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[E.F.S] Estação Cerqueira César, São Paulo - SP
Moderador: Caco
[E.F.S] Estação Cerqueira César, São Paulo - SP
Breve Histórico da Linha
A E. F. Sorocabana foi fundada em 1872, e o primeiro trecho da linha foi aberto em 1875, até Sorocaba. A linha-tronco se expandiu até 1922, quando atingiu Presidente Epitácio, nas margens do rio Paraná. Antes, porém, a EFS construiu vários ramais, e passou por trocas de donos e fusões: em 1892, foi fundida pelo Governo com a Ytuana, na época à beira da falência. Em 1903, o Governo Federal assumiu a ferrovia, vendida para o Governo paulista em 1905. Este a arrendou em 1907 para o grupo de Percival Farquhar, desaparecendo a Ytuana de vez, com suas linhas incorporadas pela EFS. Em 1919, o Governo paulista voltou a ser o dono, por causa da situação precária do grupo detentor. Assim foi até 1971, quando a EFS foi uma das ferrovias que formaram a estatal FEPASA. O seu trecho inicial, primeiro até Mairinque, depois somente até Amador Bueno, desde os anos 20 passaram a atender principalmente os trens de subúrbio. Com o surgimento da CPTM, em 1994, esse trecho passou a ser administrado por ela. Trens de passageiros de longo percurso trafegaram pela linha-tronco até 16/1/1999, quando foram suprimidos pela concessionária Ferroban, sucessora da Fepasa. A linha está ativa até hoje, para trens de carga.
estacoesferroviarias.com.br
Breve Histórico da Estação
A estação de Cerqueira César foi construída e inaugurada em 1896, como ponta da linha-tronco, que, na época, completava 421 km. Os relatórios da ferrovia, durante a construção do trecho além de Avaré, citavam o "prolongamento até Três Ranchos", núcleo da futura cidade, que recebeu desde a inauguração da estação o seu nome definitivo. Com a situação precária da Sorocabana, que perdurou até cerca de 1905, acabou por ser o ponto final da ferrovia por dez anos, e por isso desenvolveu-se rapidamente. Já em 1918 se tornava município, separando-se de Avaré. Em 1923, foi construído um novo prédio para a estação. Em 15 de janeiro de 1999, passou por ali o último trem de passageiros da antiga linha-tronco da Sorocabana, suprimido pela Ferroban, sucessora da Fepasa estatal.
estacoesferroviarias.com.br
Breve Histórico da cidade
Fundada no dia 10 de Outubro de 1917, dia em que se emancipou, separando - se de Avaré, município vizinho, Cerqueira César de ótimo clima com apenas 16.320 habitantes (2004), faz da cidade um local tranquilo, servindo como refúgio da "adrenalina e stress" das grandes cidades.
Nesta cidade não há nem semáforo nem empresa de transportes municipais, sequer uma linha de onibus.
A circulação de onibus, deve - se apenas ao transporte de "Rurais", onde na região é muito comum, tendo sua economia voltada para o comércio e agricultura, mesmo tendo um distrito industrial.
Rodrigo Lopes
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Depois de toda a informação, vamos às fotos!
As tirei durante minha estadia nessa cidade...
01 - Área externa da estação, parte voltada à cidade
02 - Geral do prédio principal
03 - Parte anexa ao prédio, com órgãos municipais e de inclusão social
04 - Outra parte anexa
05 - Geral
06 - Biblioteca Municipal até 2006 neste local, encontrava - se o conselho tutelar da cidade
07 - Biblioteca, interior da edificação
08 - Uma porta aberta...
09 - Este corredor, com a porta ao fundo, dá para uma antiga passagem "Interior da estação - Plataforma"
10 - Início da escada, no mesmo local
11 - Não subi lá por que... eu tinha que pegar o onibus, na rodoviária que fica ao lado...
12 - Indo para a plataforma, uma plaquinha do que já foi este prédio...
13 - Bilheteria 01 (Me lembro quando criancinha, só essa funcionava, o dia inteiro com um bilheteiro e poucos clientes)
14 - Bilheteria 02, na época em que funcionava (10 anos atrás), ela ficava apenas aberta...
15 - Já na plataforma
16 - Na plataforma, olhando sentido Avaré, São Paulo
17 - Olhando sentido Manduri, Presidente Prudente
18 - Desci pela via, numa passagem de nível recente (Construida em 2005), apenas para pedestres e motos ... e a partir dela, esta foto e a passagem de nível centralizada
18 e "meio" - acesso facilitado, apesar da plataforma não ser alta
19 - Plataforma para o "lado" de Avaré e São Paulo
20 - Plataforma para o "lado" de Manduri e Presidente Prudente
21 - Desci para a via, foto da via ativa
22 - A via desativada
23 - Isso é na via ativa!
24 - Edificação da E.F.S, acredito que era o armazém de cargas, hoje é um "Bar & Bilhar"
25 - Edificação em questão
26 - Geral da faixa de domínio da estação
27 - Uma mais distante, com a leve curva da linha...
28 - Principal passagem de nível da cidade, nota -se via desativada, que ia ao pátio da estação, onde até alguns anos atrás tinha um vagão abandonado...
29 - Geral da passagem de nível
30 - Vestígio da 3°linha... Esta que após sua desativação (pelo menos 20 anos) foi cortada exatamente nessa parte para ser uma passagem de carros para facilitar o acesso ao bairro lateral à linha
31 - Nesta, se nota claramente a nova passagem para carros, a 3°via cortada e a Sorocabana seguindo seu caminho para Presidente Prudente
32 - Já na via, olhando sentido Estação, observando a passagem de nível e a cabine do controle de tráfego do pátio da estação...
Nesta cabine ficava um fiscal, que fechava a cancela da passagem de nível e/ ou modificar a rota, Linha 1/ 2/ 3 num desvio mais a frente.
33 - Maquinário de mudança de via
34 - O desvio
35 - Detalhe do desvio
36 - Sinalização, onde resta apenas a carcaça, visto que os equipamentos foram retirados pela ALL ou roubados
37 - Olhando sentido Presidente Prudente, bitola métrica, que passa por cima de um aterro, visto que geográficamente este local é um "vale", observe entorno da linha.
Os dormentes deste trecho que percorri, encontram - se em estado utilizável ainda, porem alguns já pedem "arrego", mas como o tráfego de trens não é constante, não é necessário manutenção muito presente...
Alguns dormentes, aparentemente feitos por troncos de árvores de pequeno porte, não sei se é coisa da sorocabana ou da ALL, ou se duvidar, Fepasa e Ferroban...
Cheguei a ver trens de passageiros passar por aí, mas infelizmente nunca pude andar neles, pois era muito novinho e não tinha opinião ativa e meus pedidos eram ignorados...
Isso a 12 e 13 anos atrás...
é isso pessoal, espero que tenham gostado!
Por fim, um vídeo para ilustrar!
Gravado de um trem de passageiros no trecho em que fotografei
http://www.youtube.com/watch?v=DNy0bC0zjso
Acessem este Link acima!
Não sei porque não carregou na página...
A E. F. Sorocabana foi fundada em 1872, e o primeiro trecho da linha foi aberto em 1875, até Sorocaba. A linha-tronco se expandiu até 1922, quando atingiu Presidente Epitácio, nas margens do rio Paraná. Antes, porém, a EFS construiu vários ramais, e passou por trocas de donos e fusões: em 1892, foi fundida pelo Governo com a Ytuana, na época à beira da falência. Em 1903, o Governo Federal assumiu a ferrovia, vendida para o Governo paulista em 1905. Este a arrendou em 1907 para o grupo de Percival Farquhar, desaparecendo a Ytuana de vez, com suas linhas incorporadas pela EFS. Em 1919, o Governo paulista voltou a ser o dono, por causa da situação precária do grupo detentor. Assim foi até 1971, quando a EFS foi uma das ferrovias que formaram a estatal FEPASA. O seu trecho inicial, primeiro até Mairinque, depois somente até Amador Bueno, desde os anos 20 passaram a atender principalmente os trens de subúrbio. Com o surgimento da CPTM, em 1994, esse trecho passou a ser administrado por ela. Trens de passageiros de longo percurso trafegaram pela linha-tronco até 16/1/1999, quando foram suprimidos pela concessionária Ferroban, sucessora da Fepasa. A linha está ativa até hoje, para trens de carga.
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Breve Histórico da Estação
A estação de Cerqueira César foi construída e inaugurada em 1896, como ponta da linha-tronco, que, na época, completava 421 km. Os relatórios da ferrovia, durante a construção do trecho além de Avaré, citavam o "prolongamento até Três Ranchos", núcleo da futura cidade, que recebeu desde a inauguração da estação o seu nome definitivo. Com a situação precária da Sorocabana, que perdurou até cerca de 1905, acabou por ser o ponto final da ferrovia por dez anos, e por isso desenvolveu-se rapidamente. Já em 1918 se tornava município, separando-se de Avaré. Em 1923, foi construído um novo prédio para a estação. Em 15 de janeiro de 1999, passou por ali o último trem de passageiros da antiga linha-tronco da Sorocabana, suprimido pela Ferroban, sucessora da Fepasa estatal.
estacoesferroviarias.com.br
Breve Histórico da cidade
Fundada no dia 10 de Outubro de 1917, dia em que se emancipou, separando - se de Avaré, município vizinho, Cerqueira César de ótimo clima com apenas 16.320 habitantes (2004), faz da cidade um local tranquilo, servindo como refúgio da "adrenalina e stress" das grandes cidades.
Nesta cidade não há nem semáforo nem empresa de transportes municipais, sequer uma linha de onibus.
A circulação de onibus, deve - se apenas ao transporte de "Rurais", onde na região é muito comum, tendo sua economia voltada para o comércio e agricultura, mesmo tendo um distrito industrial.
Rodrigo Lopes
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Depois de toda a informação, vamos às fotos!
As tirei durante minha estadia nessa cidade...
01 - Área externa da estação, parte voltada à cidade
02 - Geral do prédio principal
03 - Parte anexa ao prédio, com órgãos municipais e de inclusão social
04 - Outra parte anexa
05 - Geral
06 - Biblioteca Municipal até 2006 neste local, encontrava - se o conselho tutelar da cidade
07 - Biblioteca, interior da edificação
08 - Uma porta aberta...
09 - Este corredor, com a porta ao fundo, dá para uma antiga passagem "Interior da estação - Plataforma"
10 - Início da escada, no mesmo local
11 - Não subi lá por que... eu tinha que pegar o onibus, na rodoviária que fica ao lado...
12 - Indo para a plataforma, uma plaquinha do que já foi este prédio...
13 - Bilheteria 01 (Me lembro quando criancinha, só essa funcionava, o dia inteiro com um bilheteiro e poucos clientes)
14 - Bilheteria 02, na época em que funcionava (10 anos atrás), ela ficava apenas aberta...
15 - Já na plataforma
16 - Na plataforma, olhando sentido Avaré, São Paulo
17 - Olhando sentido Manduri, Presidente Prudente
18 - Desci pela via, numa passagem de nível recente (Construida em 2005), apenas para pedestres e motos ... e a partir dela, esta foto e a passagem de nível centralizada
18 e "meio" - acesso facilitado, apesar da plataforma não ser alta
19 - Plataforma para o "lado" de Avaré e São Paulo
20 - Plataforma para o "lado" de Manduri e Presidente Prudente
21 - Desci para a via, foto da via ativa
22 - A via desativada
23 - Isso é na via ativa!
24 - Edificação da E.F.S, acredito que era o armazém de cargas, hoje é um "Bar & Bilhar"
25 - Edificação em questão
26 - Geral da faixa de domínio da estação
27 - Uma mais distante, com a leve curva da linha...
28 - Principal passagem de nível da cidade, nota -se via desativada, que ia ao pátio da estação, onde até alguns anos atrás tinha um vagão abandonado...
29 - Geral da passagem de nível
30 - Vestígio da 3°linha... Esta que após sua desativação (pelo menos 20 anos) foi cortada exatamente nessa parte para ser uma passagem de carros para facilitar o acesso ao bairro lateral à linha
31 - Nesta, se nota claramente a nova passagem para carros, a 3°via cortada e a Sorocabana seguindo seu caminho para Presidente Prudente
32 - Já na via, olhando sentido Estação, observando a passagem de nível e a cabine do controle de tráfego do pátio da estação...
Nesta cabine ficava um fiscal, que fechava a cancela da passagem de nível e/ ou modificar a rota, Linha 1/ 2/ 3 num desvio mais a frente.
33 - Maquinário de mudança de via
34 - O desvio
35 - Detalhe do desvio
36 - Sinalização, onde resta apenas a carcaça, visto que os equipamentos foram retirados pela ALL ou roubados
37 - Olhando sentido Presidente Prudente, bitola métrica, que passa por cima de um aterro, visto que geográficamente este local é um "vale", observe entorno da linha.
Os dormentes deste trecho que percorri, encontram - se em estado utilizável ainda, porem alguns já pedem "arrego", mas como o tráfego de trens não é constante, não é necessário manutenção muito presente...
Alguns dormentes, aparentemente feitos por troncos de árvores de pequeno porte, não sei se é coisa da sorocabana ou da ALL, ou se duvidar, Fepasa e Ferroban...
Cheguei a ver trens de passageiros passar por aí, mas infelizmente nunca pude andar neles, pois era muito novinho e não tinha opinião ativa e meus pedidos eram ignorados...
Isso a 12 e 13 anos atrás...
é isso pessoal, espero que tenham gostado!
Por fim, um vídeo para ilustrar!
Gravado de um trem de passageiros no trecho em que fotografei
http://www.youtube.com/watch?v=DNy0bC0zjso
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Não sei porque não carregou na página...
Editado pela última vez por Lopes em 27 Jul 2009, 20:20, em um total de 4 vezes.
Rodrigo Lopes
-
- MODERADOR GLOBAL
- Mensagens: 2520
- Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
- Localização: São Bernardo do Campo
Re: [E.F.S] Estação Cerqueira César, São Paulo - SP
Muito obrigado, Lopes!
Muito, mas muito bom mesmo!!!
app app app app app app app
Muito, mas muito bom mesmo!!!
app app app app app app app
Re: [E.F.S] Estação Cerqueira César, São Paulo - SP
RLBLopes, caramba, que coisa legal, que achado!!! Obrigado por contribuir para o TGVBR! Escolha depois a que você acha legal para fazer a thumb do catalogo!!!
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- MEMBRO PLENO 2.0
- Mensagens: 577
- Registrado em: 06 Mar 2009, 12:56
Re: [E.F.S] Estação Cerqueira César, São Paulo - SP
Parabens Lopes, isso que eu chamo de sequencia dos temas, Avare me aguarde.
O mesmo passageiro que entra no trem, é o mesmos que desçe nas proximas estaçoes
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- MEMBRO FREQUENTE
- Mensagens: 130
- Registrado em: 29 Mar 2009, 12:14
- Localização: ↕DEO <-> ↕BUT (em breve?)
Re: [E.F.S] Estação Cerqueira César, São Paulo - SP
Engraçado, a plataforma da estação nem parece abandonada, a impressão é que ainda há trens de passageiros passando ali. Inclusive a via desativada parece estar "utilizável" (pelo menos, nas fotos). Só os restos da eletrificação e do pátio é que revelam o abandono. Um ótimo relato, parabéns, Lopes!
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- COORDENADOR
- Mensagens: 2508
- Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
- Localização: Rio de Janeiro/RJ
Re: [E.F.S] Estação Cerqueira César, São Paulo - SP
Que bonita a estação de tijolos
Gostei muito da plataforma, bastante larga... A fachada do prédio está impecável. Nossa que bom seria se todas as nossas estações desativadas estivesse nesse estado.
Lopes, como o Horácio falou, por favor escolha a sua foto favorita para fazermos a miniatura e adicionarmos esse grande achado no nosso índice
Gostei muito da plataforma, bastante larga... A fachada do prédio está impecável. Nossa que bom seria se todas as nossas estações desativadas estivesse nesse estado.
Lopes, como o Horácio falou, por favor escolha a sua foto favorita para fazermos a miniatura e adicionarmos esse grande achado no nosso índice
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.
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- MEMBRO PLENO 2.0
- Mensagens: 577
- Registrado em: 06 Mar 2009, 12:56
Re: [E.F.S] Estação Cerqueira César, São Paulo - SP
Esta via é utlizada pela ALL, só para cargas, o ultimo trem de passageiros passou por la em 15/01/1999, quanto a conservação a prefeitura utliza estas dependencias como Museu e Biblioteca, vide fotos.Vadim escreveu:Engraçado, a plataforma da estação nem parece abandonada, a impressão é que ainda há trens de passageiros passando ali.
O mesmo passageiro que entra no trem, é o mesmos que desçe nas proximas estaçoes
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