Trem Série 1700 - Mafersa
Moderador: Lipe Andreense
Re: Trem Série 1700 - Mafersa
No básico,
qual a diferença entre os 700(Rio) e os 1700(SP)?
qual a diferença entre os 700(Rio) e os 1700(SP)?
Rodrigo Lopes
-
- MEMBRO PLENO
- Mensagens: 596
- Registrado em: 08 Jun 2008, 11:03
- Localização: São Paulo - SP
Re: Trem Série 1700 - Mafersa
Acho que na parte mecânica, os freios são diferentes!
Ahh, e existem 3 TUE's 1700 parados no patio da Luz, com o padrão de cores antigo!
Ahh, e existem 3 TUE's 1700 parados no patio da Luz, com o padrão de cores antigo!
-
- MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
- Mensagens: 1059
- Registrado em: 14 Set 2008, 01:10
- Localização: Vila Matilde - Linha 3 Vermelha
- Contato:
Re: Trem Série 1700 - Mafersa
Hoje rapidamente passando pelo Brás, tive a impressão de ter visto um 1700 (carinhosamente apelidado por mim e pelos meus colegas de SARACA), alinhado na plataforma 2 (destino R. G. da Serra)
Se era mesmo ele, não tenho a menor idéia do que ele estava fazendo ali
Se era mesmo ele, não tenho a menor idéia do que ele estava fazendo ali
***Dom Moreira 1178***
Instagram: @dommoreira1178
Twitter: @DomMoreira1178
Instagram: @dommoreira1178
Twitter: @DomMoreira1178
Re: Trem Série 1700 - Mafersa
Poderia estar fazendo a L10...Rodrigo Leste 4 escreveu:Hoje rapidamente passando pelo Brás, tive a impressão de ter visto um 1700 (carinhosamente apelidado por mim e pelos meus colegas de SARACA), alinhado na plataforma 2 (destino R. G. da Serra)
Se era mesmo ele, não tenho a menor idéia do que ele estava fazendo ali
Rodrigo Lopes
-
- MODERADOR GLOBAL
- Mensagens: 2532
- Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
- Localização: São Bernardo do Campo
Re: Trem Série 1700 - Mafersa
Sim. É muito raro, mas eles podem fazer a 10.
Acho que 1700 só opera na 10 como reforço/ reserva alternativo, só se não houver 2100 (frota normal) e 1100 (reserva normal) disponíveis.
Acho que 1700 só opera na 10 como reforço/ reserva alternativo, só se não houver 2100 (frota normal) e 1100 (reserva normal) disponíveis.
-
- MODERADOR CPTM
- Mensagens: 1957
- Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
- Localização: Santo André - SP
Re: Trem Série 1700 - Mafersa
num dia de caos na Luz, quando um 2100 travou, eu peguei um 1700 na linha 10, mais cheio que linha 3 às 18h, hehe
Cheguei em Santo André em menos de 20 minutos, hehehe, correu que nem louco muito mais que o permitido, acho que para tentar recuperar o tempo que a linha parou.
Cheguei em Santo André em menos de 20 minutos, hehehe, correu que nem louco muito mais que o permitido, acho que para tentar recuperar o tempo que a linha parou.
![Imagem](http://lipeg.z0p.org/imagens/CPTM/GoogleLipe2.png)
-
- MODERADOR GLOBAL
- Mensagens: 1160
- Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
- Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.
Re: Trem Série 1700 - Mafersa
Sim, era ele mesmo. A coisa tá feia na linha 10 em matéria de frota.Rodrigo Leste 4 escreveu:Hoje rapidamente passando pelo Brás, tive a impressão de ter visto um 1700 (carinhosamente apelidado por mim e pelos meus colegas de SARACA), alinhado na plataforma 2 (destino R. G. da Serra)
Se era mesmo ele, não tenho a menor idéia do que ele estava fazendo ali
Re: Trem Série 1700 - Mafersa
Passaste por la as 19hs?Rodrigo Leste 4 escreveu:Hoje rapidamente passando pelo Brás, tive a impressão de ter visto um 1700 (carinhosamente apelidado por mim e pelos meus colegas de SARACA), alinhado na plataforma 2 (destino R. G. da Serra)
Se era mesmo ele, não tenho a menor idéia do que ele estava fazendo ali
ô Zéé, vambora, tá franqueado Zé!
-
- MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
- Mensagens: 1059
- Registrado em: 14 Set 2008, 01:10
- Localização: Vila Matilde - Linha 3 Vermelha
- Contato:
Re: Trem Série 1700 - Mafersa
Sim, passei por lá nesse horário, dentro de um ônibus da linha 702C, no Viaduto Maestro Alberto Marino. Aliás esse viaduto é perfeito pra se ter uma foto com uma bela geral da estação.Jcastro escreveu:Passaste por la as 19hs?Rodrigo Leste 4 escreveu:Hoje rapidamente passando pelo Brás, tive a impressão de ter visto um 1700 (carinhosamente apelidado por mim e pelos meus colegas de SARACA), alinhado na plataforma 2 (destino R. G. da Serra)
Se era mesmo ele, não tenho a menor idéia do que ele estava fazendo ali
***Dom Moreira 1178***
Instagram: @dommoreira1178
Twitter: @DomMoreira1178
Instagram: @dommoreira1178
Twitter: @DomMoreira1178
-
- USUÁRIO JR
- Mensagens: 252
- Registrado em: 18 Jul 2008, 11:33
Re: Trem Série 1700 - Mafersa
A CPTM vai "Tomatizar" os 1700????
-
- MEMBRO SENIOR
- Mensagens: 2020
- Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
- Localização: São Paulo
- Contato:
Re: Trem Série 1700 - Mafersa
Com certeza. O objetivo é deixar todos os trens na nova comunicação visual. Só não sabemos ainda como eles vão ficar, eheheh. Aliás, uma coisa que me parece muito estranha, é imaginar os 3000 nessa nova comunicação visual.
-
- MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
- Mensagens: 1059
- Registrado em: 14 Set 2008, 01:10
- Localização: Vila Matilde - Linha 3 Vermelha
- Contato:
Re: Trem Série 1700 - Mafersa
BUEMBA, BUEMBA !!!
Nesta semana que passou, ao ir trabalhar, peguei um 1700 com destino a Estação Lapa, e vi próximo a gare da Luz, a Alco RS-3, do Expresso Turistico (#6001), rebocando um outro 1700, sem reforma, no mesmo sentido que ia o trem em que eu estava a bordo.
Pra onde será que a Alco, levou esse TUE?
Em tempo: O 1700, que rodou na Linha 10, é o: 1702-A702-A701-1701 + 1710-A710-A709-1709, segundo informação que me foi passada por um colega via Twitter. E logo depois desse veio o 1114-1214-1314 + 1315-1215-1115
Nesta semana que passou, ao ir trabalhar, peguei um 1700 com destino a Estação Lapa, e vi próximo a gare da Luz, a Alco RS-3, do Expresso Turistico (#6001), rebocando um outro 1700, sem reforma, no mesmo sentido que ia o trem em que eu estava a bordo.
Pra onde será que a Alco, levou esse TUE?
Em tempo: O 1700, que rodou na Linha 10, é o: 1702-A702-A701-1701 + 1710-A710-A709-1709, segundo informação que me foi passada por um colega via Twitter. E logo depois desse veio o 1114-1214-1314 + 1315-1215-1115
***Dom Moreira 1178***
Instagram: @dommoreira1178
Twitter: @DomMoreira1178
Instagram: @dommoreira1178
Twitter: @DomMoreira1178
-
- MEMBRO SENIOR
- Mensagens: 1691
- Registrado em: 13 Jan 2009, 01:27
- Localização: São Paulo
- Contato:
Re: Trem Série 1700 - Mafersa
Acho praticamente impossível Lipe.Cheguei em Santo André em menos de 20 minutos, hehehe, correu que nem louco muito mais que o permitido, acho que para tentar recuperar o tempo que a linha parou.
O que pode ter acontecido é a sensação de velocidade ter sido maior devido às janelas do 1700 não serem vedadas como a do 2100.
-
- MODERADOR CPTM
- Mensagens: 1957
- Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
- Localização: Santo André - SP
Re: Trem Série 1700 - Mafersa
Não se esqueça que eu estava saindo do Brás, e não da Luz.Gustavodc escreveu:Acho praticamente impossível Lipe.
O que pode ter acontecido é a sensação de velocidade ter sido maior devido às janelas do 1700 não serem vedadas como a do 2100.
O tempo normal desse trajeto já é 25 minutos, não seria tão difícil ganhar 5 minutos, uma vez que o trem tem aceleração maior, e parava pouquíssimo tempo nas estações. Além de no sentido RGS ter menos mudanças de via (que eu me lembr) do que no sentido LUZ.
![Imagem](http://lipeg.z0p.org/imagens/CPTM/GoogleLipe2.png)
-
- MEMBRO SENIOR
- Mensagens: 1691
- Registrado em: 13 Jan 2009, 01:27
- Localização: São Paulo
- Contato:
Re: Trem Série 1700 - Mafersa
Ele parar pouco, ter aceleração e frenagem melhores é diferente dele andar em velocidade maior.
O ATC é o mesmo e ele penaliza de qualquer forma.
![Wink ;)](./images/smilies/wink.gif)
O ATC é o mesmo e ele penaliza de qualquer forma.
-
- MODERADOR CPTM
- Mensagens: 1957
- Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
- Localização: Santo André - SP
Re: Trem Série 1700 - Mafersa
Eu sei, meu caroGustavodc escreveu:Ele parar pouco, ter aceleração e frenagem melhores é diferente dele andar em velocidade maior.![]()
O ATC é o mesmo e ele penaliza de qualquer forma.
Quiz dizer que mesmo em trechos que há velocidade reduzida por placas ele passou mais rápido que o autorizado normalmente, não disse que ele superou o permitido pela sinalização, o que só seria possível com ATC isolado, o milhares de AC's para que isso fosse permitido.
![Wink ;)](./images/smilies/wink.gif)
![Imagem](http://lipeg.z0p.org/imagens/CPTM/GoogleLipe2.png)
-
- MEMBRO SENIOR
- Mensagens: 1691
- Registrado em: 13 Jan 2009, 01:27
- Localização: São Paulo
- Contato:
Re: Trem Série 1700 - Mafersa
Ah sim, acho que você se expressou mal mesmo. ![Tongue :P](./images/smilies/tongue.gif)
Mas de qualquer forma, ou pode ter sido isso em uma velocidade um pouco maior (se existe placa de restrição, tem motivo) ou aquela sensação que falei uns pots acima.![Wink ;)](./images/smilies/wink.gif)
![Tongue :P](./images/smilies/tongue.gif)
Mas de qualquer forma, ou pode ter sido isso em uma velocidade um pouco maior (se existe placa de restrição, tem motivo) ou aquela sensação que falei uns pots acima.
![Wink ;)](./images/smilies/wink.gif)
-
- MEMBRO PLENO
- Mensagens: 640
- Registrado em: 01 Jan 2009, 12:16
- Localização: São Paulo, SP
- Contato:
Re: Trem Série 1700 - Mafersa
Putz, explicar essa diferença de forma básica é meio complicado, mas vou tentar!Lopes escreveu:No básico,
qual a diferença entre os 700(Rio) e os 1700(SP)?
![lol :lol:](./images/smilies/laugh.gif)
1°) O 700 da SuperVIA (nome de projeto: 30 TUQ) possui ar-condicionado na cabine, equipamento esse que não foi adotado no 1700 da CPTM (nome de projeto: 25 TUQ);
2°) os 30 TUQ possuem acima de cada porta um alto-falante (não me pergunte o porque, isso foi idéia da RFFSA), e os 25 TUQ não os possuem;
3°) no quesito freios, originalmente ambos eram idênticos. Somente após a primeira reforma de 1997 (reforma essa que foi intensificada depois do acidente de Perus) é que foi modificado o sistema de freio (principalmente o freio de estacionamento). Originalmente, os 30 e 25 TUQ são eram equipados com o freio Fresinbra CS-1 (com válvula 26-B), e após a reforma ele apssou a usar o SAB Wabco MT72B. no que se refere ao freio de estacionamento, os 25 e 30 TUQ foram projetados para suportar uma rampa de 1% de inclinação. No trecho onde ocorreu o acidente de Perus a rampa é de aproximadamente 3,5% de inclinação, assim o freio de estacionamento não segurou o trem. Após a reforma, esse sistema foi revisado, passando a suportar uma rampa de até 4% de inclinação!
4°) os 30 TUQ eram preparados para operar em sistema CTC, enquanto os 25 TUQ já vieram preparados para operar com sistema ATC;
Bem, de forma básica as diferenças são essas.
Espero ter respondido à sua pergunta Lopes!
Avatar: Trem Cobrasma/Francorail/Société MTE da Companhia do Metropolitano de São Paulo, composição C-311 no PIT (Páteo Itaquera).
-
- MEMBRO PLENO
- Mensagens: 596
- Registrado em: 08 Jun 2008, 11:03
- Localização: São Paulo - SP
Re: Trem Série 1700 - Mafersa
A rampa de onde ocorreu o acidente é de aproximadamente 2.7%, e não 3.5%.
-
- MEMBRO SENIOR
- Mensagens: 1691
- Registrado em: 13 Jan 2009, 01:27
- Localização: São Paulo
- Contato:
Re: Trem Série 1700 - Mafersa
Acho que é de 2,3%.
A maior rampa da SJ fica depois de Butú (o Haiser sabe melhor) sentido interior e é de 2,7%.
A maior rampa da SJ fica depois de Butú (o Haiser sabe melhor) sentido interior e é de 2,7%.
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante