BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
[EFVM] Antiga Estação Pedro Nolasco, Vila Velha, ES
Moderador: Caco
-
Autor do tópico - MEMBRO JR
- Mensagens: 39
- Registrado em: 11 Abr 2009, 00:52
- Localização: Centrão de SP/SP
[EFVM] Antiga Estação Pedro Nolasco, Vila Velha, ES
Depois de quase um mês arrastando, finalmente consegui juntar todo o material pra fazer este tópico!
É meio gigante, então separei por posts conforme os subtemas. Deixei tudo num tópico só pra manter a sequência, mas se os moderadores acharem por bem, mudem os posts pros fóruns mais adequados daqui do TGV!
A Páscoa e o Dia do Trabalho foram separados só por uma semana. Quando vimos isso no fim do ano passado, minha namorada e eu marcamos férias de uma semana justamente aí, e fomos pra conhecer a Região Metropolitana de Vitória. Ela, sabendo que eu adoro trens, pesquisou por conta e achou o Museu da EFVM em Vila Velha, e deu a ideia de irmos lá! Claaaaaaaaaaaaaaaro que eu não quis né?
No primeiro dia que tentamos ir não conseguimos, pois tinha uma placa literalmente escondida no meio do mato! Frustrados, voltamos pro hotel, eu peguei o Google Earth e virei do avesso até achar, e no dia seguinte voltamos!
A história da estação não é bem clara, e enquanto haja pesquisadores que afirmam que sua construção foi em 1904, a Companhia Vale do Rio Doce, atual proprietária da Estrada de Ferro, afirma que ela foi construída em 1927, com o nome de "Estação São Carlos", e renomeada para Estação Pedro Nolasco (o nome do engenheiro que construiu a Estrada de Ferro Vitória-Minas) só em 1935. Imagino que o que ocorreu é que São Carlos/Pedro Nolasco existiu inicialmente como estação provisória, com plataforma de madeira, e a estação sendo basicamente um vagão de carga modificado ao lado dos trilhos, um barracão provisório ou coisa que o valha, já que a Estação consta até hoje como ponto inicial da linha. Quando da retificação da linha-tronco na região de Vitória, logo após a Vale ter assumido a linha, ela foi desativada e permaneceu abandonada. De fato, fora o prédio que hoje serve de museu, há uma "nova" estação Pedro Nolasco, a pouco mais de 1 quilômetro, já no município de Cariacica. É dessa nova estação que parte o trem de passageiros da EFVM. Existe ainda um terceiro prédio, que localizei por acaso procurando a Pedro Nolasco "original", mas ele estava numa área tão degradada que eu, como turista, não tive coragem nem de parar o carro pra bater a foto, e só tenho uma foto com o carro em movimento ...
Sem mais delongas, às fotos!
É meio gigante, então separei por posts conforme os subtemas. Deixei tudo num tópico só pra manter a sequência, mas se os moderadores acharem por bem, mudem os posts pros fóruns mais adequados daqui do TGV!
A Páscoa e o Dia do Trabalho foram separados só por uma semana. Quando vimos isso no fim do ano passado, minha namorada e eu marcamos férias de uma semana justamente aí, e fomos pra conhecer a Região Metropolitana de Vitória. Ela, sabendo que eu adoro trens, pesquisou por conta e achou o Museu da EFVM em Vila Velha, e deu a ideia de irmos lá! Claaaaaaaaaaaaaaaro que eu não quis né?
No primeiro dia que tentamos ir não conseguimos, pois tinha uma placa literalmente escondida no meio do mato! Frustrados, voltamos pro hotel, eu peguei o Google Earth e virei do avesso até achar, e no dia seguinte voltamos!
A história da estação não é bem clara, e enquanto haja pesquisadores que afirmam que sua construção foi em 1904, a Companhia Vale do Rio Doce, atual proprietária da Estrada de Ferro, afirma que ela foi construída em 1927, com o nome de "Estação São Carlos", e renomeada para Estação Pedro Nolasco (o nome do engenheiro que construiu a Estrada de Ferro Vitória-Minas) só em 1935. Imagino que o que ocorreu é que São Carlos/Pedro Nolasco existiu inicialmente como estação provisória, com plataforma de madeira, e a estação sendo basicamente um vagão de carga modificado ao lado dos trilhos, um barracão provisório ou coisa que o valha, já que a Estação consta até hoje como ponto inicial da linha. Quando da retificação da linha-tronco na região de Vitória, logo após a Vale ter assumido a linha, ela foi desativada e permaneceu abandonada. De fato, fora o prédio que hoje serve de museu, há uma "nova" estação Pedro Nolasco, a pouco mais de 1 quilômetro, já no município de Cariacica. É dessa nova estação que parte o trem de passageiros da EFVM. Existe ainda um terceiro prédio, que localizei por acaso procurando a Pedro Nolasco "original", mas ele estava numa área tão degradada que eu, como turista, não tive coragem nem de parar o carro pra bater a foto, e só tenho uma foto com o carro em movimento ...
Sem mais delongas, às fotos!
-
Autor do tópico - MEMBRO JR
- Mensagens: 39
- Registrado em: 11 Abr 2009, 00:52
- Localização: Centrão de SP/SP
Re: [EFVM] Antiga Estação Pedro Nolasco, Vila Velha, ES
Logo ao chegar à Estação, vê-se um belo exemplar, perfeitamente preservado, de uma vaporosa Baldwin 2-8-0, vinda diretamente da Filadélfia/EUA em 1945 diretamente para a Vale. Segundo os registros, está em condições operacionais plenas, e o ramal onde ela está estacionada com seu carro e vagão de carga ainda está conectado ao pátio de manobras (embora acredite que ela seja usada muuuuuuuito raramente).
Não sou especialista em vapor, então todas as legendas eu achei pesquisando... se alguma estiver errada, POR FAVOR me corrija!
1 - Baldwin nº 185 EFVM vista de frente
2 - Baldwin em perspectiva
3 - Detalhe chaminé
4 - Detalhe areeiro e cúpula de vapor
5 - Detalhe rodeiro-guia e verso do limpa-trilhos
6 - Detalhe pistão/válvula/roda principal
7 - Detalhe truques e bielas
8 - Detalhe compressor de ar
9 - Detalhe externo do conjunto cinzeiro/grelha/fornalha
10 - Detalhe suspensão
11 - Detalhe tender visto da cabine da Baldwin
12 - Detalhe do tender com o carro de passageiros de 2ª classe ao fundo
13 - Placa de fabricação (fora de foco, mas se entrarem no Photobucket eu transcrevi o que li ao vivo)
14 - Alavancas de comando
15 - Alavancas de comando e válvulas (o aviso para "não mexer" falava em torneiras)
16 - Porta da fornalha
17 - Detalhe fornalha e válvulas
18 - Detalhe manômetro
19 - Panorâmica dos controles
20 - Chave de boca bem fashion haha!
21 - Truque do tender
22 - Detalhe rodeiro do tender
23 - Engate tender-carro
24 - Detalhe barra de desengate
25 - Cabine do carro de 2ª classe
26 - Lavatório do carro de 2ª classe
27 - Vaso sanitário do carro de 2ª classe (fora de foco pq tive que enfiar a câmera por uma fresta da prota fechada... e pros curiosos, sim, o banheiro cheirava a... cerumano... rs)
28 - Encanamento do vaso
29 - Volante acionador do freio do carro de 2ª classe
30 - Adaptação para engate entre o carro e o vagão de carga... me pareceu tão frágil...
31 - Close na adaptação pro engate... aproveitando... alguém sabe de que país/sistema é o engate da direita?
32 - Truque do vagão de carga (não consegui tirar a foto inteira por falta de espaço atrás, e não ia pisar na grama que educadamente uma plaquinha pedia pra poupar de minhas cavalgaduras... rsrsrs)
33 - A parte que faltou do truque...
34 - Perspectiva do vagão de carga
35 - Outra perspectiva do vagão
36 - Perspectiva do carro de 2ª classe com o tender e a locomotiva ao fundo
37 - Placa explicativa do trolley (o museu como um todo é muito bem sinalizado)
38 - O trolley em si!
39 - Detalhe da roda raiada do trolley
40 - Detalhe do rodeiro
41 - Detalhe do "avançado" sistema de freio ABS de um trolley... rsrsrs
42 - Placa de fabricação do carro de 2ª classe
Não sou especialista em vapor, então todas as legendas eu achei pesquisando... se alguma estiver errada, POR FAVOR me corrija!
1 - Baldwin nº 185 EFVM vista de frente
2 - Baldwin em perspectiva
3 - Detalhe chaminé
4 - Detalhe areeiro e cúpula de vapor
5 - Detalhe rodeiro-guia e verso do limpa-trilhos
6 - Detalhe pistão/válvula/roda principal
7 - Detalhe truques e bielas
8 - Detalhe compressor de ar
9 - Detalhe externo do conjunto cinzeiro/grelha/fornalha
10 - Detalhe suspensão
11 - Detalhe tender visto da cabine da Baldwin
12 - Detalhe do tender com o carro de passageiros de 2ª classe ao fundo
13 - Placa de fabricação (fora de foco, mas se entrarem no Photobucket eu transcrevi o que li ao vivo)
14 - Alavancas de comando
15 - Alavancas de comando e válvulas (o aviso para "não mexer" falava em torneiras)
16 - Porta da fornalha
17 - Detalhe fornalha e válvulas
18 - Detalhe manômetro
19 - Panorâmica dos controles
20 - Chave de boca bem fashion haha!
21 - Truque do tender
22 - Detalhe rodeiro do tender
23 - Engate tender-carro
24 - Detalhe barra de desengate
25 - Cabine do carro de 2ª classe
26 - Lavatório do carro de 2ª classe
27 - Vaso sanitário do carro de 2ª classe (fora de foco pq tive que enfiar a câmera por uma fresta da prota fechada... e pros curiosos, sim, o banheiro cheirava a... cerumano... rs)
28 - Encanamento do vaso
29 - Volante acionador do freio do carro de 2ª classe
30 - Adaptação para engate entre o carro e o vagão de carga... me pareceu tão frágil...
31 - Close na adaptação pro engate... aproveitando... alguém sabe de que país/sistema é o engate da direita?
32 - Truque do vagão de carga (não consegui tirar a foto inteira por falta de espaço atrás, e não ia pisar na grama que educadamente uma plaquinha pedia pra poupar de minhas cavalgaduras... rsrsrs)
33 - A parte que faltou do truque...
34 - Perspectiva do vagão de carga
35 - Outra perspectiva do vagão
36 - Perspectiva do carro de 2ª classe com o tender e a locomotiva ao fundo
37 - Placa explicativa do trolley (o museu como um todo é muito bem sinalizado)
38 - O trolley em si!
39 - Detalhe da roda raiada do trolley
40 - Detalhe do rodeiro
41 - Detalhe do "avançado" sistema de freio ABS de um trolley... rsrsrs
42 - Placa de fabricação do carro de 2ª classe
-
Autor do tópico - MEMBRO JR
- Mensagens: 39
- Registrado em: 11 Abr 2009, 00:52
- Localização: Centrão de SP/SP
Re: [EFVM] Antiga Estação Pedro Nolasco, Vila Velha, ES
Continuando a série, deixamos o pátio da Baldwin (que fica onde acredito ter sido a antiga plataforma) e entramos no prédio... por ser uma organização temática, agora vem as fotos externas do prédio, mostrando o que vi na entrada e na saída!
43 - Placa de patrimônio da estação
44 - Atual entrada da estação (antigo acesso à plataforma)
45 - Placa de inauguração da restauração da estação
46 - Placa de inauguração do museu
47 - Placa comemorativa 100 anos EFVM
48 - Não, não achei a clássica placa de estação com ponto quilométrico e altitude...
49 - Vistas do pátio de manobras
50 -
51 -
52 -
53 -
54 -
55 - G12 largando uns vagões com o que, de longe, parecia lastro pra via permanente... mesmo na foto em alta não consegui identificar com certeza...
56 -
57 -
58 -
59 - Vistas de Vitória (porto e centro) e do canal dos portos a partir do segundo andar da estação
60 -
61 -
62 - A varanda do primeiro andar vista do segundo...
63 -
64 - Vistas da varanda do primeiro andar
65 -
66 -
67 -
68 - Vistas do cais da estação
69 -
70 -
71 - Estação vista do cais
72 - Fachada frontal
43 - Placa de patrimônio da estação
44 - Atual entrada da estação (antigo acesso à plataforma)
45 - Placa de inauguração da restauração da estação
46 - Placa de inauguração do museu
47 - Placa comemorativa 100 anos EFVM
48 - Não, não achei a clássica placa de estação com ponto quilométrico e altitude...
49 - Vistas do pátio de manobras
50 -
51 -
52 -
53 -
54 -
55 - G12 largando uns vagões com o que, de longe, parecia lastro pra via permanente... mesmo na foto em alta não consegui identificar com certeza...
56 -
57 -
58 -
59 - Vistas de Vitória (porto e centro) e do canal dos portos a partir do segundo andar da estação
60 -
61 -
62 - A varanda do primeiro andar vista do segundo...
63 -
64 - Vistas da varanda do primeiro andar
65 -
66 -
67 -
68 - Vistas do cais da estação
69 -
70 -
71 - Estação vista do cais
72 - Fachada frontal
-
Autor do tópico - MEMBRO JR
- Mensagens: 39
- Registrado em: 11 Abr 2009, 00:52
- Localização: Centrão de SP/SP
Re: [EFVM] Antiga Estação Pedro Nolasco, Vila Velha, ES
E agora, o material do acervo do museu!
73 - Panorâmica do 1º andar, assim que se sai da escada
74 - Instrumento para medição de seções transversais de túneis
75 - Teodolitos
76 -
77 -
78 -
79 - Altímetro
80 - Trena
81 - Mira falante ou estádia
82 - Nível
83 - Foto da foto - carregamento manual de vagões de minério
84 - Foto da foto - carregamento mecânico de vagões de minério
85 - Foto das fotos - embarque de carga no porto de Vitória
86 - Foto da foto - descarga de minério em caminhões no porto de Vitória
87 - Foto da foto - trem passando pela 1ª ponte de Vitória (há 3... os trilhos hoje não são mais visíveis, não sei se foram retirados ou recobertos)
88 - Da esq. para dir.: nivelador (nivela o leito), bitola (garante a bitola da via) e enxo (tipo uma enxada)
89 - Arco de pua ou trado (alarga os buracos nos dormentes)
90 - Pregos de fixação de trilho em dormente
91 - Grupião (tipo um serrote) de 2 pessoas
92 - Grupião de 1 pessoa
93 - Tenaz (não a cola, o extrator de pregos! dãaaaaaa )
94 - Chaves de boca
95 - Soca (lembra uma picareta... ehehe)
96 - Garfo
97 - Aparelho de comunicação entre a guarita do guarda-chaves e as estações
98 - Caricatura dos engenheiros
99 - Placa de inauguração de Controle de Tráfego Centralizado
100 - Uma das muitas placas explicativas do museu
101 - Foto da foto - Trem com materiais e equipes técnicas indo para mina
102 - Foto da foto - Trem de manutenção
103 - Foto da foto - Inauguração do novo trecho Vitória-Colatina
104 - Foto da foto - Construção da ponte Governador Valadares
105 - Foto da foto - Inauguração da ponte de Acesita, sobre o rio Piracicaba
106 - Foto da foto - Grupo em auto-de-linha para a inauguração da ponte de Acesita
107 - Foto da foto - Construção da variante de Catita
108 - Foto da foto - Remoção de rocha no km 109, durante a reconstrução
109 - Entrada da sala "Estações"
110 - Lanternas de sinalização
111 - Lampião
112 - Luminária
113 - Carrinhos para transporte de volumes
114 - Relógios de estação
115 -
116 - Detalhe da decoração da sala (parecem-me molas de suspensão de truque)
117 - Sino de estação
118 - Manômetros de locomotiva a vapor
119 -
120 -
121 -
122 - Outro detalhe da decoração da sala - alguém sabe o que é isso??
123 - Quepe de Agente de Estação
124 - Quepe de Auxiliar de Estação
125 - Quepe de Foguista
126 - Carimbador de bilhetes
127 - Bilheteira (em cada escaninho ficavam as passagens pra um destino, agrupadas por destinos... imagina achar um bilhete aí dentro???)
128 - Molde de selos de chumbo e alicate para lacrar vagões de carga
129 - Sinetes para imprimir marca em relevo nos selos de lacre de malotes e envelopes
130 - Numerador que servia para fazer a contagem dos telegramas recebidos
131 - Telégrafo
132 - Bandeiras para sinalização diurna
133 - Banco de carro de passageiros (podia ser revertido para quando o carro mudava o sentido de circulação)
134 - Foto da foto - Pátio da oficina de vagões, em Tubarão
135 - Foto da foto - Oficina de locomotivas
136 - Foto da foto - Auto-de-linha
137 - Foto da foto - Oficina de Itaciba
138 - Foto da foto - Perfuração de trilho para substituição
139 - Foto da foto - Preparação do leito da linha
140 - Foto da foto - Preparação para troca de dormentes e trilhos
141 - Foto da foto - Retirada de dormente
142 - Foto da foto - Esmerilamento do trilho para nivelamento de junção
143 - Moldes para fabricação de peças em oficina
144 -
145 -
146 -
147 -
148 -
149 - Maquete de reguladora de lastro de marca Robel
150 - Maquete de caminhão de linha de marca Plasser
151 - Telefone seletivo (as equipes de manutenção usavam pra se comunicar com o centro seletivo solicitando tempo pra fazer a manutenção... e você achando o seu celular um trambolho, hein??)
152 - Conjunto de placas e tubo (o tubo era usado pro mapa do vigia, e as placas eram deixadas nos pontos de checagem do ronda pra comprovar que ele tinha feito o seu turno... placas triangulares pra dias ímpares, circulares pra pares, ou o contrário... rs)
153 - Placas de sinalização para obras (minhas fotos favoritas hehe)
154 -
155 - Flexímetro (usado para medição de ângulos externos; usado na fabricação de peças)
156 - Régua matisa (usada para medir o desgaste da superfície de contato dos trilhos)
157 -
158 - Micrômetros (usados para medição de pequenas distâncias; usados na fabricação de peças)
159 -
160 -
161 - Foto da foto - Plataforma da Estação Pedro Nolasco na década de 50
162 - Painel interativo, que explica como é o funcionamento logístico da EFVM e da CVRD
73 - Panorâmica do 1º andar, assim que se sai da escada
74 - Instrumento para medição de seções transversais de túneis
75 - Teodolitos
76 -
77 -
78 -
79 - Altímetro
80 - Trena
81 - Mira falante ou estádia
82 - Nível
83 - Foto da foto - carregamento manual de vagões de minério
84 - Foto da foto - carregamento mecânico de vagões de minério
85 - Foto das fotos - embarque de carga no porto de Vitória
86 - Foto da foto - descarga de minério em caminhões no porto de Vitória
87 - Foto da foto - trem passando pela 1ª ponte de Vitória (há 3... os trilhos hoje não são mais visíveis, não sei se foram retirados ou recobertos)
88 - Da esq. para dir.: nivelador (nivela o leito), bitola (garante a bitola da via) e enxo (tipo uma enxada)
89 - Arco de pua ou trado (alarga os buracos nos dormentes)
90 - Pregos de fixação de trilho em dormente
91 - Grupião (tipo um serrote) de 2 pessoas
92 - Grupião de 1 pessoa
93 - Tenaz (não a cola, o extrator de pregos! dãaaaaaa )
94 - Chaves de boca
95 - Soca (lembra uma picareta... ehehe)
96 - Garfo
97 - Aparelho de comunicação entre a guarita do guarda-chaves e as estações
98 - Caricatura dos engenheiros
99 - Placa de inauguração de Controle de Tráfego Centralizado
100 - Uma das muitas placas explicativas do museu
101 - Foto da foto - Trem com materiais e equipes técnicas indo para mina
102 - Foto da foto - Trem de manutenção
103 - Foto da foto - Inauguração do novo trecho Vitória-Colatina
104 - Foto da foto - Construção da ponte Governador Valadares
105 - Foto da foto - Inauguração da ponte de Acesita, sobre o rio Piracicaba
106 - Foto da foto - Grupo em auto-de-linha para a inauguração da ponte de Acesita
107 - Foto da foto - Construção da variante de Catita
108 - Foto da foto - Remoção de rocha no km 109, durante a reconstrução
109 - Entrada da sala "Estações"
110 - Lanternas de sinalização
111 - Lampião
112 - Luminária
113 - Carrinhos para transporte de volumes
114 - Relógios de estação
115 -
116 - Detalhe da decoração da sala (parecem-me molas de suspensão de truque)
117 - Sino de estação
118 - Manômetros de locomotiva a vapor
119 -
120 -
121 -
122 - Outro detalhe da decoração da sala - alguém sabe o que é isso??
123 - Quepe de Agente de Estação
124 - Quepe de Auxiliar de Estação
125 - Quepe de Foguista
126 - Carimbador de bilhetes
127 - Bilheteira (em cada escaninho ficavam as passagens pra um destino, agrupadas por destinos... imagina achar um bilhete aí dentro???)
128 - Molde de selos de chumbo e alicate para lacrar vagões de carga
129 - Sinetes para imprimir marca em relevo nos selos de lacre de malotes e envelopes
130 - Numerador que servia para fazer a contagem dos telegramas recebidos
131 - Telégrafo
132 - Bandeiras para sinalização diurna
133 - Banco de carro de passageiros (podia ser revertido para quando o carro mudava o sentido de circulação)
134 - Foto da foto - Pátio da oficina de vagões, em Tubarão
135 - Foto da foto - Oficina de locomotivas
136 - Foto da foto - Auto-de-linha
137 - Foto da foto - Oficina de Itaciba
138 - Foto da foto - Perfuração de trilho para substituição
139 - Foto da foto - Preparação do leito da linha
140 - Foto da foto - Preparação para troca de dormentes e trilhos
141 - Foto da foto - Retirada de dormente
142 - Foto da foto - Esmerilamento do trilho para nivelamento de junção
143 - Moldes para fabricação de peças em oficina
144 -
145 -
146 -
147 -
148 -
149 - Maquete de reguladora de lastro de marca Robel
150 - Maquete de caminhão de linha de marca Plasser
151 - Telefone seletivo (as equipes de manutenção usavam pra se comunicar com o centro seletivo solicitando tempo pra fazer a manutenção... e você achando o seu celular um trambolho, hein??)
152 - Conjunto de placas e tubo (o tubo era usado pro mapa do vigia, e as placas eram deixadas nos pontos de checagem do ronda pra comprovar que ele tinha feito o seu turno... placas triangulares pra dias ímpares, circulares pra pares, ou o contrário... rs)
153 - Placas de sinalização para obras (minhas fotos favoritas hehe)
154 -
155 - Flexímetro (usado para medição de ângulos externos; usado na fabricação de peças)
156 - Régua matisa (usada para medir o desgaste da superfície de contato dos trilhos)
157 -
158 - Micrômetros (usados para medição de pequenas distâncias; usados na fabricação de peças)
159 -
160 -
161 - Foto da foto - Plataforma da Estação Pedro Nolasco na década de 50
162 - Painel interativo, que explica como é o funcionamento logístico da EFVM e da CVRD
-
Autor do tópico - MEMBRO JR
- Mensagens: 39
- Registrado em: 11 Abr 2009, 00:52
- Localização: Centrão de SP/SP
Re: [EFVM] Antiga Estação Pedro Nolasco, Vila Velha, ES
Agora, a impressionante maquete, localizada no segundo andar e confeccionada pela Associação Mineira de Ferromodelismo especialmente para o Museu...
163 - Perspectiva da maquete ao entrar na sala
164 - Detalhes da maquete
165 -
166 -
167 -
168 -
169 -
170 -
171 -
172 -
173 -
174 -
175 -
176 -
177 -
178 -
179 -
180 -
181 -
182 -
183 -
184 -
185 -
186 -
187 -
188 -
189 -
190 -
191 -
192 -
193 -
194 -
195 -
196 -
163 - Perspectiva da maquete ao entrar na sala
164 - Detalhes da maquete
165 -
166 -
167 -
168 -
169 -
170 -
171 -
172 -
173 -
174 -
175 -
176 -
177 -
178 -
179 -
180 -
181 -
182 -
183 -
184 -
185 -
186 -
187 -
188 -
189 -
190 -
191 -
192 -
193 -
194 -
195 -
196 -
-
Autor do tópico - MEMBRO JR
- Mensagens: 39
- Registrado em: 11 Abr 2009, 00:52
- Localização: Centrão de SP/SP
Re: [EFVM] Antiga Estação Pedro Nolasco, Vila Velha, ES
Pra terminar, algumas fotos de bônus da lanchonete/restaurante, chamada de Café da Estação... que é formada por um carro restaurante (salão) e um caboose (cozinha)!!! app
Devo mencionar que aqui foi a única má experiência que tivemos na nossa visita... um casal com seu filho estava sentado com seu filho pequeno, muito feliz por estar comendo num "vagão igual um de trem de verdade", quando um garçom aparece, DEPOIS QUE ELES JÁ OCUPARAM A MESA, coloca uma placa com brutalidade na mesa que eles já tinham ocupado e fala simplesmente "essa mesa já está reservada". Acho que pra não decepcionarem o garoto acabaram mudando de mesa, mas se fosse comigo tinha feito um p*ta barraco ali, sem falar que teria estragado um passeio que em todos os demais aspectos foi ótimo!
197 - Caboose usado como cozinha do Café do Museu
198 - Carro restaurante usado pelo Café do Museu
199 -
200 -
201 - Detalhe do truque do carro restaurante
202 -
203 - Interior da cabine do carro restaurante
204 - Foto da foto - Uma das muitas fotos que decoram a cabine do carro restaurante (Est. Engº. Louis Ensch)
Devo mencionar que aqui foi a única má experiência que tivemos na nossa visita... um casal com seu filho estava sentado com seu filho pequeno, muito feliz por estar comendo num "vagão igual um de trem de verdade", quando um garçom aparece, DEPOIS QUE ELES JÁ OCUPARAM A MESA, coloca uma placa com brutalidade na mesa que eles já tinham ocupado e fala simplesmente "essa mesa já está reservada". Acho que pra não decepcionarem o garoto acabaram mudando de mesa, mas se fosse comigo tinha feito um p*ta barraco ali, sem falar que teria estragado um passeio que em todos os demais aspectos foi ótimo!
197 - Caboose usado como cozinha do Café do Museu
198 - Carro restaurante usado pelo Café do Museu
199 -
200 -
201 - Detalhe do truque do carro restaurante
202 -
203 - Interior da cabine do carro restaurante
204 - Foto da foto - Uma das muitas fotos que decoram a cabine do carro restaurante (Est. Engº. Louis Ensch)
-
Autor do tópico - MEMBRO JR
- Mensagens: 39
- Registrado em: 11 Abr 2009, 00:52
- Localização: Centrão de SP/SP
Re: [EFVM] Antiga Estação Pedro Nolasco, Vila Velha, ES
Para completar, quem quiser maiores explicações a respeito de alguma foto, pode tentar acessar o álbum no Photobucket: http://photobucket.com/Museu_EFVM. Lá eu coloquei maiores descrições de cada uma (principalmente notas das fichas descritivas), algumas observações pessoais... Também tem mais algumas fotos de placas explicativas, que eu omiti aqui pra não ficar maçante...
Quem quiser alguma das fotos daqui em alta, só falar comigo, tenho algumas em 3M e outras em 7M... E também algumas que não postei no Photobucket pq aparece eu ou a minha namorada, e ainda não li direito a licença do Photobucket pra saber se essas fotos postadas ali num podem "sair do controle", mas posso mandar em PVT pra quem quiser...
Ah sim! Pra quem quiser chegar no museu, a sinalização de rua é falha... então dêem uma conferida no Google Maps/Earth antes... tou postando uma foto aqui pra vocês terem uma noção do local...
A entrada na estação/museu é gratuita. Maiores informações como horário de funcionamento e etc podem ser obtidas em http://www.museuvale.com.
Espero que tenham gostado!
Abraços a todos!
Quem quiser alguma das fotos daqui em alta, só falar comigo, tenho algumas em 3M e outras em 7M... E também algumas que não postei no Photobucket pq aparece eu ou a minha namorada, e ainda não li direito a licença do Photobucket pra saber se essas fotos postadas ali num podem "sair do controle", mas posso mandar em PVT pra quem quiser...
Ah sim! Pra quem quiser chegar no museu, a sinalização de rua é falha... então dêem uma conferida no Google Maps/Earth antes... tou postando uma foto aqui pra vocês terem uma noção do local...
A entrada na estação/museu é gratuita. Maiores informações como horário de funcionamento e etc podem ser obtidas em http://www.museuvale.com.
Espero que tenham gostado!
Abraços a todos!
-
- COORDENADOR
- Mensagens: 2508
- Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
- Localização: Rio de Janeiro/RJ
Re: [EFVM] Antiga Estação Pedro Nolasco, Vila Velha, ES
Meu Deus Biuick ! Que bela contribuição !
O acervo do museu é belíssimo, a fachada é incrível ! app app app
Agora estou no trabalho mas depois quando eu tiver mais tempo vou olhar e curtir cada foto...
Por sinal as fotos estão muito bonitas, meus parabéns.
Com essas fotos o Biuick inaugura a sessão de estações desativadas do estado do Espírito Santo app app app app app app
Bem, peço que escolha a sua foto favorita para eu fazer a miniatura e adicionar no Estações Desativadas. Eu sugiro essa, que mostra a fachada da estação:
Mais uma vez parabéns e obrigado pelo privilégio de ver essas belas fotos
O acervo do museu é belíssimo, a fachada é incrível ! app app app
Agora estou no trabalho mas depois quando eu tiver mais tempo vou olhar e curtir cada foto...
Por sinal as fotos estão muito bonitas, meus parabéns.
Com essas fotos o Biuick inaugura a sessão de estações desativadas do estado do Espírito Santo app app app app app app
Bem, peço que escolha a sua foto favorita para eu fazer a miniatura e adicionar no Estações Desativadas. Eu sugiro essa, que mostra a fachada da estação:
Mais uma vez parabéns e obrigado pelo privilégio de ver essas belas fotos
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.
-
- MODERADOR GLOBAL
- Mensagens: 2520
- Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
- Localização: São Bernardo do Campo
Re: [EFVM] Antiga Estação Pedro Nolasco, Vila Velha, ES
Sem palavras, cara!
Seu tópico está completaço!
Parabéns! E muito obrigado!
app app app app app
Ah, sim: a foto 122,que não sabia o que era: são as válvulas dos cilindros do motor das locos diesel!
E as molas possivelmente, pelo comprimento, são as molas delas, não sei se são dos truques...
Seu tópico está completaço!
Parabéns! E muito obrigado!
app app app app app
Ah, sim: a foto 122,que não sabia o que era: são as válvulas dos cilindros do motor das locos diesel!
E as molas possivelmente, pelo comprimento, são as molas delas, não sei se são dos truques...
-
- MEMBRO PLENO
- Mensagens: 342
- Registrado em: 04 Abr 2009, 20:14
- Localização: São Paulo - Capital
Re: [EFVM] Antiga Estação Pedro Nolasco, Vila Velha, ES
app app app app app app app
Belas fotos, show de museu, adorei !
Belas fotos, show de museu, adorei !
O trem que chega É o mesmo da partida A plataforma dessa estação É a vida desse meu lugar
-
- MEMBRO PLENO 2.0
- Mensagens: 822
- Registrado em: 02 Jan 2009, 11:50
- Localização: Rio de Janeiro, RJ
Re: [EFVM] Antiga Estação Pedro Nolasco, Vila Velha, ES
app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app
Quando puder mande mais fotos
Muito, muito bom.
Parabéns pelas fotos, pelo empreendorismo, pela paciência, pela dedicação e por voces dois nos dando este colírio para os olhos
Quando puder mande mais fotos
Muito, muito bom.
Parabéns pelas fotos, pelo empreendorismo, pela paciência, pela dedicação e por voces dois nos dando este colírio para os olhos
-
Autor do tópico - MEMBRO JR
- Mensagens: 39
- Registrado em: 11 Abr 2009, 00:52
- Localização: Centrão de SP/SP
Re: [EFVM] Antiga Estação Pedro Nolasco, Vila Velha, ES
Opa pessoal!
Obrigado pelos elogios! Foi um verdadeiro prazer tirar as fotos e compartilhar com todos!
Minha próxima postagem já é coisa mais feijão com arroz, fotos de JAB e do Budd, no Metrô/SP, de alguns ângulos que a maioria deixa passar batido!
Mas em julho, nos aguardem!! Iremos pra Campos do Jordão no festival de inverno, e claaaaaro que não vai faltar uma visita à EFCJ!!
Sobre a foto, concordo com você Renan, o esquemão é essa foto aí mesmo!!
Obrigado pelos elogios! Foi um verdadeiro prazer tirar as fotos e compartilhar com todos!
Minha próxima postagem já é coisa mais feijão com arroz, fotos de JAB e do Budd, no Metrô/SP, de alguns ângulos que a maioria deixa passar batido!
Mas em julho, nos aguardem!! Iremos pra Campos do Jordão no festival de inverno, e claaaaaro que não vai faltar uma visita à EFCJ!!
Sobre a foto, concordo com você Renan, o esquemão é essa foto aí mesmo!!
Re: [EFVM] Antiga Estação Pedro Nolasco, Vila Velha, ES
M A R A V I L H O S O
Buick, obrigado por essa coletânea!!!
E a EFVM ganha mais um substancial reforço. Isso mostra que a idéia do nosso querido Landrail poderá em breve tornar-se real.
Buick, obrigado por essa coletânea!!!
E a EFVM ganha mais um substancial reforço. Isso mostra que a idéia do nosso querido Landrail poderá em breve tornar-se real.
-
- MEMBRO PLENO 2.0
- Mensagens: 594
- Registrado em: 08 Jun 2008, 11:03
- Localização: São Paulo - SP
Re: [EFVM] Antiga Estação Pedro Nolasco, Vila Velha, ES
Muito bom, mas muito mesmo!
Histórico,topico maravilhoso! e essa maquete hein!
Histórico,topico maravilhoso! e essa maquete hein!
-
- MEMBRO FREQUENTE
- Mensagens: 165
- Registrado em: 20 Dez 2008, 20:16
Re: [EFVM] Antiga Estação Pedro Nolasco, Vila Velha, ES
A Vale está de parabéns por preservar a história de uma das principais ferrovias do Brasil, e uma das poucas que transportam passageiros (muito lindo o prédio da antiga estação Pedro Nolasco, preservado e possui uma funçao igual a "outra ponta" da linha em BH, como museu, no caso belohorizontino, Museu de Artes e Oficios ).
Duas perguntas:
1-Aquele simbolo com um "V" e um "M" entrelaçado dentro de um circulo (pintado no vagão e colocado nos quepes) foi a 1ª logomarca da EFVM?
2-Biuick, por que você ocultou os rostos e os corpos das pessoas nas fotos?
Duas perguntas:
1-Aquele simbolo com um "V" e um "M" entrelaçado dentro de um circulo (pintado no vagão e colocado nos quepes) foi a 1ª logomarca da EFVM?
2-Biuick, por que você ocultou os rostos e os corpos das pessoas nas fotos?
Ampliação do Metrô BH já!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
OLHA O TREM!
EFVM eu fui!
OLHA O TREM!
EFVM eu fui!
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante