BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR

CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com

ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!

Estrada de Ferro de Itatinga (parte 3): Trecho Eletrificado

Moderador: Caco


Autor do tópico
Caco
MODERADOR - MEMÓRIA FERROVIÁRIA
Mensagens: 411
Registrado em: 09 Jun 2008, 22:01
Localização: Mogi das Cruzes/SP

Estrada de Ferro de Itatinga (parte 3): Trecho Eletrificado

Mensagem não lida por Caco » 30 Out 2009, 01:43

Estrada de Ferro de Itatinga (parte 3): Trecho Eletrificado

O trecho eletrificado da Estrada de Ferro de Itatinga possui 7.250 metros de extensão, num terreno totalmente plano, cruzando uma zona de mangue de Bertioga, no litoral paulista. Ele liga a Vila de Itatinga ao porto do Rio Itapanhaú, onde saem os barcos para Bertioga.

Inaugurada em 1906, a Estrada de Ferro de Itatinga possui cerca de 13 quilômentros de extensão, tendo ainda um trecho no alto da Serra do Mar e um sistema funicular na subida da serra. O trecho mostrado neste tópico foi eletrificado apenas em 1958, mais de 50 anos após sua inauguração. Nos primeiros 50 anos os carros e vagões eram tracionados por locomotivas à vapor, sendo que uma está exposta até hoje na Vila de Itatinga. Com a eletrificação o serviço passou a ser executado por bondes, que foram construídos nas oficinas da Companhia Docas de Santos (atual CODESP).

As fotos foram feitas no último domingo (25 de outubro de 2009) e infelizmente o serviço era operado por um trator rodoferroviário Valtra (fabricado em Mogi das Cruzes!), pois os dois bondes encontram-se em reforma desde agosto. O serviço possui 4 horários diários e é gratuito, estando à disposição dos funcionários da usina hidrelétrica, dos 120 moradores da Vila de Itatinga e dos turistas que visitam a vila nos fins de semana.

01. Início do trecho eletrificado no pátio ao lado do prédio da usina hidrelétrica.
Imagem

02. Um dos bondes que operam no trecho e que passa por reformas.
Imagem

03. Os simpáticos carros que fazem o serviço de passageiros.
Imagem

04. Os trilhos e uma vista frontal do prédio da usina hidrelétrica.
Imagem

05. Vagões de serviço.
Imagem

06. Mudança de via.
Imagem

07. Uma das duas paradas existentes na Vila de Itatinga.
Imagem

08. Não há ruas na Vila de Itatinga, apenas os trilhos e uma calçada ao lado.
Imagem

09. A segunda parada.
Imagem

10. Ponte metálica na saída da Vila de Itatinga.
Imagem

11. A ponte e a Vila, com a Serra do Mar ao fundo.
Imagem

12. 16:00: aguardando o bonde.
Imagem

13. O “Mogiano” tracionando os carros de passageiros.
Imagem

14. Todos à bordo.
Imagem

15. Indo embora.
Imagem

16. O trajeto tem poucas curvas.
Imagem

17. A única parada do trajeto: Abrigo da Fazenda.
Imagem

18. A curva mais fechada do trajeto.
Imagem

19. Oficina da ferrovia.
Imagem

20. Já na parada final do Porto de Rio Itapanhaú.
Imagem

21. A linha com a Serra do Mar ao fundo.
Imagem

22. A parada e o porto do Rio Itapanhaú vistos da outra margem.
Imagem


Obrigado pela visita, espero que tenham gostado.

Um grande abraço.

Comentem!


Jorge Luis
MEMBRO PLENO 2.0
Mensagens: 577
Registrado em: 06 Mar 2009, 12:56

Re: Estrada de Ferro de Itatinga (parte 3): Trecho Eletrificado

Mensagem não lida por Jorge Luis » 30 Out 2009, 20:06

Como é que se faz para ir a este PARAIZO.
O mesmo passageiro que entra no trem, é o mesmos que desçe nas proximas estaçoes


Gustavodc
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1691
Registrado em: 13 Jan 2009, 01:27
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Estrada de Ferro de Itatinga (parte 3): Trecho Eletrificado

Mensagem não lida por Gustavodc » 31 Out 2009, 08:19

Pô, só achei que o trator foi meio "broxante", pensei que era um elétrico que puxava mesmo.

Mas de qualquer maneira, maravilhoso, sem palavras, DU PERU!

Todo mundo falando em VLT e temos um aqui debaixo do Nariz.

Qual é a tarifa Caco? Quem opera?


Autor do tópico
Caco
MODERADOR - MEMÓRIA FERROVIÁRIA
Mensagens: 411
Registrado em: 09 Jun 2008, 22:01
Localização: Mogi das Cruzes/SP

Re: Estrada de Ferro de Itatinga (parte 3): Trecho Eletrificado

Mensagem não lida por Caco » 01 Nov 2009, 23:33

Gustavodc escreveu:Pô, só achei que o trator foi meio "broxante", pensei que era um elétrico que puxava mesmo.

Mas de qualquer maneira, maravilhoso, sem palavras, DU PERU!

Todo mundo falando em VLT e temos um aqui debaixo do Nariz.

Qual é a tarifa Caco? Quem opera?
Em poucos meses, Gustavo, os elétricos devem voltar à operação pois estão em reforma. Na primeira vez que fui à Itatinga andei neles.

O serviço é gratuito e é operado pela Companhia Docas do Estado de São Paulo (CODESP), que administra o Complexo de Itatinga (vila, ferrovia e usina hidrelétrica).


Autor do tópico
Caco
MODERADOR - MEMÓRIA FERROVIÁRIA
Mensagens: 411
Registrado em: 09 Jun 2008, 22:01
Localização: Mogi das Cruzes/SP

Re: Estrada de Ferro de Itatinga (parte 3): Trecho Eletrificado

Mensagem não lida por Caco » 01 Nov 2009, 23:37

Jorge Luis escreveu:Como é que se faz para ir a este PARAIZO.
Há duas maneiras de se visitar Itatinga, Jorge.

A que eu fiz nas duas vezes que fui lá é a mais "punk": é uma trilha que sai do Parque das Neblinas, em Mogi das Cruzes, desce a Serra do Mar e chega à Vila de Itatinga, numa caminhada puxada de 6 horas, em meio à Mata Atlântica.

A segunda maneira é ir de bonde mesmo (ida e volta), pegando a balsa sobre o Rio Itatinga. Infelizmente não achei a tabela de horários, mas este serviço possui 4 horários diários.

Avatar do usuário

Inconfidente
MEMBRO PLENO 2.0
Mensagens: 560
Registrado em: 05 Jun 2008, 14:13
Localização: Belo Horizonte

Re: Estrada de Ferro de Itatinga (parte 3): Trecho Eletrificado

Mensagem não lida por Inconfidente » 02 Nov 2009, 19:02

Muito legal este passeio. Bom saber também que a comunidade usa o transporte.

O trem entre Ouro Preto e Mariana também é, além de turístico, comercial. As pessoas das duas cidades usam o transporte.

Acho que o Brasil está redescobrindo o potencial dos trilhos através do turismo.

Quem sabe não começam a difundir as linhas de passageiros vendo como são viáveis e de menor custo de manutenção do que estradas partindo de experiências como essas.

<O>


Gustavodc
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1691
Registrado em: 13 Jan 2009, 01:27
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Estrada de Ferro de Itatinga (parte 3): Trecho Eletrificado

Mensagem não lida por Gustavodc » 02 Nov 2009, 19:18

Caco, qual a velocidade máxima?

Avatar do usuário

Eduardo GJF
MEMBRO PLENO 2.0
Mensagens: 601
Registrado em: 22 Jan 2009, 18:58
Localização: São Paulo

Re: Estrada de Ferro de Itatinga (parte 3): Trecho Eletrificado

Mensagem não lida por Eduardo GJF » 02 Nov 2009, 20:29

Quando eu fui eu só precisei ir do centro de Bertioga (tenho casa lá) até o porto, no Itapanhaú.

Aliás, uma ajudinha pro povo se localizar:
Imagem
Como engenheiro, grande poeta.


Autor do tópico
Caco
MODERADOR - MEMÓRIA FERROVIÁRIA
Mensagens: 411
Registrado em: 09 Jun 2008, 22:01
Localização: Mogi das Cruzes/SP

Re: Estrada de Ferro de Itatinga (parte 3): Trecho Eletrificado

Mensagem não lida por Caco » 03 Nov 2009, 23:21

Gustavodc escreveu:Caco, qual a velocidade máxima?
O percurso foi feito em uns 20 minutos. A velocidade máxima deve ser em torno dos 30 km/h. Acredito que as elétricas sejam (um pouco) mais rápidas.


Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2508
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Re: Estrada de Ferro de Itatinga (parte 3): Trecho Eletrificado

Mensagem não lida por Renanfsouza » 04 Nov 2009, 13:41

Muito simpática a vila... Fiquei me imaginando ali, aguardando o bonde, fumando um cigarro... Admirando essa linda e melancólica paisagem.

Porra, nem tenho o que dizer... Essa série só merece uma coisa: app app app app app app app
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.


Autor do tópico
Caco
MODERADOR - MEMÓRIA FERROVIÁRIA
Mensagens: 411
Registrado em: 09 Jun 2008, 22:01
Localização: Mogi das Cruzes/SP

Re: Estrada de Ferro de Itatinga (parte 3): Trecho Eletrificado

Mensagem não lida por Caco » 04 Nov 2009, 22:56

Renanfsouza escreveu:Muito simpática a vila... Fiquei me imaginando ali, aguardando o bonde, fumando um cigarro... Admirando essa linda e melancólica paisagem.

oras, nem tenho o que dizer... Essa série só merece uma coisa: app app app app app app app
Obrigado pelo comentário, Renan.


Gustavodc
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1691
Registrado em: 13 Jan 2009, 01:27
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Estrada de Ferro de Itatinga (parte 3): Trecho Eletrificado

Mensagem não lida por Gustavodc » 05 Nov 2009, 15:04

Quando eu fui eu só precisei ir do centro de Bertioga (tenho casa lá) até o porto, no Itapanhaú.
Temos uma base!


Haiser
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1347
Registrado em: 24 Jun 2008, 01:18
Localização: São Paulo SP
Contato:

Re: Estrada de Ferro de Itatinga (parte 3): Trecho Eletrificado

Mensagem não lida por Haiser » 05 Nov 2009, 17:58

Gustavodc escreveu:
Quando eu fui eu só precisei ir do centro de Bertioga (tenho casa lá) até o porto, no Itapanhaú.
Temos uma base!

hahahaha

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “FERROVIAS & COMPANHIAS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante