A E. F. Sorocabana foi fundada em 1872, e o primeiro trecho da linha foi aberto em 1875, até Sorocaba. A linha-tronco se expandiu até 1922, quando atingiu Presidente Epitácio, nas margens do rio Paraná. Antes, porém, a EFS construiu vários ramais, e passou por trocas de donos e fusões: em 1892, foi fundida pelo Governo com a Ytuana, na época à beira da falência. Em 1903, o Governo Federal assumiu a ferrovia, vendida para o Governo paulista em 1905. Este a arrendou em 1907 para o grupo de Percival Farquhar, desaparecendo a Ytuana de vez, com suas linhas incorporadas pela EFS. Em 1919, o Governo paulista voltou a ser o dono, por causa da situação precária do grupo detentor. Assim foi até 1971, quando a EFS foi uma das ferrovias que formaram a estatal FEPASA. O seu trecho inicial, primeiro até Mairinque, depois somente até Amador Bueno, desde os anos 20 passaram a atender principalmente os trens de subúrbio. Com o surgimento da CPTM, em 1994, esse trecho passou a ser administrado por ela. Trens de passageiros de longo percurso trafegaram pela linha-tronco até 16/1/1999, quando foram suprimidos pela concessionária Ferroban, sucessora da Fepasa. A linha está ativa até hoje, para trens de carga.
estacoesferroviarias.com.br
Breve Histórico da Estação
A estação de Cerqueira César foi construída e inaugurada em 1896, como ponta da linha-tronco, que, na época, completava 421 km. Os relatórios da ferrovia, durante a construção do trecho além de Avaré, citavam o "prolongamento até Três Ranchos", núcleo da futura cidade, que recebeu desde a inauguração da estação o seu nome definitivo. Com a situação precária da Sorocabana, que perdurou até cerca de 1905, acabou por ser o ponto final da ferrovia por dez anos, e por isso desenvolveu-se rapidamente. Já em 1918 se tornava município, separando-se de Avaré. Em 1923, foi construído um novo prédio para a estação. Em 15 de janeiro de 1999, passou por ali o último trem de passageiros da antiga linha-tronco da Sorocabana, suprimido pela Ferroban, sucessora da Fepasa estatal.
estacoesferroviarias.com.br
Breve Histórico da cidade
Fundada no dia 10 de Outubro de 1917, dia em que se emancipou, separando - se de Avaré, município vizinho, Cerqueira César de ótimo clima com apenas 16.320 habitantes (2004), faz da cidade um local tranquilo, servindo como refúgio da "adrenalina e stress" das grandes cidades.
Nesta cidade não há nem semáforo nem empresa de transportes municipais, sequer uma linha de onibus.
A circulação de onibus, deve - se apenas ao transporte de "Rurais", onde na região é muito comum, tendo sua economia voltada para o comércio e agricultura, mesmo tendo um distrito industrial.
Rodrigo Lopes
------------------------------------------------------------------------------------------
Depois de toda a informação, vamos às fotos!
As tirei durante minha estadia nessa cidade...
01 - Área externa da estação, parte voltada à cidade
![Imagem](http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAIApvVBipC_dvkVnIaAopPmBoMaaKQ6T4OcarV5by9OtFcbD3vmDZOUJaziSmlMUxLrVsCACQQGsZaV9GyitDPQAm1T1UKcvMJ5mzgdN4GYxWdqIwA72Uhfm.jpg)
02 - Geral do prédio principal
![Imagem](http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAADjSMPY3_YgIJf4cPyu-5upZy0xZaclhUIskAlN-8G4LSS7CuaHd1_6b4o4qxmxkhO5M0Pc8sEY7DNVKFVlNg2sAm1T1UAcWLaiIjLXL2cgxDeMsFqYbwrM5.jpg)
03 - Parte anexa ao prédio, com órgãos municipais e de inclusão social
![Imagem](http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAABV4Ti_No5Lp3D5ah26trvE7X428Uf-CtgQ5zgz2gTylWqGfQxiBlj2D7hzZtJNNQawSynwjb1QKt-hdA_mj5FMAm1T1UKHDAgJS_5jmSw9P4lE0X6ekR5vN.jpg)
04 - Outra parte anexa
![Imagem](http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAKy0mB_R6eBhJMTdkjBGRXJ2-g7BCeeFeGelEblM1S8whDneWyL26wGzNYfdAfPcmZMgFP7EzqYHFmVZoJja1X8Am1T1UHn1cR0kLRPx31Abgu5JbCVase2k.jpg)
05 - Geral
![Imagem](http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAOs6Y_8NkixBywr89ZbrLXbKPJiSYBIsfPf7UUkMNxcN77IWtcjvwTo8j9knBA_mrOZXmRKQ1xQv1DElLlw_6CYAm1T1UGJYSgy8mPBX26ViqrHLhIjfmnY2.jpg)
06 - Biblioteca Municipal até 2006 neste local, encontrava - se o conselho tutelar da cidade
![Imagem](http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAKLJRAJQjcaB6KuTwOXsjiBjupypMDRFxUTmE8B_BKDSTJBydUWODT-wXJyp2EguSyzA9LPW6kqgMVosZd8WEEcAm1T1UHyWcNxokW5VERdnix-cqL4Hi_bs.jpg)
07 - Biblioteca, interior da edificação
![Imagem](http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAACOZb_fwMdkzWQSIbatYwZJYW3JIMNKa8Ca9qOnrm3yXP9P_pai7DK1FvCdFOeyQRBzASPJIphc8_Z8s376jkF0Am1T1UIFFwz36ZiEYRUjAtg0SC4Uqosme.jpg)
08 - Uma porta aberta...
![think tnk](./images/smilies/thi.gif)
![Imagem](http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAB9SkRVGjG9PP-LO2zL90tUlc_rGUSKxCwQAyOzn_NIYUy8GHhI3ZT2SJQJ8zsKXF2zQ1E--nNTZ9d306223Dg8Am1T1UP8AUvx-tenn4AhUAzPJokVv4Cd8.jpg)
09 - Este corredor, com a porta ao fundo, dá para uma antiga passagem "Interior da estação - Plataforma"
![Imagem](http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAANFMEOdvQ5t85RJCfoEJuvpkEaWnXyBgeTRmUU4Ghw5pmR3AyhoHHJ0z5WT72SWwiNw8iJYrHYs_vOu468OcfHkAm1T1UID1LY8P5HHRjhBOODi6HaMebPh6.jpg)
10 - Início da escada, no mesmo local
![Imagem](http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAADHaFlh3AO8mMZwNEjSf5tbwsgBTxajlL8pSTtaI46I57F-3vkgPY6o5xNuvcPNH-i1pUju-hijIEI-ue_r9qzMAm1T1UKLyP9sfDr-VOz8f-uGyl-6otJc-.jpg)
11 - Não subi lá por que...
![think tnk](./images/smilies/thi.gif)
![Imagem](http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAKHSsFN0iyb0n4MUjn5zXKUz-HZ3E8GF0cg-4VaRaYkkV0xfgcfIXaMzrNe8iB94meQSzB6JLMg_MeJ1ciZa5bcAm1T1ULuG5ofRsc0DXOkG4zXOFiUlwz9E.jpg)
12 - Indo para a plataforma, uma plaquinha do que já foi este prédio...
![Imagem](http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAPQC_an2k2szNCLAhZDtjxAOrHby1c7HdqiGJtB324ydjPHXiHQrRJH1hDFZlOOmxnlTJSliRW5dQF99TPvcSRMAm1T1UKwsccNZo839jf3DZq0KwgN9_hPI.jpg)
13 - Bilheteria 01 (Me lembro quando criancinha, só essa funcionava, o dia inteiro com um bilheteiro e poucos clientes)
![Imagem](http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAPLiTr_yZT_kkyX9Jrar8raH62R0EBCiJo3O-qBK-tMzhsXgllfiBbfwgFaeFR3csdjIlCzmL7TxnJigcNuJ_rsAm1T1UFMjeNu-OfH6KhLderx_W299IWT_.jpg)
14 - Bilheteria 02, na época em que funcionava (10 anos atrás), ela ficava apenas aberta...
![Imagem](http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAKrHJxzZSfxkzW7674Ogm8WmWMN4Q0nx0JffY1r9MzkV3XJJ2fLbZ5NHd2oiIZUoMCJnlbyIM2jB68blG5KDb50Am1T1UMJRaXKLRwaU95LwfDD9zupZbjak.jpg)
15 - Já na plataforma
![Imagem](http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAKRMaX6rcKHWi8UioPHFq8vuHLOP7o4ms1GZW5-JckXfImmBX7Txgb89P7chniLN6BT-DW03dzB5ZINgSDgTC9gAm1T1UFtrRTQZM--n52Z3Rcdvyssf8ti4.jpg)
16 - Na plataforma, olhando sentido Avaré, São Paulo
![Imagem](http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAKnS4pMt92Ld0fshemXHIOrdwFg5aZFV9KBmx0ttOVsqZiJMk9w-NBZMiZlTGcOYYK21tq7nPOJG89xF5araD50Am1T1ULZmVyPBn2DwBgkLaECwY6T_A8tn.jpg)
17 - Olhando sentido Manduri, Presidente Prudente
![Imagem](http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAABrJYVulu7KkNdwPlmI7IsdV1VFuhFCRQCQ7fm1phgn8j-4ziq06eBuZwLhAicYrRsNKEywF3IIJLc3LpA0peFcAm1T1UAGpBMeY9E0JW13Avitosf-EDjH3.jpg)
18 - Desci pela via, numa passagem de nível recente (Construida em 2005), apenas para pedestres e motos
![Tongue :P](./images/smilies/tongue.gif)
![Imagem](http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAIKt-jW2Q5Qe1QJiEINJL6rer79au3qqIoO4tSnTqmXaVekrV0T4Q8gsPk45P2ro4tbKi3gRmBQugQWfZKkevbAAm1T1UBNQwDUO_9gIetsceteUEi_vw8un.jpg)
18 e "meio" - acesso facilitado, apesar da plataforma não ser alta
![Imagem](http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAALziW6mI8kLZKfMRGcN7OTldJZnNswhxMzLyMH5GSeWkLiWgIzRHscGNpLn-ncGOVPMoaolpojrFRm9xwbjCWIgAm1T1UDdXj547yOZgimjuuEypvVAQ58Wb.jpg)
19 - Plataforma para o "lado" de Avaré e São Paulo
![Imagem](http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAANS4IUcJR7SuVV-M23nBuBppQNvYkdrs-Pg5a8_Vgchm3UyThA8LZVDiL9Dq7Yt2uL5OhSI-LtDSeDjqfxuxV_EAm1T1UNh6aIy2FwU_AkMjcVmqmEAD_C7z.jpg)
20 - Plataforma para o "lado" de Manduri e Presidente Prudente
![Imagem](http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAOhmSwXACp1c6v1xLoPQUVxBbIDtYcT3S38LHc8oGmMBaVnTcC61nBQRqHjc0-ciWKJuhnX-JP22FwJA6iIJsKQAm1T1UJpq-mXpd1vbNelSiP2tvwrLraNK.jpg)
21 - Desci para a via, foto da via ativa
![Imagem](http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAFyVRJ2hxqq-95VZmNyLaYXBjDX_Ubi8fIRT5g7uT5_PzBW2efSmSN9tKaibM8oK0_67EVUpeT7FiMYlo-Zdz9wAm1T1UKvBJFhlQwNGihyldXRU8DoagAJF.jpg)
22 - A via desativada
![Imagem](http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAACZi4NUG3mtTwTDn0LWQDnqOq5HpuyJrtjYGQ8tahfuCOVIqHq2mZ2GRhE3Z8S6AnJVMXM6NSpjwSx70yJZ6AecAm1T1UMu4WKxm3cYDj9gZhyCoTPLKagMT.jpg)
23 - Isso é na via ativa!
![Imagem](http://images.orkut.com/orkut/photos/OAAAAArtTDyDVcrgKnqOQ7oq2LLTcdLtSrC7r_twPgzEombsvHveMZmH2AUTgcs0VOpQbFppOuHRMxQau3AHnjR6WIcAm1T1UPb7HYiO9Y_cirLLKw5ZC8m_Kwmr.jpg)
24 - Edificação da E.F.S, acredito que era o armazém de cargas, hoje é um "Bar & Bilhar"
![Imagem](http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAHo9I9qrhPvSlG1C_k2gGi1Yf0W_fHFJyN_BmyXQZa2KeIBN9PRtmtt3iBSMgNiOwWXjXYdyl3A5B8n6ii6NYE4Am1T1UNQLoRH5ibM3HyBBw2HCHRPjrTMU.jpg)
25 - Edificação em questão
![Imagem](http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAFQt5HoWfuY9nVGP-GXrDY-v8ZqUESr9-Z4LYCaf9Qe7yq3ehaxKL7nwOla5StcQu3PaudOQIVR0pnXo-fvsJNgAm1T1UPJ-MNiDlLfbp3RN_wfB_wtLUPH6.jpg)
26 - Geral da faixa de domínio da estação
![Imagem](http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAMk50igx7jWrT63uZCiqEdnznH5aY7YemdxZnnaTEohfGt7HrAANSRLjai37DMYkQdN8cIUEx9TdIho1TUnpstQAm1T1UCYwxWl1hu8-hM6HfOqT7_XOBrfL.jpg)
27 - Uma mais distante, com a leve curva da linha...
![Imagem](http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAF54pNzdpJa0ltNEo7w0m5vanS4VF3y3Ndgv-vsVhUHZuvo1N3fsFYh23FcWgeoR5ff0IGI3SP28uP-IFrPNjswAm1T1UL4tgrjGaoP34hpPT5OSWZ-NVQL1.jpg)
28 - Principal passagem de nível da cidade, nota -se via desativada, que ia ao pátio da estação, onde até alguns anos atrás tinha um vagão abandonado...
![Imagem](http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAJG_gB0PGUi6Amw0BEMK356Pvl9s2Xxr6DqxS3yXbYSHoOo425bGFqOPHB4AkpxiuIBXwwYpKivCmxoSpWEtIlwAm1T1ULdYFiinz3GIoHbHl_O5EhzH_QO0.jpg)
29 - Geral da passagem de nível
![Imagem](http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAJ9kCZpXquy59qSNhk_EybaW5vUV9WgMgELYqZoPWzABBtbrYiJzIVTgpoiCwxshh1tvtRqyQae8-iPgB_1OH_cAm1T1UBYbTYR1gNlhp1gTXCuhDbJl6wDx.jpg)
30 - Vestígio da 3°linha... Esta que após sua desativação (pelo menos 20 anos) foi cortada exatamente nessa parte para ser uma passagem de carros para facilitar o acesso ao bairro lateral à linha
![Imagem](http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAMs-STY1Pj35u3YomUSSArYWVGDEtYxXJMrfk6_bxtGLPyIqxRJgDuhqQPGS7YmkTV-BSNww6GRj9myrDadB07QAm1T1UCZOthH9Jkaxjl-K0ZRaAjm72Sba.jpg)
31 - Nesta, se nota claramente a nova passagem para carros, a 3°via cortada e a Sorocabana seguindo seu caminho para Presidente Prudente
![Imagem](http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAANY8pUkZJnwIWMBxh14j_NXJWkoTq_fPtUnc33sUiwKjhFyqFltzX72YW9TTFJV8rUdSzqUSX2LazK-YzDugcKoAm1T1ULVfCYrSxxzgnmZ8cMVyAP_iWV_e.jpg)
32 - Já na via, olhando sentido Estação, observando a passagem de nível e a cabine do controle de tráfego do pátio da estação...
Nesta cabine ficava um fiscal, que fechava a cancela da passagem de nível e/ ou modificar a rota, Linha 1/ 2/ 3 num desvio mais a frente.
![Imagem](http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAABUjQ9uwjd3dE5MqzyGuJ5oFma-xq-gWlUzTTAVRgTODatl1fFM6hbspnNwrbaRSzW12BACwx6c5dncDnjPP15YAm1T1ULrddHMrBKn3o3VDdX54scCNUtsZ.jpg)
33 - Maquinário de mudança de via
![Imagem](http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAHjyFyu6tKjJN6lqCsH0irByPaQZGPKIBXDeD021Gh0QSjBBLBqjKOPZbApr2lVjwGGS-J7f35Rhtrp49eWrIA8Am1T1UAL7FelrfcLUYCOWZ35t_kzO1sVg.jpg)
34 - O desvio
![Imagem](http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAMlORniMZypPTZ0ocSC3KppzGN6QoGtf4AtrDnW43EWhPoyavWAsFo9b0EHLukEHykNL-AIpjonoQ9SV5C1ujg8Am1T1UKy9YzXNsCtxVKbIgPRqmbgMm-E6.jpg)
35 - Detalhe do desvio
![Imagem](http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAANJNDZwa0Sbb2L4Qm2Rr4E2OLj7gj4Du1LH4DsYfkNx_VeNsI_r_KSP8AgtVTnt5D537cY98cAHfnZVjFtgAR7YAm1T1UOOqYhiWAmdLJTz-6DxBs3lZ7F5u.jpg)
36 - Sinalização, onde resta apenas a carcaça, visto que os equipamentos foram retirados pela ALL ou roubados
![ph34r :ph34r:](./images/smilies/ph34r.gif)
![Imagem](http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAHUerDCSlKOjuBBmkfpOnOqgLpoHgvAqwws1GZdfoPydusr4dLg0mWEro0Oz9UZ2vnx7VTxcpipKbjOM3385I88Am1T1UG3iunK2snE5w0txuT8ULrWNkG0m.jpg)
37 - Olhando sentido Presidente Prudente, bitola métrica, que passa por cima de um aterro, visto que geográficamente este local é um "vale", observe entorno da linha.
![Imagem](http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAKRIAgnAlSSr24z7Pfz4DNxXM3ce-c-KTtSuPPQnd8TEGrzaTCY7RyuIGiIVroKGVKIVPHtRuO8LhsMWIvToW9AAm1T1UIDhMzpoWZa65XxlT3CAQSl_b3nf.jpg)
Os dormentes deste trecho que percorri, encontram - se em estado utilizável ainda, porem alguns já pedem "arrego", mas como o tráfego de trens não é constante, não é necessário manutenção muito presente...
Alguns dormentes, aparentemente feitos por troncos de árvores de pequeno porte, não sei se é coisa da sorocabana ou da ALL, ou se duvidar, Fepasa e Ferroban...
Cheguei a ver trens de passageiros passar por aí, mas infelizmente nunca pude andar neles, pois era muito novinho e não tinha opinião ativa e meus pedidos eram ignorados...
Isso a 12 e 13 anos atrás...
é isso pessoal, espero que tenham gostado!
Por fim, um vídeo para ilustrar!
Gravado de um trem de passageiros no trecho em que fotografei
http://www.youtube.com/watch?v=DNy0bC0zjso
Acessem este Link acima!
Não sei porque não carregou na página...