BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR

CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com

ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!

Veículos de manutenção

Área para discussões sobre aspectos técnicos e de Engenharia dos elementos que compõem as ferrovias e seu material rodante.

Moderadores: AGV, Francis, Vicente

Avatar do usuário

MHTM
MEMBRO JR
Mensagens: 59
Registrado em: 25 Ago 2009, 21:05
Contato:

Re: Veículos de manutenção

Mensagem não lida por MHTM » 30 Set 2009, 20:52

Olá à todos!

Atendendo o pedido do Vicente, vou postar aqui o que sei sobre esses Veiculos de manutenção.

Peço a paciencia dos Sr's as vezes demoro para criar os posts (falta de tempo).

mas prometo a descubrir e ensinar os senhores pelas pequenas maquinas que auxiliam na manutenção, do nosso sistema mais eficaz de transporte.

:TW: <O>
Imagem
2011 - Ano de Abraão!

Avatar do usuário

Felipe02
MEMBRO FREQUENTE
Mensagens: 240
Registrado em: 01 Jun 2009, 18:58
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Re: Veículos de manutenção

Mensagem não lida por Felipe02 » 30 Set 2009, 21:00

Tenho uma foto quando faziam manutenção na Rede Aérea na estação do Tatuapé pela linha 12

Imagem

Imagem ruim, tirei do meu celular.

Avatar do usuário

MHTM
MEMBRO JR
Mensagens: 59
Registrado em: 25 Ago 2009, 21:05
Contato:

Re: Veículos de manutenção

Mensagem não lida por MHTM » 30 Set 2009, 21:04

Reguladora de lastro.

Imagem

Após ser feito o guarnecimento de lastro, é necessário organizá-lo,formando assim a correta geometria da via e a correta socaria da mesma.


Como funciona?
Após passar o vagão hopper carregado de lastro, pedra britada, e despeja quilos de brita em cima da via.


Imagem

Vem a reguladora de lastro, para espalhar de forma uniforme o lastro sobre a via. E assim deixar a via em sua geometria correta. Formando com seus arados laterais os ombros da via e espalhando sobre os dormentes o lastro para

ser socado, caso haja lastro no interior da via, um arado central espalha para que esse lastro não fique acima do dormente, teoricamente.

Imagem

Os arados são movimentados por atuadores hidraulicos, comandados no interior das cabinas. Possui uma força incrivel, capaz de carregar um bonde-de-Impedancia.

Videos da reguladora em TMD



Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
2011 - Ano de Abraão!

Avatar do usuário

MHTM
MEMBRO JR
Mensagens: 59
Registrado em: 25 Ago 2009, 21:05
Contato:

Re: Veículos de manutenção

Mensagem não lida por MHTM » 30 Set 2009, 21:12

Uma desguarnecedora de lastro.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem




MRS Logística coloca em operação a desguarnecedora de ombro de lastro, equipamento único no Brasil, usado para manutenção da malha ferroviária. A empresa investiu R$ 11 milhões na compra da máquina, de origem americana. A função dela é limpar o lastro onde se apoiam os trilhos, garantindo assim a drenagem das águas da chuva. Isto porque, com o passar do tempo, é comum que os “finos” (pó, minério e carvão) acumulem-se, comprometendo a drenagem. A desguarnecedora interrompe o ciclo vicioso da ferrovia, melhora a produtividade dos trabalhos e assegura mais confiabilidade à sua malha. O equipamento pesa 182,7 toneladas, mede 75 metros e será usado ao longo de toda a malha ferroviária sob sua responsabilidade.

fonte:http://trensecia.fotopages.com/?entry=1091820
Imagem
2011 - Ano de Abraão!

Avatar do usuário

Autor do tópico
Vicente
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 2520
Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
Localização: São Bernardo do Campo

Re: Veículos de manutenção

Mensagem não lida por Vicente » 30 Set 2009, 21:16

Muito obrigado, mesmo, Márcio!
Este é o espírito do TGV, de a gente tentar compartilhar o que sabe, pra somar o conhecimento de todos! okk app app
Isto é muito bom, poder explicar o funcionamento da ferrovia. Não é só o trem que a gente vê levando pessoas ou carga, tem toda a estrutura de apoio e manutenção que garante o funcionamento correto da ferrovia.
Felipe, este veículo de RA que mostrou é o mesmo que meu irmão cedeu a foto. Legal vê-lo em ação! vv

Avatar do usuário

MHTM
MEMBRO JR
Mensagens: 59
Registrado em: 25 Ago 2009, 21:05
Contato:

Re: Veículos de manutenção

Mensagem não lida por MHTM » 30 Set 2009, 22:20

Vicente A.O.Junior escreveu:Muito obrigado, mesmo, Márcio!
Este é o espírito do TGV, de a gente tentar compartilhar o que sabe, pra somar o conhecimento de todos! okk app app
Isto é muito bom, poder explicar o funcionamento da ferrovia. Não é só o trem que a gente vê levando pessoas ou carga, tem toda a estrutura de apoio e manutenção que garante o funcionamento correto da ferrovia.
Felipe, este veículo de RA que mostrou é o mesmo que meu irmão cedeu a foto. Legal vê-lo em ação! vv
por nada vivente!

agora se tratando de RA, é o mesmo modelo, mas não sei se quer dizer ao mesmo veiculo. pois se não me engano a CPTM possui 2 desses carros, iguais.
Imagem
2011 - Ano de Abraão!


Gustavodc
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1691
Registrado em: 13 Jan 2009, 01:27
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Veículos de manutenção

Mensagem não lida por Gustavodc » 01 Out 2009, 09:04

Bah!

Nem direi nada, simplesmente animal!

Valeu mesmo!


Sobre a maquininha da MRS, a ALL poderia ter uma também. E também poderia utilizar brita como lastro e não escória... wll wll :gr: :ttn:

Avatar do usuário

MHTM
MEMBRO JR
Mensagens: 59
Registrado em: 25 Ago 2009, 21:05
Contato:

Re: Veículos de manutenção

Mensagem não lida por MHTM » 01 Out 2009, 22:42

Gustavodc escreveu:Sobre a maquininha da MRS, a ALL poderia ter uma também. E também poderia utilizar brita como lastro e não escória... wll wll :gr: :ttn:
O caso de usar brita ou escória depende do lugar....

é mais em proximidades de siderurgicas. mas para mim é bom que eles usem a escória como lastro, pois se não fosse usado poderia ser mais um agente destruidor da natureza....é melhor destruir o solo de uma faixa ferroviaria do que destruir uma floresta.

mas pelo que eu saiba, a desguarnecedora tbm pode ser usada em lastro de escória.
Imagem
2011 - Ano de Abraão!


Gustavodc
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1691
Registrado em: 13 Jan 2009, 01:27
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Veículos de manutenção

Mensagem não lida por Gustavodc » 02 Out 2009, 14:20

Mas isso não influencia na segurança da VP?

Sempre fico sabendo de mais descarrilamentos da malha da ALL do que da MRS, por exemplo.


Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2262
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

Re: Veículos de manutenção

Mensagem não lida por Landrail » 04 Out 2009, 19:59

Caramba, procurei esse tópico igual louco para fazer um trabalho para o CEFET, e ele estava aqui .:(
Acho que esse tópico deveria ser movido para outro local.
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg


Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2262
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

Re: Veículos de manutenção

Mensagem não lida por Landrail » 04 Out 2009, 20:09

Gustavodc escreveu:Mas isso não influencia na segurança da VP?

Sempre fico sabendo de mais descarrilamentos da malha da ALL do que da MRS, por exemplo.
Isso vai depender do techo, existem trechos que não justifica colocar lastro, aliás existem trechos tanto da ALL quanto FCA que são utilizados trilhos TR35 que circulam no máximo G-12.
Pra você ter idéia a EFVM utiliza na linha tronco TR-68 e pequenos ramais como o da Ypiranga em Governador Valadares o TR-35 onde só ocorre manobra com G-12,nem em sonho as Dash-9 circulam por lá.
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg


Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2262
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

Re: Veículos de manutenção

Mensagem não lida por Landrail » 05 Out 2009, 14:16

Equipamentos da VALE/ EFC Estrada de Ferro Carajás:

Equipamentos em Santa Inês.
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg

Avatar do usuário

Autor do tópico
Vicente
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 2520
Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
Localização: São Bernardo do Campo

Re: Veículos de manutenção

Mensagem não lida por Vicente » 05 Out 2009, 21:56

Quanto mais a gente conhece da ferrovia, mais a gente vê que tem ainda muito pra aprender...
Que maquinário!

Avatar do usuário

MHTM
MEMBRO JR
Mensagens: 59
Registrado em: 25 Ago 2009, 21:05
Contato:

Re: Veículos de manutenção

Mensagem não lida por MHTM » 08 Out 2009, 22:27

pow cara que muito boa foto, essa ultima.

pegou a esmerilhadora de trilhos bem na hora H.

prometo ao pessoal que postarei mais de outros maquinarios, mas digo uma coisa: será apenas maquinarios mecanicos, maquinarios de manutenção em eletricidade eu não sei muito.
Imagem
2011 - Ano de Abraão!

Avatar do usuário

Autor do tópico
Vicente
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 2520
Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
Localização: São Bernardo do Campo

Re: Veículos de manutenção

Mensagem não lida por Vicente » 08 Out 2009, 23:44

Normal, Marcio! Pra gente que é da área de mecânica, o "eletriquês" muitas vezes é difícil de entender! :lol:
Com o tempo, as coisas da elétrica ficam mais clara, e a gente aprende o idioma do "país vizinho". :rl:

Avatar do usuário

Autor do tópico
Vicente
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 2520
Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
Localização: São Bernardo do Campo

Re: Veículos de manutenção

Mensagem não lida por Vicente » 18 Nov 2009, 18:22

Flagrantes da manutenção
-truques do metrô indo do PAT pra algum lugar (PIT (Páteo Itaquera)? EPB (Estacionamento/Pátio Belém)?. Eram Cobrasma, e seguiam pela Ricardo Jafet
Imagem
Imagem

Uma U-20 da CPTM em Santo André, ao anoitecer
Imagem

E um auto de linha em SCT
Imagem

Vi uma picape terra-via do metrô, mas não deu tempo de fotografar. :( Estava perto da estação São Joaquim.

Avatar do usuário

AGV
FUNDADOR
Mensagens: 3168
Registrado em: 29 Mar 2008, 02:55
Localização: SÃO PAULO - SP
Contato:

Re: Veículos de manutenção

Mensagem não lida por AGV » 18 Nov 2009, 18:39

Os caras não deixam passar nada! :lol:


Legal. okk


Racia
MEMBRO FREQUENTE
Mensagens: 121
Registrado em: 28 Out 2009, 09:12

Re: Veículos de manutenção

Mensagem não lida por Racia » 18 Nov 2009, 19:20

Excelente este tópico. Não é muito comum ver fotografias dessas maquinas de origem americana. Estou mais habituado aos equipamentos da Suiça Matisa ou da Austríaca Plasser & Theurer.

Pergunta: alguma companhia brasileira tem material de auscultação automática da via? de que marca? existem fotografias?

Obrigado
rp


Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Re: Veículos de manutenção

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 19 Nov 2009, 19:39

racia escreveu:Excelente este tópico. Não é muito comum ver fotografias dessas maquinas de origem americana. Estou mais habituado aos equipamentos da Suiça Matisa ou da Austríaca Plasser & Theurer.

Pergunta: alguma companhia brasileira tem material de auscultação automática da via? de que marca? existem fotografias?

Obrigado
rp
O que seria isso ?


se for de ultrassom, o Metrô SP tem.
Imagem


Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Veículos de manutenção

Mensagem não lida por Tiago Costa » 19 Nov 2009, 19:45

Talvez seja também algum veículo como aquele que a CPTM está licitando, de leitura dos parâmetros da via permanente.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “SEÇÃO TÉCNICA”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante