDEREÇO: Av. Tucuruvi - Tucuruvi
Daí vocês puxem a tela um pouco para direita inclinada para baixo.
O traçado todo cheio de curvas é o Tranway e poderá ser acompanhado!
Me falem o que acharam e se conseguiram...
Qualquer coisa dou print depois posto aqui!
Como o Erick disse, ele era cheio de curvas, rampas...
Existiu planos da Fepasa assumir o traçado da ferrovia, mas o tal projeto se tornou inviável devido a já demolição de um grande trecho e as péssimas condições devido ao abandono...
Hoje, já chegando ao Aeroporto, o Expresso me parece que utilizará em partes o antigo traçado.
www.geoportal.com.br
Coloquem na opção 1958, coloque no endereço:
CIDADE:São Paulo
ENDEREÇO: Av. Tucuruvi - Tucuruvi
Daí vocês puxem a tela um pouco para direita inclinada para baixo.
O traçado todo cheio de curvas é o Tranway e poderá ser acompanhado!
Me falem o que acharam e se conseguiram...
Qualquer coisa dou print depois posto aqui!
Rodrigo Lopes
-
- MEMBRO SENIOR
- Mensagens: 1347
- Registrado em: 24 Jun 2008, 01:18
- Localização: São Paulo SP
- Contato:
Moro numa rua Paralela à rua Tramway ( exatamente paralelo ao trecho da antiga estação , onde hoje é um predio residencial ) De hoje , da Rua Tramway só se sobrou o traçado .
O Lado da Tramway é Tucuruvi, o lado da Avenida Ataliba Leonel é Parada Inglesa. Mas conversando com moradores antigos, alguns arriscam a dizer que é Vila Mazzei . ( na verdade é , mas numa região bem proxima da Avenida Tucuruvi).
O nome do bairro ''Parada Inglesa'' , é originaria do Ramal de Guarulhos ( ressaltando ''Parada'' estrutura simples, só a plataforma, e nada mais )
A parada é Inglesa, por causa do inglês William Harding, dono da região na época e o que permitiu o primeiro passo para o loteamento da região ..
Essa semana vo tirar umas fotos da Rua Tramway e posto aqui
Tem um grande lote de área verde na Rua Tramway , inclusive com Cavalos, galinhas , e entre outros animais. Esta totalmente intacto ao tempo.
O Lado da Tramway é Tucuruvi, o lado da Avenida Ataliba Leonel é Parada Inglesa. Mas conversando com moradores antigos, alguns arriscam a dizer que é Vila Mazzei . ( na verdade é , mas numa região bem proxima da Avenida Tucuruvi).
O nome do bairro ''Parada Inglesa'' , é originaria do Ramal de Guarulhos ( ressaltando ''Parada'' estrutura simples, só a plataforma, e nada mais )
A parada é Inglesa, por causa do inglês William Harding, dono da região na época e o que permitiu o primeiro passo para o loteamento da região ..
Essa semana vo tirar umas fotos da Rua Tramway e posto aqui
Tem um grande lote de área verde na Rua Tramway , inclusive com Cavalos, galinhas , e entre outros animais. Esta totalmente intacto ao tempo.
-
- MEMBRO SENIOR
- Mensagens: 1347
- Registrado em: 24 Jun 2008, 01:18
- Localização: São Paulo SP
- Contato:
La vai umas fotos que acabei de tirar ... ( aqui o fuso horario é diferente*)
1 - Atual Rua Tramway , após a antiga Parada Inglesa, sentido Jaçanã
2 - Final da Rua Paulo Maldi . O Final da rua é sem saída, e tem uma escada que dá acesso à rua Tramway . O prédio logo a frente, é o local da antiga Parada Inglesa
3 - A Rua Inglesa, que é uma continuação da Rua Natalino Righetto( que termina no cruzamento com a Rua Tramway) . O Prédio fica exatamente na esquina desse cruzamento
4 - Tanto nessa Foto , como na Foto 3 , vocês veem a Rua Inglesa sentido Metrô , e no fundo vocês podem observar a estação
4 - Vista da Rua Inglesa através da Estação. ( tracejado em Vermelho até o local da Antiga Para Inglesa)
* Brincadeira né ¬¬', tirei essas fotos no final do ano passado.
1 - Atual Rua Tramway , após a antiga Parada Inglesa, sentido Jaçanã
2 - Final da Rua Paulo Maldi . O Final da rua é sem saída, e tem uma escada que dá acesso à rua Tramway . O prédio logo a frente, é o local da antiga Parada Inglesa
3 - A Rua Inglesa, que é uma continuação da Rua Natalino Righetto( que termina no cruzamento com a Rua Tramway) . O Prédio fica exatamente na esquina desse cruzamento
4 - Tanto nessa Foto , como na Foto 3 , vocês veem a Rua Inglesa sentido Metrô , e no fundo vocês podem observar a estação
4 - Vista da Rua Inglesa através da Estação. ( tracejado em Vermelho até o local da Antiga Para Inglesa)
* Brincadeira né ¬¬', tirei essas fotos no final do ano passado.
-
- MEMBRO SENIOR
- Mensagens: 1347
- Registrado em: 24 Jun 2008, 01:18
- Localização: São Paulo SP
- Contato:
Lopes escreveu: Haiser, infelizmente tenho que discordar, o prédio onde se localizava a Parada é o da direita, azul e branco, segundo relatos de alguns antigos...
Rua Tranway esquina com a Natalino Righeto...
Como estou pelo bairro, tentarei tirar fotos...
Bom , minha avó* mora desde a década de 50, meu pai também, quem sou eu para discordar deles ?o0 . Também está no estações Ferroviarias. , inclusive com um relato :
http://www.estacoesferroviarias.com.br/p/paringlesa.htm
* Ela mora na Rua Tramway. E vocês estão vendo grande parte dos motivos que levaram a eu ser um ferrolouco como vocês.....
observe a foto
descrição:
Vamos realizar uma força tarefa!
mas o que importa é que estamos bem de frente ou ao lado do que já foi uma Estação digamos...
Foi uma pantcha de uma burrada desativar o trecho, porque imaginando, bitola métrica e tudo, teriamos o trem de Guarulhos, até o Aeroporto e acredito se a #Fepasa tivesse assumido, com certeza haveria um projeto de integração, ao invés do Trem ir ao Pq. Dom Pedro poderia "virar" e apontar para Julio Prestes.
Mas pensando bem... no PQ. Dom Pedro teria hoje o trem para Guarulhos, Fura - Fila e Terminal de Onibus, o complexo seria maior que a Tietê !!
Entretanto teriamos mais Toshibas rodando ou então, VLT's
descrição:
Entretanto, farei um censo com conhecidosA estação ficava ao lado do prédio, à esquerda na foto, junto onde está a entrada de energia elétrica.
Vamos realizar uma força tarefa!
mas o que importa é que estamos bem de frente ou ao lado do que já foi uma Estação digamos...
Foi uma pantcha de uma burrada desativar o trecho, porque imaginando, bitola métrica e tudo, teriamos o trem de Guarulhos, até o Aeroporto e acredito se a #Fepasa tivesse assumido, com certeza haveria um projeto de integração, ao invés do Trem ir ao Pq. Dom Pedro poderia "virar" e apontar para Julio Prestes.
Mas pensando bem... no PQ. Dom Pedro teria hoje o trem para Guarulhos, Fura - Fila e Terminal de Onibus, o complexo seria maior que a Tietê !!
Entretanto teriamos mais Toshibas rodando ou então, VLT's
Rodrigo Lopes
Ah sim.... Esqueci...
Conheço a estação Cantareira que foi utilizada para construção do reservatório da Sabesp, posteriormente serviu à população.
Hoje essa estação encontra - se dentro de um Playground, reformada, no interior do Clube de Férias da Sabesp...
http://www.estacoesferroviarias.com.br/c/cantareira.htm
Conheço a estação Cantareira que foi utilizada para construção do reservatório da Sabesp, posteriormente serviu à população.
Hoje essa estação encontra - se dentro de um Playground, reformada, no interior do Clube de Férias da Sabesp...
http://www.estacoesferroviarias.com.br/c/cantareira.htm
Rodrigo Lopes
-
- MEMBRO SENIOR
- Mensagens: 1347
- Registrado em: 24 Jun 2008, 01:18
- Localização: São Paulo SP
- Contato:
"Só queria fazer uma correção. A estação da Parada Inglesa ficava um pouco antes do orelhão que aparece na foto. Na esquina onde está o orelhão tinha um bar; um pouco antes do bar, mais ou menos na posição da pessoa que tirou a foto, ao lado esquerdo, ficava a estação....''
Antes do Orelhão , é o prédio . Eu também achava que era o prédio branco , mas fui convencido por todos de que era aquele . Eu era o unico da familia que ficava em dúvida:DD
Após a desativaçao , meu pai ficava brincando com aquele veículo que existe no desenho animado, que funciona com ajuda de 2 pessoas ( esqueci o nome ) E ficava andando do final da Rua até a Antiga Parada. Ele sempre me conta isso quando tento puxar alguma informação hahahaha
Antes do Orelhão , é o prédio . Eu também achava que era o prédio branco , mas fui convencido por todos de que era aquele . Eu era o unico da familia que ficava em dúvida:DD
Após a desativaçao , meu pai ficava brincando com aquele veículo que existe no desenho animado, que funciona com ajuda de 2 pessoas ( esqueci o nome ) E ficava andando do final da Rua até a Antiga Parada. Ele sempre me conta isso quando tento puxar alguma informação hahahaha
-
- MEMBRO PLENO 2.0
- Mensagens: 577
- Registrado em: 06 Mar 2009, 12:56
cantareira
aquele veiculo se chama TROLLEY.
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante