BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
Estrada de Ferro de Itatinga (parte 3): Trecho Eletrificado
Moderador: Caco
-
Autor do tópico - MODERADOR - MEMÓRIA FERROVIÁRIA
- Mensagens: 411
- Registrado em: 09 Jun 2008, 22:01
- Localização: Mogi das Cruzes/SP
Estrada de Ferro de Itatinga (parte 3): Trecho Eletrificado
Estrada de Ferro de Itatinga (parte 3): Trecho Eletrificado
O trecho eletrificado da Estrada de Ferro de Itatinga possui 7.250 metros de extensão, num terreno totalmente plano, cruzando uma zona de mangue de Bertioga, no litoral paulista. Ele liga a Vila de Itatinga ao porto do Rio Itapanhaú, onde saem os barcos para Bertioga.
Inaugurada em 1906, a Estrada de Ferro de Itatinga possui cerca de 13 quilômentros de extensão, tendo ainda um trecho no alto da Serra do Mar e um sistema funicular na subida da serra. O trecho mostrado neste tópico foi eletrificado apenas em 1958, mais de 50 anos após sua inauguração. Nos primeiros 50 anos os carros e vagões eram tracionados por locomotivas à vapor, sendo que uma está exposta até hoje na Vila de Itatinga. Com a eletrificação o serviço passou a ser executado por bondes, que foram construídos nas oficinas da Companhia Docas de Santos (atual CODESP).
As fotos foram feitas no último domingo (25 de outubro de 2009) e infelizmente o serviço era operado por um trator rodoferroviário Valtra (fabricado em Mogi das Cruzes!), pois os dois bondes encontram-se em reforma desde agosto. O serviço possui 4 horários diários e é gratuito, estando à disposição dos funcionários da usina hidrelétrica, dos 120 moradores da Vila de Itatinga e dos turistas que visitam a vila nos fins de semana.
01. Início do trecho eletrificado no pátio ao lado do prédio da usina hidrelétrica.
02. Um dos bondes que operam no trecho e que passa por reformas.
03. Os simpáticos carros que fazem o serviço de passageiros.
04. Os trilhos e uma vista frontal do prédio da usina hidrelétrica.
05. Vagões de serviço.
06. Mudança de via.
07. Uma das duas paradas existentes na Vila de Itatinga.
08. Não há ruas na Vila de Itatinga, apenas os trilhos e uma calçada ao lado.
09. A segunda parada.
10. Ponte metálica na saída da Vila de Itatinga.
11. A ponte e a Vila, com a Serra do Mar ao fundo.
12. 16:00: aguardando o bonde.
13. O “Mogiano” tracionando os carros de passageiros.
14. Todos à bordo.
15. Indo embora.
16. O trajeto tem poucas curvas.
17. A única parada do trajeto: Abrigo da Fazenda.
18. A curva mais fechada do trajeto.
19. Oficina da ferrovia.
20. Já na parada final do Porto de Rio Itapanhaú.
21. A linha com a Serra do Mar ao fundo.
22. A parada e o porto do Rio Itapanhaú vistos da outra margem.
Obrigado pela visita, espero que tenham gostado.
Um grande abraço.
Comentem!
O trecho eletrificado da Estrada de Ferro de Itatinga possui 7.250 metros de extensão, num terreno totalmente plano, cruzando uma zona de mangue de Bertioga, no litoral paulista. Ele liga a Vila de Itatinga ao porto do Rio Itapanhaú, onde saem os barcos para Bertioga.
Inaugurada em 1906, a Estrada de Ferro de Itatinga possui cerca de 13 quilômentros de extensão, tendo ainda um trecho no alto da Serra do Mar e um sistema funicular na subida da serra. O trecho mostrado neste tópico foi eletrificado apenas em 1958, mais de 50 anos após sua inauguração. Nos primeiros 50 anos os carros e vagões eram tracionados por locomotivas à vapor, sendo que uma está exposta até hoje na Vila de Itatinga. Com a eletrificação o serviço passou a ser executado por bondes, que foram construídos nas oficinas da Companhia Docas de Santos (atual CODESP).
As fotos foram feitas no último domingo (25 de outubro de 2009) e infelizmente o serviço era operado por um trator rodoferroviário Valtra (fabricado em Mogi das Cruzes!), pois os dois bondes encontram-se em reforma desde agosto. O serviço possui 4 horários diários e é gratuito, estando à disposição dos funcionários da usina hidrelétrica, dos 120 moradores da Vila de Itatinga e dos turistas que visitam a vila nos fins de semana.
01. Início do trecho eletrificado no pátio ao lado do prédio da usina hidrelétrica.
02. Um dos bondes que operam no trecho e que passa por reformas.
03. Os simpáticos carros que fazem o serviço de passageiros.
04. Os trilhos e uma vista frontal do prédio da usina hidrelétrica.
05. Vagões de serviço.
06. Mudança de via.
07. Uma das duas paradas existentes na Vila de Itatinga.
08. Não há ruas na Vila de Itatinga, apenas os trilhos e uma calçada ao lado.
09. A segunda parada.
10. Ponte metálica na saída da Vila de Itatinga.
11. A ponte e a Vila, com a Serra do Mar ao fundo.
12. 16:00: aguardando o bonde.
13. O “Mogiano” tracionando os carros de passageiros.
14. Todos à bordo.
15. Indo embora.
16. O trajeto tem poucas curvas.
17. A única parada do trajeto: Abrigo da Fazenda.
18. A curva mais fechada do trajeto.
19. Oficina da ferrovia.
20. Já na parada final do Porto de Rio Itapanhaú.
21. A linha com a Serra do Mar ao fundo.
22. A parada e o porto do Rio Itapanhaú vistos da outra margem.
Obrigado pela visita, espero que tenham gostado.
Um grande abraço.
Comentem!
-
- MEMBRO PLENO 2.0
- Mensagens: 577
- Registrado em: 06 Mar 2009, 12:56
Re: Estrada de Ferro de Itatinga (parte 3): Trecho Eletrificado
Como é que se faz para ir a este PARAIZO.
O mesmo passageiro que entra no trem, é o mesmos que desçe nas proximas estaçoes
-
- MEMBRO SENIOR
- Mensagens: 1691
- Registrado em: 13 Jan 2009, 01:27
- Localização: São Paulo
- Contato:
Re: Estrada de Ferro de Itatinga (parte 3): Trecho Eletrificado
Pô, só achei que o trator foi meio "broxante", pensei que era um elétrico que puxava mesmo.
Mas de qualquer maneira, maravilhoso, sem palavras, DU PERU!
Todo mundo falando em VLT e temos um aqui debaixo do Nariz.
Qual é a tarifa Caco? Quem opera?
Mas de qualquer maneira, maravilhoso, sem palavras, DU PERU!
Todo mundo falando em VLT e temos um aqui debaixo do Nariz.
Qual é a tarifa Caco? Quem opera?
-
Autor do tópico - MODERADOR - MEMÓRIA FERROVIÁRIA
- Mensagens: 411
- Registrado em: 09 Jun 2008, 22:01
- Localização: Mogi das Cruzes/SP
Re: Estrada de Ferro de Itatinga (parte 3): Trecho Eletrificado
Em poucos meses, Gustavo, os elétricos devem voltar à operação pois estão em reforma. Na primeira vez que fui à Itatinga andei neles.Gustavodc escreveu:Pô, só achei que o trator foi meio "broxante", pensei que era um elétrico que puxava mesmo.
Mas de qualquer maneira, maravilhoso, sem palavras, DU PERU!
Todo mundo falando em VLT e temos um aqui debaixo do Nariz.
Qual é a tarifa Caco? Quem opera?
O serviço é gratuito e é operado pela Companhia Docas do Estado de São Paulo (CODESP), que administra o Complexo de Itatinga (vila, ferrovia e usina hidrelétrica).
-
Autor do tópico - MODERADOR - MEMÓRIA FERROVIÁRIA
- Mensagens: 411
- Registrado em: 09 Jun 2008, 22:01
- Localização: Mogi das Cruzes/SP
Re: Estrada de Ferro de Itatinga (parte 3): Trecho Eletrificado
Há duas maneiras de se visitar Itatinga, Jorge.Jorge Luis escreveu:Como é que se faz para ir a este PARAIZO.
A que eu fiz nas duas vezes que fui lá é a mais "punk": é uma trilha que sai do Parque das Neblinas, em Mogi das Cruzes, desce a Serra do Mar e chega à Vila de Itatinga, numa caminhada puxada de 6 horas, em meio à Mata Atlântica.
A segunda maneira é ir de bonde mesmo (ida e volta), pegando a balsa sobre o Rio Itatinga. Infelizmente não achei a tabela de horários, mas este serviço possui 4 horários diários.
-
- MEMBRO PLENO 2.0
- Mensagens: 560
- Registrado em: 05 Jun 2008, 14:13
- Localização: Belo Horizonte
Re: Estrada de Ferro de Itatinga (parte 3): Trecho Eletrificado
Muito legal este passeio. Bom saber também que a comunidade usa o transporte.
O trem entre Ouro Preto e Mariana também é, além de turístico, comercial. As pessoas das duas cidades usam o transporte.
Acho que o Brasil está redescobrindo o potencial dos trilhos através do turismo.
Quem sabe não começam a difundir as linhas de passageiros vendo como são viáveis e de menor custo de manutenção do que estradas partindo de experiências como essas.
O trem entre Ouro Preto e Mariana também é, além de turístico, comercial. As pessoas das duas cidades usam o transporte.
Acho que o Brasil está redescobrindo o potencial dos trilhos através do turismo.
Quem sabe não começam a difundir as linhas de passageiros vendo como são viáveis e de menor custo de manutenção do que estradas partindo de experiências como essas.
-
- MEMBRO SENIOR
- Mensagens: 1691
- Registrado em: 13 Jan 2009, 01:27
- Localização: São Paulo
- Contato:
Re: Estrada de Ferro de Itatinga (parte 3): Trecho Eletrificado
Caco, qual a velocidade máxima?
-
- MEMBRO PLENO 2.0
- Mensagens: 601
- Registrado em: 22 Jan 2009, 18:58
- Localização: São Paulo
Re: Estrada de Ferro de Itatinga (parte 3): Trecho Eletrificado
Quando eu fui eu só precisei ir do centro de Bertioga (tenho casa lá) até o porto, no Itapanhaú.
Aliás, uma ajudinha pro povo se localizar:
Aliás, uma ajudinha pro povo se localizar:
Como engenheiro, grande poeta.
-
Autor do tópico - MODERADOR - MEMÓRIA FERROVIÁRIA
- Mensagens: 411
- Registrado em: 09 Jun 2008, 22:01
- Localização: Mogi das Cruzes/SP
Re: Estrada de Ferro de Itatinga (parte 3): Trecho Eletrificado
O percurso foi feito em uns 20 minutos. A velocidade máxima deve ser em torno dos 30 km/h. Acredito que as elétricas sejam (um pouco) mais rápidas.Gustavodc escreveu:Caco, qual a velocidade máxima?
-
- COORDENADOR
- Mensagens: 2508
- Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
- Localização: Rio de Janeiro/RJ
Re: Estrada de Ferro de Itatinga (parte 3): Trecho Eletrificado
Muito simpática a vila... Fiquei me imaginando ali, aguardando o bonde, fumando um cigarro... Admirando essa linda e melancólica paisagem.
Porra, nem tenho o que dizer... Essa série só merece uma coisa: app app app app app app app
Porra, nem tenho o que dizer... Essa série só merece uma coisa: app app app app app app app
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.
-
Autor do tópico - MODERADOR - MEMÓRIA FERROVIÁRIA
- Mensagens: 411
- Registrado em: 09 Jun 2008, 22:01
- Localização: Mogi das Cruzes/SP
Re: Estrada de Ferro de Itatinga (parte 3): Trecho Eletrificado
Obrigado pelo comentário, Renan.Renanfsouza escreveu:Muito simpática a vila... Fiquei me imaginando ali, aguardando o bonde, fumando um cigarro... Admirando essa linda e melancólica paisagem.
oras, nem tenho o que dizer... Essa série só merece uma coisa: app app app app app app app
-
- MEMBRO SENIOR
- Mensagens: 1691
- Registrado em: 13 Jan 2009, 01:27
- Localização: São Paulo
- Contato:
Re: Estrada de Ferro de Itatinga (parte 3): Trecho Eletrificado
Temos uma base!Quando eu fui eu só precisei ir do centro de Bertioga (tenho casa lá) até o porto, no Itapanhaú.
-
- MEMBRO SENIOR
- Mensagens: 1347
- Registrado em: 24 Jun 2008, 01:18
- Localização: São Paulo SP
- Contato:
Re: Estrada de Ferro de Itatinga (parte 3): Trecho Eletrificado
Gustavodc escreveu:Temos uma base!Quando eu fui eu só precisei ir do centro de Bertioga (tenho casa lá) até o porto, no Itapanhaú.
hahahaha
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes